Ir para o conteúdo principal

Artigo 18 min read

O que é nicho de mercado? Tipos e 5 passos para definir o seu

Por Zendesk

Última atualização em 24 Abril 2023

Iniciar um negócio requer atenção a várias frentes, desde financeira até a demanda do mercado pelo tipo de produto ou serviço que você vai oferecer, isso sem contar as diversas outras decisões que devem ser tomadas para ampliar suas chances de alcançar o sucesso. 

Mas, sem dúvidas, definir o que será vendido e para quem, é uma das decisões que exigem mais dedicação e pesquisa. E, para isso, entender o que é nicho de mercado é indispensável. 

O nicho de mercado escolhido pela sua empresa é o que vai definir:

  • os tipos de produtos e serviços comercializados;
  • a persona da empresa; 
  • os canais de venda; 
  • as campanhas de publicidade; 
  • o local em que a empresa deve ser aberta; 
  • onde anunciar; 
  • quais serão seus concorrentes; 
  • qual será o nível de dificuldade de entrada no mercado e mais.

De maneira geral, entender o que é nicho de mercado e definir o da sua empresa é o que vai decidir todos os próximos passos do negócio. 

Indo além, a definição do nicho de mercado da empresa pode determinar o destino da empresa, direcionando-a para o sucesso ou fracasso. 

Mas, afinal, o que é nicho de mercado e como definir o da sua empresa? Continue lendo e encontre as respostas para essas e outras perguntas.

O que é nicho de mercado?

Nicho de mercado é uma segmentação específica dentro de um setor empresarial. É um recorte de uma área que atende às necessidades mais específicas de um grupo de pessoas. Geralmente, o nicho de mercado é valioso quando há poucas empresas atuando de forma tão específica, para atender aquele público em particular. 

Que tal um exemplo para te ajudar a entender o que é nicho de mercado? Imagine que você deseja abrir uma loja online de roupas. Esse é o setor em que você deseja atuar. Agora, considere que você irá abrir uma loja virtual de roupas esportivas, mas não qualquer tipo de peça, apenas vestuário para ciclismo. Esse é um exemplo de nicho de mercado, no qual a sua empresa pode atuar: roupas para ciclismo. 

Perceba que ele é muito mais específico do que o setor de roupas ou, ainda, roupas esportivas. 

Nesse momento, você pode estar pensando: mas o nicho de mercado faz com que meu público diminua. Afinal, menos pessoas procuram por roupa de ciclismo do que por roupas esportivas.

A verdade, entretanto, é que quando se segmenta um público, você se torna mais relevante para ele. Além disso, reduz a concorrência que precisará enfrentar e atende às necessidades claras de um segmento, o que facilita sua comunicação com aquele público e, potencialmente, amplia os resultados que a sua empresa terá na conversão de clientes. 

O nicho representa, então, uma fatia de mercado que engloba um público com características semelhantes e com necessidades específicas, ainda pouco exploradas pelo mercado. 

Ao definir um nicho de atuação, a empresa passa a direcionar seus investimentos para atingir esse mercado ainda pouco explorado, que está em busca de soluções para suas demandas específicas e que ficaria grato de conhecer uma empresa que corresponda a elas. 

A importância do nicho de mercado em sua estratégia

A principal razão de estabelecer um nicho de mercado, seguindo as características que listamos acima, é a possibilidade de se destacar mais facilmente diante do público que você deseja atingir e, assim, alcançar o sucesso em menos tempo e com menor investimento.

Isso é possível porque, se você escolheu um bom nicho, não existem muitas outras empresas que atendam às demandas desse mercado. Logo, além da pouca concorrência, a empresa surge e acaba se tornando uma referência para os consumidores, mesmo com pouco tempo de mercado. 

Nessa mesma linha, a definição de um nicho de mercado eficiente contribui para a otimização dos investimentos que serão necessários para alcançar seu público, ou seja, será mais fácil criar uma segmentação de anúncios que alcancem o público com perfil de cliente ideal da empresa. 

Isso sem contar que, ao impactar as pessoas certas, você amplia as taxas de cliques e conversão, levando para sua empresa um público qualificado e interessado no que você tem a oferecer. 

E o melhor de tudo: estamos falando de um grupo de pessoas que não têm muitas opções além da sua empresa e está disposto a pagar para ter sua necessidade atendida. 

