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Software de chat em tempo real

Preste suporte rápido, personalizado e seguro nos canais favoritos de seus clientes com o melhor software de chat em tempo real.

Um guia para os 12 melhores softwares de chat em tempo real de 2023

Última atualização em 15 novembro 2023

Os clientes têm opções de compras ilimitadas e de alcance global ao seu dispor. Com mais opções, as expectativas dos clientes são maiores. De acordo com o Zendesk Customer Experience Trends Report 2023, 72% dos clientes querem atendimento imediato.

Além disso, as preferências de comunicação dos clientes continuam a evoluir, o que torna crucial que as empresas se adaptem e atendam aos clientes onde eles estão. Com o software de chat em tempo real, as empresas podem exceder as expectativas dos clientes, proporcionando-lhes uma excelente experiência de ponta a ponta.

Sumário

O que é software de chat em tempo real?

O software de chat em tempo real é uma tecnologia que permite que uma conversa com um cliente ou funcionário ocorra em tempo real no site, no aplicativo móvel ou nos canais sociais de uma empresa, como Messenger, WhatsApp e Slack. O software moderno de chat em tempo real aproveita a IA e os bots para permitir que as equipes de suporte se expandam e reduzam os custos.

As melhores plataformas de chat em tempo real integram-se a chatbots, plataformas de automação, sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM), relatórios e análises, aplicativos de mensagens, bases de conhecimento, software de central de suporte e muito mais por meio de APIs (interfaces de programação de aplicativos) e integrações nativas ou de terceiros. Essas integrações permitem que aplicativos de chat em tempo real:

  • Melhore a resolução no primeiro contato e reduza os custos operacionais implantando chatbots para lidar com solicitações repetitivas dos clientes, de modo que os problemas mais complicados possam ser tratados por agentes ao vivo.
  • Permitir que as empresas forneçam serviços mais rápidos e personalizados, extraindo dados relevantes de todos os sistemas e disparando fluxos de trabalho para serem usados por chatbots e agentes ao vivo.
  • Crie um relacionamento entre empresas e clientes em potencial, clientes ou funcionários conectando-se nos canais de mensagens preferidos do usuário final, como i WhatsApp Business, o Twitter for Business, o Messenger ou o Apple Business Chat.

Gráfico de comparação de software de chat em tempo real

Vamos conferir os principais softwares de chat em tempo real para ver qual deles se alinha melhor com a sua empresa. Nosso gráfico comparativo divide as opções por preço inicial, duração da avaliação gratuita e recursos notáveis.

Software
Preço inicial
Avaliação gratuita
Recursos

Zendesk

US$ 55 por agente/mês (cobrado anualmente)

14 dias

  • IA e respostas inteligentes
  • Identificação de sentimento
  • Mensagens proativas
  • Solução omnichannel unificada
  • Respostas pré-escritas
  • Chatbots

LiveChat

US$ 20 por agente/mês (cobrado anualmente)

14 dias

  • IA e respostas inteligentes
  • Mensagens proativas
  • Solução omnichannel unificada
  • Respostas pré-escritas
  • Chatbots

Ada

Contact Ada

Não disponível

  • IA e respostas inteligentes
  • Mensagens proativas
  • Solução omnichannel unificada
  • Respostas pré-escritas
  • Chatbots

Acquire

US$ 500 por mês (cobrado anualmente)

Não disponível

  • IA e respostas inteligentes
  • Mensagens proativas
  • Solução omnichannel unificada
  • Respostas pré-escritas
  • Chatbots

Genesys

US$ 75 por usuário/mês (cobrado anualmente)

30 dias

  • IA e respostas inteligentes
  • Identificação de sentimento
  • Mensagens proativas
  • Solução omnichannel unificada
  • Respostas pré-escritas
  • Chatbots

Userlike

US$ 0 por mês (1 licença)

14 dias

  • Mensagens proativas
  • Solução omnichannel unificada
  • Respostas pré-escritas
  • Chatbots

Zoho Desk

US$ 14 por usuário/mês (cobrado anualmente)

