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Veja como o chatbot da Zendesk eleva os resultados do negócio!

Por Zendesk

Última atualização em 19 fevereiro 2024

Chatbot é uma ferramenta que vem revolucionando o setor de atendimento ao cliente. Baseado em algoritmos, esse sistema consegue simular conversas e oferecer, de modo automático, respostas e soluções rápidas para os consumidores. 

De acordo com a pesquisa Zendesk CX Trends, 64% dos consumidores querem que os bots forneçam o mesmo nível de serviço que os humanos, o que mostra a importância de se investir nessa solução.

Além disso, a pesquisa também mostrou que os clientes estão ansiosos por uma personalização mais profunda, e o bem-estar e o sentimento do consumidor passaram então a remodelar essa experiência. E é aí que a Zendesk te ajuda!

Resumo

  • Há 3 tipos de chatbot, que são os baseados em regras, machine learning e inteligência artificial. O último é o mais avançado, pois entende as preferências do cliente e o contexto da conversa, trazendo respostas compatíveis.
  • Os motivos para usar o chatbot são: disponibilidade 24/7, respostas rápidas, redução de custos, atendimento consistente, personalização, automação de tarefas, coleta de dados, facilidade de uso, aprendizado contínuo e mai
  • Chatbots podem atender diversas demandas, sobretudo as que vêm das áreas de atendimento ao cliente, vendas e marketing. Os bots que têm recursos de IA, em especial, contribuem para elevar ainda mais os resultados dos setores.

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Neste artigo, você aprenderá

O que é chatbot?

Chatbot é um software que atua como uma espécie de robô e que consegue replicar e imitar uma conversa natural por meio de chat. 

Também chamados de assistentes virtuais, os chatbots são programas pré-configurados que conseguem decodificar perguntas de modo imediato, consultar base de dados e responder imediatamente dúvidas de usuários tanto por voz como por chat.

Qual tecnologia é usada no chatbot?

O chatbot tem como base a inteligência artificial (IA), o processo de linguagem natural (PLN) e o aprendizado de máquina.

Deixe a IA cuidar do trabalho e tenha mais produtividade

Logo, para criar um, além de habilidade de desenvolvimento de back-end, é necessário que seus especialistas tenham uma profunda familiaridade com diferentes linguagens e tecnologias. 

Viu como seria complexo criar a sua própria tecnologia? No entanto, com o chatbot da Zendesk você faz tudo de forma simples e natural, afinal, nós damos todo o suporte que você precisa.

Sabe o que isso quer dizer? Que não é necessário você investir um capital elevado para ter essa solução disponível. Tudo pode ser feito de maneira muito fácil e sem nenhum tipo de burocracia.

Como funciona o chatbot?

O chatbot funciona com base em gatilhos e em algoritmos específicos. Assim, completa automaticamente uma ação, interpreta palavras e fornece respostas predefinidas. 

Como todo software, o chatbot funciona com base em programação, que pode variar em termos de complexidade. 

Atualmente, os três tipos mais comuns de chatbot disponíveis no mercado são:

Os baseados em regras

Que são os tipos mais simples. Eles são configurados para identificar uma palavra-chave específica e, assim, acionam respostas condizentes a esse gatilho. 

Os chatbots baseados em regras não conseguem realizar tarefas mais complexas e sua linguagem e vocabulário são mais simples e limitados. 

Isso não significa, no entanto, que eles sejam ineficazes. Muito pelo contrário, uma vez que eles são muito efetivos em processos como qualificação de leads e para responderem perguntas frequentes. 

Os baseados no machine learning 

Esse chatbot online segue os preceitos do machine learning. Isto é, ele consegue aprender com as solicitações e as interações dos usuários. 

Para tanto, conta com um processo evolutivo, visto que, com o tempo, consegue interpretar melhor as demandas e solicitações e, assim, se torna cada vez mais capaz de oferecer respostas inteligentes dentro do contexto da experiência do cliente. 

Os baseados na inteligência artificial 

O chatbot AI é o mais avançado. Ele consegue combinar os benefícios dos robôs baseados em regras com o poder dos programas de machine learning. 

