Artigo

5 dicas para oferecer um ótimo suporte em múltiplos chats

Publicado 9 Junho 2016
Última atualização em 9 Junho 2016

Ninguém gosta de perder tempo não é? Afinal, o ditado “tempo é dinheiro” não é à toa. Por isso que é realmente irritante quando você passa mais de uma hora pendurado no telefone, ouvindo a música da espera do atendimento, com a  possibilidade (alta) de não ser atendido.

Não importa em qual parte do mundo, todas as pessoas gostam de ser tratadas bem. Um atendimento diferenciado é o principal canal de comunicação entre a empresa e seu cliente. Além de ser uma das atitudes que mais os fidelizam. Atenção e respeito é condição sine qua non e os consumidores esperam mais do que isso. Eles estão atrás de soluções para suas vidas – e rápidas. 

O ponto inicial para oferecer um atendimento de qualidade e excelência é compreender de que forma esta pessoa quer ser atendida. Muitas vezes o telefone não é o meio mais prático, e sim, o chat de atendimento. Ou ainda, através de e-mail ou de uma rede social. Não importa o canal que o cliente entre em contato com sua empresa, algumas condutas precisam ser devidamente realizadas. Por isso, separamos algumas dicas simples para oferecer um ótimo suporte em múltiplos canais. Acompanhe! 

Dicas práticas para oferecer um ótimo atendimento ao cliente 

Não importa qual o modo que o atendimento esteja sendo realizado, duas coisas são fundamentais: 1) entender o cliente  e 2) mostrar prazer (e disposição) em ajudar. Essas são dicas mais do que importantes para realizar um bom atendimento – é na sua essência, o básico. Mas separamos mais cinco que podem acrescentar competitividade à seu atendimento ao cliente. Vamos a elas? 

- Desenvolva empatia 

Treine a sua equipe para colocar-se na pele do cliente. O atendente tem que sentir o que o cliente espera e ainda quais as informações necessita receber da sua empresa. Quando falamos através de um chat, é importante adaptar a linguagem do cliente. É inadequado colocar muitos emoticons se o consumidor for um pouco mais velho. Como também é estranho chamar um jovem de vinte anos de senhor. Oriente seu time a usar sempre o bom senso. 

- Objetividade e clareza funcionam 

Criar a confiança dentro de uma relação é difícil mas quando a alcançamos colhemos bons frutos. E como se faz isso? Treinando sua equipe para conhecer profundamente sobre o assunto. Antes de atender seu consumidor, sua equipe tem que saber transmitir confiança e segurança. Os clientes querem empresas parceiras para dividir suas vitórias e derrotas e que lhes deem força para resolver seus problemas. 

- Uma boa comunicação ajuda e muito 

Quando falamos ao telefone, nossa voz é o principal vínculo com o público. Por isso, mantenha o tom brando e pronuncie todas as informações de forma clara. Se o canal de comunicação é um chat de atendimento, cuidado com o que escrever. A ortografia, nesses casos, precisa ser perfeita e é interessante ter traquejo com o jogo de palavras. Quando não estamos diante de uma pessoa, precisamos redobrar a atenção do que foi dito para não causar ruídos na comunicação. 

- Demonstre comprometimento 

Mostre um verdadeiro comprometimento com as estratégias e objetivos do negócio. Tenha um relacionamento aberto com seu cliente quando falar sobre as oportunidades indicadas para ele. E cuidado quando for atender vários clientes em diferentes canais. O ideal é sempre focar o atendimento em um cliente específico e somente depois, partir para outro. Todas as pessoas gostam de sentirem-se especiais e únicas. 

Se você acha que este artigo foi interessante e útil para você, não esqueça de curtir e compartilhá-lo em suas redes sociais!