Em suma, ao definir um nicho de mercado que seja realmente valioso, é mais fácil se destacar para o público que deseja atingir e agregar valor com um investimento muito menor e um retorno maior. 

Vale lembrar que clientes que fazem parte desses nichos, geralmente, estão dispostos a pagar mais por um produto que resolva suas necessidades e dores, e que se comunique diretamente com ele.

Quais as vantagens de definir um nicho de mercado?

Em resumo, entre as vantagens de definir um nicho de mercado em sua estratégia de crescimento em vendas estão:

1 – Menor concorrência

Como bem pontuamos anteriormente, se você souber escolher um bom nicho de mercado, cujas necessidades ainda não foram plenamente atendidas, você não precisará se preocupar com uma concorrência muito acirrada.

Dedicar-se a nichos específicos significa lidar com poucos players – ou, em alguns casos, sua empresa pode ser a única a atender às necessidades desse grupo de pessoas ou empresas (em se tratando de vendas B2B).

2 – Público mais qualificado

Ao atuar em um nicho de mercado, em vez de expandir para um público-alvo mais amplo, você terá a oportunidade de trabalhar com potenciais clientes mais qualificados.

Ou seja, você vai lidar com pessoas mais propensas a se interessar por sua proposta de valor e pelo seu core business. Isso facilita bastante o trabalho de qualificação e a conversão de oportunidades de negócio.

3 – Redução da necessidade de investimento

Você não precisa fazer grandes investimentos, caso sua intenção seja oferecer soluções para um público mais nichado.

Por exemplo, não é necessário investir muito em marketing visando alcançar um volume grande de pessoas. Além disso, sua operação produtiva e de atendimento também pode ser mais enxuta.

4 – Redução do custo de aquisição de clientes

O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é um indicador de desempenho que mensura quanto a empresa precisou investir para adquirir cada novo cliente.

Se você se dedica a um nicho específico de mercado, esse custo tende a ser menor. Isto é, você consegue captar mais clientes com menos investimentos.

O vídeo abaixo explica o que é e como calcular o CAC:

5 – Maior retorno sobre investimento

Além de reduzir o CAC, focar em um nicho de mercado pode potencializar seu retorno sobre investimento – o ROI.

Um dos motivos para isso é a possibilidade de estabelecer um relacionamento mais próximo com sua audiência. Dessa forma, você entende melhor as necessidades do público e oferece soluções praticamente sob medida, o que faz com que eles sintam maior confiança e disposição para fechar negócio com sua empresa.

6 – Facilidade para a identificação de possíveis parcerias

Em mercados mais nichados, a concorrência direta tende a ser menor. Isso favorece a identificação de empresas que podem ser grandes parceiras do seu negócio, oferecendo soluções complementares às suas.

Assim, é possível propiciar experiências marcantes e exclusivas, o que pode te ajudar a construir uma base de clientes verdadeiramente fiéis.

7 – Assertividade nas campanhas de marketing e vendas

Por fim, outra grande vantagem de estabelecer um nicho de mercado para orientar a atuação do seu modelo de negócio é a possibilidade de criar campanhas de marketing e vendas mais assertivas.

Ao trabalhar com um nicho mais específico, fica bem mais fácil direcionar anúncios e produzir conteúdos que façam mais sentido para o perfil de clientes que você quer atrair para sua empresa.

Em paralelo, o discurso de vendas fica mais afiado. Os vendedores poderão mapear com mais precisão as necessidades e expectativas de potenciais clientes e, assim, fazer propostas irrecusáveis.

Tipos de nicho de mercado

Antes de seguirmos para o passo a passo de como definir nicho de mercado, vale entender os tipos de nicho que podem ser criados. Esses nichos são definidos de acordo com a segmentação escolhida:

  • segmentação geográfica;
  • segmentação demográfica;
  • segmentação psicográfica;
  • segmentação comportamental.

Aprenda mais sobre cada uma, a seguir. 

Segmentação geográfica

É o tipo de segmentação que considera a localização da empresa e dos clientes que ela deseja atender: A segmentação geográfica pode acontecer por:

  • país; 
  • estado; 
  • cidade; 
  • região dentro da cidade. 

Você pode escolher qual o nicho que mais vende levando em conta o recorte geográfico.