15 dias

  • IA e respostas inteligentes
  • Mensagens proativas
  • Solução omnichannel unificada
  • Respostas pré-escritas
  • Chatbots

Birdeye

Entre em contato com a Birdeye

Não disponível

  • Mensagens proativas
  • Respostas pré-escritas
  • Chatbots

Drift

US$ 2.500 por mês (cobrado anualmente)

Não disponível

  • Mensagens proativas
  • Respostas pré-escritas
  • Chatbots

Tidio

US$ 0 por mês (50 conversas)

7 dias

  • IA e respostas inteligentes
  • Identificação de sentimento
  • Mensagens proativas
  • Solução omnichannel unificada
  • Respostas pré-escritas
  • Chatbots

Olark

US$ 29 por licença/mês

14 dias

  • IA e respostas inteligentes
  • Identificação de sentimento
  • Mensagens proativas
  • Solução omnichannel unificada
  • Respostas pré-escritas
  • Chatbots

Agradecimentos

Entre em contato com a Thankful

Não disponível

  • IA e respostas inteligentes
  • Identificação de sentimento
  • Mensagens proativas
  • Solução omnichannel unificada
  • Respostas pré-escritas
  • Chatbots

Os 12 melhores softwares de chat em tempo real

Nosso Relatório de Tendências de Experiência do Cliente (CX) constatou que 71% dos clientes esperam experiências naturais de conversa. Por isso, é importante escolher o software de chat em tempo real certo para sua empresa. Nosso resumo de software oferece uma visão geral dos 12 principais softwares de chat em tempo real, recursos da plataforma, níveis de preços e avaliações gratuitas (se disponíveis).


1. Zendesk

Zendesk

O software de chat em tempo real da Zendesk garante que as conversas entre agentes e clientes sejam perfeitas, bem informadas e eficientes. Isso permite que os agentes ajudem mais clientes e até mesmo gerenciem várias conversas ao mesmo tempo. Nossa solução de chat em tempo real repleta de recursos é rápida de configurar, fácil de usar e se adapta perfeitamente a empresas de qualquer porte.

Nosso widget de chat na Web é altamente personalizável, permitindo que você escolha o local da janela de chat e adapte a aparência para combinar com a sua marca. Você pode criar e adicionar formulários pré-chat personalizados para coletar informações antes do chat, para que os agentes possam personalizar a interação e enviar automaticamente um formulário de feedback no final.

Com o nosso recurso de atalhos, você pode criar respostas padronizadas para frases comuns que os agentes podem inserir rapidamente no chat. Isso permite uma voz consistente e respostas mais rápidas.

A guia Visitantes fornece informações e atividades dos visitantes em tempo real, como nome, tempo on-line, página atual, número de visitas e contexto sobre o chat atual. Isso permite que os agentes iniciem um chat e ofereçam suporte proativo se perceberem que um cliente está em uma página há algum tempo. Você também pode automatizar esse processo com gatilhos.

O chat em tempo real combina perfeitamente com a nossa plataforma de mensagens, ajudando os agentes a oferecer suporte proativo ao cliente e experiências de conversa mais profundas que fluem com facilidade e naturalidade.

O chat em tempo real aprimora as interações em tempo real, permitindo que os agentes forneçam ajuda personalizada e em tempo real com resoluções imediatas. Com as mensagens, agentes e clientes podem interagir de forma assíncrona. Isso significa que os clientes podem pausar uma conversa em um canal e retomá-la em outro em um momento mais conveniente.

A Zendesk conecta todos os seus sistemas de negócios, desde processadores de pagamento até bots de terceiros, em uma solução unificada e omnichannel. Para desbloquear recursos avançados, você também pode fazer upgrade com o Sunshine Conversations: o próximo nível de integração de mensagens interativas. O Sunshine Conversations oferece recursos como chatbots com IA personalizados, notificações de saída para envolvimento proativo do cliente e mensagens de grupo para conectar as pessoas certas.

