Ir para o conteúdo principal

Artigo 5 min read

Como a inteligência artificial pode transformar a experiência do cliente?

Por Zendesk

Última atualização em 24 novembro 2023

Identificar e incorporar a transformação digital no atendimento já não é mais uma opção para as empresas. Ao compreender como a inteligência artificial pode transformar a experiência do cliente, os negócios mostram que sabem surfar a onda do momento e provam que estão dispostos a oferecer aquilo que o consumidor demanda. 

Felizmente, os múltiplos recursos e ferramentas disponíveis ajudam não apenas a otimizar jornadas de compra, mas também a simplificar a rotina interna dos setores, tornando-as mais fluidas e integradas. 

Neste artigo, vamos refletir sobre tendências e oportunidades com a expansão do uso da IA no atendimento ao cliente, incluindo dicas práticas para implementá-la e explorar sua máxima potencialidade.

IA no atendimento ao cliente: expectativas, tendências e oportunidades

Nos últimos anos, os rápidos avanços da inteligência artificial evidenciaram que sua presença nos processos organizacionais se tornará cada vez mais comum. 

Em um cenário de expansão, saem na frente os negócios que compreendem as possibilidades de uso da tecnologia para além do óbvio, empregando-as em prol das demandas do consumidor. 

A boa notícia é que nós conhecemos bem as necessidades dos clientes, e sabemos que grande parte deles anseia por um atendimento cada vez mais digitalizado. 

De acordo com o Relatório de Tendências em CX da Zendesk, 73% dos consumidores esperam mais interações com a IA no dia a dia e creem que o recurso melhorará a qualidade do atendimento ao cliente.

Em termos práticos, a inteligência artificial pode contribuir de forma ativa para a redução de gargalos no atendimento, a geração de conteúdo informacional atualizado e automatizado e a personalização das interações. Tudo isso com menos custos e alto nível de entrega. 

Se você ainda tem dúvida sobre os benefícios do uso de chatbots, IA generativa e automação na sua rotina de atendimento, continue a leitura. Elaboramos uma lista com 5 razões pelas quais a inteligência artificial pode transformar a experiência do cliente. 

5 benefícios da Inteligência Artificial na rotina de atendimento

Implementar a inteligência artificial na rotina de atendimento traz vantagens como: 

  1. Alto nível de personalização
  2. Acesso facilitado a insights e dados poderosos
  3. Atendimento 24/7
  4. Mais autonomia para o cliente
  5. Automatização de tarefas repetitivas

Entenda como cada uma funciona na prática. 

1. Alto nível de personalização

Com o auxílio da inteligência artificial e do armazenamento de dados ricos, é possível construir dossiês altamente personalizados sobre os clientes e suas jornadas de compra

O volume de informações armazenado serve para viabilizar segmentações fiéis à realidade e direcionar conteúdos específicos e adequados às demandas. Além disso, alimenta times de suporte e atendimento com informações valiosas para a resolução de tickets. 

2. Acesso facilitado a insights e dados poderosos

A facilidade de acesso a informações-chave, aliás, merece destaque. A inteligência artificial integrada a ferramentas de atendimento é capaz de gerenciar informações, combinando dados sinérgicos para direcionar tomadas de decisão cada vez mais coerentes. 

3. Atendimento 24/7

Outro benefício da inteligência artificial capaz de transformar a experiência do cliente é a disponibilidade de atendimento 24/7, materializada na forma de chatbots

Além de contribuírem diretamente para o aumento da eficiência do atendimento, os robôs de suporte aprendem com os inputs que recebem e são capazes de ajustar suas respostas ao tom da solicitação, tornando-as cada vez mais humanas.

4. Mais autonomia para o cliente

Em busca de agilidade na obtenção de respostas, muitos consumidores preferem tirar suas dúvidas de forma autônoma — sem acessar um agente. Para que tenham êxito na tarefa, as empresas precisam dispor de bases de conhecimento ricas e atualizadas. 

Nesse sentido, uma ferramenta de inteligência artificial desempenha um papel importante, na medida em que assegura que updates sejam incorporados aos artigos disponíveis e que as informações sejam ordenadas de acordo com lógicas estratégicas (por volume de buscas, perfil do segmento de cliente etc). 

5. Automatização de tarefas repetitivas

Por fim, para entender como a inteligência artificial pode transformar a experiência do cliente, é fundamental falarmos sobre automatização. 

Enquanto os robôs se encarregam de fluxos de atividades repetitivas e operacionais, os times têm tempo e disponibilidade para focar em outros pontos da jornada, dedicando-se à criação de experiências únicas para o cliente.

Na prática: como turbinar a experiência do cliente com IA

Após conhecer os benefícios do suporte ao cliente com IA, você certamente está ansioso para entender, na prática, como inserir os recursos na rotina. 

Para te ajudar, preparamos uma lista com algumas possibilidades:

  • Ative recursos de triagem inteligente e análise de sentimentos: uma boa ferramenta de IA é capaz de analisar e categorizar tickets de acordo com o tom de voz e o sentimento do cliente, facilitando o direcionamento aos agentes. 
  • Programe chatbots com scripts amplos: permita que seus chatbots coletem mais dados do que o convencional a partir de scripts estratégicos.
  • Analise dados com a ajuda da tecnologia: solicite relatórios e conte com a IA para processar altos volumes informacionais, garantindo percepções mais profundas e embasadas.

Como a inteligência artificial pode transformar a experiência do cliente? Descubra agora! 

A inteligência artificial pode transformar a experiência do cliente na medida em que possibilita uma jornada de compra mais ágil, personalizada e autônoma. 

Cada vez mais humanizados, os recursos de IA entregam com precisão o que o cliente busca, encurtando o caminho entre a intenção de compra e a conversão. 

É hora de inserir o recurso na rotina da sua empresa? Então conte com a Zendesk IA! 

A camada de inteligência da Zendesk combina anos de dados e insights da nossa solução de atendimento ao cliente com novas tecnologias de IA para melhorar instantaneamente as experiências do agente e do cliente.

Explore gratuitamente os recursos da Zendesk IA em um período de teste e revolucione a CX da sua empresa!

Histórias relacionadas

Artigo
7 min read

Rastreamento de intenção do cliente: decifrando o comportamento de compra

Entenda o que é, qual a importância e como fazer o rastreamento de intenção do cliente - além dos principais obstáculos para as organizações.

Artigo
6 min read

Confiança do cliente na Era da IA: a importância da transparência

Entenda a importância da transparência na obtenção da confiança do cliente na Era da IA e confira casos de sucesso para se inspirar.

Artigo
16 min read

LGPD comentada: conheça as normas em uma linguagem clara

Veja a LGPD comentada, amplie seu conhecimento sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais + 5 formas de garantir o cumprimento na sua empresa.

Artigo
15 min read

Três pilares da excelência no atendimento: como adotá-los?

Conheça os três pilares da excelência no atendimento, como eles afetam as interações com seus clientes e como a tecnologia ajuda a melhorar estas bases.