Um e-commerce pode, por exemplo, concentrar seus esforços de marketing e vendas em uma única cidade em vez de tentar levar suas soluções para todo o país.

Ao fazer isso, essa loja online pode se destacar por conseguir realizar entregas mais rápidas do que outros e-commerces que atuam nacionalmente e que requerem um prazo maior para dar conta de todas as demandas.

Vale a pena ressaltar que estudar os concorrentes dentro dessa localidade é fundamental, até mesmo para criar diferenciais. Lembre-se de atender e conhecer as características culturais da região. 

Segmentação demográfica

A segmentação demográfica considera características do público e não da região em que ele está. Entre esses atributos estão: 

  • gênero; 
  • idade; 
  • religião; 
  • renda;
  • grau de instrução.

Segmentação psicográfica

Outra maneira de definir o nicho de mercado em que seu modelo de negócio vai atuar é considerando aspectos psicográficos.

Esse tipo de segmentação trata de pontos mais subjetivos que um grupo de potenciais clientes pode ter em comum.

Ao observar as características psicográficas do seu nicho de mercado, é necessário considerar informações como:

  • personalidade; 
  • estilo de vida; 
  • interesses;
  • crenças;
  • posicionamentos;
  • vivências;
  • valores; 
  • e mais.

Como você pode perceber, são informações que vão criando um personagem que humaniza seu cliente, dando a ele características individuais e contribuindo para que você entenda mais facilmente quais são as dores, desejos e necessidades dele.

Escolher um nicho de mercado com base na segmentação psicográfica pode facilitar o estabelecimento de uma relação mais próxima com seu público. Isso tende a fortalecer a confiança no seu negócio e incentivar a decisão de compra.

Segmentação comportamental

Ao definir o nicho da sua empresa a partir do comportamento dos clientes em potencial, será necessário listar: 

  • hábitos de consumo; 
  • comportamentos;
  • momentos da vida pelo qual estão passando; 
  • facilidades procuradas; 
  • dores, desejos e necessidades;
  • e mais.

A partir dessas segmentações, indica-se que você crie uma persona do cliente ideal da sua empresa. Com ela em mente (e no papel), será mais fácil direcionar suas campanhas, definir o mix de produtos e serviços e afins.  

Como definir nicho de mercado? 

Entendido o que é nicho de mercado e quais seus tipos, seguimos para a compreensão de como encontrar um segmento que realmente seja benéfico para a estratégia de crescimento da sua empresa. 

O passo a passo de como definir um nicho de mercado inclui:

  1. pesquise no mercado as tendências de consumo;
  2. avalie seus hobbies e paixões;
  3. analise potenciais concorrentes;
  4. aproveite conhecimentos que você já tem (e busque por mais);
  5. avalie a demanda do mercado;
  6. identifique um problema.

Logo adiante, conheça mais detalhes de cada passo.

1. Pesquise no mercado as tendências de consumo

Como você pode imaginar, existem milhares de nichos de mercado que podem ser atendidos. Logo, buscar referências no mercado sobre quais são as tendências de consumo é uma forma de começar a ter contato com essas possibilidades de negócio. 

Segundo o relatório “Tendências Globais de Consumo” da Euromonitor, alguns dos desejos de mercado que devem ser considerados pelas empresas são:

  • “reconstruir melhor”: cada vez mais a valorização e o consumo é voltado para empresas que investem em sustentabilidade e valores associados à construção de um mundo melhor; 
  • “desejo por conveniência”: nesse sentido, o relatório aponta que “as empresas devem manter a agilidade e a continuidade da jornada de compra em todos os canais”
  • “oásis ao ar livre”: representa a busca por locais abertos e que ofereçam contato com a natureza. Para os especialistas “as empresas devem adaptar sua estratégia de desenvolvimento de produtos para abranger a tranquilidade da vida rural em ambientes urbanos e, assim, atender melhor aos insatisfeitos com as cidades”;
  • “realidade digital”: é fundamental que as empresas se adaptem realmente a um mundo em que não há divisão entre físico e digital, oferecendo esse tipo de experiência ao cliente;
  • “otimizando o tempo”: conforme o relatório, “as empresas devem propor soluções que atendam ao desejo do consumidor de otimizar seu tempo, oferecendo uma maior flexibilidade”.

Conhecer esses movimentos do mercado vai ajudar você na busca por insights para a criação de um nicho específico e atual, que seja realmente de valor para as pessoas.

