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Como ser um líder de sucesso? 8 comportamentos necessários

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 5 janeiro 2022
Última atualização em 26 janeiro 2022

O que significa ser um líder de sucesso para você? Apenas delegar tarefas e gerenciar projetos? Hoje em dia, pode ser que essas habilidades não sejam o suficiente em um mercado cada vez mais competitivo. 

Existem certas atitudes e comportamentos de um líder que você precisa ter para ser capaz de influenciar sua equipe positivamente e inspirá-los a dar o seu melhor.

Como diria Walt Disney, "A melhor maneira de começar algo é parar de falar e começar a fazer". Então, vamos direto ao que você precisa para ser um bom líder!

Como ser um líder de sucesso?

O líder é uma figura notória que faz com que uma empresa cresça e seus profissionais prosperem juntos. Trata-se de uma pessoa que é reconhecida pela sua capacidade de orientar, e não somente pelo seu cargo.

O segredo de um líder de um verdadeiro líder está muito mais ligado às atitudes do que somente assumir responsabilidades. Por isso, grandes exemplos de líderes de sucesso são reconhecidos por motivar suas equipes a engajá-las com os objetivos da empresa.

Para Ronald Heifetz, famoso fundador do Center for Public Leadership, não basta “se tornar um líder”. É necessário ver a liderança como uma prática contínua. 

Ou seja, tenha em mente que esse papel precisa estar sempre em desenvolvimento. É importante não ter vergonha de aprender, pois é um trabalho que exige tentativa e erro.

Portanto, um dos primeiros comportamentos do líder é deixar de lado a ideia de ser uma pessoa rígida, que sabe de tudo e não comete erros. Não há mais espaço para esse perfil na cultura e clima organizacional das empresas.

A prática da liderança fará com que você cresça e se torne um líder de sucesso.

Além disso, como Heifetz adiciona que é necessário ter coragem, pois erros serão cometidos e você deverá aceitá-los, aprender com eles e encorajar o seu time a fazer o mesmo.

É possível ver isso em exemplos de líderes de sucesso, como Bill Gates, cofundador da empresa Microsoft: 

"Não há problema em celebrar o sucesso, mas é mais importante dar atenção às lições do fracasso".

Ele tinha o costume de ensinar sua equipe a aprender com as próprias falhas. Esse é um diferencial importante para quem quer alcançar resultados cada vez melhores.

Leia também: Conheça dicas para alcançar o sucesso na gestão empresarial

Com isso em mente, conheça 8 atitudes e comportamentos de um líder de sucesso que você deve desenvolver!

8 comportamentos de um líder de sucesso

O perfil de um líder de sucesso inclui:

  • ter responsabilidade;
  • saber escutar;
  • comunicar-se;
  • ser confiante; 
  • inovar;
  • ensinar;
  • aprender;
  • respeitar.

São características conhecidas como “soft skills”, que são desenvolvidas e exercidas no dia a dia. Continue a leitura e confira cada uma em mais detalhes!

1. Seja responsável

Quem ocupa um cargo de liderança deve gostar de ter responsabilidades para ser capaz de lidar com a grande demanda de decisões com mais tranquilidade.

Fazer escolhas e assumir a responsabilidade por elas faz parte das características que um líder deve ter, sobretudo em situações de incerteza. Segundo Peter Drucker, pai da administração, que influenciou empresários como Bill Gates e Jack Welch:

“Cada decisão é arriscada: ela é um comprometimento de recursos presentes com um futuro incerto e desconhecido.”

Muitas decisões vão precisar ser tomadas em momentos difíceis, nos quais o diálogo será imprescindível para resolver problemas e evitar atritos na equipe. Ao mesmo tempo, é essencial antecipar erros e acontecimentos para estar pronto para resolvê-los.

2. Saiba escutar

A capacidade de escutar a equipe faz uma grande diferença no perfil de um líder de sucesso. Não adianta ter talento se não conseguir manter a mente aberta para novas ideias e pensamentos.

A escuta ativa faz parte de qualquer tipo de relacionamento, inclusive dentro do negócio. Quando o líder é um bom ouvinte, ele gera confiança, pois as pessoas sabem que quando precisarem dele, ele estará disposto a escutar.

Esse comportamento é útil em diversas situações, desde quando colaboradores encontram problemas que precisam ser resolvidos, por exemplo, até quando eles têm dificuldade em produzir alguma coisa. 

