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8 dicas e 3 motivos para você melhorar o atendimento sempre

Por Pedro Muller

Publicado 8 Setembro 2017
Última atualização em 8 Setembro 2017

Melhorar o atendimento ao cliente é algo que todo empresário deve buscar sempre. E já podemos listar alguns bons motivos para isso, sem ter que pensar muito:

3 motivos valiosos para melhorar o atendimento continuamente

1. Oportunidade: Seu cliente está ligando (ou usando outro meio eletrônico de comunicação e, em alguns casos raríssimos hoje em dia, uma carta!). Ele quer falar com você. Quebre o paradigma! Quem disse que ele vai reclamar de algo? Pode ser a oportunidade de fidelizar esse cara, quem sabe?

2. Encantar o cliente: Sempre! Todo dia e toda hora! É muito importante que seus atendentes sejam gentis e educados, que consigam fazer seu cliente enxergar um sorriso sem ver a imagem. Mesmo que ele tenha ligado insatisfeito, ele tem que ter a sensação de que seu atendimento é excelente!

3. Surpreender o cliente: Surpreender é quando você encontra a oportunidade de encantar o cliente e consegue! É a soma dos motivos anteriores para melhorar o atendimento sempre. Você vai surpreender seu cliente quando ele ligar para você (para reclamar, elogiar, comprar, solicitar uma chamada técnica, pedir ajuda ou até mesmo se ligou no número errado!) e você agarra essa oportunidade para resolver o problema dele, tornar o dia e a vida dele melhores e mais agradáveis. Aí ele vai ficar surpreso!

Bom, falamos de motivos para ter uma política contínua de melhoria do atendimento, mas como chegar lá?

Agora aqui vão algumas dicas!

Dicas para melhorar o atendimento

1. Treinamento

Parece óbvio, mas nem sempre o treinamento está presente em todas as empresas. E mais, melhorar o atendimento significa treinamento contínuo, reciclagem, motivação e estímulos ao desenvolvimento profissional e da carreira. Um bom manual de atendimento ao cliente pode ser um bom começo. Você tem?

2. Seleção

Falamos de treinamento, mas talvez devêssemos ter falado primeiro de seleção. Como você estrutura sua equipe de atendimento? Invista em uma boa equipe de Recursos Humanos para contratar profissionais com o perfil correto para ocupar a posição de encantar os clientes. Com o tempo, você vai sentir o atendimento melhorar…

3. Antecipar-se

Com toda tecnologia e bases de dados disponíveis já é possível se antecipar a algumas reclamações. Se um número razoável de clientes ligou reclamando de algum produto em curto período de tempo, antecipe-se a ligação dos outros clientes e faça um contato de sondagem. Pergunta se está tudo bem, se gostou do produto etc.

4. Usar a tecnologia a seu favor

Da mesma forma que no exemplo acima, é possível saber quando o cliente vai precisar de um refil de tinta para impressora, ou trocar o óleo do carro, ou mesmo fazer a troca de seu laptop. Esses são apenas alguns exemplos de como surpreender seu cliente e tornar o atendimento melhor a cada dia.

5. Dar retorno passo a passo

No caso de ter que se tomar alguma providência para atender ao cliente, como verificar um erro na liberação de crédito, na emissão de uma passagem ou mesmo providenciar a troca de um produto, mantenha-o informado do andamento do processo. Em caso de qualquer atraso mínimo nos prazos prometidos em cada etapa, avise-o! E se tudo estiver correndo dentro do cronograma, avise-o também!

6. Pedir feedback

Ao final de um processo de atendimento como o citado acima, pedir a avaliação do cliente e se certificar que as providências tomadas foram satisfatórias.

7. Analisar os dados

Esteja sempre atento a quantos clientes estão satisfeitos, quantos elogiam, que produtos ou serviços estão dando mais problemas, quais as reclamações ou elogios mais comuns e tudo mais que possa ajudá-lo a melhorar o atendimento de uma forma sistemática e baseada em dados concretos.

8. Seja educado

Só isso já é um ótimo passo para melhorar seu atendimento. Ouvir mais e falar menos, respeitar os mais velhos, agradecer, pedir desculpas quando necessário, dizer bom dia, ser paciente com pessoas que estão aflitas e nervosas e se despedir cordialmente no final das conversas. Coisas triviais que deveríamos fazer sempre em nosso dia a dia e não apenas pensando em melhorar o atendimento ao cliente, mas pensando em viver em um mundo mais legal, mais divertido, mais bacana, mais gentil. Em outras palavras: em um mundo mais educado!

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