Ir para o conteúdo principal

Artigo 15 min read

Como engajar equipe de vendas: 9 + 4 dicas práticas e efetivas para times presenciais e remotos

Por Zendesk

Última atualização em 23 Mai 2023

Entender como engajar sua equipe de vendas pode ter resultados que vão além de um ambiente interno sintonizado e fluido.

A verdade é que o engajamento e a motivação são importantes drivers da produtividade, habilidade que está diretamente ligada ao desempenho das empresas e que representa um dos principais ativos de uma organização.

O impacto de investir na produtividade por meio de estratégias de engajamento dos colaboradores é mostrado na pesquisa realizada pela Right Management: funcionários engajados são até 50% mais produtivos do que aqueles que trabalham sem perspectivas

Quer ver algumas dicas práticas para entender como engajar sua equipe de vendas? Então continue a leitura deste artigo. Falaremos sobre: 

  1. Invista em treinamentos motivacionais
  2. Desenvolva a liderança da equipe 
  3. Estimule o compartilhamento de informações e a criação coletiva 
  4. Crie metas SMART e estimule a equipe a alcançá-las
  5. Forneça tecnologias para simplificar a rotina e ajudar a focar no que realmente importa

Mas, antes, vamos entender porque sua empresa deve investir no engajamento da equipe de vendas. Confira!

Boa leitura! 

Por que o engajamento da equipe de vendas deve ser uma prioridade? 

Você viu na introdução deste artigo que investir no engajamento da equipe de vendas está diretamente ligado com sua produtividade, e que esta impacta de forma inegável nos resultados obtidos. 

Além disso, há, ainda, outros fatores que tornam o engajamento da equipe de vendas uma prioridade para organizações que buscam fazer diferente e criar rotinas dinamizadas. 

Alguns dos benefícios de aprender como engajar equipe de vendas são: 

  • Aumento da percepção positiva sobre a empresa;
  • Maior probabilidade de tornar colaboradores promotores da marca (o que influencia na percepção da imagem da marca no mercado); 
  • Maior comprometimento do time com a realização de tarefas e com o cumprimento de metas;
  • Maior disposição a proporcionar momentos além do wow factor aos clientes; 
  • Criação de uma cultura organizacional de inovação e de incentivo a pensamentos disruptivos;
  • Aumento das taxas de retenção e redução do turnover;
  • melhor desempenho de equipe rumo à alta performance de vendas

Com essa breve lista de benefícios de investir no engajamento da equipe de vendas podemos dar continuidade ao nosso artigo, agora sim com a lista de boas práticas de como engajar equipe de vendas.  

Como engajar a equipe de vendas: 9 dicas 

Agora que você já entendeu todos os impactos positivos que o engajamento de colaboradores pode trazer para a sua empresa, é hora de falarmos de forma prática sobre como engajar a equipe de vendas:

  1. Invista em motivação e felicidade
  2. Desenvolva a liderança da equipe 
  3. Estimule o compartilhamento de informações e a criação coletiva 
  4. Crie metas SMART e estimule a equipe a alcançá-las
  5. Forneça tecnologias para simplificar a rotina e ajudar a focar no que realmente importa
  6. Desenvolva um programa de treinamento de vendas
  7. Estimule a intuição para lidar com situações difíceis
  8. Crie um ambiente de comunicação horizontal
  9. Estabeleça um bom modelo de comissionamento

Após ler as 5 dicas que preparamos, você terá tudo o que precisa para começar a trabalhar o engajamento, a motivação e o desempenho da equipe em seu time de agentes. 

1. Invista em motivação e felicidade

Grandes aliados do engajamento da equipe de vendas, a motivação e a felicidade devem ser constantemente estimulados em sua empresa. 

De acordo com um estudo feito pela Universidade da Califórnia, um trabalhador feliz pode ser até:

  • 31% mais produtivo, 
  • 3 vezes mais criativo, 
  • vender 37% a mais em comparação aos demais. 

Por isso, não poupe esforços em proporcionar qualidade de vida a seu time de vendedores. Para fazer isso, coloque em prática algumas dicas simples como:

  • invista em boas estruturas físicas,
  • estude a viabilidade de modelos alternativos de trabalho, como o home office,
  • respeite os momentos de descanso do time. 

Em contrapartida, aproveite os momentos de trabalho para proporcionar experiências que os tirem da rotina, como:

  • treinamento motivacional, 
  • palestras com referências do assunto,
  • outros modelos de troca de conhecimento e informações, como rodas de leitura e grupos de conversa. 

