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Chatbot para empresas: o que é e como essa ferramenta pode ajudar o seu negócio?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 17 Abril 2020
Última modificação 15 Maio 2020

Sabe quando você abre uma página na web ou o perfil de alguma marca no Facebook e, “do nada”, aparece uma janelinha de conversa no canto inferior com algum tipo de saudação? Isso nada mais é do que um chatbot tentando interagir com você.

Essa ferramenta, que promete melhorar a experiência de clientes, vem ganhando cada vez mais espaço no mundo corporativo. As empresas estão investindo em sites com chatbots para oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes e otimizar o trabalho de seus atendentes humanos. Segundo a revista Meio & Mensagem, o Brasil já conta com mais de 61 mil chatbots em atividade.

Se você quer saber mais sobre essa solução tecnológica, continue a leitura deste artigo e descubra o que é um chatbot para empresas, as vantagens que ele oferece e como ele pode ser utilizado no seu negócio.

Confira também 3 exemplos de empresas que usam chatbot e têm obtido bons resultados com seus atendentes virtuais.

O que é chatbot para empresas?

Uma plataforma chatbot é um robô conversacional que, por meio da Inteligência Artificial e do Machine Learning, dialoga com usuários de maneira personalizada, simulando a linguagem humana.

Os chatbots são uma forma que muitas empresas encontraram para oferecer respostas rápidas aos seus clientes. Com esses assistentes virtuais, o atendimento é feito com mais agilidade. Com ajuda da Inteligência Artificial, o robô vai armazenando os dados das interações, as melhores respostas para cada tipo de pergunta, e oferece ao usuário uma experiência mais personalizada.

A interface dos chatbots pode ser integrada a aplicativos de mensagem, como o Facebook Messenger, o WhatsApp e o Telegram. Com essa solução, é possível automatizar o atendimento, permitindo que os atendentes humanos se dediquem a outras tarefas ou a atendimentos mais complexos.

Como uma plataforma chatbot pode ser útil para a sua empresa?

As empresas que investem em sites com chatbots ou utilizam os aplicativos de mensagem para hospedar seus robôs conversacionais querem, no geral, otimizar o tempo de resposta aos seus clientes e aumentar a produtividade de seus atendentes.

No entanto, os chatbots também podem ser úteis em outros aspectos. E é sobre isso que vamos falar a seguir.

1. Atendimento ao cliente

Como já mencionamos por aqui, fornecem atendimento aos usuários. Por meio desse assistente virtual, é possível esclarecer as dúvidas recorrentes de seus clientes de forma bem rápida e a qualquer hora.

2. Suporte técnico

Os chatbots também são muito úteis para a realização de procedimentos de suporte técnico. Se após seguir todas as instruções do robô o usuário ainda não tiver solucionado o seu problema, ele então é encaminhado para um atendente humano ou pode, por exemplo, agendar uma visita técnica com o próprio assistente virtual.

3. Atração, geração e nutrição de leads

Os chatbots também podem ser utilizados nas campanhas proativas de marketing da sua empresa. Com eles, é possível enviar mensagens sobre alguma campanha ou conteúdos relevantes para nutrir seus leads.

4. Vendas

Outra utilidade dessa ferramenta que vale a pena mencionar se refere à possibilidade de efetuar vendas. Basta o usuário abrir o chat da sua empresa, escolher os produtos, digitar os dados para pagamento e pronto; compra efetuada.

Se a sua empresa é um e-commerce, os chatbots podem enviar notificações para os usuários no caso de abandono de carrinho.

5. Criação de um banco de dados

Os chatbots armazenam os dados das interações com seus clientes. Tais dados podem ser utilizados para adequar a linguagem utilizada ao perfil do seu cliente e personalizar a oferta de produtos ou serviços.

Principais vantagens de um chatbot para empresas

O uso de sites com chatbot ou integrações via WhatsApp e Facebook Messenger podem trazer alguns benefícios para a sua empresa. São eles:

    Maior engajamento dos usuários com o perfil da marca nas redes sociais;
    Disponibilidade 24/7;
    Processamento de grandes volumes de solicitações;
    Redução de custos;
    Maior produtividades das equipes de atendimento;
    Aumento nas receitas e no faturamento;
    Atendimentos mais ágeis;
    Aumento no índice de satisfação dos clientes.

Viu como investir em um chatbot pode ser vantajoso para a sua empresa? Para te inspirar, separamos alguns exemplos que já fazem uso dessa solução tecnológica e têm experimentado bons resultados.

    Exemplos de empresas que usam chatbot

Elotech

A Elotech é um empresa especializada em tecnologia para Gestão Pública. Em uma única interface, a Elotech reuniu todos os seus canais de comunicação e pôde se dedicar mais ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para seus clientes.

Após implementar o chatbot, a empresa conseguiu otimizar o suporte para seus clientes, reduzindo em 40% os tickets em aberto na sua central de atendimento. Além disso, a satisfação dos clientes chegou a 96,1% e o a NPS 84,2%.

Gympass

O braço da Gympass na América Latina utilizou o chatbot para melhorar o suporte oferecido aos seus usuários. A ferramenta permitiu que a empresa criasse regras para interagir de forma proativa com seus clientes e monitorar a qualidade do atendimento.

OLX

A OLX também é uma das empresas que usam chatbot. Ela incorporou o robô conversacional a em seu aplicativo para Android. Assim, um widget do chat é exibido para o cliente quando ele abandona a página de publicação de anúncios, incentivando-o a concluir o anúncio.

Agora que você já sabe mais sobre chatbot para empresas, o que acha de implementar essa solução tecnológica no seu negócio?

Com um chatbot para empresas, você consegue oferecer uma melhor experiência para seus clientes e fidelizá-los.

A Zendesk conta com uma suíte de soluções que inclui diversos outros produtos além do chatbot. Por isso consegue potencializar seu relacionamento com seus públicos, promovendo uma melhor experiência do cliente, mais engajamento e trazendo resultados efetivos.