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Estratégia de vendas em tempos de Coronavírus: 6 dicas para manter os bons resultados durante a pandemia de Covid-19

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 12 Junho 2020
Última atualização em 19 Agosto 2020

Que a pandemia global provocada pela disseminação do Coronavírus tem afetado fortemente a economia mundial.

Prova disso são os efeitos negativos na produção industrial de diversos países, como divulgado pelo portal The Cap.

O Brasil, por exemplo, teve uma queda de 15% desse índice em março deste ano. A China, onde a pandemia se iniciou, teve uma queda de 13,5% já em janeiro e fevereiro somados, seguida de outra queda de 7,7% em março. 

Os dados mostram que a pandemia do novo coronavírus tem impactado negativamente empresas no mundo inteiro. E devido às medidas de isolamento social, muitos empreendedores, em nosso país, se viram obrigados a interromperem suas atividades comerciais.

E sua empresa, já foi afetada?

Se você  está procurando dicas de vendas para proteger seu negócio da crise causada pelo surto de Covid-19, então você está no artigo certo.

Separamos aqui algumas dicas de estratégia de vendas em tempos de Coronavírus. Continue a leitura e confira nas próximas linhas quais são as 6 ações você pode adotar para que os seus resultados sejam positivos mesmo durante a crise:

  1. Invista na digitalização do atendimento
  2. Implemente um serviço de entregas
  3. Busque firmar parcerias com outras empresas
  4. Marque presença nas redes sociais
  5. Invista em marketing de conteúdo
  6. Pratique o benchmarking

Leia também: Estratégias para aumentar vendas: 4 ideias para alavancar seu desempenho

Estratégia de vendas em tempos de Coronavírus: 6 dicas para manter os bons resultados

Se você, assim como vários outros empreendedores, está sendo afetado por esta crise que o planeta enfrenta, fica tranquilo que a gente vai te ajudar.

Invista na digitalização do atendimento

Quando a regra é manter o distanciamento social, é impossível não pensar em levar as interações para o ambiente virtual.

Tendo isso em vista, nossa primeira dica de estratégia de vendas em tempos de Coronavírus consiste em investir na digitalização do atendimento aos clientes.

Se ele não pode ir até a sua loja, desenvolva canais online para que ele possa fazer suas solicitações sem precisar sair de casa. 

O WhatsApp Business, por exemplo, é uma versão do aplicativo de mensagens instantâneas voltado para as empresas. Com ele, é possível receber as demandas e armazená-las para futuros contatos.

Um chatbot também pode ser uma ótima opção para a estratégia de digitalização do atendimento. Dentre as principais vantagens, destacam-se a disponibilidade 24/7 e o uso de Inteligência Artificial, que proporciona maior agilidade e personalização.

Veja mais: 3 exemplos de bom atendimento ao cliente que comprovam o poder da transformação digital

Implemente um serviço de entregas

Esta dica de como vender na crise de coronavírus vem sendo implementada por diversas empresas. Ora, se a loja não pode abrir para receber os clientes, resta ao lojista ir até o cliente para entregar o que ele precisa.

Os serviços de entrega se tornaram a única forma de manter o negócio funcionando e não paralisar as vendas.

Portanto, após digitalizar o atendimento (conforme a nossa primeira dica de estratégia de vendas em tempos de Coronavírus), você pode organizar o processo de entrega dos pedidos que chegarem pelos canais de comunicação.

Veja algumas dicas de startups de entregas:

Confira este vídeo da Loggi passando uma mensagem positiva neste momento de crise:

Busque firmar parcerias com outras empresas

Se essa crise tem afetado a todos, por que, então, não se unir? 

Esta estratégia para aumentar as vendas durante a pandemia de Covid-19 se refere à busca por parcerias com outras empresas.

Procure marcas que ofereçam soluções que, de alguma forma, complementem as suas. Vocês podem, por exemplo, oferecer seus produtos e serviços em uma única plataforma de delivery.

Um outro exemplo é o que o Magazine Luiza tem feito. A varejista ofereceu um espaço no site da loja para que vários lojistas possam expor seus produtos e vendê-los online.

Ou seja, firmar parcerias é uma ótima forma de como vender na crise, principalmente com grandes empresas como essa.

Marque presença nas redes sociais

Novamente, o ambiente online se faz relevante como estratégia para aumentar as vendas na pandemia.

Se em condições normais as redes sociais são imprescindíveis para o marketing dos negócios e, consequentemente, para o aumento das vendas, em tempos de distanciamento social elas se mostram mais importantes ainda.

Um dos motivos para isso é fato de que, em casa, as pessoas tendem a passar mais tempo no Facebook, Pinterest e no Instagram, por exemplo. E as marcas precisam estar onde seu público está.

Portanto, como estratégia para aumentar as vendas, não deixe de marcar presença nas redes sociais para oferecer condições especiais e desenvolver um relacionamento mais próximo com a sua base de clientes.

Invista em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é também uma importante dica de como vender na crise. Essa estratégia consiste em produzir conteúdos relevantes para o seu público-alvo e que tenha relação com as soluções que a sua empresa oferece.

Essa é uma ótima forma de atrair mais leads e impulsionar as vendas do seu negócio.

Saiba mais: Como reter e fidelizar seus clientes com o Marketing de Conteúdo

Faça benchmarking

Encerrando a nossa lista de dicas de vendas para enfrentar a crise causada pelo novo Coronavírus, temos a prática do benchmarking.

O benchmarking consiste em observar o que os concorrentes têm feito de bom e tentar adaptar essas práticas para a realidade do seu negócio.

Portanto, busque entender quais estratégias a concorrência tem adotado para enfrentar a pandemia e veja o que é possível aplicar na sua empresa.

Essas foram as nossas 6 dicas de vendas para enfrentar a pandemia de Covid-19.

Coloque em prática as nossas sugestões de estratégia de vendas em tempos de coronavírus e atravesse esse período difícil reduzindo ao máximo os impactos negativos.

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