Assistentes de voz com IA
Os assistentes de voz com IA oferecem suporte conveniente 24 horas por dia, 7 dias por semana, e integram-se a soluções de CX para gerenciamento simplificado. Encontre um assistente de voz que se conecte com a plataforma de CX líder do setor.
Última atualização em 3 julho 2025
Um guia dos 6 melhores assistentes de voz com IA
Os assistentes de voz com IA não são mais uma coisa do futuro. Eles estão prontos para ouvir, responder perguntas e até mesmo fazer piadas a qualquer momento. Se você precisa programar uma tarefa ou resumir um texto, esses assistentes viabilizados por IA podem te ajudar.
Embora ajam de forma semelhante aos chatbots de IA, os assistentes de voz com IA interpretam e respondem especificamente a comandos falados, em vez de escritos. Além disso, oferecem mais conveniência, melhorando a experiência do cliente (CX) sem abrir mão da qualidade do serviço.
Continue lendo para saber mais sobre assistentes de voz com IA, os benefícios e as melhores opções para você.
Mais informações neste guia:
- O que é um assistente de voz com IA?
- O que os assistentes de voz com IA podem fazer?
- Os 6 melhores assistentes de voz com IA
- Benefícios de um assistente de voz com IA
- Como escolher um assistente de voz com IA
- Perguntas frequentes
- Integre um assistente de voz com IA com uma solução de CX líder
O que os assistentes de voz com IA podem fazer?
Os assistentes de voz com IA são capazes de:
- Compreender a linguagem natural (NLU) para saber o que humanos querem dizer, e não apenas o que eles dizem
- Concluir tarefas como marcação de compromissos, entrada de dados, criação de lembretes e alarmes e muito mais
- Recuperar informações, incluindo notícias, clima, dados do cliente, reservas de voos, recomendações de hotéis e muito mais
- Integrar back-end com soluções de atendimento como software de central de suporte com IA e bases de conhecimento com IA.
- Traduzir com uma conscientização crescente sobre o contexto e o significado
- Oferecer suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, para que os clientes recebam ajuda quando e onde precisarem
- Fornecer suporte àacessibilidade da CX, incluindo IA generativapara assistência com imagens, reconhecimento de voz para resumos de fala, texto ou fala fora do padrão e muito mais
Os 6 melhores assistentes de voz com IA
Compilamos uma lista dos seis principais assistentes de voz com IA do mercado que oferecem uma variedade de recursos, desde gerenciamento de tarefas até recursos de conversação. Confira nossa lista abaixo.
- PolyAI: melhor em atendimento que coloca a voz em primeiro lugar
- Spitch: melhor em suporte omnichannel
- VOCALLS: melhor em automação
- Siri: melhor em privacidade e segurança
- Alexa: melhor em acessibilidade
- Google Assistente: melhor em suporte para chamada
1. PolyAI
melhor em atendimento que coloca a voz em primeiro lugar

Fundada em 2017, a PolyAI é uma empresa de tecnologia que fornece assistentes de voz com IA para centrais telefônicas e centros de contato. Usando IA generativa e grandes modelos de linguagem (LLMs), os assistentes de voz viabilizados por IA da PolyAI podem oferecer atendimento ao cliente com voz em primeiro lugar. Esses assistentes de voz multilíngues também podem fornecer serviços em 45 idiomas, incluindo inglês, francês, alemão e espanhol.
A tecnologia de assistência da PolyAI inclui gerenciamento de diálogo, que é uma estrutura para os clientes concluírem naturalmente as interações com assistentes de voz. Os assistentes da PolyAI também usam um modelo de NLU para analisar a intenção do cliente e um modelo de compreensão de linguagem falada para ajustar os resultados de reconhecimento de fala. Além disso, os assistentes de voz PolyAI podem ser implementados em qualquer canal, incluindo telefone e chat, e se integram a uma variedade de softwares e tecnologias.