Recursos:

  • Mensagens proativas
  • Relatórios
  • Solução omnichannel unificada
  • Respostas pré-escritas
  • Tags de chat
  • Mensagens de atividade
  • Notificações
  • Transferência de canal
  • Chatbots
  • Encaminhamento inteligente

Preços:

  • Suite Team: US$ 55 por agente/mês
  • Suite Growth: US$ 89 por agente/mês
  • Suite Professional: US$ 115 por agente/mês
  • Suite Enterprise: US$ 169 por agente/mês
  • Suite Enterprise Plus: Converse com a equipe de vendas

    *Os planos são cobrados anualmente.

Teste grátis:

14 dias

2. LiveChat

LiveChat
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O LiveChat é um software de atendimento ao cliente baseado em nuvem com suporte ao vivo, um sistema de trabalho com tickets e análises. O LiveChat inclui um aplicativo de chat em tempo real com recursos como notificações, mensagens de chat inativas, tags de chat, arquivos de chat e compartilhamento de arquivos. Suas opções de integração permitem a criação de tickets com plataformas como o Zendesk, diretamente em um chat. Isso permite que as empresas monitorem o envolvimento do cliente, conduzam o controle de qualidade e supervisionem os agentes.

Recursos:

  • Respostas pré-escritas
  • Formulários off-line
  • Tags de chat
  • Marca personalizável
  • Recursos de integração
  • Encaminhamento de chat
  • Rastreamento de visitantes do site
  • Tradução automática

Preços:

  • Iniciador: US$ 20 por agente/mês
  • Team: US$ 41 por agente/mês
  • Business: US$ 59 por agente/mês
  • Enterprise: Entre em contato com o LiveChat

    *Os planos são cobrados anualmente.

Teste grátis:

14 dias

Saiba mais sobre LiveChat for Zendesk.

3. Ada

Ada
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Ada permite que as empresas ofereçam chat em tempo real automatizado com um chatbot de IA que vai além das perguntas frequentes. Embora um chatbot que atende a perguntas frequentes seja uma maneira rápida e econômica de automatizar o chat em tempo real, o Ada oferece uma solução para empresas que buscam um chatbot mais especializado. A plataforma de automação da Ada atua em relação a informações, intenções e interesses dos clientes, com respostas personalizadas, descontos proativos e recomendações relevantes em mais de 100 idiomas.

Recursos:

  • Chat proativo
  • Formulários off-line
  • Marca personalizável
  • Recursos de integração
  • Rastreamento de visitantes do site
  • Tradução automática
  • Integração da base de conhecimento
  • Ferramentas de caixa de entrada compartilhada

Preços:

  • Centro: Entre em contato com a Ada
  • Avançado: Entre em contato com a Ada
  • Pro: Entre em contato com a Ada

Teste grátis:

Não disponível

Saiba mais sobre Ada for Chat for Zendesk.

4. Acquire

Ada
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O Acquire é uma plataforma digital de envolvimento do cliente com recursos como software de chat em tempo real para empresas, chatbots com IA, navegação conjunta segura e chamadas de vídeo. Como outros softwares de chat, o Acquire ajuda as empresas a prestar suporte e coletar informações dos clientes 24 horas por dia. O Acquire também permite iniciar chamadas de vídeo e voz, compartilhamento de tela e navegação conjunta por meio do mensageiro de chat em tempo real.

Recursos:

  • Chat proativo
  • Respostas pré-escritas
  • Formulários off-line
  • Marca personalizável
  • Recursos de integração
  • Rastreamento de visitantes do site
  • Encaminhamento baseado em habilidades
  • Tradução automática

Preços:

  • Self Service: US$ 500 por mês
  • Integrated Solution: US$ 2.000 por mês
  • Serviços profissionais: Entre em contato com a Acquire

    *Os planos são cobrados anualmente.

Teste grátis:

Não disponível

5. Genesys

Genesys
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O Genesys oferece um software de suporte ao vivo com recursos comuns de chat em tempo real que ajudam as equipes de suporte a interagir com os visitantes do site. Seu widget de chat em tempo real é personalizável, assim, você pode adaptar a aparência para corresponder à sua marca. O Genesys também inclui pesquisas para coletar informações de contato antes do início do chat ou para avaliar a satisfação do cliente após o término da sessão de chat em tempo real.

