Artigo

Estratégias para melhorar o marketing digital para vendas

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 29 dezembro 2020
Última atualização em 29 dezembro 2020

Durante a pandemia do Covid-19 o e-commerce foi fortemente impulsionado. Somente em São Paulo, 46% dos consumidores compram algo na internet. Esse número reforça a importância do marketing digital para vendas, pois através dele uma empresa pode mostrar ou não a sua força online.

Hoje em dia, uma empresa que não está na internet pode ter diversas dificuldades, como a redução de seus diferenciais competitivos, custo alto com propagandas em veículos de comunicação tradicionais, audiência mais baixa e nem sempre qualificada, dentre outras questões.

Com o marketing digital uma organização consegue aumentar a visibilidade da sua marca, se tornar mais engajada, alcançar uma audiência qualificada, e como consequência positiva, aumentar suas vendas.

Portanto, no intuito de te ajudar a identificar as melhores estratégias de marketing digital para vendas em sua empresa, preparamos 6 dicas que te ajudarão a vender e reter mais clientes online.

6 estratégias de marketing digital para vendas nas quais investir

1. Defina quem será o seu cliente

Uma ferramenta de marketing digital fundamental para vendas, é a definição da persona, ou seja, o cliente ideal para o seu produto.

Esse conceito de cliente é mais abrangente que o público-alvo, pois quando uma empresa determina sua persona, ela sabe quais os hábitos desse cliente, pensa em idade, sexo, objetivos, características pessoais e profissionais. 

Quando uma marca determina sua persona, ela cria um nicho só seu, onde trabalhará para atender as expectativas daqueles clientes. Isso facilita nas vendas, já que o produto oferecido será sempre para suprir as necessidades das personas previamente identificadas.

2. Aposte em boas estratégias de Inbound Marketing

O Inbound Marketing é sem dúvidas a estratégia de marketing digital mais utilizada para a atração de clientes, já que nessa ferramenta, o cliente é sempre o principal foco.

Também conhecido como marketing da atração, o inbound marketing constrói um relacionamento com os clientes através da produção contínua de conteúdos relevantes, a fim de gerar valor e interesse nesses clientes.

O inbound marketing conta com um processo de 5 etapas:

  1. Atração - atrair as personas, buscando um cliente qualificado;
  2. Conversão - converter a persona em um lead, para que assim ele se torne um contato passível de relacionamento;
  3. Relacionamento - relacionar-se com o lead a fim de mantê-lo engajado com a empresa;
  4. Venda - ajudar o lead no processo de decisão para a compra. Tornar o lead um cliente;
  5. Análise - analisar se o processo de inbound marketing teve mais acertos ou erros.

Quando as 5 etapas desse processo são positivas, o reflexo é visto no saldo positivo de vendas, e principalmente no número de personas convertidas em leads e futuramente em clientes, que quando satisfeitos voltam a comprar.

Leia mais: O que são leads qualificados.

Aposte em técnicas de SEO

A primeira página do Google é o lugar em que todas as empresas querem estar. Para isso, é preciso apostar em técnicas de SEO (Search Engine Optimization), a fim de otimizar seus conteúdos para aparecer sempre entre os resultados mais relevantes nas pesquisas.

Das técnicas de SEO mais utilizadas, a lista abaixo mostra quais seu site ou blog precisa ter para sempre se destacar:

  • Palavra-chave bem avaliada;
  • Conteúdo exclusivo;
  • Autoridade no assunto;
  • Páginas responsivas;
  • Linkagem interna e externa;
  • Escaneabilidade;
  • Dentre outras técnicas importantes, que melhoram o marketing digital para vendas.

4. Utilize um site responsivo

A tecnologia está em todos os lugares, e hoje as pessoas utilizam diversos tipos de aparelhos para realizar as suas consultas e compras. 

O marketing digital para vendas deve estar sempre preparado para funcionar, seja através de computadores, celulares ou tablets. Não importa o formato do dispositivo usado pelo consumidor, o conteúdo deve poder ser visto em qualquer lugar.

Pensando nisso, não basta que seu conteúdo seja responsivo, seu site também deve ser, oferecendo sempre a melhor experiência de acesso, em todos os tipos de dispositivo, principalmente em dispositivos móveis, que são tão usados atualmente.

5. Tenha um bom marketing de relacionamento

O bom relacionamento gera confiança em qualquer tipo de relação, com empresas e clientes isso não é diferente! 

Quando uma empresa trabalha em prol do bom relacionamento com seus clientes, ela reforça a boa experiência do consumidor, o que reflete na relação desse cliente com a marca. 

Um cliente satisfeito torna o processo de pós-venda extremamente positivo, pois ele fica satisfeito, se torna um divulgador da marca, e muito provavelmente retorna para comprar mais. Isso mostra que essa estratégia de marketing digital para vendas é positiva e deve ser muito valorizada pelas organizações.

Leia mais: Gestão de relacionamento com o cliente: o que é e como aplicar na prática.

6. Aposte nas redes sociais

O brasileiro passa cerca de 3 horas e 34 minutos online em redes sociais diariamente. Esse número expressivo reforça a necessidade que as marcas tem também estarem presentes e ativas nessas redes.

Só no Facebook, são mais de 2 bilhões de pessoas conectadas no mundo. Isso representa mais de 2 milhões de potenciais clientes reunidos em uma única rede social.

Fazer um bom marketing digital para vendas, está diretamente relacionado à presença das marcas em redes sociais, pois através delas é possível atrair clientes, se relacionar com leads, e criar conteúdo relevante para personas.

Portanto, apostar em redes sociais é uma estratégia de comunicação muito positiva, que pode melhorar a experiência dos clientes, além de estimular as vendas de uma empresa.

Por que essas estratégias podem melhorar o marketing digital de vendas?

Toda a comunicação com os clientes deve ser bem planejada e estruturada, a fim de alcançar as expectativas desses consumidores, e também as metas estipuladas pela empresa.

Ao criar e seguir um plano de estratégias de marketing para vendas, os objetivos do setor são maximizados, o setor trabalha e realiza ações com mais eficiência, e muito mais vendas são consolidadas.

Uma empresa adaptada às novidades e inovações do digital, pode potencializar seus resultados, seus relacionamentos e sua marca. Por isso, apostar em medidas que melhorem o marketing digital de vendas devem fazer parte do planejamento de uma marca que queira se destacar na atualidade.

Quer aprender como fazer um planejamento estratégico de vendas? Então acesse nosso artigo “Planejamento estratégico de vendas: monte o seu em apenas 7 passo!” e comece a ter melhores resultados em suas vendas.

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