Recursos:
- Suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana
- Integrações
- Análises
- Relatórios
- Atendimento de mãos livres
- Gerenciamento de diálogos
- Compreensão da linguagem falada
Preços: Entre em contato com a PolyAI para informações sobre preços.
Leitura recomendada: Saiba como a PolyAI se integra ao Zendesk.
2. Spitch
melhor em suporte omnichannel

Trabalhando na digitalização da central de atendimento, a Spitch é uma empresa de tecnologia de IA com sede na Suíça que usa mecanismos de NLU e IA generativa para oferecer atendimento baseado em voz aos clientes. Essa empresa usa uma abordagem que permite a implementação de assistentes de voz com IA em duas semanas. A Spitch também usa uma plataforma na nuvem local para fornecer segurança e proteção de dados de acordo com os regulamentos-padrão.
Os assistentes da Spitch podem executar várias tarefas baseadas em voz, incluindo reconhecimento de intenção do cliente, processamento de linguagem natural e encaminhamento de consultas, quando necessário. Esses assistentes de voz também permitem que as equipes atendam a solicitações de clientes entre canais sem perder o contexto, enquanto gerenciam contas, atualizam registros e conduzem protocolos de conversação. Além disso, a Spitch usa análise de fala (SA) e biometria de voz (VB) para automatizar a autenticação e identificar e catalogar dados do cliente.
Recursos:
- Suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana
- Integrações
- Análises
- Relatórios
- Atendimento de mãos livres
- Omnichannel
- Gerenciamento de contas
Preços: Entre em contato com a Spitch para informações sobre preços.
Leitura recomendada: Saiba como a Spitch se integra ao Zendesk.
3. VOCALLS
melhor em automação

A VOCALLS é uma plataforma de IA fundada em 2017 que prioriza a voz para automatizar as interações com os clientes. A VOCALLS usa um mecanismo para criar assistentes de voz com IA conhecidos como Voicebots. Com o assistente de voz da VOCALLS, as empresas podem automatizar status de pedidos, solução de problemas, processamento de pagamentos e reembolsos, perguntas frequentes, vendas adicionais, lembretes e muito mais.
Essas ferramentas de IA também oferecem suporte de TI, atualizações de contas, classificação de tickets e escalonamento de agentes, permitindo que as empresas proporcionem experiências de autoatendimento omnichannel. A tecnologia da VOCALLS também se integra ao software de CRM para autenticar e revelar dados do cliente. Além disso, a VOCALLS oferece proteção de dados baseada na nuvem compatível com SOC 2, PCI e RGPD, bem como painéis que permitem que as equipes visualizem o desempenho do assistente e façam os ajustes adequados.
Recursos:
- Suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana
- Integrações
- Análises
- Relatórios
- Atendimento de mãos livres
- Processamento da fala
- Painel de estatísticas
Preços: Entre em contato com a VOCALLS para informações sobre preços.
Leitura recomendada: Saiba como a VOCALLS se integra ao Zendesk.
4. Siri
melhor em privacidade e segurança

A Apple lançou originalmente a Siri, seu assistente virtual que coloca a voz em primeiro lugar, em 2011. Esse assistente de voz viabilizado por IA está integrado a todos os dispositivos Apple, incluindo iPhones, iPads e Macs. A Siri foi desenvolvida com base no Apple Neural Engine, que usa inteligência no dispositivo para personalizar o atendimento enquanto mantém a privacidade dos dados por meio de segurança integrada ao núcleo e processamento no dispositivo.
Os usuários podem enviar perguntas, comandos consecutivos e mensagens e receber informações sobre produtos sem usar as mãos. Os recursos da Apple Intelligence usam dados do cliente e contexto pessoal para gerenciar e atuar em apps e entre apps, enquanto fornecem informações específicas sobre os recursos e configurações de um dispositivo. Além disso, a Siri usa tecnologia de processamento de linguagem para gravar áudio, escrever transcrições e criar resumos, além de aproveitar dados históricos para entender o contexto de conversas.
