Artigo

As 9 melhores ferramentas para gerenciamento de projetos

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 7 dezembro 2020
Última atualização em 7 dezembro 2020

Quais seriam as melhores ferramentas para gerenciamento de projetos? Como gestor, ter essa resposta pode impactar diretamente nos resultados obtidos pelo seu time na execução das mais variadas tarefas.

Quando falamos em gestão de projetos, é preciso ter em mente que essa atividade envolve todo o planejamento, desenvolvimento e apresentação dos resultados de algo que foi planejado por sua empresa.

Pode ser a criação de um novo produto ou o aprimoramento de um serviço que já é oferecido para o seu público, por exemplo. O fato é que essa jornada engloba tudo o que é necessário para chegar ao objetivo proposto.

Além disso, uma boa gestão de projetos também visa reduzir os custos dessa operação, controlar os riscos, alcançar resultados mais assertivos, engajar a equipe e, claro, aumentar o nível de satisfação do cliente.

Por todos esses motivos, conhecer as melhores ferramentas para gerenciamento de projetos é tão importante. Elas darão suporte para que você e a sua equipe alcancem tudo o que foi planejado.

Confira, agora, a lista com 9 soluções que podem contribuir muito nesse trajeto.

As melhores ferramentas para gerenciamento de projetos

Cada uma das melhores ferramentas para gerenciamento de projetos que vamos apresentar a seguir tem as suas funcionalidades e particularidades.

Para lhe ajudar a escolher qual a melhor para a sua empresa, antes vamos deixar algumas dicas:

  • Utilize a solução que mais tem a ver com a área de atuação da sua empresa (há algumas ferramentas de gestão de projetos específicas para determinados segmentos)
  • Avalie a complexidade do projeto que está cuidando e escolha uma que seja compatível
  • Considere o número de pessoas envolvidas e se a solução escolhida pode ser utilizada simultaneamente por todas
  • Verifique a facilidade de navegação e instalação, se houver
  • Descubra se a ferramenta que pretende usar oferece serviço de suporte, especialmente se for paga.

Com isso em mente, confira a lista com as melhores ferramentas para gerenciamento de projetos, que são:

  • Asana
  • Basecamp
  • Slack
  • Artia
  • Podio
  • Runrun.it
  • Operand
  • Wrike
  • GanntProject 

Asana

O Asana abre a nossa lista das melhores ferramentas para gerenciamento de projetos por ser uma plataforma online que pode ser acessada tanto via web quanto por aplicativo disponível para Android e iOs.

A versão gratuita conta com funções básica, mas já bastante úteis. Para quem precisa de algo mais completo, pode migrar para a versão paga.

Baseado no método Kanban, um dos principais diferenciais do Asana é que essa ferramenta permite a visualização da linha do tempo do seu projeto.

Dessa forma, você consegue “navegar” entre os dias, verificar o que está dentro do prazo ou em atraso, os responsáveis pela tarefa, entre outras funcionalidades. 

Aproveite e leia também “Metodologia ágil: por que pode ajudar sua empresa a crescer?

Basecamp

O segundo nome na lista das melhores ferramentas para gerenciamento de projetos é o Basecamp. 

Essa solução se destaca por permitir estruturar os projetos com base dos objetivos e prazos. Também é possível fazer a organização por equipe ou membro responsável, verificando todo o seu histórico de atividades.

Assim como a Asana, o Basecamp também conta com uma linha do tempo que deixa a visualização e acompanhamento do andamento do projeto ainda mais claros.

Slack

O Slack é uma ferramenta que vai contribuir bastante para deixar a sua comunicação  interna mais assertiva e livre de ruídos, aprimorando bastante a sua gestão.

A solução é um chat de mensagens que pode ser utilizado tanto em desktops quanto em dispositivos móveis.

As conversas podem ser organizadas por canais, por exemplo, canal do time do projeto 1, canal do time do projeto 2 etc.

Além disso, pelo Slack é possível compartilhar arquivos de diferentes formatos, como fotos e textos. A ferramenta também se integra facilmente ao Google Drive, Dropbox e outras.

Artia

Se você procura uma solução completa, a Artia pode ser a melhor opção. Isso porque essa ferramenta oferece organização de tarefas pelo método Kanban, relatório de desempenho, controle financeiro e até apontamento de horas trabalhadas.

Seu diferencial fica por conta da técnica Pomodoro integrada, metodologia que divisão de tempo de trabalho na qual o profissional produz por 25 minutos seguidos e descansa 5 minutos.

Dica de leitura: “Metodologia Squad: as 8 etapas necessárias para que o conceito funcione

Podio

Na lista das melhores ferramentas para gerenciamento de projetos, o Podio também permite organizar os prazos de entrega, distribuir as tarefas, entre outras funções.

O que difere essa solução das demais é que conta com filtros que ajuda a verificar, por exemplo, todas as tarefas e atividades que foram entregues por um mesmo colaborador.

Outro diferencial bem interessante, é que o Podio armazena o seu histórico de projetos. Dessa forma, você pode verificar o que deu certo, ou não, e usar como parâmetro para novos planejamentos.

Runrun.it

O foco do Runrun.it é fazer a gestão de pessoas. Para isso, ele oferece funcionalidades para gerenciar e distribuir tarefas, calcular horas trabalhadas, mensurar desempenho, entre outras.

E por falar em gestão de pessoas, não deixe de ler este artigo “Gestão de equipes remotas: 5 dicas para você aprimorar sua liderança

GanttProject 

Apesar de não ser um software na nuvem, o GanttProject tem a vantagem de ser facilmente adaptável às necessidades de cada usuário.

Sua principal função é fazer o gerenciamento do cronograma do seu projeto. Essa sua funcionalidade é baseada no chamado “gráfico de Gantt” ou “diagrama de Gantt”, que é uma visualização gráfica dos processos que estão sendo desenvolvidos.

Operand

Lembra que falamos que existem ferramentas de gestão de projetos específicas para determinados segmentos? Pois bem, o Operand é uma delas.

Essa solução é indicada para fazer o gerenciamento de equipes de criação e conta com funcionalidades como integração com outras mídias, armazenamento de arquivos de diferentes formatos e muito mais.

Wrike

Outra na lista das melhores ferramentas para gerenciamento de projetos direcionada a um nicho é o Wrike.

Indicado para gestão de equipes de desenvolvimento e de criação, o Wrike tem como grande diferencial a possibilidade de editar arquivos dentro da sua própria interface. 

A comunicação dessa solução entre os membros da equipe também é facilitada. Bastando fazer a menção com o símbolo “@” antes do nome da pessoa que deseja interagir.

Seu foco é Tecnologia da Informação? Sem problemas! Leia o artigo “Gestão de projetos de TI: entenda o que é, suas etapas + dicas de como fazer um gerenciamento eficaz” e conquiste mais e melhores resultados!