Como usar o Instagram para negócios

A API do Messenger agora é compatível com o Instagram, ou seja, as empresas podem enviar DM para os clientes diretamente do Zendesk.

Por Jesse Martin, Redator da equipe

Publicado 19 outubro 2020
Última atualização em 9 dezembro 2021

Nos últimos anos, aplicativos de mensagens sociais como WhatsApp e Messenger do Facebook abriram suas APIs para empresas, permitindo-lhes realizar conversas com clientes em grande escala. Agora, as mensagens do Instagram podem ser acessadas por meio da API do Messenger. Para empresas com grandes bases de clientes Millennials e geração Z, o Instagram é crucial. E ainda assim, os recursos que tornam as compras, o compartilhamento e o bate-papo fáceis para os usuários do Instagram são geralmente discutidos no contexto de varejistas menores, restaurantes e marcas voltadas ao estilo de vida. Isso está prestes a mudar. A API do Messenger para Instagram já está amplamente disponível. Se você é um cliente doZendesk Suite , isso significa que pode conectar rapidamente sua conta IG Business ao Zendesk e começar a gerenciar as conversas do cliente no Instagram junto com todos os seus outros canais de suporte.

O que é uma API?

API significa Interface de Programação de Aplicativos. No mundo das mensagens de negócios, as APIs permitem que as empresas façam mais a partir das conversas com os clientes. Eles podem ser transformados em tíquetes de suporte, usados como fonte de dados e integrados ao software de CRM e de suporte ao cliente. Assim, as equipes podem ter vários agentes gerenciando conversas com o auxílio de ferramentas como chatbots e automação.

A solução de mensagens empresariais do Instagram

Nos últimos dois anos, o Instagram lançou uma enxurrada de recursos de e-commerce, como Shop e Checkout, para que as marcas possam vender produtos facilmente no aplicativo. Com os usuários preparados para pesquisar, comprar e comentar, eles já estão formando relacionamentos com marcas no Instagram. Agora eles podem obter um serviço rápido e personalizado sem sair do aplicativo.

A API do Messenger para Instagram permite que as empresas aumentem sua presença no Instagram, gerenciem as conversas com os clientes em grande escala e, em última análise, ofereçam uma melhor experiência ao cliente.

As mensagens do Instagram têm alguns recursos muito interessantes e ricos que as empresas maiores realmente não foram capazes de usar até agora - quer isso pareça oferecer toques mais pessoais com reações emoji ou encadear conversas para maior clareza. A porta também está aberta para casos de uso de conversação mais complexos, que podem incluir chatbots e captura de dados. Mais importante ainda, a API do Messenger para Instagram possibilita que as empresas respondam a mensagens enviadas por pessoas de perfis, lojas e stories.

Cortesia do Instagram

Iniciando conversas com recursos do Instagram

Stories

  • Conteúdo visual efêmero no topo do feed dos usuários. Usuários com 10.000 seguidores e perfis de negócios no Instagram podem usar a popular função “deslizar para cima” para abrir uma janela do navegador no aplicativo.
  • O adesivo Envie-me um Direct permite que os usuários acessem diretamente sua caixa de entrada. Uma variação disso permite que os criadores de histórias criem mensagens para pequenos grupos.
  • O Envie-me um Direct permite que os usuários compartilhem o conteúdo da DM Story para seus amigos. Exemplo inestimável de oportunidades de compartilhamento “dark social” para marcas.

Reels

  • Semelhante ao Tik Tok, os Reels são pedaços de conteúdo de vídeo que podem ser transformados em música, com sofisticados recursos e efeitos de edição de vídeo.
  • Os Reels podem servir de comentários e o Envie-me um Direct como um a call-to-action permite que os usuários compartilhem os momentos em seus DMs.

Posts

  • Fotos e vídeos que aparecem na grade, linha do tempo e feed Explorar.
  • As marcas podem promover produtos com tags.
  • Os usuários podem comentar nas postagens e usar o Envie-me um Direct como um CTA para compartilhar com amigos.

IGTV

Conteúdo de vídeo de formato longo - os usuários podem comentar nas postagens da IGTV e usar o Envie-me um Direct como CTA para compartilhar com amigos.

Instagram Direct

O recurso de transmissão ao vivo do Instagram, no qual usuários e marcas podem transmitir vídeos ao vivo para seus seguidores.

  • O feed de comentários ao vivo permite que as marcas se envolvam com os seguidores
  • O CTA Envie-me um Direct permite que os usuários compartilhem transmissões ao vivo com seus amigos

Posts patrocinados

Posts pagos que aparecem nos feeds dos usuários. Posts patrocinados podem ser comentados e contêm CTAs em linha que direcionam os usuários às páginas da web e diretamente aos DMs.

O que as empresas que usam o Instagram significam para o comércio de conversação

A solução escalonável de mensagens do Instagram vai muito além do suporte. É parte da mudança do comércio de conversação. Em vez de imaginar o comércio de conversação como conversão de leads em chat, ou uso de chat ao vivo durante compras online, ou até mesmo estabelecer uma presença de marca em aplicativos de mensagens (um ótimo começo, mas não o suficiente!), pode ser melhor compreendido como uma parte da experiência do cliente.

O que é comércio de conversação?

O comércio de conversação é a interseção de mensagens e e-commerce. Os clientes querem fazer perguntas, conduzir pesquisas e obter suporte no segmento de conversas - e de acordo com uma pesquisa do Facebook, 75% desses compradores realmente fazem uma compra.

Quando se trata de compras online, o Instagram mudou o jogo. Os criadores do YouTube fazem buscas de vídeos mostrando os produtos que compraram no Instagram, e as marcas tradicionais também embarcaram nessa onda, graças a recursos como Checkout e tags de produtos. Marcas amadas pela geração Millennials, como Outdoor Voices e Glossier, priorizam o Instagram, mas antes da API do Messenger, escalar significava superar sua caixa de entrada. Provavelmente, os usuários do Instagram já estão usando o aplicativo para se conectar com sua empresa. Imagine as possibilidades agora que você pode realmente dizer

Apps de mensagens a seu dispor

Comece a atender clientes no Instagram, WhatsApp, Facebook Messenger e em outras ferramentas com a Zendesk.

Apps de mensagens a seu dispor

Comece a atender clientes no Instagram, WhatsApp, Facebook Messenger e em outras ferramentas com a Zendesk.

Saiba mais