Artigo

Você conhece o Black Friday?

Publicado 27 novembro 2013
Última atualização em 27 novembro 2013

O Black Friday é uma das datas mais esperadas pelos consumidores Norte Americanos. Ela acontece na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças, que é comemorado na últma quinta-feira do més de Novembro.

Ainda, o Black friday marca o começo da temporada de compras de Natal, onde neste dia os varejistas abrem as lojas mais cedo e oferecem grandes promoções que variam de 50% à 90% de desconto. Por exemplo no Walmart americano você encontra uma TV Samsumg de 51 polegadas HDTV que sairia por $849,99 mas na promoção vai sair por $427,00.

Como consequência do aumento da demanda também foi criado o Cyber Monday, que algumas lojas online disponibilizam produtos em promoção na segunda após o feriado, para aqueles que não tiveram a chance de comprar.

Sendo uma tradição do comercio americano desde os anos 70, é o dia com maior número de vendas, em 2012 o total gasto foi de $59,1 Bilhões, uma média de $423,00 por consumidor.

O Black Friday Brasil reune várias lojas oferecendo descontos no seus produtos em um único dia. Os produtos variam de artigos de moda à eletrónicos, abrangendo clientes de todas as idades. De acordo com o site Blackfriday.com este ano o evento vem com muitas novidades, como maior número de lojas participantes, novas categorias de produtos e uma promoção incrível que traz o sorteio de prêmios semanalmente.

Para os consumidores é uma excelente oportunidade para gastar menos com as compras de natal, e os varejistas aproveitam para limpar os estoques e receber novas mercadorias para o Natal.

Desde sua primeira ediçao em 2010, a versão brasileira vem acontecendo anualmente no mesmo dia que a versão americana. Em 2012 o evento movimentou R$ 217 milhões no comércio eletrônico. Segundo levantamento da ClearSale, empresa especializada em autenticação de compras virtuais, bastaram apenas 12 horas para que o evento registrasse o recorde de vendas estabelecido na edição de 2011. Foram realizados 541.486 pedidos, com ticket médio de R$ 401. As categorias mais buscadas foram Eletrônicos, Informática, Celulares, Eletrodomésticos e Games.

Entretanto nem tudo saiu como esperado pelos consumidores, muitos se depararam com descontos maquiados, as reclamações sobre as “falsas promoções” foram o ponto alto do evento nas redes sociais. Além disso o Procon recebeu inúmeras reclamações por seus diversos canais de atendimento, entre eles as redes sociais.

Este ano para melhorar a sua imagem com os consumidores, as empresas estão apostando em melhores práticas de vendas e atendimento. Focando na transparência dos preços e promoções para que o cliente não se sinta enganado, até a melhoria do atendimento, preparando seus vendedores e websites para o aumento da demanda neste dia.

Confira aqui o artigo sobre os Erros e Acerto do Black Friday Brasil 2013.