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Com o Answer Bot da Zendesk, a Nomad Global entrega um atendimento mais ágil e assertivo

As soluções da Zendesk foram vitais para que a Nomad conseguisse acelerar seu tempo de resposta em 90%

Nomad Global
"Nosso time está muito feliz em proporcionar uma melhor experiência de atendimento e a Zendesk dá todo suporte necessário para podermos continuar simplificando a vida global dos nossos clientes."

Carolina Godoy

Coordenadora de Projetos e Melhoria Contínua para Experiência do Cliente - Nomad Global

Agentes

24

CSAT

+18%

Clientes desde

2019

País Atendido

Brasil

90%

de redução no tempo médio de primeira resposta

35 mil

de acessos aos artigos de FAQ

59%

dos clientes que engajam com robô não sentem necessidade de interação humana

40,9h

de redução no tempo de solução de um ticket

Com mais de 500 mil contas abertas na plataforma, a Nomad Global estava tendo que lidar com um desafio: em quatro meses, o número de tickets criados pelos seus clientes aumentou 60%.

Falando em números, a demanda passou de menos de 2 mil tickets por mês em janeiro de 2021 para 22 mil em janeiro de 2022, atingindo o seu maior número histórico em março de 2022: foram mais de 35 mil chamados mensais.

Considerando a predominância dos atendimentos de dúvidas, que por muitas vezes já eram contempladas na FAQ, o atendimento perdia eficiência e o cliente demorava mais para ter a sua pergunta respondida.

Ao se posicionar como uma solução completa para o consumidor, a Nomad precisava encontrar maneiras de melhorar seu tempo de resposta e manter a qualidade do seu atendimento, de uma maneira escalável para suprir o crescimento previsto nos próximos anos — chegar até 2 milhões de contas ativas.

Foi com esse pensamento que as soluções da Zendesk se tornaram a luz no fim do túnel para a empresa. Trazendo ferramentas efetivas, a parceria resultou em um mapeamento dos gargalos de atendimento e trouxe um caminho na direção do sucesso da jornada do cliente para a Nomad.

Garantindo mais velocidade e escalabilidade no atendimento com a Zendesk

O passo inicial da Nomad foi encarar sua necessidade de um atendimento escalável. Para isso, além de gerenciar sua base de conhecimento com o Zendesk Guide, a empresa adotou também o Zendesk Suite.

Para garantir mais flexibilidade, em 2022, a organização realizou a mudança de chat para mensageria, com o Zendesk Bot. Até então, os clientes que optavam por iniciar um chat com a empresa eram levados diretamente ao atendimento humano.

Com o Zendesk Bot, a Nomad agora tem a possibilidade de:

– Oferecer um autoatendimento;
– Cuidar das tarefas simples e repetitivas do dia a dia dos agentes, liberando-os para questões mais complexas;
– Analisar as solicitações para encontrar os artigos mais relevantes da Central de Ajuda para enviar ao cliente;
– Monitorar métricas como taxa de sugestão, taxa de clickthrough, taxa de resolução e taxa de rejeição.

Por fim, por meio das APIs Zendesk, a melhoria mais recente da empresa foi voltada para priorização de atendimentos críticos, considerando casos de uso frequentes de clientes em viagem ou que tiveram o celular roubado. A integração com o sistema da empresa permite identificar esses clientes e alertar os agentes sobre esses atendimentos.

Diante das possibilidades de uso da conta, a Nomad entende que precisa compreender os diferentes níveis de urgência de forma a oferecer um atendimento de excelência.

“O nosso time explorou o potencial da Zendesk, vinculando todos os canais de atendimento à plataforma, implementando um bot no chat que sugere artigos na FAQ, aumentando o número de pontos de acesso ao suporte no app, com dúvidas frequentes e usando todos os dados gerados pela Zendesk para criar indicadores de eficiência e qualidade do nosso atendimento.” Carolina Godoy, Coordenadora de Projetos e Melhoria Contínua para Experiência do Cliente - Nomad Global

Atendimento rápido e assertivo: o sucesso da Nomad em números

A partir do momento em que a empresa identificou seus gargalos e buscou solucioná-los com a implementação das ferramentas da Zendesk, foi possível notar uma mudança nos resultados.

Com um trabalho massivo de integração, todos os canais de atendimento foram vinculados à ferramenta com o objetivo de centralizar os contatos, permitir a alternância entre canais e garantir um atendimento fluido. Além dos canais de e-mail, chat e telefone, a Nomad utiliza a plataforma atualmente para WhatsApp, Instagram, Facebook e ouvidoria, dando maior liberdade a seus consumidores.

Além disso, foram publicados 465 artigos FAQ, com quase 100 mil acessos mensais, garantindo que o cliente encontre respostas para suas dúvidas de maneira autônoma.

“Nossos clientes muitas vezes estão em viagem e precisam de suporte imediato. Se tornou indispensável oferecer um serviço que dá autonomia, seja rápido e assertivo”, afirma a Coordenadora de Projetos e Melhoria Contínua para Experiência do Cliente da Nomad, Carolina Godoy.

A personalização do atendimento também foi essencial para garantir que o consumidor tivesse uma resolução mais efetiva para as suas solicitações. Hoje em dia, com base no perfil de cada cliente, o sistema de priorização baseado em algoritmos implementado pela Nomad identifica potenciais clientes em viagem e usuários assíduos da plataforma, além de buscar por comunicações de roubo de celular para auxiliar seus consumidores de forma mais rápida.

O caso da Nomad é um exemplo de como a integração entre os sistema internos da empresa e a Zendesk possibilitou a construção de gatilhos na Zendesk Suite e resultou em uma operacionalização simples e eficiente dessa priorização, mantendo uma visão única das filas para os agentes e entregando um atendimento assertivo e ágil aos clientes.