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O que é Wow: conheça algumas dicas para ir além do conceito

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 11 Maio 2020
Última atualização em 19 Agosto 2020

Dados apontam que, para 73% dos consumidores, a experiência do cliente é um fator importante para a decisão de compra. Diante disso, saber o que é Wow e oferecer momentos únicos e inesquecíveis para os consumidores vira um dever para empresas que buscam a diferenciação e a fidelização dos clientes. 

No entanto, hoje em dia, os consumidores tornaram-se tão exigentes que apenas acrescentar o fator “wow” não é o bastante. Sério? Sério. 

E foi por isso que criamos este post. O objetivo dele é justamente te mostrar o que é Wow e te orientar a oferecer algo além dele. Você vai ver que é possível!

O que é wow? 

O fator “Wow”, ou “Wow factor” é uma expressão utilizada no mundo dos negócios para descrever a sensação que os clientes têm quando recebem algo muito além das suas expectativas. 

Na maioria das vezes, o fator wow pode ser um excepcional serviço de atendimento ao cliente, em que o colaborador da empresa oferece ao cliente muito mais do que ele o consumidor esperava. Ou ainda, proporcionar algo verdadeiramente único quando ele não esperava nada.

Uma interpretação literal do fator “Wow” é algo que seu produto ou serviço oferece ao cliente que faz com que ele expresse um grande “UAU”. Esse momento é muitas vezes descrito dentro do marketing como um momento de magia. É aquele ponto em que um cliente tem uma experiência extremamente positiva, o que vai incentivá-lo a voltar para o seu negócio e comprar de você novamente, desenvolvendo uma sólida relação cliente-empresa.

Dicas sobre Wow: como acrescentar algo além do fator Wow na experiência do usuário? 

Clientes que descobrem, na prática, o que é “wow” e se encantam com esse fator personalizado têm uma tendência a voltar. Mas aqueles que dão o próximo passo na evolução do consumidor serão fiéis a sua marca para sempre. 

Uma experiência sensacional estimula a completa lealdade do seu cliente. Porém, uma experiência inesquecível estabelece uma conexão sólida com ele. É como aquele ditado: “As pessoas podem esquecer quem você é, mas nunca esquecerão como você fez elas se sentirem”. 

Pensando isso, separamos algumas dicas a seguir que podem te ajudar a alcançar esse total estado de sedução pela sua marca. 

1) Entregue um serviço feito sob medida  

Todos sabem que, hoje em dia, precisamos personalizar o produto para conquistar o coração do nosso cliente. Por isso,agora temos que ir além do básico: mais do que saber o que é Wow, precisamos saber o que é Wow para AQUELE cliente. Quanto mais específico, mais fantástico. Algo que faça com que as pessoas não pensem duas vezes antes de comprar. 

Vamos exemplificar com um case de sucesso. 

A empresa de eletrônicos argentina BGH é conhecida por suas campanhas de marketing revolucionárias. Em parceria com o Google Maps e com o Ministério de Urbanismo de Buenos Aires, a marca criou um software que mostra o tempo em que cada residência da cidade fica exposta ao Sol. 

Esse cálculo de tempo se transformava em descontos para se adquirir um ar condicionado. Ou seja, quanto mais tempo a casa ficava no calor, mais desconto tinha na hora da compra. A única coisa que os compradores tinham que fazer era colocar seu endereço. 

O resultado? A campanha arrecadou 14 milhões de dólares em um país em crise oferecendo para as pessoas algo extremamente personalizado. 

Acompanhe o resultado da campanha no vídeo abaixo: 

2) Realize o inesperado

A vida das pessoas hoje em dia é tão corrida que muitas vezes elas precisam de uma dose extra para continuarem motivadas.

E por que não ser a sua empresa a responsável por essa adrenalina? 

Além de saber o que é Wow e aplicá-lo de forma surpreendente, acrescente à experiência o fator-surpresa. Faça o inesperado e acrescente alegria na vida dos seus clientes. 

Um exemplo legal de campanha foi a realizada pela Kibon. 

Ao chegar no caixa, a pessoa era surpreendida pela notícia de que o sorvete tinha sido pago por outra pessoa e perguntava se a pessoa queria deixar pago o próximo. O resultado foi que 97% das pessoas compraram um sorvete para alguém que nunca viu na vida. O inesperado sempre encanta os clientes em um nível que eles nunca esquecerão. 

3) Agregue algo a mais 

O fator Wow acontece quando surpreendemos alguém. No entanto, para ir além dele, é necessário agregar algo que realmente reproduz a sensação de ficar boquiaberto. 

Em um voo das Aerolíneas Delta, o piloto saiu da sua cabine e deu boas vindas pessoalmente a cada um dos passageiros antes de decolar. 

Isso os deixou chocados, já que estavam esperando apenas uma voz no auto-falante. Os comentários publicados nas páginas da companhia foram todos positivos, algo como “Uau! Isso nunca tinha acontecido antes”. Esse piloto foi além de simplesmente saber e aplicar o que é Wow.”. Ele transformou uma interação comum em uma experiência inesquecível. 

Esperamos que essas dicas sobre Wow tenham te inspirado a pensar naquilo que realmente pode oferecer.

Agora que você já sabe o que é Wow e como criar uma experiência memorável e personalizada, que tal dar mais um passo importante para tornar o relacionamento entre seu negócio e seus clientes incrível? Nossa dica é a leitura do Relatório Zendesk de Tendências em Experiência do Cliente em 2020