Se o líder não é acessível, os colaboradores não se sentem confiantes em mostrar seus resultados ou expressar suas dúvidas. 

E, se perceber que as pessoas não estão compartilhando, é importante ser proativo para escutar as perguntas e ideias da equipe.

Leia também: 8 dicas práticas de liderança remota para gerir com sucesso o novo modelo de trabalho

3. Comunique-se claramente

Além de saber ouvir, saber se expressar bem é algo que um líder deve ter para uma boa comunicação com sua equipe de profissionais. 

Já que você vai delegar tarefas, é importante descrevê-las de maneira clara para não causar nenhuma confusão e possíveis dificuldades por consequência. A falta de comunicação interna pode causar diversos problemas, como menos engajamento e baixas perspectivas de crescimento.

Se o líder se dispõe a conversar com os colaboradores, eles também se sentirão mais confortáveis em buscá-lo para trocar ideias. Uma excelente comunicação é um dos pilares da liderança carismática.

4. Demonstre confiança

Todo líder de sucesso demonstra confiança, ainda mais em tempos em que as empresas enfrentam dificuldades e cabe ao líder transmitir tranquilidade à equipe. 

Quando os colaboradores sentem confiança no seu líder, a tendência deles é segui-los e se deixar influenciar por eles.

De acordo com uma pesquisa Carreira dos Sonhos de 2018, feita pela Cia de Talentos, apenas uma média de 44% dos funcionários confiam em seus superiores de alta liderança. 

Já a falta de confiança no CEO e gestor aumenta um pouco, sendo 55% e 64% respectivamente. São dados preocupantes, pois profissionais que não se sentem apoiados tendem a ter um bloqueio na motivação no trabalho.

5. Apoie as inovações

Como Peter Drucker já disse, “mais arriscado que mudar, é continuar fazendo a mesma coisa”. 

Atualmente, tudo muda e acontece de forma rápida. Líderes de sucesso devem enfrentar este cenário com muita criatividade, aceitando as inovações e incentivando suas equipes a pensar “fora da caixa” também. 

Inclusive, a inovação é uma das habilidades essenciais para se adaptar à liderança do futuro.

Esse tipo de prática envolve tanto novas ideias de projetos, quanto a adoção de tecnologias que agreguem valor à empresa. Neste caso, é importante fazer uma boa gestão de mudanças com o objetivo de evitar a queda de produtividade, além de promover um clima organizacional positivo.

Um estudo realizado pela Universidade de Cambridge em 2019 apontou que líderes promovem inovação radical e melhoram o desempenho de seus colaboradores.Já uma pesquisa da Zendesk em parceria com a ESG Research revelou como os líderes que inovam na experiência do cliente impulsionam os negócios e se tornam “campeões”.

6. Ensine e sirva de exemplo

Ensinar é uma das atitudes de liderança que às vezes cai no esquecimento. Um líder de sucesso ensina sua equipe com frequência, compartilhando seus conhecimentos e experiências como exemplos.

Quando as pessoas aprendem com você, elas crescem junto e formam uma equipe mais consistente com sua forma de trabalhar. Atividades de team building são excelentes opções para ensinar e fortalecer as relações entre colaboradores e o engajamento deles com a empresa.

Não deixe de ler: o que é team building e como aplicar com sua equipe?

7. Esteja disposto a aprender

Além de ensinar, o líder deve ser humilde e estar disposto a aprender. Uma equipe diversificada permite que os colaboradores aprendam uns com os outros e com você.

Ninguém é igual, então cada indivíduo tem um ponto de vista próprio. É importante levar isso em consideração, pois visões diferentes permitem que tenha novas ideias e ainda mais sucesso na liderança.

Demonstrar que está disposto a ouvir e a aprender com os colaboradores nos leva a outro ponto importante: o respeito.

8. Respeite os colegas de trabalho

Um bom líder precisa saber lidar com as pessoas e reconhecer que os colaboradores têm perfis comportamentais variados, com talentos, pensamentos e maneiras de agir distintas.

Quando há pontos que precisam ser melhorados, o líder deve saber gerir e dar feedbacks de acordo com cada perfil comportamental.

Uma pesquisa da Gartner de 2020 revelou que, quando uma figura de liderança apoia e se preocupa com as experiências da vida pessoal do funcionário, a saúde mental e a qualidade de vida do trabalhador melhora em até 23%, enquanto a saúde física melhora 17%. 

Lembre-se que um profissional saudável também é um profissional mais eficiente e produtivo no trabalho!

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