Artigo

Entenda na prática a diferença entre cultura e clima organizacional e como impactam na produtividade da sua empresa

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 16 junho 2021
Última atualização em 16 junho 2021

Dois conceitos que costumam confundir colaboradores e gestores de empresas são os de cultura e clima organizacional. Ambos influenciam no sucesso dos negócios e são fundamentais para entender como os funcionários e líderes devem atuar dentro da empresa.

Para isso, é importante entender na prática quais são as diferenças entre cultura e clima organizacional, com o intuito de adotar estratégias que melhorem o ambiente de trabalho da sua empresa e o desempenho dos funcionários.

Quais as diferenças entre cultura e clima organizacional?

A principal diferença entre cultura e clima organizacional é que a cultura dificilmente se transforma. Na realidade, ela tem mudanças mais lentas e estruturais. Já o clima organizacional muda constantemente e depende muito mais de atitudes de todos os colaboradores e gestão.

Para entender melhor as diferenças entre cultura e clima organizacional é preciso compreender qual é o papel de cada um dentro de uma organização.

O que é cultura organizacional?

A cultura organizacional pode ser entendida como a identidade de uma organização. Ela é formada pelas crenças, hábitos, valores e ética que moldam a forma de pensar e agir da administração e dos funcionários de uma empresa. É como se ela fosse um norte para o negócio, estabelecendo diretrizes a longo prazo.

Além disso, ela é fundamental para o planejamento estratégico de qualquer empresa e deve estar sempre de acordo com a missão, visão e valores do negócio.

Essa cultura pode e deve ser transmitida ao público interno e externo por meio de atitudes, da comunicação e dos padrões estabelecidos nas vendas, parcerias e relacionamentos com funcionários, clientes e parceiros.

Para que os funcionários estejam alinhados à cultura organizacional da sua empresa é preciso fazer um cultura fit durante a seleção. Depois disso, é preciso garantir que no processo de onboarding de novos colaboradores exista uma etapa de imersão e capacitação sobre essa cultura.

Isso é importante porque a cultura organizacional se expressa na maneira como colaboradores lidam com clientes, parceiros, crises e oportunidades.

Apesar de ser estrutural e muitas vezes permanecer a mesma durante anos, a cultura organizacional pode e deve ser transformada, especialmente com as mudanças do mercado em que atua, como por exemplo em casos de transformação digital.

O que é clima organizacional?

Já o clima organizacional é o conjunto de sentimentos e percepções que as pessoas têm sobre o trabalho, a empresa e o ambiente de trabalho. Essa percepção pode ser positiva ou negativa e variar de setor para setor.

Esse clima depende de vários aspectos como a relação entre os colaboradores e chefia, as ferramentas utilizadas no trabalho e a maneira como os processos de trabalho são realizados.

Como o clima está em constante mudança, é importante medir periodicamente o nível de satisfação dos funcionários por meio de pesquisas feitas em formulários anônimos, estimulando a participação e sinceridade dos seus colaboradores.

Entre os fatores que podem ser avaliados estão:

  1. relação com lideranças;
  2. plano de carreira;
  3. relacionamento com colegas;
  4. organização do trabalho;
  5. organização do espaço físico.

Com essa pesquisa é possível entender o nível de satisfação dos colaboradores e compreender como melhorar os pontos que precisam ser aprimorados. Ela deve ser utilizada pelo RH da empresa para pensar em estratégias para melhorar o ambiente de trabalho e a motivação dos funcionários.

O clima organizacional impacta diretamente em:

  • relacionamento entre colaboradores, lideranças e clientes;
  • execução das tarefas;
  • produtividade no trabalho e motivação dos funcionários.

Como a cultura e o clima organizacional influenciam na empresa?

A comunicação e transparência sobre a cultura e clima organizacional são fundamentais para aumentar a motivação e a retenção de colaboradores da sua empresa. Uma pesquisa demonstrou que funcionários motivados são 50% mais produtivos. Isso é possível por meio da melhora do clima organizacional e de uma cultura que valorize os colaboradores.

Isso porque, ao comunicar sobre a cultura organizacional, a sua empresa garante que terá funcionários alinhados aos valores da sua empresa, evitando pessoas que não estejam dispostas a cumprir a missão e propósito do seu negócio. Assim, a sua empresa evita um alto índice de turnover.

Por meio da garantia de um clima organizacional positivo, a sua empresa aumenta a retenção das pessoas, garante um espaço mais livre para a criatividade dos funcionários, aprimora a confiança entre setores e demonstra uma preocupação com a saúde física e mental das pessoas.

Isso tudo garante profissionais mais:

  • produtivos;
  • motivados;
  • engajados;
  • felizes.

Além disso, a sua empresa:

  • melhora a comunicação interna;
  • executa as tarefas com mais eficiência;
  • reduz conflitos e rotatividade de funcionários.

Como melhorar o clima organizacional ?

A principal maneira de melhorar o clima organizacional é realizando uma pesquisa de clima constantemente e utilizando os resultados para aumentar o nível de satisfação dos colaboradores, afinal, as pessoas são um dos principais fatores que fazem a sua empresa se destacar no mercado.

Além disso, é possível melhorar o clima organizacional aprimorando a comunicação interna, investindo em transparência sobre indicadores e metas e criando uma abertura para diálogo e ideias dos funcionários.

Outra maneira de fazer isso é desenvolver os talentos da sua empresa, por meio de capacitações e atualizações, valorizando o seu capital humano. Também é importante reconhecer e desenvolver potenciais líderes dentro dos setores do seu negócio.

Tudo isso vai garantir uma empresa com clima amistoso e saudável, que demonstra relações de respeito e confiança.

Lembre-se sempre que o clima é um reflexo direto da relação entre colaborador e empresa, que começa no momento em que o seu negócio estabelece os valores da sua cultura organizacional para os novos funcionários.

Uma maneira eficiente de melhorar o clima organizacional é garantir que os seus funcionários tenham as melhores ferramentas de trabalho em equipe. Para isso, o seu time de atendimento ao consumidor pode contar com o software de suporte ao cliente da Zendesk.

Ele é fácil de usar, auxilia a gestão de atendimento ao cliente, melhora a produtividade da sua empresa e mantém as equipes responsáveis pelo atendimento em sincronia. Faça um teste gratuito!

Software de suporte ao cliente

O software de suporte ao cliente da Zendesk é fácil de usar e oferece uma melhor experiência de atendimento.