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Liderança remota: 8 dicas práticas para gerir com sucesso o novo modelo de trabalho

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 21 Setembro 2020
Última atualização em 21 Setembro 2020

“Liderar uma equipe remota é, antes de tudo, liderança, e os princípios de liderança não mudaram; são princípios”. Esta é a frase inicial do livro The Long-Distance Leader: Rules for Remarkable Remote Leadership , escrito por Kevin Eikenberry e Wayne Turmel, dois experts de renome mundial em liderança e comunicação.

A frase nos ajuda a entender que, apesar de tirar líderes e equipes de suas zonas de conforto, o novo modelo de trabalho remoto, popularizado pós-pandemia do novo coronavírus, na verdade, é apenas uma forma diferente de fazer as mesmas coisas. Agentes de vendas continuam vendendo, equipes de suporte continuam auxiliando o consumidor e líderes continuam liderando. 

Por isso, mesmo, o trabalho da liderança remota continua sendo estratégico e essencial. É necessário, entretanto, transpor os desafios impostos pela distância física para aliar liderança e motivação na gestão de uma equipe remota. 

Pensando em te ajudar com isso, preparamos este artigo. Vamos discutir, juntos, o status da liderança remota no Brasil e no mundo, além de 8 dicas para ser um bom líder remoto ou presencial. 

O cenário da liderança remota

Antes da eclosão do novo coronavírus, a maioria das empresas brasileiras operava segundo o regime presencial. De acordo com o portal Uol, 51% das empresas do país não tinha nenhum setor operando em home office, nem mesmo de forma parcial. 

O surgimento da covid-19 chegou para acelerar a mudança e causar uma revolução nos antigos moldes de trabalho. E o resultado não poderia ser mais surpreendente.

Um estudo do Fórum Econômico Mundial mostrou que 98% dos respondentes gostariam de continuar trabalhando remotamente pelo resto de sua carreira, ao menos parte do tempo.

Para as lideranças, a percepção não é muito diferente. Após o choque inicial da mudança, a ISE Business School verificou que 80% dos gestores disseram gostar da nova forma de trabalho. Deste grupo, 60% dos executivos afirma que a liderança remota contribui para melhorar sua eficiência e produtividade

A pesquisa ainda mostra que, para o público entrevistado, a flexibilidade foi apontada como uma das competências mais desenvolvidas neste período, citada por 81% dos entrevistados. 

A resiliência, ou capacidade de superar dificuldades, ocupou o primeiro lugar no ranking, sendo mencionada por 82% dos respondentes. Outras características citadas foram autodisciplina e confiança, além da construção de uma relação mais honesta entre chefes e equipes remotas.

Desafios da liderança remota

Embora saibamos que o objetivo de um líder remoto ou presencial é o mesmo, o teletrabalho carrega consigo alguns desafios particulares. 

A pesquisa da ISE mostrou que, para 23% dos líderes e executivos, estabelecer fronteiras entre o trabalho e a dedicação à família é um desafio alto ou muito alto. Além disso, a gestão de tempo foi a habilidade menos desenvolvida pelos profissionais entrevistados. 

Além dos desafios pessoais, também podemos destacar algumas dificuldades da liderança remota no que diz respeito à conexão com o time: 

No próximo tópico, vamos oferecer algumas dicas para ajudar a superar estes e outros desafios da liderança remota. 

8 dicas para ser um bom líder (mesmo a distância)

1. Habilidades de liderança independem do local 

Nossa primeira dica para ser um bom líder no esquema de teletrabalho é: antes de pensar nas dificuldades de gerenciar uma equipe virtual, pense na liderança por si só.

Isso ajudará a entender que liderar é um processo descolado da necessidade de presença. É possível inspirar, orientar e guiar usando diferentes canais e adaptando técnicas de motivação e engajamento. Sabendo o que um bom líder deve fazer, fica mais entender como utilizar os recursos disponíveis para fazê-lo. 

2. Use a tecnologia como aliada, e não como barreira

Outra dica essencial para exercer uma boa liderança remota é o entendimento da tecnologia como aliada. A verdade é que a transformação digital conferiu à tecnologia um papel fundamental na gestão de processos empresariais. 