Recursos:

  • Chat proativo
  • Respostas pré-escritas
  • Marca personalizável
  • Recursos de integração
  • Rastreamento de visitantes do site
  • Conversas assíncronas
  • Encaminhamento baseado em habilidades
  • Tradução automática

Preços:

  • Genesys Cloud CX 1 (Voz): US$ 75 por usuário nomeado/mês
  • Genesys Cloud CX 2 (Digital): US$ 95 por usuário nomeado/mês
  • Genesys Cloud CX 2 (Digital + Voz): US$ 115 por usuário nomeado/mês
  • Genesys Cloud CX 3 (Digital + WEM): US$ 135 por usuário nomeado/mês
  • Genesys Cloud CX 3 (Digital + WEM + Voz): US$ 155 por usuário nomeado/mês

    *Os planos são cobrados anualmente.

Teste grátis:

30 dias

Saiba mais sobre Genesys for Zendesk.

6. Userlike

Userlike
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O Userlike é um software de chat em tempo real baseado em nuvem que permite que as equipes enviem mensagens aos clientes por meio do site da empresa, do Messenger ou do Telegram. Os recursos semelhantes aos do usuário permitem que você crie botões de chat personalizados e adapte a janela de chat para se adequar à marca do site da sua empresa. Você também pode convidar os visitantes para o chat de forma proativa, alternar entre chats com clientes e chamadas de vídeo e compartilhamento de tela, configurar mensagens pré-escritas para perguntas e situações comuns e receber classificações do seu serviço.

Recursos:

  • Chat proativo
  • Respostas pré-escritas
  • Marca personalizável
  • Recursos de integração
  • Rastreamento de visitantes do site
  • Encaminhamento baseado em habilidades
  • Tradução automática
  • Pesquisas por chat

Preços:

  • Free: US$ 0 por mês (1 licença)
  • Team: US$ 90 por mês (4 licenças)
  • Corporate: US$ 290 por mês (10 licenças)
  • Flex: Fale com a equipe de vendas

    *Os planos são cobrados anualmente.

Teste grátis:

14 dias

7. Zoho Desk

Zoho Desk
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Se você estiver vendo uma lista de provedores de chat em tempo real, o Zoho Desk geralmente está entre eles. Com seu widget de chat incorporável, a plataforma de chat em tempo real permite que as empresas respondam aos clientes quando eles entram em contato. Os recursos incluem índices de satisfação do cliente na janela de chat, respostas pré-escritas e widgets de chat com a marca. Para os problemas dos clientes que precisam de mais atenção, os usuários podem converter as conversas em tickets e fazer a triagem para o melhor departamento para resolvê-los.

Recursos:

  • Chat proativo
  • Respostas pré-escritas
  • Formulários off-line
  • Recursos de integração
  • Encaminhamento baseado em habilidades
  • Tradução automática
  • Painéis pré-escritos e rastreamento em tempo real
  • Widget de chat da central de ajuda

Preços:

  • Padrão: US$ 14 por usuário/mês
  • Profissional: US$ 23 por usuário/mês
  • Enterprise: US$ 40 por usuário/mês

    *Os planos são cobrados anualmente.

Teste grátis:

15 dias

Saiba mais sobre Zoho Desk for Zendesk.

8. Birdeye

Birdeye
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A solução Webchat da Birdeye é um software completo de experiência do cliente e avaliações para empresas com vários locais. Toda conversa começa com um nome e um número de telefone real, para que você possa se concentrar em ajudar o cliente em sua solicitação, em vez de ficar procurando detalhes de contato. O Webchat permite que você envie mensagens de texto aos clientes quando eles saírem do seu site. O software encaminha as mensagens para os telefones celulares deles para que você não os perca. O Birdeye também tem um aplicativo de chat em tempo real.

