Copiloto IA
Entenda o que é um copiloto de IA, como os recursos de inteligência artificial e linguagem do sistema funcionam, tipos existentes e vantagens no atendimento.
Copiloto IA: o que é, como funciona e vantagens
Última atualização em 21 março 2025
Todo comandante precisa de alguém capacitado ao seu lado para dar suporte, sugerir soluções rápidas e executar ações aprovadas. No caso dos agentes de atendimento ao cliente, essa assistência vem de um copiloto IA.
As soluções baseadas em inteligência artificial são tendências tecnológicas, aplicadas em diversas áreas e com enorme potencial de expansão.
No setor de atendimento ao cliente, o assistente IA já é uma realidade e facilita a rotina de muitas empresas.
A expectativa de 90% das empresas entrevistadas para o CX Trends 2025 da Zendesk é que 80% dos problemas sejam resolvidos sem intervenção humana nos próximos anos.
Continue no artigo e entenda o que é um copiloto IA, como a tecnologia funciona, tipos e vantagens no atendimento.
Neste artigo, você aprenderá:
- O que é um copiloto IA?
- Como funciona um copiloto IA?
- Quais são os tipos de copiloto IA?
- Vantagens do copiloto IA
O que é um copiloto IA?
O copiloto de IA é um assistente com tecnologia de inteligência artificial que melhora a produtividade dos agentes por meio da automação de tarefas, geração de sugestões inteligentes e fornecimento de insights em tempo real. O recurso interage com a equipe nos bastidores, enquanto os clientes recebem respostas prontas.
Ou seja, o agente continua na linha de frente do atendimento, mas com o auxílio de uma ferramenta revolucionária que torna o suporte mais rápido, preciso e personalizado.
A dinâmica com o assistente IA melhora não só a eficiência e a satisfação do cliente, mas também o desempenho e a produtividade da equipe.
Os segundos que o agente gastaria para pensar na resposta ou procurar informações são reduzidos com o copiloto IA, pois a ferramenta sugere respostas conforme o contexto da conversa, o que diminui o tempo médio de atendimento .
Dessa forma, o agente humano sabe exatamente o que dizer e fazer conforme a etapa em que o cliente está, pois a orientação proativa do copiloto personaliza cada interação com o cliente.
Como funciona um copiloto IA?
A ferramenta de copiloto de IA funciona como um assistente inteligente que amplia as capacidades dos agentes humanos. O software usa algoritmos avançados de aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural (NLP) para fornecer assistência e automação em tempo real.
Por exemplo, o copiloto do agente Zendesk analisa entradas, contexto e padrões do usuário para gerar sugestões relevantes, concluir tarefas e oferecer insights.
Dessa forma, o sistema aprende com as interações do cliente para fornecer suporte direcionado e evitar ações genéricas.
O Zendesk AI oferece um copiloto IA proativo que otimiza a jornada de atendimento dos agentes. Confira três destaques sobre seu funcionamento.
Integração com o sistema de atendimento atual
O copiloto IA da Zendesk se integra ao fluxo de trabalho existente, sem interromper os processos de atendimento. Dessa forma, o agente não precisa buscar uma resposta ou dado, pois a ferramenta sugere a informação, o que torna a experiência mais fluida para agentes e clientes.
Assistência proativa e relevante
O objetivo do copiloto IA é prever necessidades conforme o contexto dos clientes para aumentar a assertividade das respostas e ações sugeridas. Em vez de simplesmente aconselhar, a ferramenta é proativa e atualiza os tickets e redige mensagens iniciais, o que aprimora o desempenho do agente e melhora a satisfação do cliente.
Customização dos processos comerciais
O copiloto IA funciona conforme os processos comerciais definidos pelo administrador e orienta os agentes passo a passo nas tarefas.
Ao automatizar respostas e ações que normalmente exigiriam esforço manual, a ferramenta reduz drasticamente a carga de trabalho do agente e aumenta a eficiência.
A solução da Zendesk oferece um diferencial que agiliza o funcionamento do copiloto IA: exigências mínimas de configuração e técnica. As empresas definem suas regras e processos de negócios no sistema, e o copiloto cuida do resto.
Quais são os tipos de copiloto IA?
Existem diversos tipos de copiloto IA que atendem as necessidades de diferentes negócios e setores do mercado. Conheça as cinco variações mais comuns:
- Copilotos de IA de uso geral: assistentes versáteis que lidam com várias tarefas, desde escrever e-mails e criar conteúdo até fornecer resumos de informações complexas;
- Copilotos de IA de produto: adaptados para ajudar as pessoas a usar e trabalhar em um sistema específico, além de oferecer conhecimento e suporte especializados;
- Copilotos de IA de setor: projetados para funções específicas, como vendas, marketing ou atendimento ao cliente. Fornecem orientações e automações voltadas para a função do produto, como o copiloto do agente Zendesk;
- Copilotos de IA para desenvolvedor: auxiliam os programadores na geração de códigos, depuração e realização de testes de novos sites, aplicativos e softwares;
- Copilotos de IA criativos: focados em auxiliar processos criativos de tarefas, como escrever, projetar ou compor música.
Vantagens do copiloto IA
As vantagens do copiloto IA impactam todo o sistema de atendimento, o que aumenta não só a satisfação dos clientes, mas também dos agentes. Confira a seguir os benefícios e usos mais comuns.
Aumenta a produtividade e eficiência do atendimento
As tecnologias de IA dos copilotos, como roteamento e triagem inteligentes, IA generativa e análise de sentimentos, otimizam fluxos de trabalho e aprimoram as habilidades da equipe, o que eleva a produtividade.
Melhora a experiência do cliente
Empresas que implementam a IA mais rapidamente fornecem suporte personalizado e conversacional, o que eleva o nível do customer experience e impacta positivamente as métricas de atendimento.
Reduz custos operacionais
O copiloto baseado em IA é uma solução econômica que facilita o acompanhamento das principais tendências de negócios e das expectativas dos clientes, sem exigir grandes investimentos em TI.
Acelera a escalabilidade
Empresas de todos os portes, até mesmo pequenos negócios e startups, utilizam inteligência artificial. Os copilotos são fáceis de implementar e evoluem com a empresa, o que permite a adaptação dos recursos de IA às necessidades de escalabilidade do negócio.
Conheça as soluções de IA da Zendesk
Agora que você sabe o que é copiloto IA, conheça as funcionalidades revolucionárias do Zendesk AI para atendimento ao cliente.
Além do copiloto, o sistema auxilia na criação de agentes de IA, automação de tarefas, criação de base de conhecimento e muito mais.
Saiba mais sobre a Zendesk AI agora mesmo!
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