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Artigo 6 min read

Ferramentas com inteligência artificial: como podem ser úteis?

Por Zendesk

Última atualização em 13 fevereiro 2024

À medida que o cenário empresarial se adapta às demandas em constante evolução, a presença das ferramentas de inteligência artificial (IA) se destaca como uma bússola de inovação e eficiência, guiando tomadores de decisão B2B em direção a um futuro mais promissor. 

Em tempos de grandes expectativas dos clientes, escassez de mão de obra qualificada e incerteza econômica, a IA auxilia as equipes de atendimento ao cliente a se expandir – e permanecer ágeis.

De acordo com o relatório CX Trends, elaborado pela Zendesk, dois terços dos consumidores esperam que a IA seja capaz de prever o que eles precisam e fornecer soluções relevantes de maneira proativa.

E mais: 68% estão confiantes de que a inteligência artificial continuará a evoluir e melhorar sua capacidade de entender e responder à comunicação humana.

Tendo isso em vista, elaboramos este artigo para explicar por que a IA é fundamental no atendimento ao cliente e como ela pode ajudar no dia a dia.

Convidamos você a continuar a leitura para conferir também 6 exemplos de uso de ferramentas com IA com foco na experiência do cliente.

Resumo
  • A IA vem revolucionando o atendimento ao transformar a forma como as empresas interagem com os clientes e entregam serviços. Chatbots atendem várias consultas simultaneamente, oferecendo soluções rápidas 24/7.

  • Além de promover experiências individualizadas e relevantes, a IA é eficaz na triagem de solicitações, pois classifica e direciona os problemas dos clientes para os agentes adequados, evitando gargalos e melhorando a eficiência.

  • São exemplos de uso da IA no atendimento: Processamento de Linguagem Natural, automação de tarefas, recomendações personalizadas, análise de sentimento, triagem de solicitações e respostas a perguntas frequentes.

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Neste artigo, você aprenderá

Por que a IA é fundamental no atendimento ao cliente?

A importância fundamental da IA reside em sua capacidade de aprimorar a experiência do cliente, em que respostas rápidas e personalizadas se tornaram o padrão esperado.

A inteligência artificial desempenha um papel crucial e revolucionário no atendimento ao cliente, transformando radicalmente a forma como as empresas interagem com seus clientes e entregam serviços. 

Chatbots e assistentes virtuais alimentados por IA podem atender simultaneamente a várias consultas, oferecendo soluções rápidas 24/7. Além disso, a IA é capaz de personalizar as respostas com base no histórico de interações do cliente, garantindo uma experiência mais individualizada e relevante.

Ainda, a IA é eficaz na triagem de solicitações, pois classifica e direciona automaticamente os problemas dos clientes para as equipes ou agentes adequados. 

Dessa maneira, previne-se gargalos, melhora-se a eficiência operacional e encaminha-se as solicitações mais complexas para os especialistas certos, o que gera resoluções mais ágeis.

Leia também: Recomendação personalizada: o que é, e quais os principais tipos

Como a IA pode ajudar no dia a dia?

A inteligência artificial tem o potencial de fazer uma diferença marcante em nossas vidas diárias, disponibilizando uma ampla gama de benefícios e facilitando várias atividades. 

De recomendações personalizadas em plataformas de e-commerce a assistentes virtuais que nos acompanham em jornadas online, a IA permeia nosso dia a dia de maneira quase que onipresente.

Veja abaixo 5 exemplos:

Antecipe as tendências do mercado e descubra o que seus clientes desejam.

1 – Direção inteligente

Aplicativos de direção com IA podem fornecer rotas otimizadas em tempo real, considerando o tráfego, as condições climáticas e outros fatores. Isso torna a condução e a locomoção mais eficientes, ágeis e seguras.

2 – Tradução de idiomas

É cada vez mais comum o uso de ferramentas de tradução com inteligência artificial. Elas permitem a comunicação em diferentes idiomas, tornando a interação global mais acessível e fluente.

3 – Edição de fotos e vídeos

Editar fotos e vídeos ficou ainda mais fácil com o uso de inteligência artificial. Recursos equipados de IA facilitam o aprimoramento e ajuste dessas mídias, reduzindo a necessidade de conhecimento técnico avançado.

4 – Detecção de fraudes

A IA pode detectar padrões comportamentais atípicos em transações financeiras e atividades online, ajudando a proteger contra fraudes e ataques cibernéticos.

5 – Recomendações personalizadas

Plataformas alimentadas por IA, como serviços de streaming e comércio eletrônico, oferecem recomendações personalizadas com base em seu histórico de compras, páginas visitadas, “likes”, favoritos, músicas ou filmes que você já deu play e preferências.

Isso permite descobrir novos conteúdos ou produtos e serviços relevantes.

Relatório da Zendesk – CX Trends

Ferramentas com inteligência artificial: 6 usos no atendimento e experiência do cliente

Ferramentas com IA permitem respostas ágeis e sob medida, otimizam a triagem de solicitações e elevam a qualidade da interação com os clientes.

Separamos aqui 6 exemplos de uso da inteligência artificial a favor do atendimento e da experiência do cliente.

  1. Processamento de Linguagem Natural (NLP): chatbots equipados com NLP conseguem entender e responder a perguntas de maneira natural e fluida.
  2. Automação de tarefas: a IA pode automatizar tarefas rotineiras do atendimento ao cliente, como confirmações de pedidos, atualização de dados e rastreamento de entregas.
  3. Recomendações personalizadas: plataformas de e-commerce, streaming e redes sociais usam IA para analisar o comportamento do cliente e recomendar produtos, conteúdos e anúncios personalizados.
  4. Análise de sentimento: a IA analisa o sentimento dos clientes nos feedbacks e interações com a marca nas redes sociais.
  5. Triagem de solicitações: a IA pode segmentar e direcionar as solicitações de atendimento de acordo com o nível de complexidade e assuntos específicos.
  6. Respostas a perguntas frequentes: chatbots e assistentes virtuais com IA conseguem responder a perguntas frequentes de forma rápida e precisa.

Leia também: Zendesk Chatbot: a personalização para seu atendimento!

A Zendesk tem as melhores ferramentas de IA 

O uso de ferramentas com inteligência artificial não é mais uma mera promessa, mas sim uma realidade tangível que está moldando as operações e a experiência do cliente de maneira sem precedentes.

Se você não quer que a sua empresa fique para trás nessa tendência, saiba que a Zendesk pode ser a sua parceira.

Desenvolvemos um conjunto de soluções baseadas em inteligência artificial. Nosso software de atendimento, por exemplo, permite que sua equipe personalize as experiências do cliente, gerando fidelidade e receita.

A incorporação da IA no CRM é uma estratégia que possibilita o aprimoramento do customer experience, o aumento da eficiência operacional e a obtenção de insights valiosos para tomar decisões mais bem informadas.

Com as nossas soluções de IA, como chatbots e assistentes virtuais, sua empresa consegue oferecer suporte inteligente em grande escala; eles dão respostas instantâneas aos clientes, dobram a capacidade intelectual dos atendentes humanos e ainda elevam a produtividade da empresa.

Fica muito mais fácil para os clientes obterem as respostas de que precisam sobre seus produtos ou serviços.

Quer ver como tudo isso funciona na prática? Então, faça um tour pelo Zendesk Service para conhecer todos os recursos e inicie o período de avaliação gratuita do nosso sistema.

Cuidar dos seus clientes não precisa ser caro. Conheça os planos do Zendesk.

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