Recursos

  • Chat proativo
  • Respostas pré-escritas
  • Formulários off-line
  • Marca personalizável
  • Recursos de integração
  • Rastreamento de visitantes do site
  • Encaminhamento baseado em habilidades
  • Pesquisas por chat

Preços:

Entre em contato com a Birdeye

Teste grátis:

Não disponível

9. Drift

Drift
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O software de chat em tempo real Drift encaminha automaticamente os clientes em potencial para o agente certo quando eles iniciam uma conversa em seu site. Você pode iniciar um chat por voz ou vídeo com o cliente potencial na janela de chat. O software de chat em tempo real da Drift também notificará o representante de vendas adequado quando uma de suas contas-alvo estiver no site, para que ele possa entrar no chat.

Recursos:

  • Chat proativo
  • Marca personalizável
  • Recursos de integração
  • Encaminhamento de chat
  • Rastreamento de visitantes do site
  • Painéis pré-escritos e rastreamento em tempo real
  • Gatilhos de feedback automatizados
  • Respostas salvas

Preços:

  • Premium: US$ 2.500 por usuário/mês
  • Avançado: Entre em contato com a Drift
  • Enterprise: Entre em contato com a Drift

    *Os planos são cobrados anualmente.

Teste grátis:

Não disponível

10. Tidio

Tidio
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O Tidio é um sistema de chat em tempo real baseado em nuvem que integra mensagens de widgets de chat em tempo real, e-mails e Messenger. O Tidio inclui recursos básicos de chat em tempo real, como um widget de chat em tempo real que se ajusta ao tamanho da tela dos dispositivos dos clientes para que eles possam lhe escrever no celular ou no tablet. Você também pode conectar o Tidio a todos os sites e plataformas por meio de plug-ins dedicados. Você pode responder a perguntas repetitivas com modelos de resposta rápida.

Recursos:

  • Chat proativo
  • Respostas pré-escritas
  • Marca personalizável
  • Recursos de integração
  • Rastreamento de visitantes do site
  • Encaminhamento baseado em habilidades
  • Tradução automática

Preços:

  • Free: US$ 0 por mês (50 conversas)
  • Starter: US$ 29 por mês (100 conversas)
  • Communicator: US$ 25 por licença/mês (conversas ilimitadas)
  • Chatbots: a partir de US$ 29 por mês (50 conversas)
  • Tidio+: a partir de US$ 394 por mês (conversas ilimitadas)

Teste grátis:

7 dias

11. Olark

Olark
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O Olark oferece um software simples de chat para atendimento ao cliente que fornece atualizações em tempo real sobre quem está navegando no seu site. Você pode configurar regras de automação de chat em tempo real para mostrar ou ocultar a janela de chat em tempo real e iniciar automaticamente os chats com base no comportamento do site. Você também pode criar saudações personalizadas com base em conversas anteriores e encaminhar os clientes para o departamento correto.

Recursos

  • Mensagens automáticas
  • Análise de chat em tempo real
  • Transcrições pesquisáveis
  • Formulários personalizados de caixa de chat
  • Chat proativo
  • Encaminhamento baseado em habilidades
  • Tradução automática
  • Painéis pré-escritos e rastreamento em tempo real

Preços

  • Standard: US$ 29 por licença/mês
  • Pro: Entre em contato com a Olark

Teste grátis:

14 dias

Saiba mais sobre Ada for Zendesk.

12. Obrigado

Thankful
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O Thankful oferece uma experiência de chatbot exclusiva que se baseia fortemente em IA e automação. A IA é usada para entender a linguagem, o sentimento e a intenção do cliente a fim de oferecer uma experiência personalizada. O software de chat em tempo real também é personalizável para se alinhar à mensagem de sua marca. O Thankful já está integrado ao Zendesk e pode se integrar a outros serviços de chat de sites para criar uma experiência personalizada.

Recursos

  • Conversas viabilizadas por IA
  • Opções de autoatendimento e perguntas frequentes automatizadas
  • Mensagens de marca personalizáveis
  • Chat proativo
  • Lista de visitantes
  • Encaminhamento baseado em habilidades
  • Tradução automática
  • Painéis pré-escritos e rastreamento em tempo real

Preços:

Entre em contato com a Thankful

Teste grátis:

Não disponível

Saiba mais sobre Thankful for Zendesk.

