Artigo

O que é a mentalidade fixa? Conceitos e impactos na vida pessoal

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 4 Mai 2022
Última atualização em 4 Mai 2022

A cada ano que se passa a compreensão de que a mente humana é poderosa fica mais evidente. Além de doenças físicas que podem se agravar por conta de problemas emocionais ou psíquicos, a psique humana influencia também em outro campo. 

O termo Mindset, ou mentalidade, vem ganhando cada vez mais destaque no que se diz respeito ao comportamento humano. Existem alguns tipos de mindset como, por exemplo, a mentalidade fixa. 

Mas você sabe o que é a mentalidade fixa? Além disso, como ela impacta a relação humana com o mundo? 

Para te ajudar nessa descoberta, preparamos um conteúdo completo com tudo o que precisa saber sobre o assunto. Continue a leitura para não perder nada!

Tipos de mentalidade

Antes de começarmos a destrinchar os detalhes da mentalidade humana é preciso deixar claro que existem dois tipos. São eles:

  • mentalidade fixa;
  • mentalidade de crescimento.

Esses conceitos passaram a ser amplamente divulgados após os estudos da psicóloga Carol Dweck, virarem um livro. Em “Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso”, a diferença das duas mentalidades está diretamente ligada à maneira de se encarar a vida e seus obstáculos.

Ficou confuso? Não se preocupe!

No decorrer do conteúdo você entenderá o que é a mentalidade fixa e de crescimento, exemplos das duas e como elas impactam a vida humana. Permaneça aqui para saber os detalhes.

O que é a mentalidade fixa?

Para entender o que é a mentalidade fixa é bem simples. Vamos começar pelos significados da palavra “fixo” no dicionário.

  1. preso, pregado a corpo imóvel; firme.
  2. que permanece sempre no mesmo lugar; imóvel.

Tendo essa base é correto afirmar que a mentalidade fixa é aquela que não se move. Entenda melhor abaixo.

Pessoas que possuem uma maneira de pensar mais voltada para a fixa, acreditam que só se tem sucesso em algo se você nasceu com a habilidade. Ou seja, não há como ter desenvolvimento se não existe um talento ao que se está disposto a realizar. 

Um clássico exemplo da mentalidade fixa é a famosa canção de Dorival Caymmi, “Modinha de Gabriela”. Em um de seus trechos observa-se a frase:

“Eu nasci assim, eu cresci assim, eu sou mesmo assim, vou ser sempre assim”.

Percebe que há uma inflexibilidade ao se pensar na mudança de seu atual estado? É assim que funciona a mentalidade fixa.

Leia também: O que é aprendizagem ao longo da vida? Qual a importância?

Problemas da mentalidade fixa

Até aqui você já entendeu o que é a mentalidade fixa. Mas como ela afeta a vida de uma pessoa?

Um dos principais problemas de quem possui uma mentalidade fixa é a falta de interesse em se desenvolver. Afinal, para essas pessoas não há motivo para tal pois já atingiram a quantidade máxima de suas habilidades

Esse é, inclusive, um dos motivos para pessoas com a mentalidade fixa serem mais propensas a desistir facilmente. Quer um exemplo? Veja abaixo.

Marcela tirou uma nota ruim na prova de matemática e, por esse motivo, começou a falar que era péssima na matéria. Mas, ao invés de aprender com a nota ruim, ela se acomodou com a ideia de que sempre ia mal em matemática. 

Ou seja, mesmo que tenha sido apenas uma situação, Marcela a reconheceu como prova de que suas habilidades chegaram ao limite. Portanto, desistiu de saber se conseguiria ir além.

Também pode te interessar: 5 dicas de gestão de equipes remotas para líderes

O que é mentalidade de crescimento?

Entender o que é mentalidade de crescimento é bem simples. Basicamente ela é o oposto da mentalidade fixa. 

Enquanto uma há o pensamento de que não é possível se desenvolver, a outra acredita fielmente na evolução. Ou seja, pessoas com a mentalidade de crescimento sempre estão em busca da sua melhor versão. 

Vamos utilizar o mesmo exemplo da Marcela, mas dessa vez ela possui o Mindset de crescimento. No momento que ela visse a sua nota baixa na prova de matemática ela ficaria triste, mas logo pensaria em meios para melhorar nas próximas avaliações.

Percebe a diferença? Há um desejo de mudança pelo aprendizado, que reflete positivamente na vida. 

Existe mudança de mentalidade?

Abandonar as crenças limitantes é um importante passo para alcançar a mentalidade de crescimento. Mas, como fazer isso? Confira as instruções a seguir.

1- Reconheça que possui a mentalidade fixa

O primeiro passo para a mudança de qualquer aspecto na vida é reconhecer que algo vai mal. Neste caso é preciso aceitar que se tem a mentalidade fixa para então ir a deixando de lado.

2- Abandone crenças limitantes

Após reconhecer que sua mentalidade é fixa, é preciso abandonar algumas crenças que limitam o potencial. Tente antes de falar que não conseguirá algo. 

3- Coloque o “ainda” no seu vocabulário

O terceiro passo pode parecer simples mas ele é bastante poderoso. Acrescente o “ainda” no seu vocabulário. 

Como assim?

É bem simples! Vamos usar o exemplo da Marcela mais uma vez. Ao não conseguir a nota esperada, ao invés de afirmar que nunca conseguirá um resultado positivo ela fala: “eu ainda não consegui o resultado positivo”. 

Essa ação irá mostrar para sua mente e, consequentemente, para Marcela que há um desejo de evolução. 

Como incentivar o mindset de crescimento na sua empresa

Até aqui você já viu o que é a mentalidade fixa e de crescimento, exemplos das duas e quais são os problemas e benefícios delas. Agora, como incentivar o Mindset de crescimento na empresa?

Confira os três principais passos para esse objetivo.

1- Adote uma liderança de crescimento

Como querer que sua empresa adote a mentalidade de crescimento se você mesmo não a adota? E é partindo dessa premissa que se baseia o primeiro passo.

Seja você o primeiro passo para a evolução do seu negócio e equipe. Pode ter certeza que o seu crescimento refletirá nos funcionários, que se sentirão mais motivados.

2- Coloque o assunto em pauta

Outro fator importante é mostrar o assunto e os benefícios a toda a equipe. Seja um divulgador da mentalidade de crescimento. Mostre notícias, exemplos, pesquisas e conteúdos (como este que está lendo, por exemplo). 

3- Desenvolva sua equipe

Ofereça suporte para que seus funcionários tenham a possibilidade de aderir a uma mentalidade de crescimento. Alguns exemplos são cursos e treinamentos focados em cada área atuante.

Para te ajudar nessa última etapa de evolução da sua empresa, a Zendesk é uma boa opção. Com o seu software de atendimento ao cliente, a instituição foca na gestão do relacionamento com o desenvolvimento profissional da equipe.

Não perca tempo e faça agora mesmo uma avaliação gratuita do software de atendimento da Zendesk. Sua equipe e clientes agradecem!

Software de suporte ao cliente

O software de suporte ao cliente da Zendesk é fácil de usar e oferece uma melhor experiência de atendimento.

Software de suporte ao cliente

O software de suporte ao cliente da Zendesk é fácil de usar e oferece uma melhor experiência de atendimento.

Experimente grátis