Isso significa que, independentemente do modelo de trabalho (remoto ou presencial), será imprescindível que a liderança e as equipes saibam utilizar recursos digitais como aliados na resolução de tarefas.

Uma boa liderança remota sabe disso, e, em vez de culpabilizar a tecnologia por seus limites, usa suas ferramentas como vantagens e trampolins para criar gestões de proximidade pautadas em eficiência e produtividade

3. Foque no que realmente importa

Independentemente do modelo de trabalho, uma empresa com customer-focus não mudará sua postura de priorizar a experiência do cliente. Com o apoio de ferramentas colaborativas, uma base de conhecimento atualizada e de uma liderança remota competente, é possível manter processos alinhados e a organização em sintonia. 

4. Mais importante do que traçar metas é cumpri-las

Sabemos que a maioria das empresas de vendas trabalha orientada por metas. Sabemos também que, para muitos líderes, uma das formas mais eficientes de manter o fluxo de trabalho ativo é aumentando o número de metas e objetivos das equipes. 

Entretanto, estabelecer alvos em excesso pode ser uma medida contraproducente. Afinal, mais importante do que traçar metas é se assegurar de que o time pode cumpri-las. 

O segredo para uma boa administração da força de vendas neste caso, é criar metas colaborativas e acompanhar o progresso de cada parte da equipe. Isso possibilitará uma análise mais realista do desempenho da equipe virtual, bem como o desenvolvimento de metas alcançáveis e pertinentes. 

5. Treine seu time 

Não é novidade que funcionários capacitados se sentem mais seguros na hora de prestarem atendimento. não é mesmo? 

Por isso, parte da rotina de uma liderança remota efetiva é garantir que os colaboradores estejam por dentro de procedimentos e uso de ferramentas que os permitam trabalhar em busca da excelência no atendimento. Isso pode ser feito por meio de cursos online, videoconferências e do compartilhamento de documentos e materiais de estudo. 

Os resultados de uma equipe treinada e familiarizada com processos e ferramentas não poderia ser melhor: mesmo a distância, o time é capaz de receber e endereçar tickets com mais agilidade e eficiência, aumentando o nível de satisfação dos clientes. 

6. Explore diferentes canais de comunicação 

Uma das grandes dificuldades de emplacar a liderança remota no atendimento ao cliente home office é conseguir encontrar o equilíbrio entre as formas preferidas de comunicação da equipe e as mais funcionais para o líder. 

Nesse sentido, nossa dica é: flexibilize as opções! Enquanto um membro do time funciona bem com calls de alinhamento diárias, outro membro da mesma equipe pode ser mais produtivo por meio de mensagens rápidas via WhatsApp. 

O importante é garantir que o follow up interno flua e as informações sejam trocadas com eficiência.  

7. Exercite a escuta ativa e a comunicação empática

Se você é um líder de vendas, provavelmente já recomendou o exercício da comunicação empática a todos os seus agentes, não é mesmo? Este é o princípio básico de uma boa troca de conhecimentos, e não deve ser utilizado apenas “da porta para fora” da empresa.

Um bom líder remoto precisa ser sensível quanto às necessidades e demandas de cada membro da equipe, considerando as particularidades de cada contexto no teletrabalho.

A melhor forma de alcançar este objetivo é exercitando a comunicação empática, que permite o estabelecimento de um diálogo (lembre-se de que, em muitos casos, um diálogo é composto por um agente que fala e outro que escuta de forma ativa) atento e cuidadoso, capaz de identificar dificuldades e solucionar desafios do time de forma individual ou coletiva.  

8. Mantenha ativa a rotina de feedbacks 

O feedback do cliente é uma fonte rica de informações e oportunidades de melhoria no processo de vendas, certo? Da mesma forma, o feedback interno deve funcionar como um estímulo ao aperfeiçoamento de atitudes e práticas rotineiras.

Por esta razão, a rotina de feedbacks deve ser transposta para o trabalho da equipe remota, por meio de reuniões virtuais, repasses periódicos e até e-mails de report. 

Quer aprender mais sobre o papel dos líderes em gerir processos de mudança repentinos em tempos de home office? Então assista ao Webinar exclusivo da Zendesk sobre o assunto! 

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