Sucesso no autoatendimento: o portal de negócios

O que é um portal de negócios?

Um portal de negócios é um portal de entrada digital em um site ou aplicativo que oferece ao cliente acesso a contas, arquivos ou informações que são restritas para aquele cliente específico. Construído com o software do portal enterprise, um portal de negócios oferece aos clientes a capacidade de acessar suas contas de maneira independente, sem ter que entrar em contato diretamente com a empresa.

Personalizável para clientes e simples de gerenciar, a Central de Ajuda da Zendesk é uma base de conhecimento, comunidade e portal de negócios, tudo em um lugar só.

Uma abordagem diferente

Muitas empresas trabalham com negócios que exigem suporte constante. Isso pode variar, como perguntas sobre faturamento, solicitações de atendimento ao cliente, perguntas sobre lançamentos de novos produtos ou suporte técnico. Embora alguns problemas complexos relacionados a questões como engenharia ou desenvolvimento de software exijam uma interação direta, como chamada telefônica ou email, muitos são problemas simples que não precisam da ajuda de um agente de atendimento ao cliente. No entanto, caso uma empresa não ofereça opções de autoatendimento aos clientes, eles não terão outra escolha a não ser entrar em contato diretamente com a empresa. Isso faz com que a organização tenha custos mais altos com recursos para responder um alto volume de solicitações simples de suporte. Tudo isso poderia ser resolvido com o software certo.

Você sabia?

Algumas empresas oferecem aos clientes um portal de negócios há anos e, como resultado, observam muitos benefícios, como:
  • Clientes capacitados. Ao invés de depender de um agente para responder um pergunta, os clientes podem entrar e pesquisar o que precisam e quando for preciso.
  • Mais tempo para problemas difíceis. A solução certa pode fazer com as empresas gastem menos tempo e recursos que, de outra maneira, teriam que gastar ajudando clientes a resolver problemas simples. Como resultado, os agentes de atendimento ao cliente ganham mais tempo para lidar com problemas complexos ou para desenvolver relacionamentos com clientes VIP.
  • Recursos melhores. São recursos que email e outros canais não oferecem, como limites maiores para arquivos, integração com as bases de conhecimento e outras opções de autoatendimento e mais.

Hora da solução

Por dependerem da construção de relacionamentos contínuos com clientes, é essencial que as empresas, especialmente as empresas B2B, ofereçam a eles excelentes experiências. Caso contrário, elas correm o risco de perdê-los para empresas concorrentes. Um componente essencial de qualquer experiência boa do cliente é certificar-se de que os clientes tenham fácil acesso a informações necessárias a qualquer momento. Oferecer um portal de negócios aos clientes cria uma linha direta entre o cliente e a empresa, capacitando o cliente a interagir com a empresa da sua própria maneira e simplificando a interação do cliente sem ter que expandir a força de trabalho do suporte ao cliente.
Exemplo de portal do cliente da Zendesk da comunidade Camera Obscura.

Como o Zendesk pode ajudar

A Zendesk oferece a empresas a capacidade de fornecer aos seus clientes um portal de autoatendimento para todas as suas interações com a empresa. Tudo desde um histórico de tickets fechados, status de tickets abertos, artigos da base de conhecimento subscritos, informações da conta e mais, tudo prontamente disponível na Central de Ajuda da Zendesk. Personalizável para clientes e simples de gerenciar, a Central de Ajuda é uma base de conhecimento, comunidade, e um portal de negócios—tudo em um lugar só.

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