Recursos:
- Atalhos
- Kit do desenvolvedor
- Apple Intelligence
Preços: Incluída com dispositivos Apple.
5. Alexa
melhor em acessibilidade

Alexa, a assistente de voz com IA baseado na nuvem da Amazon, foi lançada pela primeira vez em 2014. Essa assistente viabilizada por IA oferece várias funções, como a configuração de lembretes ou alarmes para anúncios de intercomunicação, e é compatível com recursos de acessibilidade controlados e ativados por voz, como legendas de chamadas em tempo real. A Alexa oferece ainda notícias, atualizações de calendário e controles parentais, enquanto IDs de reconhecimento autenticam usuários e sinalizam preocupações de privacidade ou segurança.
Quando se trata de atendimento ao cliente, a Alexa pode ser usada para se conectar a centrais de contato, obter respostas para perguntas comuns e iniciar chamadas. Esse assistente de voz com IA também usa informações de contato do cliente para entender a intenção do usuário, fazer reservas, confirmações e muito mais. Os recursos adicionais dessa tecnologia permitem que ela defina temporizadores, alarmes, lembretes e notas, além de gerenciar calendários e tarefas. Também é possível fazer chamadas de voz sem o uso das mãos e chamadas em grupo entre dispositivos conectados.
Recursos:
- Integrações
- Perfis
- Rotinas
Preços: Dispositivos e apps Amazon gratuitos.
6. Google Assistente
melhor em assistência para chamada

Anunciada na Developer Conference do Google em 2016, a Google Assistente é um assistente de voz viabilizado por IA que permite que os usuários executem tarefas sem usar as mãos, como definir e gerenciar tarefas, iniciar a comunicação com outras pessoas ou dispositivos, obter informações locais ou respostas a perguntas e controlar apps. Esse assistente de voz também oferece aos usuários controles de privacidade incorporados, incluindo o modo de espera, que os usuários podem ativar para impedir que o Google Assistente colete e armazene seus dados pessoais.
O Google Assistente oferece suporte em mais de 30 idiomas em 80 países. Os usuários também podem programar o assistente de voz para corresponder ao tom de voz de uma empresa, permitindo que ela responda de forma consistente às demandas dos usuários. Ferramentas como o Family Link permitem que os clientes gerenciem, usem e interajam com cronogramas, filtros de conteúdo e acesso a apps. Além disso, a assistência de chamadas pode fazer a triagem de ligações ou oferecer previsões de conversa. Os usuários também podem criar atalhos ativados por voz para acessar aplicativos e outros tipos de informações.
Recursos:
- Integrações
- Atalhos
- Gerenciamento de tarefas
- Assistência de chamadas
Preços: Grátis com dispositivos e apps Google.
Benefícios de um assistente de voz com IA
Com um assistente de voz IA integrado à sua solução de CX, você pode oferecer um atendimento ao cliente excepcional com o máximo de eficiência sem aumentar os custos organizacionais. Abaixo, detalhamos os benefícios mais significativos desses assistentes de voz com IA.
Maior produtividade
Os assistentes de voz com IA são eficientes e incansáveis, cuidando de pesquisas e tarefas de rotina, como agendar compromissos, processar pedidos ou responder a perguntas frequentes. Com esse suporte constante, os agentes humanos podem se concentrar em interações com clientes mais complexos que exigem empatia, pensamento crítico e habilidades de resolução de problemas. Delegando tarefas repetitivas e outras responsabilidades aos assistentes de voz com IA, os agentes também podem se concentrar em fornecer atendimento personalizado ao cliente e construir relacionamentos, aumentando a produtividade dos agentes e a satisfação geral.
Horário de suporte estendido
A integração dos assistentes de voz viabilizados por IA com sua solução de atendimento ao cliente permite que sua empresa ofereça suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana aos clientes. Enquanto seus agentes humanos resolvem interações delicadas durante o horário normal de trabalho, os assistentes digitais podem fornecer respostas e resoluções em tempo hábil para consultas menos complexas a qualquer hora, independentemente do fuso horário ou do dia da semana. Com esse nível de suporte, as empresas ganham a confiança dos clientes permitindo que recebam a ajuda de que precisam.