2. Avalie seus hobbies e paixões

Quando lidamos com um público muito específico, é preciso mergulhar nesse universo para que sua empresa realmente transmita autenticidade e paixão, a mesma que o consumidor possui.

Quando você realmente tem paixão pelo nicho de mercado em que atua, todo o trabalho fica mais fácil, inclusive na busca por produtos e serviços que são necessários ao setor e na criação de uma comunicação mais eficiente

Suas paixões podem ser compartilhadas por outras pessoas e permitir que você inicie um negócio em torno disso. 

Por sinal, ao olhar para as coisas que você gosta de fazer, fica mais fácil identificar faltas e, assim, buscar preenchê-las com produtos ou serviços.

Observar o que você gosta pode ser um caminho eficiente para a definição de um nicho de mercado de sucesso!

3. Analise potenciais concorrentes

O próximo passo para definição de nicho de mercado para sua empresa consiste em fazer uma análise aprofundada sobre outras empresas que já atuam nesse nicho e, também, do risco de surgimento de novos players.

Fazer essa avaliação é indispensável porque, se você decidir mergulhar de cabeça em um nicho onde há empresas bem estabelecidas, você enfrentará mais dificuldades para se destacar e tornar seu modelo de negócio lucrativo.

Ao definir um nicho de mercado para o core business, o ideal é que a concorrência seja a menor possível – ou, de preferência, inexistente.

4. Aproveite conhecimentos que você já tem (e busque por mais)

Uma das formas de definir o nicho de mercado em que você irá atuar é observar quais são suas habilidades: o que você sabe fazer, com o que já trabalhou, qual é a sua formação etc. 

Todas essas suas experiências podem te ajudar a criar produtos e serviços que sejam de valor para o consumidor.

Engenheiros, por exemplo, podem criar uma forma mais sustentável de construção, que preserva recursos do planeta e diminui o custo das obras para o consumidor. 

Perceba que, nesse caso, o nicho de mercado foi definido a partir do conhecimento do profissional e da identificação de duas tendências de mercado, que são a sustentabilidade e a economia.

Observe suas habilidades e como elas podem ser usadas para atender um nicho específico.

5. Avalie a demanda do mercado

Além de identificar as tendências de consumo, outra boa prática que pode te ajudar a definir o nicho de mercado é pesquisar sobre as demandas atuais do mercado.

Para isso, existem diferentes ferramentas, inclusive gratuitas, que vão contribuir para essa pesquisa, entre elas: 

  • Keyword planner do Google, apresenta o comportamento de busca por determinado produto, nicho ou serviço, trazendo insights sobre o segmento com o qual deseja trabalhar;
  • SEMRush, acompanha os principais termos buscados no Google dentro de um determinado setor; 
  • Buzzsumo, identifica temas que estão sendo abordados ao redor no mundo;
  • Google Trends, identifica tendências de pesquisa, consumo e temas, entre outras.

6. Identifique um problema

Tudo o que falamos até aqui nos traz a essa dica de como definir nichos de mercado para sua empresa. Isso porque o grande pulo do gato de nichos bem segmentados é oferecer soluções diferentes para necessidades, dores e desejos de um público disposto a comprar, mas que possui poucas opções para isso

Logo, uma das formas de garantir que o nicho escolhido tem potencial de levar você ao sucesso é identificar quais são os problemas enfrentados por quem faz parte dele.

Com essas questões em mãos, é hora de listar as soluções que podem ser criadas por você

De maneira geral, negócios que surgem para solucionar problemas de um nicho específico possuem um grande potencial de sucesso. 

Um exemplo de nicho de mercado que foi conquistado a partir dessa identificação é o de hotéis e hospedagens para animais de estimação. 

Quando o site e todo o sistema da DogHero foi criado para conectar donos de pets e pessoas que estavam dispostas a cuidar desses animais, seu objetivo era – e ainda é – solucionar os problemas que tutores de animais tinham ao viajar ou quando precisavam trabalhar o dia todo e deixar seus animais sozinhos.

Cada vez mais pessoas possuem animais de estimação, que hoje são considerados membros da família. O setor movimenta milhões de Reais todos os anos. Sendo assim, a empresa foi criada para atender um nicho de mercado que tinha um problema claro e que foi solucionado. 