2. Desenvolva a liderança da equipe 

De acordo com estudo da Gallup publicado na revista Forbes, gerentes e líderes são responsáveis por 70% do engajamento de uma equipe

Portanto, esqueça aquela imagem da liderança de equipe hierarquizada e pouco acessível. 

Colaboradores engajados querem uma figura inspiradora para conduzi-los, e o “chefe” precisa dar lugar ao “treinador”. 

Entender como engajar a equipe de vendas a partir de uma liderança de equipe colaborativa e inspiradora pode trazer resultados rápidos e efetivos para a empresa. A seguir, damos algumas dicas de como desenvolver seu líder:

  • Invista em treinamentos motivacionais de autoconhecimento. Só é capaz de ensinar e inspirar aquele que domina suas próprias fraquezas e forças;
  • Estimule o conhecimento do time de forma humanizada. Um bom líder é capaz de identificar características de destaque em cada colaborador e explorá-las em nome de melhores resultados de vendas; 
  • Use as avaliações de desempenho de equipe e individual como ferramentas-guia para desenvolver habilidades essenciais e criar times de alta performance. 

3. Estimule o compartilhamento de informações e a criação coletiva 

Estimular o compartilhamento de informações e a criação coletiva é uma forma efetiva de trazer o propósito do negócio para a rotina dos agentes de venda.

E quer saber de uma coisa? De acordo com a Deloitte, pessoas que trabalham com propósito têm maiores taxas de engajamento e fazem com que suas organizações cresçam 69% mais rápido do que outras

Além disso, o trabalho colaborativo e a cocriação de soluções são práticas esperadas pelos próprios clientes. 

De acordo com a Pesquisa de Benchmark sobre experiência do cliente, da Zendesk, revela que 70% dos próprios consumidores esperam que as empresas colaborem em nome de uma experiência de atendimento mais fluida. 

Portanto, crie suportes integrados e adote ferramentas colaborativas que permitam a troca de informações durante o processo comercial, possibilitando:

  • decisões mais assertivas, 
  • colaboradores mais engajados,
  • clientes mais felizes. 

4. Crie metas SMART e estimule a equipe a alcançá-las

Outra dica para entender como engajar sua equipe de vendas é criar metas claras e mantê-las alinhadas entre todo o time. 

Pode parecer um clichê, afinal, a rotina de vendas é essencialmente pautada em metas e objetivos. Mas a verdade é que muitas empresas escorregam nesse ponto, criando alvos longínquos e baseados em métricas e dados irreais, o que pode se converter em um verdadeiro inimigo para o engajamento, gerando ansiedade e falta de motivação. 

O segredo está na metodologia SMART para a criação de metas: 

  • ser Específico (Specific), 
  • Mensurável (Measurable), 
  • Alcançável (Attainable), 
  • Relevante (Relevant),
  • Temporal (Time-based). 

Veja no vídeo abaixo uma explicação detalhada sobre como traçar metas SMART para um negócio e comece a aplicar essa metodologia no negócio. 

Você vai perceber que vai ficar mais fácil medir e acompanhar a evolução de cada processo dentro do setor de vendas. Além disso, vai tornar suas decisões dentro do setor mais assertivas e eficientes.

5. Forneça tecnologias para simplificar a rotina e ajudar a focar no que realmente importa

Por fim, nossa dica final para descobrir, na prática, como engajar a equipe de vendas é apostar em tecnologias que tornem a rotina mais simples. 

Em um mundo digitalizado como o nosso, manter tarefas repetitivas e burocráticas como parte da rotina dos times de venda chega a ser contraproducente

Afinal, o mercado já conta com inúmeras soluções automatizadas e pensadas exclusivamente para contribuir com a produtividade do negócio, como os softwares de CRM e vendas

Com um software de CRM, é possível integrar todas as etapas do funil de vendas e automatizar processos burocráticos, como preenchimento de planilhas e criação de relatórios. 

Enquanto a ferramenta automatizada se encarrega disso, seu time tem tempo para utilizar a plataforma como fonte de informação sobre o percurso do cliente em sua jornada de compra e como base para uma tomada de decisões mais estratégica e alinhada com o cliente.

6. Desenvolva programa de treinamento para vendas

Um ponto que todos os gestores precisam entender é que todos os processos devem ser melhorados, uma vez que estão em constante atualização. E um deles é o treinamento para vendas.

Dessa forma, você precisa promover treinamento de vendas com frequência como uma forma de renovar o conhecimento da equipe para que todos os profissionais possam se desenvolver.

Existem inclusive, treinamentos de coaching que são voltados para que equipes de profissionais se desenvolvam não só na parte técnica mas também na questão emocional.