Recursos do software de suporte por chat em tempo real

Live chat software features

Existem alguns recursos avançados que você normalmente encontrará na maioria dos aplicativos de chat em tempo real modernos. Algumas soluções oferecem diferentes recursos ou funções avançadas, mas as melhores soluções de software têm fundamentos em comum. Veja aqui seis recursos que você deve buscar e avaliar.

Mensagens proativas

Mensagens proativas permitem que seus agentes ou representantes de vendas iniciem um chat em tempo real via Web, aplicativo móvel, SMS ou canais de mensagens (como o WhatsApp for Business). As mensagens proativas ajudam a aumentar o envolvimento do cliente, fazer o acompanhamento após uma compra e manter os clientes informados sobre novos produtos e promoções.

Você pode configurar mensagens automatizadas para enviar a determinados clientes com base no local em que eles estão na sua página, no navegador que estão usando (Web ou celular) ou no ponto em que estão na experiência de compra. Além disso, você pode escolher se um bot ou um agente humano retomará a conversa quando o cliente responder. Com mensagens proativas, as empresas obtêm benefícios como:

  • Custos operacionais mais baixos
  • Taxas de vendas e conversão mais altas
  • Maior fidelidade do cliente e menos rotatividade

Análise de sentimento

Para proporcionar uma excelente experiência ao cliente, é necessário entender o que ele deseja e como ele está se sentindo. Por meio do aprendizado de máquina e do processamento de linguagem natural, o software de chat em tempo real deve ser capaz de analisar a conversa e detectar o sentimento do cliente. Isso dá aos seus agentes o contexto de como lidar melhor com a interação.

A análise de sentimento também fornece dados que ajudam a entender como os clientes se sentem em relação a determinados aspectos da sua marca. Você pode obter insights valiosos de conversas ao vivo com clientes e determinar se o sentimento deles é positivo, negativo ou neutro ao discutir produtos, serviços ou sua empresa.

Solução omnichannel unificada

Todas as conversas com os clientes e os dados de todos os canais devem estar disponíveis em um local centralizado. Um espaço de trabalho omnichannel unificado oferece aos agentes as ferramentas e o contexto do cliente para proporcionar uma experiência de suporte personalizada.

Quando uma conversa de chat em tempo real é iniciada, deve ser possível que os agentes permaneçam em um só lugar, sem precisar alternar entre aplicativos para encontrar informações. Com uma solução omnichannel, os agentes podem gerenciar conversas de chat em tempo real em vários canais e até mesmo lidar com várias conversas ao vivo simultaneamente.

Por exemplo, o Espaço de trabalho do agente do Zendesk reúne todas as interações do usuário em uma única exibição, para que os agentes possam alternar facilmente entre os canais e ter todo o contexto necessário para personalizar as interações em escala.

Respostas pré-escritas

Uma solução de chat em tempo real precisa de respostas pré-escritas que os agentes possam usar em situações específicas. Esses atalhos ajudam os agentes a responder às perguntas mais rapidamente e com mensagens consistentes.

Os agentes de suporte podem criar respostas pré-escritas para mensagens comuns, como:

  • Saudações para clientes novos e antigos
  • Respostas a perguntas frequentes
  • Ofertas de desconto
  • Links para artigos da central de ajuda

Você também pode configurar gatilhos que iniciam proativamente um chat com um visitante que retornou, o que pode ajudar a incentivar e facilitar as vendas durante todo o processo de finalização da compra.

Gatilhos inteligentes são regras predeterminadas que indicam o que deve acontecer em determinadas circunstâncias. Por exemplo, você pode definir um gatilho inteligente que faz com que a janela de chat em tempo real do website apareça com uma mensagem pronta se um visitante do website passar um certo tempo em uma página específica.

Chatbots

Os chatbots ajudam a reduzir as perguntas repetitivas dos agentes e garantem que os clientes recebam suporte sempre que desejarem, mesmo durante a noite, quando os agentes humanos não estão disponíveis. Os bots podem responder rapidamente às perguntas frequentes e exibir artigos da central de ajuda, para que os clientes possam obter as respostas de que precisam sem esperar.

