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Zendesk Sunshine traz luz para a experiência do cliente

Por Daniella De Caprio

Publicado 18 Janeiro 2019
Última atualização em 18 Janeiro 2019

As empresas estão tentando acompanhar as mudanças nas expectativas dos clientes, mas são impedidas pela tecnologia disponível. As plataformas tradicionais de CRM forçam as empresas a utilizar tecnologias proprietárias que limitam a visão dos clientes e dificultam a conexão dos dados dos clientes em sistemas e serviços internos e externos. Ao mesmo tempo, essas ferramentas de CRM fechadas entram em conflito direto com a necessidade de flexibilidade e liberdade dos desenvolvedores.

“Chegou a hora de se libertar das plataformas de CRM que pensam ser o centro do universo e que impõem uma visão desatualizada do mundo”, disse Mikkel Svane, fundador e CEO da Zendesk.

Pensando nisso, a Zendesk criou Sunshine, uma plataforma aberta e flexível de gestão de relacionamento com o cliente (CRM), totalmente desenvolvida na nuvem pública da Amazon Web Services, Inc., que aproveita ao máximo os padrões abertos, a segurança, a escalabilidade e a confiabilidade da AWS.

“Criamos a Sunshine para esclarecer as diferentes dimensões dos clientes e seus dados, ao mesmo tempo em que damos aos desenvolvedores a liberdade de trabalhar da maneira que desejarem, na nuvem pública”, acrescentou Mikkel.

Funcionalidades poderosas para entender os clientes

A Sunshine inclui recursos poderosos que permitem que os clientes armazenem e conectem todos os dados de seus consumidores.

Usando perfis, as empresas podem criar uma visão completa e única do cliente em todos os aplicativos. Usando eventos, elas podem capturar toda a atividade do cliente, como interações de atendimento ao cliente, visitas ao website, transações de compra e histórico de interações em uma linha do tempo. E, com objetos personalizados, elas podem coletar outras informações relevantes, como produtos de propriedade, equipamentos alugados ou até mesmo a telemetria de um carro conectado a partir de fontes externas, armazenando esses dados diretamente no Zendesk.

Com essas informações, os clientes podem usar o Sunshine não apenas para obter um retrato completo de seus consumidores, mas também determinar o relacionamento que os clientes têm com os dados e os negócios.

Uma das empresas que já adotou a Sunshine é a Stanley Black & Decker, fabricante global de ferramentas manuais, mecânicas e acessórios. Como explica Gerardo Soto, diretor de inovação da empresa, “a plataforma Zendesk nos dá a capacidade de atender especificamente às necessidades e expectativas de nossos clientes. Para nossos desenvolvedores, outra grande vantagem é poder usar as ferramentas de código aberto da AWS que eles já conhecem e gostam que, no fim, nos permite atender melhor os clientes e melhorar os negócios".

E tem muito mais debaixo do sol

Além da Sunshine, a Zendesk também lançou Zendesk Sell, uma ferramenta voltada para a automatização da equipe de vendas, e o Zendesk Explore, um produto para a análise dos dados.

Criada para aumentar a produtividade, os processos e a visibilidade do pipeline para as equipes de vendas, Sell marca o primeiro passo na integração deste tipo de software à família de produtos Zendesk. Com essa ferramenta, as informações fluem facilmente entre as equipes de suporte e vendas na plataforma Sunshine CRM, permitindo uma conversa única com os clientes e mais alinhamento entre as equipes.

Integrado perfeitamente a todos os produtos, o Zendesk Explore facilita para as empresas a visão e análise de dados em todos os canais de suporte do Zendesk. Com o Explore, as empresas agora terão uma visão unificada do cliente em todas as equipes e canais, e poderão avaliar e melhorar a experiência que oferecem.

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