7. Estimule a intuição para lidar com situações difíceis

Claro que todo o processo de vendas precisa seguir um script levando em consideração todo o aprendizado técnico passado para os vendedores.

Entretanto, o que costuma diferenciar um bom vendedor de um excelente vendedor é a capacidade de intuição deles em alguns momentos na hora de fechar uma venda. 

Mas o que seria essa intuição? Ela nada mais é que o seu cérebro analisando experiências, decisões e resultados e dizendo de forma inconsciente como você precisa agir.

Por mais que pareça uma habilidade natural, a verdade é que todas as pessoas podem desenvolvê-la, e cabe ao líder estimular isso dentro da empresa.

8. Crie um ambiente de comunicação horizontal

Hoje em dia muito se fala sobre a horizontalidade da comunicação, mas de fato, são poucas as empresas que são capazes de colocar esse ensinamento em prática.

Por isso, é essencial incentivar os feedbacks bilaterais, perguntar aos colaboradores o que eles acreditam que pode mudar no processo e o que eles deveriam mudar no processo deles.

Quanto melhor estruturada estiver uma comunicação, mais fácil os liderados entenderão o que se espera deles e com isso estarão sempre à frente no cumprimento das suas metas.

9. Estabeleça um bom modelo de comissionamento

Para que exista um bom modelo de comissionamento que seja capaz de engajar todos os colaboradores, é preciso que a empresa tenha um bom plano de metas.

Oferecer um plano de comissão alto com metas impossíveis é o que muitas empresas acabam fazendo e o que desestimula os funcionários na maioria das vezes.

Não que isso seja errado, mas é preciso criar um modelo no qual as metas sejam atingíveis, assim como os próprios comissionamentos sejam realistas.

O que você não pode fazer para engajar sua equipe?

Agora que falamos o que você precisa fazer para engajar sua equipe, vamos mostrar o que não se deve fazer em hipótese nenhuma para não desmotivar os colaboradores.

Deixar de se desenvolver

Um líder deve ser o principal exemplo para os seus liderados. Portanto, para que eles se desenvolvam você precisa fazer o mesmo.

Imagine se chega o momento que um vendedor percebe que possui mais conhecimento que o seu gestor? No mínimo ele se sentirá um pouco mais injustiçado, e não é isso o que você deseja, não é mesmo?

Portanto, é essencial que para garantir a motivação do seu time você precise assim como todos se colocar no lugar deles e também aprimorar os seus conhecimentos.

Exigir mais do que você faria

Tome um grande cuidado para não exigir mais do que você faria. Antes de definir as metas, pense se você seria capaz de alcançá-las. Se a resposta é não, como você acredita então que seu time será capaz de bater essa meta?

Se as metas forem muito difíceis e os colaboradores nunca forem capazes de atingi-las, certamente eles vão se desmotivar. Então é preciso ter um grande cuidado em relação a isso.

Não valorizar o trabalho dos seus vendedores

Por fim, um grande erro que a maioria dos líderes comete é chamar a atenção dos seus liderados quando algo está errado e não elogiar quando fazem algo bom.

Tenha em mente que é fundamental chamar a atenção de alguém quando necessário, mas é mais importante ainda elogiar quando um colaborador fez algo positivo para a empresa.

O elogio é muito importante na vida das pessoas, e é isso que vai garantir ao seu time a motivação para continuar dando o seu melhor. Pode acreditar.

Como engajar equipe em home office? + 4 dicas!

O home office vem ganhando cada vez mais espaço dentro do mercado mundial. Mesmo antes da pandemia, que nos forçou a trabalhar remotamente, esse tipo de modelo de trabalho já vinha crescendo.

Diante disso, novos desafios são construídos em torno do objetivo de aprender como engajar equipe de vendas. Além das práticas que já listamos acima, alguma rotinas específicas também podem ser adotadas, entre elas: 

  • Alinhe objetivos com toda equipe
  • Faça o acompanhamento diário
  • Exerça seu papel de líder
  • Estimule o senso de equipe

Alinhe objetivos com toda equipe

Um dos grandes problemas do trabalho remoto é a falta de alinhamento de expectativas, entre funcionários e líderes. 

A falta de alinhamento faz com que o profissional fique sem saber o que deve fazer ou como fazer. Além de prejudicar a empresa também prejudica os resultados dele, diminui a produtividade e gera uma queda no engajamento.

Se a sua empresa espera que um funcionários esteja “online” no horário comercial, é fundamental que isso seja estabelecido para evitar problemas sobre o assunto. 