Os chatbots são um complemento natural para os aplicativos de site de chat em tempo real porque podem lidar com solicitações simples e comuns por conta própria, desviando possíveis tickets. Os bots de IA também podem entender quando uma interação precisa de um toque humano e podem fornecer o cliente e o contexto ao agente sem problemas.

Por exemplo, a Zendesk tem bots avançados com tecnologia de IA que são pré-treinados para lidar com os principais problemas de atendimento ao cliente. Há também um construtor de bots que permite que você personalize facilmente seus bots com uma ferramenta de arrastar e soltar para projetar fluxos de conversa personalizados e interativos, sem necessidade de habilidades de codificação.

Quais são os diferentes tipos de software de chat em tempo real?

Quando se fala em software de chat em tempo real, muitas pessoas pensam em chat na Web. No entanto, há vários tipos de chat em tempo real e, à medida que a tecnologia evolui, as opções continuam a se expandir. Aqui estão alguns dos tipos de chat em tempo real mais comumente usados.

  • Texto ou SMS: Os clientes podem enviar uma mensagem de texto ao seu número gratuito para obter suporte por chat em tempo real.
  • Aplicativos de mensagens sociais: Os clientes podem entrar em contato com você pelo WhatsApp, pelo Apple Business Chat ou pelo Messenger.
  • Widget de chat: Os clientes podem enviar mensagens a você por meio de uma janela de chat exibida em seu site ou aplicativo móvel.
  • Mídia social: Os clientes podem enviar uma mensagem direta (DM) ou marcar sua empresa em uma publicação em seus perfis de mídia social.


  • Voz ou vídeo: Os clientes podem se conectar por meio de conversas ao vivo via telefone ou vídeo. O chat em tempo real não precisa se limitar a texto.

Vincule cada um desses canais de chat em tempo real ao seu espaço de trabalho do agente omnichannel. Isso permite que você visualize, rastreie e responda a todas as mensagens por meio desse local unificado, para que possa continuar as conversas com os clientes sem problemas.

Benefícios do uso de software de chat em tempo real

Vamos conferir os benefícios do software de chat em tempo real. Algumas empresas podem considerar que determinados benefícios agregam mais valor do que em outros. Nossa lista contém alguns benefícios que as empresas buscam quando investem em chat em tempo real.

  • Impulsionar mais eficiência e economia de custos

    O chat em tempo real ajuda as equipes de suporte a fazer mais com menos. Diferentemente do suporte telefônico, os agentes podem lidar com chats simultâneos em vários canais, o que significa maior eficiência e economia de custos. Depois de implementar o chat em tempo real em sua loja on-line, a Spartan Race obteve uma melhoria de 23% na eficiência, além de um aumento de 27% nas vendas.

  • Melhorar a satisfação e aumentar a fidelidade do cliente

    O software de chat em tempo real permite que você interaja rapidamente com clientes potenciais e clientes. Com a solução certa de chat em tempo real, os usuários podem aproveitar o seguinte:

  • Autoatendimento com conteúdo relevante da base de conhecimento, fornecido por um chatbot
  • Solicitação de conexão com um agente ao vivo
  • Deixar uma mensagem para o suporte interno ou externo
  • Continuar as conversas de onde pararam

Além disso, as empresas podem oferecer suporte aos clientes 24 horas por dia/sete dias por semana porque os chatbots e as opções de autoatendimento estão sempre disponíveis. O resultado são pontuações mais altas de satisfação do cliente (CSAT) e uma equipe de suporte que pode ser dimensionada com mais eficiência do que nunca.

  • Aumentar as vendas e reduzir a taxa de abandono do carrinho de compras

    O envolvimento proativo por meio do chat em tempo real reduz a taxa de abandono do carrinho on-line e aumenta as vendas. Nosso Relatório de Tendências de CX constatou que o auxílio a um cliente com suporte proativo e de conversa pode ajudar a resolver um problema imediatamente, melhorando a jornada do comprador e incentivando-o a fazer uma compra.

