Declaração de Acessibilidade – EAA
Declaração de Acessibilidade da Zendesk em conformidade com a Lei Europeia de Acessibilidade (EAA)
Observação: Esta declaração de acessibilidade se aplica apenas às partes voltadas ao consumidor dos nossos produtos que estão abrangidas pela Lei Europeia de Acessibilidade (“EAA”). Se você estiver procurando informações sobre a acessibilidade geral de todos os produtos da Zendesk, acesse a página de Acessibilidade dos Produtos Zendesk.
Introdução
Na Zendesk, estamos comprometidos em proporcionar uma experiência acessível para todos os nossos usuários, incluindo pessoas com deficiência. Nosso objetivo é atender às necessidades do público mais amplo possível e estar em conformidade com os padrões de acessibilidade estabelecidos.
Esta declaração foi elaborada para informar os usuários sobre a acessibilidade dos nossos produtos abrangidos pela EAA, incluindo seu alinhamento com os padrões legais e técnicos aplicáveis. Embora alguns de nossos produtos ainda não sejam totalmente acessíveis ou compatíveis com as regulamentações vigentes, estão passando por revisões com vistas a melhorias futuras.
Medidas de Apoio à Acessibilidade
Estamos constantemente empenhados em aprimorar a acessibilidade de nossos produtos. Nossa abordagem inclui a avaliação e melhoria contínua das soluções, a integração da acessibilidade em todo o ciclo de vida do desenvolvimento e a promoção de uma cultura de inclusão. Trabalhamos ativamente com usuários e especialistas em acessibilidade para garantir que nossas soluções sejam utilizáveis, eficazes e capacitadoras para todos.
Integração no Ciclo de Vida do Desenvolvimento de Produtos
Todos os produtos estabeleceram marcos específicos ao longo do ciclo de vida do desenvolvimento para garantir que cada solução passe por uma avaliação consistente e rigorosa de acessibilidade, com a participação de todas as equipes envolvidas. Esses marcos são monitorados por meio de relatórios regulares e revisões com a liderança.
Monitoramento
Os engenheiros recebem treinamentos abrangentes sobre as práticas recomendadas de testes de acessibilidade e são responsáveis por implementá-las antes da implantação de qualquer nova funcionalidade.
Testes automatizados de acessibilidade são integrados aos pipelines de build e são obrigatórios para todos os novos recursos, com o objetivo de manter a qualidade e a conformidade.
Todos os aspectos relacionados à acessibilidade são monitorados como parte dos indicadores de saúde corporativa da Zendesk e exigem atualizações regulares com as lideranças de produto e engenharia.
Auditorias abrangentes dos produtos são realizadas periodicamente por fornecedores terceirizados especializados em acessibilidade, a fim de garantir a conformidade contínua com os padrões vigentes, incluindo WCAG 2.1 AA e EN 301 549.
Programa de Líderes de Acessibilidade
Cada equipe de desenvolvimento frontend deve contar com um Líder de Acessibilidade designado.
A partir de 2025, essa rede já conta com mais de 75 líderes e continua a crescer junto com o portfólio de produtos da empresa.
O programa promove uma comunidade sólida onde os membros das equipes podem se conectar, compartilhar conhecimento e se apoiar mutuamente na priorização da acessibilidade em larga escala.
Os líderes recebem treinamentos técnicos em sessões conduzidas pela equipe de Acessibilidade de Produtos, com o objetivo de aprimorar continuamente suas competências na área.
Biblioteca Abrangente de Treinamento em Acessibilidade
Todos os engenheiros, designers e testadores têm acesso a treinamentos em acessibilidade personalizados de acordo com sua função, capacitando cada integrante da equipe a contribuir de forma efetiva para os esforços de acessibilidade.
Feedback dos Usuários
- A Zendesk coleta ativamente feedback e relatos de erros relacionados à acessibilidade por meio de diversos canais, incluindo:
Páginas da Comunidade dentro da plataforma Zendesk
Entrevistas com usuários
E-mail direto para a equipe de Acessibilidade de Produtos
Tickets de suporte enviados via Advocacy, Customer Success ou Executivos de Conta
Trabalhamos em estreita parceria com um provedor confiável de acessibilidade digital para manter e aprimorar nossa conformidade com os padrões de acessibilidade, incluindo aqueles exigidos pela Lei Europeia de Acessibilidade (EAA). Juntos, implementamos as práticas recomendadas para aprimorar continuamente a experiência de todos os usuários.
Informações Específicas por Produto
Consulte as informações sobre o status de conformidade com a EAA e os planos de aderência referentes às partes voltadas ao consumidor dos nossos produtos nos links a seguir:
- Knowledge & Community da Zendesk
- Login Experience da Zendesk
- Web Widget da Zendesk
- Web Widget da SunCo
- Zendesk SDK (iOS)
- Zendesk SDK (Android)
- SunCo SDK (iOS)
- SunCo SDK (Android)
Feedback e Informações de Contato
Valorizamos seu feedback sobre a acessibilidade dos nossos serviços. Caso você encontre alguma barreira de acessibilidade, contate-nos:
E-mail: product-accessibility@zendesk.com
Data de publicação: Junho de 2025
Data da última revisão: Junho de 2025