Melhor experiência do cliente
Os assistentes de voz viabilizados por IA são dinâmicos: Eles podem responder à linguagem natural e fornecer respostas em estilo de conversação. Esses assistentes também melhoram a experiência, oferecendo suporte consistente e alinhado à marca em vários canais, atendendo os clientes onde eles estão e em vários idiomas.
Redução dos custos organizacionais
Automatizando o encaminhamento e o tratamento de tarefas e consultas de rotina, os assistentes de voz viabilizados por IA usam automação inteligente para ajudar as equipes de atendimento ao cliente a fazer mais com menos, resultando em custos operacionais mais baixos. Além disso, fornecendo suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, e oferecendo aos clientes várias opções de autoatendimento, esses assistentes podem ajudar as empresas a fornecer suporte ao cliente fora do horário de pico sem aumentar o número de funcionários.
Como escolher um assistente de voz com IA
Para escolher o melhor assistente de voz com IA para sua empresa, você precisa pesquisar. Examine suas opções, experimente ferramentas em potencial e escolha a opção que complementará seus sistemas existentes.
Veja alguns recursos e capacidades importantes a serem considerados durante o processo de verificação:
- Integrações de soluções de atendimento: Certifique-se de que o assistente de voz com IA se integra perfeitamente ao seu ecossistema de CX, incluindo seu software de call center e sistema de tickets, para que ele possa transferir clientes para agentes humanos enquanto sua equipe rastreia e gerencia interações.
- Funcionalidade: Procure as funções específicas, incluindo suporte ao cliente multilíngue e automação de tickets.
- Privacidade e segurança: Avalie os protocolos de segurança do assistente de IA e certifique-se de que estejam de acordo com as políticas de privacidade de dados da sua empresa.
- Personalização: A personalização de respostas e saudações é importante para uma experiência do cliente mais personalizada. Portanto, verifique se o assistente de voz permitirá que você personalize suas interações.
- Aprendizagem e adaptação: Escolha um assistente de voz com IA que use cada interação para aprender, adaptar e melhorar continuamente suas respostas ao longo do tempo.
- Custo: Não ultrapasse seu orçamento com um assistente de voz viabilizado por IA. Em vez disso, compare modelos de preços e recursos para encontrar uma solução que combine com seu budget.
- Suporte ao cliente: Para uma implementação tranquila (e uso contínuo), pesquise o quanto o suporte ao cliente fornecido pelo provedor do assistente de IA é confiável e responsivo.
- Avaliações e classificações: Leia avaliações e classificações on-line de outras empresas para ter insights sobre as experiências do usuário.
Avaliando cuidadosamente esses fatores e experimentando os produtos nos quais você tem mais interesse, é possível selecionar um assistente de voz com IA que se integrará perfeitamente à sua solução de atendimento e revolucionar a sua CX.
Perguntas frequentes
Integre um assistente de voz com IA com uma solução líder em CX
O Zendesk é a solução de CX líder do mercado para a era da IA. É fácil de usar e é escalável para qualquer tipo de uso. Nosso Marketplace oferece assistentes de voz com IA que se integram perfeitamente à sua solução, permitindo rastrear, gerenciar e encaminhar interações com assistentes quando necessário.
Integrando um assistente de voz com IA com uma solução líder em CX e viabilizada por IA, como o Zendesk, as empresas podem elevar a experiência de seus clientes a novos patamares. Esses assistentes virtuais viabilizados por IA conseguem lidar com consultas de rotina, fornecer recomendações personalizadas e realizar tarefas de forma autônoma, permitindo que os agentes humanos se concentrem em consultas mais complexas e delicadas.
Não espere: invista em nossa solução de atendimento líder do mercado e integre facilmente seu software de CX com uma variedade de assistentes de voz com IA disponíveis no Marketplace da Zendesk.
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