Plano de ação matriz SWOT: o que é? Como montar o seu? Aprenda!

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 13 dezembro 2022

Matriz SWOT ou FOFA é a análise feita para identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que cercam o seu negócio. Para além de entender como fazê-la, é importante saber realizar o plano de ação matriz SWOT.

Com ele, você colocará em prática tudo o que foi analisado estrategicamente com as descobertas da matriz SWOT. Quer saber como?

Preparamos um conteúdo completo sobre o assunto, onde serão abordados os tópicos:

  • o que é e como funciona a matriz SWOT?;
  • forças, fraquezas, oportunidades e ameaças: exemplos;
  • plano de ação matriz SWOT: passo a passo para fazer o seu.

Boa leitura!

O que é e como funciona a matriz SWOT?

Antes de aprender como montar o seu plano de ação matriz SWOT, você sabe o que é e como funciona esse tipo de análise? Ela é melhor compreendida quando destrinchamos a sigla, pois assim é possível descobrir os pontos que a análise se baseia. 

  • Letra S: significa Strengths ou Força;
  • Letra W: significa Weaknesses ou Fraqueza;
  • Letra O: significa Opportunities ou Oportunidades; e
  • Letra T: significa Threats ou Ameaças.

Ou seja, a matriz SWOT é a estratégia que irá auxiliar na descoberta das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da sua empresa. A tradução literal para o português também faz a técnica ser conhecida como análise FOFA. 

Leia também: Análise de mercado: passo a passo para fazer a sua.

Como funciona?

Entendendo o básico do que é a análise, é comum que surja uma outra dúvida:

“Como funciona a matriz SWOT?”

Basicamente, ela funciona a partir da análise de cada ponto da matriz. Ou seja, é preciso entender como funciona a parte interna e externa da sua empresa. 

O motivo é que a avaliação das forças e fraquezas estão relacionadas ao andamento dos processos internos. Já para identificar as oportunidades e ameaças é preciso analisar o mercado que seu negócio está inserido, pois impactarão diretamente no planejamento e receita da empresa.

Para ficar mais claro, confira a seguir alguns exemplos de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. É importante que, para fazer um plano de ação matriz SWOT, você adeque-os à realidade e nicho de mercado.

Forças, fraquezas, oportunidades e ameaças: exemplos

Para aplicar a matriz SWOT, exemplos são sempre muito bem vindos. Nesse sentido iremos avaliar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de um restaurante de comida japonesa. 

É importante deixar claro que esses exemplos podem servir como uma base para o seu negócio, mas que eles não devem ser vistos como uma regra. Como assim?

Por exemplo, enquanto a fraqueza de um negócio pode ser o gerenciamento interno esse, não necessariamente, é o da sua empresa. Portanto, conheça bem os processos do seu negócio para fazer uma análise eficaz. 

Matriz SWOT: exemplo de forças e fraquezas

Forças

Na análise das forças você identifica as características da sua empresa que se sobrepõem às da concorrência. Em um restaurante japonês podem ser:

  • preparo da comida;
  • localização;
  • infraestrutura;
  • delivery eficiente;
  • embalagens resistentes.

Fraquezas

Já na análise das fraquezas é o contrário. Você precisará identificar o que sua empresa “perde” para a concorrência. Alguns exemplos são:

  • preço;
  • atendimento ao cliente ruim;
  • mau gerenciamento financeiro;
  • alimentos com aparência ruim.

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Matriz SWOT: exemplo de oportunidades e ameaças

Oportunidades

Para analisar as oportunidades é preciso estar atento ao que acontece no ambiente externo do seu negócio, mas que impacte as vendas dele. 

  • datas comemorativas;
  • black friday;
  • semana do consumidor;
  • economia estabilizada.

Ameaças

Já na análise das ameaças, é preciso avaliar fatores externos que podem interferir no bom andamento do seu negócio.

  • alta do dólar;
  • exportação mais cara;
  • greve dos caminhoneiros;
  • aumento do preço dos combustíveis;
  • chuva em excesso.

Plano de ação matriz SWOT: passo a passo para fazer o seu 

Até aqui você já entendeu:

  • O que é a matriz SWOT
  • Como funciona a matriz SWOT
  • Exemplos de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças

Mas, concorda que ainda falta alguma coisa? Afinal, como fazer um plano de ação matriz SWOT? Continue por aqui para descobrir os cinco principais passos para realizá-lo.

1- Defina suas metas e objetivos

O primeiro passo para fazer um bom plano de ação é identificar, a partir da análise feita na matriz SWOT, quais são as metas e objetivos da sua empresa. Com elas bem definidas será possível ter maior noção de onde quer chegar.

2- Liste as tarefas a serem realizadas

A partir disso faça uma lista com todas as tarefas que precisarão ser realizadas para que as metas sejam alcançadas. Por exemplo, se foi identificado com a SWOT que uma das fraquezas do seu negócio é no atendimento ao cliente, liste tudo o que é preciso ser feito para melhorá-lo.

Como, por exemplo: 

  • investimento em cursos;
  • treinamento de equipes;
  • aplicação de estratégias.

3- Delegue-as e estabeleça prazos

Com a lista de tarefas pronta é hora de indicar quem irá fazer o que. Além disso, é importante que sejam estabelecidos prazos para as entregas de cada atribuição.

Isso pode ser definido em reuniões semanais. Nelas também será possível analisar o feedback de cada equipe com a estratégia utilizada.

4- Avalie situações de risco

Em todo plano de ação é preciso deixar claro quais riscos podem acontecer durante este processo. Elenque variadas situações de risco e monte planos de ação para caso uma ou mais delas aconteçam. 

Mesmo que sejam situações fora do seu controle, você saberá exatamente o que fazer para que os riscos sejam minimizados.

5- Monitore os resultados

O último passo para fazer um plano de ação matriz SWOT é também um dos mais importantes. É essencial que os resultados das ações sejam analisados. 

O motivo é que será a partir deles que você saberá quais as outras ações que precisam ser feitas para desenvolver sua empresa e conquistar mais clientes. 

Ofereça a melhor experiência ao seu cliente

Agora que já tirou todas as dúvidas sobre o que é, como funciona e como fazer um plano de ação da matriz SWOT, fica evidente que todo esse processo tem um objetivo principal: desenvolver sua empresa para oferecer a melhor experiência ao seu cliente.

Mas, será que existe alguma maneira de otimizar a relação da sua empresa com a sua base de clientes?

A resposta é… SIM!

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