Ou seja, ele mescla o processo da linguagem natural com o machine learning e com a inteligência artificial e, desse modo, consegue entender os clientes em um nível bastante complexo. 

O chatbot AI compreende as preferências do cliente, entende o contexto da conversa e consegue, até mesmo, responder os usuários de acordo com o estilo de sua comunicação, usando gírias e termos regionais. 

Além disso, pode trabalhar em conjunto com outros canais e aplicativos da empresa e, dessa forma, ajuda a potencializar a abordagem omnichannel, oferecendo uma experiência completa, personalizada e integrada.

Por que usar um chatbot?

Um chatbot otimiza as interações entre pessoas e serviços, logo, melhora a experiência do cliente. Isso porque ele consegue conversar de forma natural com os usuários, oferecendo a fluidez, a agilidade e a eficiência necessárias no processo de atendimento. Dentre as principais vantagens podemos destacar:

Disponibilidade 24/7

Chatbots estão sempre disponíveis para responder perguntas e fornecer informações, independentemente da hora ou dia.

Respostas rápidas

Eles podem responder perguntas com rapidez e eficiência, o que é particularmente útil em situações de alto volume de consultas.

Redução de custos

A implementação de chatbots pode diminuir a necessidade de contratar funcionários adicionais para atendimento ao cliente e outros serviços, reduzindo os custos operacionais.

Atendimento consistente

Eles garantem um atendimento consistente, já que as respostas são baseadas em um conjunto pré-definido de informações e regras.

Personalização

Chatbots podem ser personalizados para se adequar às necessidades específicas de um negócio ou usuário, fornecendo uma experiência mais envolvente e personalizada.

Automatização de tarefas

Eles podem ser programados para executar tarefas repetitivas e rotineiras, liberando tempo para os funcionários se concentrarem em tarefas mais importantes e complexas.

Coleta de dados

Chatbots podem coletar informações sobre as interações dos usuários, ajudando as empresas a entender melhor as necessidades e preferências dos clientes e aprimorar seus produtos e serviços.

Facilidade de uso

Muitos chatbots são projetados para serem fáceis de usar e acessíveis, permitindo que os usuários interajam com eles de forma simples e intuitiva.

Integração com outras plataformas

Chatbots podem ser integrados a outras plataformas de comunicação, como redes sociais, aplicativos de mensagens e sites, ampliando seu alcance e funcionalidade.

Aprendizado contínuo

Com o uso de inteligência artificial e machine learning, alguns chatbots têm a capacidade de aprender e melhorar suas respostas com o tempo, tornando-se mais eficientes e úteis.

Portanto, é possível notar como o chatbot da Zendesk pode ser extremamente importante para o seu negócio, garantindo mais agilidade e satisfação no atendimento ao cliente.

Como treinar um chatbot?

O treinamento de um chatbot para site exige paciência e conhecimento avançados de especialistas. Além disso, ele é constante e deve acompanhar a evolução da transformação digital e se alinhar com as demandas do mercado e da empresa. 

Um chatbot reage a estímulos e suas ações acontecem com base em gatilhos. Sendo assim, elencamos algumas boas práticas e dicas nesse cenário de treinamento. 

Desenvolva uma personalidade

Para criar um chatbot para sua empresa que interaja com seu público e crie conexão com ele, ele precisa falar a mesma língua que ele e ser interessante. 

Para tanto, é preciso antes de mais nada, conhecer sua audiência a fundo e definir o tom e a voz da sua marca para ditar como será o atendimento. 

Seja transparente 

Para que não haja ruídos na comunicação e frustração, é imprescindível criar um chatbot que se apresente e que diga quando não entendeu a linguagem ou a solicitação do cliente. 

Essa prática promove a transparência e otimiza a experiência do cliente, uma vez que oferece a ele a oportunidade de conversar com um atendente humano, caso deseje. 

Configure o chatbot para que ele seja humanizado 

Não há nada mais chato para o cliente do que perceber que está conversando com uma máquina. 

Para evitar essa experiência, configure o sistema para que ele não repita perguntas e ofereça respostas com palavras diferentes e mais criativas.