Além do horário de trabalho, alinhe também:

  • quais canais de comunicação devem ser usados, 
  • como devem funcionar as respostas dos funcionários,
  • com qual frequência devem ser realizadas as atualizações dos profissionais de vendas, nas plataformas da empresa, como CRMs,
  • quais são os objetivos e metas de cada colaborador ao longo da semana ou mês, e mais.

Em resumo, alinhe os objetivos e as tarefas que devem ser realizadas e como elas devem ser realizadas. 

Entre esses objetivos, inclua algumas metas relacionadas à produtividade do profissional e ajude os vendedores a manterem um excelente desempenho de equipe, mesmo a distância.

Faça o acompanhamento diário

No ambiente empresarial presencial o acompanhamento do que o profissional está fazendo, é mais próximo, imediato e diário. Replique isso no ambiente remoto. Use os canais de comunicação para acompanhar os vendedores diariamente.

Ao invés de ir até a mesa dele, por exemplo, abra o chat e pergunte como está o andamento das atividades do dia e se você pode fazer algo para resolver alguma possível dificuldade. 

Periodicamente, por exemplo, uma vez por semana, faça uma chamada por videoconferência com sua equipe para acompanhar resultados, conversar sobre as dificuldades e pontos de melhoria, bem como para interagirem e manterem o senso de equipe. 

Exerça seu papel de líder

O líder deve ser uma figura presente, que contribui para a resolução de problemas e identificação de saídas para melhores resultados. 

Quando o trabalho é presencial isso parece mais fácil e o líder parece mais acessível. Entretanto, isso também precisa acontecer quando o trabalho é a distância. Na verdade, essa é uma etapa fundamental de como engajar equipe em home office.

Faça reuniões individuais e em equipe, crie uma rotina de feedbacks, ofereça um canal de comunicação aberto e repasse resultados, sempre de maneira a contribuir com o engajamento da equipe de vendas e com o desempenho da equipe.

Estimule o senso de equipe

Happy hours, o papinho na hora do café, ir almoçar juntos, tudo isso contribui para a criação de um senso de equipe que é muito importante no processo de como engajar a equipe de vendas.

Mas, e quando nada disso acontece naturalmente, porque cada um está tomando café na sua casa?

É hora de criar momentos que vão permitir a reunião dos profissionais, mesmo que a distância. 

Se a equipe for toda da mesma cidade, é possível reunir os profissionais em um restaurante, por exemplo. Entretanto, caso não seja a sua realidade, faça reuniões de integração a distância, envie comes e bebes para os funcionários (ou ofereça um valor teto para que ele possa gastar com isso) e prepare algumas dinâmicas para estimular o bate papo. 

Ferramentas e tecnologia para engajamento de equipe de vendas

Viu só como engajar a equipe de vendas pode trazer impactos inimagináveis para o seu negócio? 

Com as dicas que você leu neste artigo, é possível traçar um plano de ação assertivo e começar já a integrar as soluções propostas na rotina da empresa. 

Se você quer conhecer sugestões de automatização para otimizar a jornada do consumidor, que tal visitar o portfólio de produtos da Zendesk

A Zendesk oferece um Sistema de CRM para equipe de vendas que ajuda a melhorar a produtividade e os processos da sua equipe.

Estamos falando de um CRM de vendas para melhorar a produtividade, os processos e a visibilidade do pipeline para as equipes de vendas, combinado a um sistema de análise de dados para melhoria e otimização das suas estratégias. 

O sistema oferece, entre outras funcionalidades, listas inteligentes de leads que ajudam você a segmentar e filtrar suas chamadas e oportunidades em tempo real, para que você possa manter a organização e detectar chances de venda

Acesse nossa página, conheça mais sobre nossos recursos, inicie uma avaliação gratuita e descubra como tornar ainda mais simples o processo de como engajar equipe de vendas a partir da tecnologia e de todos os benefícios que ela traz para a empresa. 

Histórias relacionadas

Artigo
14 min read

5 dicas para criar uma boa campanha de incentivo às vendas

Veja como elaborar uma campanha de incentivo às vendas: importância da estratégia, passo a passo, o que evitar, ferramentas de apoio + exemplos reais.

Artigo
13 min read

Qual a diferença entre inbound e outbound? Como atrair mais clientes?

Descubra qual a diferença entre inbound e outbound, como utilizar as abordagens nos setores de marketing e vendas, e estratégias para implementar.

Artigo
11 min read

O que faz um vendedor externo e qual a diferença para representante comercial?

Entenda o que faz um vendedor externo, suas demandas e quanto ganha. Além de suas diferenças para vendedor interno e representante comercial.

Artigo
10 min read

Qual a diferença entre hard skills e soft skills?

Você sabe quais as diferenças entre hard skills e soft skills? Entendê-las pode facilitar o trabalho…