E você? Qual problema deseja solucionar? Já sabe qual será o nicho de mercado que irá atender? É hora de começar a colocar a mão na massa!

Qual o nicho que mais vende? Descubra a partir de perguntas básicas

Obviamente, ao escolher um nicho de mercado, o foco da empresa é vender mais. E, para que o seu negócio seja um sucesso de vendas em determinado nicho, existem algumas perguntas que você pode se fazer e que vão orientar o seu processo de escolha. Confira!

Por que você quer se dedicar a esse nicho?

É muito importante que você esteja atento às tendências do mercado, ficando de olho em nichos com grande potencial de gerar lucro para seu negócio. Porém, é necessário também não se limitar a isso.

Você deve considerar  seu grau de afinidade com determinado nicho de mercado.

Minha empresa tem capacidade de solucionar os problemas desse nicho?

Será que sua empresa está preparada e tem todos os recursos necessários para atender às demandas do nicho que despertou o interesse?

Caso você não tenha o conhecimento técnico e uma sólida estrutura produtiva e logística necessários, é melhor não ingressar ainda nesse nicho.

Quem são meus concorrentes e o que eles têm a oferecer para esse nicho?

Já pontuamos isso, mas vale a pena reforçar. Você deve conhecer quem são os players que já atuam nesse nicho e o que eles já oferecem, além de como isso é feito.

Quais diferenciais minha empresa tem para se destacar?

É necessário também que você reflita sobre a maneira com que você poderia se destacar nesse nicho de mercado.

Ou seja, quais diferenciais competitivos você pode trazer à mesa para se destacar dos concorrentes e conquistar a preferência dos clientes por seus produtos ou serviços?

Como se tornar uma autoridade no seu nicho de mercado?

Nicho de mercado definido? É hora de criar sua empresa, desenvolver seus serviços ou produtos, organizar as ações de marketing, criar uma identidade, investir na atração de clientes e gerenciar o atendimento, fundamental para  a conversação e fidelização da base de clientes. 

 A propósito, consumidores que fazem parte de um nicho segmentado buscam por uma experiência personalizada com a empresa, sendo ainda mais exigentes com essa relação do que consumidores de nichos amplos. 

A relação entre cliente e empresa deve receber um cuidado ainda mais especial por parte do negócio, sendo fundamental para a manutenção de um relacionamento a longo prazo. 

Vale lembrar que nichos de mercado possuem um público menor, logo, é necessário fazer com que os clientes que chegam optem por ficar, realizar novas compras, se mantendo fiéis ao seu serviço ou produto.

Para isso, é fundamental a adoção de ferramentas e soluções voltadas à gestão de vendas e ao atendimento da sua empresa, que permitem a personalização da comunicação, além de um atendimento ágil e eficiente. 

O sistema de CRM para equipe de vendas pode ser usado antes e após a conclusão de um negócio. O software contribui, entre outras coisas, para otimizar os processos e etapas de vendas e analisar dados para melhoria e otimização das suas estratégias

Outra solução, o software de atendimento ao cliente, oferece funcionalidades para análise, monitoramento e definição de ações com base nas necessidades de seus clientes, além de dezenas de outros recursos, para otimizar os resultados do setor. 

Entre em contato com a Zendesk, faça um teste gratuito das nossas soluções que vão contribuir para a gestão de KPIs e descubra o que podemos fazer para te ajudar a melhorar o desempenho da sua empresa.

Histórias relacionadas

Artigo
12 min read

O que é copywriting e como funciona? Descubra!

Veja o que é copywriting e como funciona + técnicas de persuasão em vendas, uso correto de gatilhos mentais e como implementar tudo isso na sua empresa.

Artigo
17 min read

ZMOT: entenda o que é e como usar o momento zero da verdade

Entenda o que é o ZMOT (Zero Moment of Truth) e como aplicar estratégias direcionadas a esse momento da jornada do cliente para fechar mais vendas.

Artigo
17 min read

O que é negociação distributiva e como usar no seu processo de vendas

Entenda o que é negociação distributiva e quando essa abordagem é necessária e confira dicas para negociar melhor e fechar mais vendas.

Artigo
9 min read

Chat de vendas: como usá-lo para melhorar as negociações?

Entenda o que é e como o chat de vendas pode alavancar os resultados do seu negócio + dicas de como usar o atendimento via chat!