Para que serve um chatbot?

Um chatbot serve para diversos contextos e cenários, como:

No atendimento ao cliente

Como você já viu, o chatbot otimiza a experiência de atendimento ao cliente por oferecer a ele agilidade e eficiência. 

Além disso, ele está disponível 24 horas por dia e todos os dias da semana, assim como também melhora a produtividade do agente humano, visto que está capacitado a oferecer a resposta certa no momento adequado, permitindo que os atendentes se dediquem a outras tarefas. 

No marketing

Os chatbots podem ser configurados tanto para fazer os contatos iniciais com os clientes em potencial, sendo bastante eficazes na prospecção, como também na geração e qualificação. Isso porque conseguem coletar, consultar dados e oferecer algo relevante em troca, como conteúdo ou promoções/descontos.

Sem falar que um chatbot consegue gerar conexão com o público de uma marca, fazendo com que ele se identifique e se engaje com ela. 

Nas vendas 

Um chatbot também pode ser um grande aliado nas vendas. Afinal, ele também consegue colher feedbacks de clientes, registrar reclamações e, assim, melhorar tanto os produtos, como os serviços e o atendimento, potencializando e incrementando as vendas e o faturamento. 

Como vimos ao longo deste texto, o chatbot é eficiente e fundamental em diversos contextos e segmentos. É possível que em um futuro muito próximo, as empresas que não contem com essa tecnologia percam rapidamente sua fatia de mercado. 

Se você não quer que isso ocorra com a sua e deseja elevar a experiência de seus clientes, pode contar com o chatbot da Zendesk. 

Com o Zendesk Chat, a conversa com os clientes acontece em tempo real e com fluidez. Quer mais?

Pois ele também emite relatórios que possibilitam que você analise a satisfação de seus consumidores e o desempenho de seus agentes. Para saber mais sobre essa solução, convidamos você a fazer uma avaliação grátis. Você vai se surpreender.

Transforme a experiência do cliente com Zendesk Service

Como a Zendesk ajuda você a implantar um chatbot?

Com o Zendesk Service, você pode transformar o atendimento do seu cliente incluindo chatbots para garantir mais personalização e agilidade.

Por meio do nosso CRM, pode-se fornecer suporte conversacional de maneira prática para seus clientes, para que eles recebam respostas simples e clara para as dúvidas que possuem sobre o seu produto ou serviço.

E não é só isso: você pode fornecer suporte em qualquer canal, para que sempre que eles puderem, eles entrarem em contato com você. Afinal, a conversa permanecerá ativa independente do canal escolhido.

Com o uso da IA e bots, você pode dar respostas instantâneas aos consumidores, dobrar a capacidade intelectual dos agentes e economizar tempo e dinheiro da sua empresa.

Deixe a IA fazer o trabalho mais pesado

Quando você implanta a tecnologia de chatbot, quem faz o trabalho pesado no seu negócio é a IA. Isso mesmo, não importa se os seus agentes estão online ou offline. O seu bot estará sempre pronto a dar suporte.

Eles resolvem solicitações ou a transferem para o agente certo, e a partir daí as ferramentas orientam para a melhor solução para cada caso.

E a configuração é muito simples, e você pode ativar a assistência de IA ou lançar um bot em apenas poucos segundos para deixar a experiência do cliente ainda mais fluída.

Presente em todos os lugares

Com um chatbot você estará onde os clientes estão sem se sobrecarregar. Afinal, você pode incorporá-lo em diversos canais de suporte como chat, mensagens, e-mail, Slack, WhatsApp e muito mais.

Essa é uma oportunidade de se aproximar dos seus clientes, eliminar tempos de espera e consequentemente aumentar a satisfação deles pelo seu negócio.

E, com o criador de fluxos da Zendesk, você pode criar conversas entre o bot e seus clientes e posteriormente publicá-lo em vários idiomas, sem a necessidade de programação. Tudo de forma simples e intuitiva.

Chegou a hora de conferir, na prática, tudo o que a Zendesk oferece. Aproveite!

A Zendesk tem planos adaptados à realidade da sua empresa, seja ela grande ou pequena.

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