    Por exemplo, se um cliente estiver enfrentando um problema com o carrinho de compras on-line da empresa, prestar suporte enquanto ele estiver na página poderá eliminar o problema que está atrasando a venda.

    As estatísticas em nosso Relatório de Tendências de CX refletem como o chat em tempo real pode aumentar o valor da vida útil de seus clientes. Porém, não se trata apenas de seus clientes: o chat em tempo real também pode tornar seus agentes mais valiosos. Aqui estão algumas maneiras pelas quais o chat em tempo real pode ajudar seus agentes.

  • Chatbots e opções de autoatendimento filtram perguntas fáceis e repetitivas.
  • A automação lida com a logística tediosa, como a marcação e o encaminhamento de tickets de suporte.
  • A análise de chat fornece insights relevantes

Filtrando consultas simples, os chatbots permitem que os agentes ao vivo se concentrem em fornecer suporte personalizado. Em nosso Relatório de Tendências de CX, 77% das empresas concordam que a personalização aumenta a retenção de clientes e reduz os custos de aquisição. Depois de implementar o suporte por chat em tempo real, a Smiles obteve um aumento nas vendas e aumentou seus contratos de 100 para 1.000 por mês.

Como escolher o software certo de suporte por chat em tempo real

Live chat software considerations

O melhor software de site de chat em tempo real para a sua empresa depende do seu modelo de negócios, dos recursos desejados, da base de clientes e muito mais. Porém, há fatores comuns a serem considerados ao selecionar os melhores serviços de chat em tempo real.

Integração com seu ecossistema de suporte

Para aproveitar ao máximo seu software de chat em tempo real, ele deve se integrar ao seu ecossistema de suporte atual, ser poderoso o suficiente para lidar com necessidades comerciais complexas e oferecer ferramentas que preparem suas equipes para o sucesso. É necessário trabalhar com as pessoas, os processos e as ferramentas que seus agentes já usam.

A integração do chat em tempo real oferece aos agentes uma visão unificada do cliente, com dados do cliente, histórico de interações e contexto de todos os canais. Isso evita pontos problemáticos para o cliente, como a repetição de informações ao serem encaminhados para diferentes departamentos, e garante que todos (inclusive os chatbots) tenham o contexto necessário para criar uma experiência consistente e personalizada.

Facilidade de uso e implementação rápida

O melhor software de chat é intuitivo. Quando o software leva meses para ser implementado e não se integra bem aos sistemas existentes, ele pode aumentar os custos e o tempo de treinamento dos agentes. Um software que é configurado rapidamente e funciona de imediato permite que sua equipe continue a prestar serviço excelente sem perder o ritmo.

Escalabilidade e custo total de propriedade

O software de chat em tempo real ideal é flexível o suficiente para acompanhar a expansão de seus negócios. Desde que seu software de chat em tempo real seja implantado em um espaço de trabalho ágil e centralizado, as ferramentas do site de chat em tempo real também devem ser:

  • Escaláveis As interações de um para muitos permitem que os agentes atendam a vários clientes ou funcionários ao mesmo tempo.
  • Rápidas: Fluxos de trabalho automatizados e opções de autoatendimento ajudam os usuários a resolver problemas simples rapidamente.
  • Pessoais: As conversas com agentes de suporte parecem muito mais com as interações que os clientes têm com a família e os amigos.

Perguntas frequentes sobre a plataforma de chat em tempo real

Aqui estão algumas perguntas comuns que as empresas fazem ao escolher um software de chat em tempo real.

Pronto para conversar sobre uma avaliação gratuita?

Os clientes envolvidos em chats em tempo real têm maior probabilidade de comprar mais e gastar mais. O software de chat em tempo real da Zendesk facilita o desenvolvimento de relacionamentos entre clientes e agentes por meio de conversas envolventes. Experimente nosso software de chat em tempo real gratuitamente e comece a se conectar com seus clientes.

Veja o chat em tempo real da Zendesk em ação