Udacity

Udacity​ ​supera​ ​metas​ ​de​ ​vendas​ ​na​ ​Black​ ​Friday com apoio das soluções da Zendesk

  • Quantidades de Agentes +40
  • Departamentos Atendimento ao cliente, Marketing e Vendas
  • Produtos usados

Há quase 2 anos no mercado brasileiro, a Udacity, plataforma de cursos online para estudantes e profissionais que buscam se atualizar e ampliar horizontes profissionais, aproveitou a última Black Friday para lançar sua primeira campanha específica para o período no país. Com o mote “Onde todo mundo vê desconto, a Udacity vê investimento em sua carreira”, a iniciativa ofereceu redução de 30% no valor da aquisição do primeiro Nanodegree e, após sua conclusão, mais 30% para adquirir um segundo curso.

Mais do que atingir uma meta de vendas, a campanha também teve como objetivo entender a performance de cada um de seus canais para traçar seu plano de crescimento para 2018. Segundo Renata Zacarias, Head of Growth da Udacity Brasil, os resultados foram muito satisfatórios: “Nós tínhamos uma meta de adquirir mil novos alunos e de executar um projeto piloto de vendas por meio dos canais de chat online, telefone e email, oferecendo uma experiência de compra omnichannel. E conseguimos: durante a campanha, trouxemos dois mil novos alunos para nossos cursos, o que comprovou que os brasileiros também aproveitam a Black Friday para procurar alternativas de educação e avanço na carreira”, afirma a executiva.

Para apoiar esta ambiciosa campanha, que envolveu investimento em mídias e canais digitais, a Udacity se apoiou nas soluções da Zendesk para entregar a melhor experiência para os novos alunos em potencial: Zendesk Chat (para engajamento via website), Zendesk Talk (ferramenta de chamadas via voip), Zendesk Guide (para uma central de ajuda e “Perguntas Frequentes”, tanto para os agentes de vendas quanto para os leads), além do Zendesk Support, que concentrava todas as interações com os clientes, proporcionando uma visão 360 graus para a empresa e uma experiência conectada para os alunos em potencial.

Para Renata, a simplicidade da Zendesk e a variedade de produtos oferecidos pela empresa teve papel importante no êxito registrado durante a Black Friday. “Nós já utilizávamos a Zendesk para nossa área de atendimento ao cliente e decidimos experimentar a ferramenta para a área de vendas no início de novembro, com poucas semanas para realizar toda a implementação.. Então, percebemos que a Zendesk possuía todas as soluções que buscávamos no momento. Isso tornou a implementação operacional muito mais fácil do que trabalhar com várias ferramentas diferentes, além de nos oferecer mais agilidade para análise das informações”, afirma.

Pela simplicidade e facilidade de uma plataforma integrada, a Zendesk permitiu rápidas mudanças de estratégia durante o experimento. Depois dos primeiros dias de campanha, o volume de chats recebidos ainda estava abaixo da capacidade de resposta e, então, a ferramenta passou a ser utilizada de forma ativa. Após 30 segundos na landing page da Black Friday, o usuário recebia um chat automático, perguntando se ele precisava de ajuda com a promoção, o que trouxe um volume muito maior de interações, sem prejudicar a experiência de navegação.

Maíra Gracini, Diretora de Marketing América Latina da Zendesk, comemora os resultados: “As linhas estão cada vez mais tênues entre as áreas de Marketing, Vendas e Atendimento. O caminho é criar uma experiência fluida e conectada em todos os pontos da jornada do cliente, evitando cada vez mais os “silos de responsabilidade”. E ficamos felizes em colaborar com casos como o da Udacity, que vê na Zendesk um parceiro tanto para entregar um ótimo atendimento quanto para auxiliar na performance de vendas”.

Sinergia | ​A parceria entre Udacity e Zendesk chama atenção não apenas pelos resultados alcançados durante a campanha de Black Friday da empresa de cursos online. Sediadas em São Francisco, as duas companhias carregam os valores do Vale do Silício no seu DNA, oferecendo um serviço inovador, baseado na tecnologia e com a filosofia de oferecer a melhor experiência ao seu cliente.

E a expectativa é de que a parceria e a sinergia entre as empresas traga resultados ainda melhores em 2018. “Sabemos que podemos explorar mais da plataforma para melhorar a experiência de nossos alunos e começaremos a trabalhar nisso no próximo ano”, destaca Renata.

Missão | ​Nascida em 2011, no Vale do Silício, a Udacity oferece cursos online para carreiras, todos eles com temas relacionados a tecnologia e negócios, e tem a missão de trazer uma nova forma de ensino para o Brasil. “Acreditamos que a educação hoje deixou de ser um evento que tem começo meio e fim, como era no passado. Hoje, o mercado evolui muito rápido, por isso é importante se atualizar mesmo após concluir uma graduação, pós ou mestrado. Então nós enxergamos a educação como uma experiência constante ao longo de toda a vida”, pondera Renata.

A Udacity oferece cursos Nanodegree construídos em parceria com gigantes de tecnologia como Google, Facebook, Amazon, IBM Watson e AT&T, entre outros. Ou seja, para se preparar para o mercado, o aluno tem contato com conteúdos elaborados em conjunto com as empresas mais inovadoras nas áreas de conhecimento oferecidas, desenvolvendo as habilidades requisitadas por elas.

Para que seus alunos consigam extrair o máximo de seus cursos, cada Nanodegree da Udacity oferece aprendizado por meio de projetos. O aluno tem a possibilidade de testar, na prática, os conhecimentos adquiridos a cada módulo, contando ainda com a revisão de mentores especialistas daquela área para entender o que está executando bem e receber sugestões de melhoria.

Os Nanodegree oferecidos pela Udacity têm duração de 1 a 9 meses e os preços variam de R$ 399,00 a R$ 3.399,00, dependendo da complexidade e número de projetos de cada disciplina.

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