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Como engajar equipe de vendas com 5 dicas práticas e efetivas

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 14 Julho 2020
Última modificação 14 Julho 2020

Entender como engajar sua equipe de vendas pode ter resultados que vão além de um ambiente interno sintonizado e fluido.

A verdade é que o engajamento e a motivação são importantes drivers da produtividade, habilidade que está diretamente ligada ao desempenho das empresas e que representa um dos principais ativos de uma organização.

O impacto de investir na produtividade por meio do engajamento dos colaboradores é mostrado na pesquisa realizada pela Right Management: funcionários engajados são até 50% mais produtivos do que aqueles que trabalham sem perspectivas

Quer ver algumas dicas práticas para entender como engajar sua equipe de vendas? Então continue a leitura deste artigo. Falaremos sobre: 

  1. Invista em treinamentos motivacionais
  2. Desenvolva a liderança da equipe 
  3. Estimule o compartilhamento de informações e a criação coletiva 
  4. Crie metas SMART e estimule a equipe a alcançá-las
  5. Forneça tecnologias para simplificar a rotina e ajudar a focar no que realmente importa

Boa leitura! 

Por que o engajamento da equipe de vendas deve ser uma prioridade? 

Você viu na introdução deste artigo que o engajamento da equipe de vendas está diretamente ligado com sua produtividade, e que esta impacta de forma inegável nos resultados obtidos. 

Além disso, há, ainda, outros fatores que tornam o engajamento da equipe uma prioridade para organizações que buscam fazer diferente e criar rotinas dinamizadas. 

Alguns desses fatores são: 

  • Aumento da percepção positiva sobre a empresa;
  • Maior probabilidade de tornar colaboradores promotores da marca (o que influencia na percepção da imagem da marca no mercado); 
  • Maior comprometimento do time com a realização de tarefas e com o cumprimento de metas;
  • Maior disposição a proporcionar momentos além do wow factor aos clientes; 
  • Criação de uma cultura de inovação e de incentivo a pensamentos disruptivos;
  • Aumento das taxas de retenção E redução do turnover. 

Como engajar a equipe de vendas: 5 dicas 

Agora que você já entendeu todos os impactos positivos que o engajamento de colaboradores pode trazer para a sua empresa, é hora de falarmos de forma prática sobre como engajar a equipe de vendas. 

Após ler as 5 dicas que preparamos, você terá tudo o que precisa para começar a trabalhar o engajamento e a motivação em seu time de agentes. 

1. Invista em motivação e felicidade

Grandes aliados do engajamento, a motivação e a felicidade devem ser constantemente estimulados em sua empresa. De acordo com um estudo feito pela Universidade da Califórnia, um trabalhador feliz pode ser até 31% mais produtivo, 3 vezes mais criativo e vender 37% a mais em comparação aos demais. 

Por isso, não poupe esforços em proporcionar qualidade de vida a seu time de vendedores. Invista em boas estruturas físicas, estude a viabilidade de modelos alternativos de trabalho, como o home office e respeite os momentos de descanso do time. 

Em contrapartida, aproveite os momentos de trabalho para proporcionar experiências que os tirem da rotina, como treinamentos motivacionais, palestras com referências do assunto e outros modelos de troca de conhecimento e informações, como rodas de leitura e grupos de conversa. 

2. Desenvolva a liderança da equipe 

De acordo com estudo da Gallup publicado na revista Forbes, gerentes e líderes são responsáveis por 70% do engajamento de uma equipe

Portanto, esqueça aquela imagem do líder hierarquizado e pouco acessível. Colaboradores engajados querem uma figura inspiradora para conduzí-los, e o “chefe” precisa dar lugar ao “treinador”. 

Entender como engajar a equipe de vendas a partir de uma liderança colaborativa e inspiradora pode trazer resultados rápidos e efetivos para a empresa. A seguir, damos algumas dicas de como desenvolver seu líder:

  • Invista em treinamentos de autoconhecimento. Só é capaz de ensinar e inspirar aquele que domina suas próprias fraquezas e forças;
  • Estimule o conhecimento do time de forma humanizada. Um bom líder é capaz de identificar características de destaque em cada colaborador e explorá-las em nome de melhores resultados de vendas; 
  • Use as avaliações de desempenho como ferramentas-guia para desenvolver habilidades essenciais e criar times de alta performance. 

3. Estimule o compartilhamento de informações e a criação coletiva 

Estimular o compartilhamento de informações e a criação coletiva é uma forma efetiva de trazer o propósito do negócio para a rotina dos agentes de venda.

E quer saber de uma coisa? De acordo com a Deloitte, pessoas que trabalham com propósito tem maiores taxas de engajamento e fazem com que suas organizações cresçam 69% mais rápido do que outras

Além disso, o trabalho colaborativo e a cocriação de soluções são práticas esperadas pelos próprios clientes. De acordo com a Pesquisa de Benchmark sobre experiência do cliente, da Zendesk, revela que 70% dos próprios consumidores esperam que as empresas colaborem em nome de uma experiência mais fluida de atendimento

Portanto, crie suportes integrados e adote ferramentas colaborativas que permitam a troca de informações durante o processo de vendas, possibilitando decisões mais assertivas, colaboradores mais engajados e clientes mais felizes. 

4. Crie metas SMART e estimule a equipe a alcançá-las

Outra dica para entender como engajar sua equipe de vendas é criar metas claras e mantê-las alinhadas entre todo o time. 

Pode parecer um clichê, afinal, a rotina de vendas é essencialmente pautada em metas e objetivos. Mas a verdade é que muitas empresas escorregam nesse ponto, criando alvos longínquos e baseados em métricas e dados irreais, o que pode se converter em um verdadeiro inimigo para o engajamento, gerando ansiedade e falta de motivação. 

O segredo está na metodologia SMART para a criação de metas: ser Específico (Specific), Mensurável (Measurable), Alcançável (Attainable), Relevante (Relevant) e Temporal (Time-based). 

Veja no vídeo abaixo uma explicação detalhada sobre como traçar metas SMART para um negócio: 

5. Forneça tecnologias para simplificar a rotina e ajudar a focar no que realmente importa

Por fim, nossa dica final para descobrir, na prática, como engajar a equipe de vendas é apostar em tecnologias que tornem a rotina mais simples. 

Em um mundo digitalizado como o nosso, manter tarefas repetitivas e burocráticas como parte da rotina dos times de venda chega a ser contraproducente. 

Afinal, o mercado já conta com inúmeras soluções automatizadas e pensadas exclusivamente para contribuir com a produtividade do negócio, como os softwares de CRM e vendas

Com um software de CRM, é possível integrar todas as etapas do funil de vendas e automatizar processo burocráticos, como preenchimento de planilhas e criação de relatórios. 

Enquanto a ferramenta automatizada se encarrega disso, seu time tem tempo para utilizar a plataforma como fonte de informação sobre o percurso do cliente em sua jornada de compra e como base para uma tomada de decisões mais estratégica e alinhada com o consumidor. 

Viu só como engajar a equipe de vendas pode trazer impactos inimagináveis para o seu negócio? Com as dicas que você leu neste artigo, é possível traçar um plano de ação assertivo e começar já a integrar as soluções propostas na rotina da empresa. 

Se você se quer conhecer sugestões de automatização para otimizar a jornada do consumidor, que tal visitar o portfólio de produtos da Zendesk