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Confira 5 exemplos de comunicação interna assertiva para aplicar na sua gestão

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 25 Setembro 2020
Última atualização em 25 Setembro 2020

Quando usamos o termo “comunicação” em um ambiente profissional, muitos empreendedores pensam apenas no público externo, como clientes e prospects. Entretanto, tão importante quanto é a comunicação interna. Afinal de contas, é por meio dela que é possível conversar com os colaboradores e entregar informações claras e objetivas para as equipes.

Uma pesquisa da 15Five revelou que 81% dos colaboradores preferem uma companhia que valoriza a comunicação do que receber ótimos benefícios. Entretanto, apenas 15% dos funcionários que foram entrevistados afirmaram que a empresa em que trabalham está fazendo um ótimo trabalho de comunicação.

Seja honesto: sua empresa faz parte dos 15%? Se sua resposta é não, neste artigo você poderá entender a importância desse exercício para os gestores e colaboradores e conhecer alguns exemplos de comunicação interna assertiva para incorporar no seu negócio.

Quais os objetivos da comunicação interna?

Seja dentro ou fora das empresas, falhas de comunicação são comuns e podem até mesmo desencadear diversos tipos de problemas e conflitos. Um simples e-mail mal interpretado ou uma mensagem por WhatsApp escrita de maneira inadequada podem se transformar em obstáculos para o desenvolvimento dos colaboradores e, por consequência, do sucesso da empresa.

Aprender a se comunicar é essencial para que as relações interpessoais da empresa evoluam, portanto é importante que você tenha colaboradores que consigam se expressar de maneira simples, clara e honesta sem ferir os direitos das pessoas da instituição.

É por meio delas que sua empresa poderá alinhar demandas, agilizar a execução de processos e melhorar as relações interpessoais.

Quais exemplos de comunicação interna posso implementar na minha empresa?

Agora que você já sabe quais são os objetivos da comunicação interna, chegou a hora de conhecer algumas ideias para comunicação interna que podem ser implementadas na sua empresa para ela se tornar mais assertiva. Vamos lá?

Realmente conheça sua equipe

Cada pessoa é diferente, com gostos e costumes únicos. Os times do seu negócio também são diversos e podem se adaptar melhor a diferentes tipos de linguagens, sejam elas verbais ou até mesmo não verbais. 

De acordo com um estudo feito por Albert Mehrabian, professor de psicologia, 55% da comunicação humana é feita de forma não verbal, sejam elas olhares, gestos e a postura corporal. Esses sinais podem ser de grande valia na hora de se comunicar.

Portanto, se você deseja melhorar a comunicação interna da sua instituição, é essencial buscar conhecer as pessoas que fazem parte dela para que você saiba qual é a melhor maneira de se comunicar com elas.

Atenção na sua comunicação

Depois de você entender como os colaboradores trocam informações, chegou o momento de olhar para si mesmo: será que o modo como você se expressa é adequado?

Ao se comunicar, é comum esquecermos de observar como nos comunicamos e se estamos sendo assertivos ou ofensivos. Por isso, note seus sinais não-verbais, seu tom de voz, as palavras que costuma usar com frequência.

Será que sua comunicação é a melhor possível para um ambiente corporativo ou ela pode ser melhorada? Não se esqueça de sempre tentar ser o mais claro e objetivo possível, focando no conteúdo de forma concisa e educada.

Exemplos de comunicação interna assertiva

Uma das situações mais comuns em que essa comunicação pode ser avaliada é durante um feedback. Por isso, preparamos abaixo dois exemplos sem e com assertividade para você entender como se comunicar.

Um feedback do gestor para o colaborador

  • Sem assertividade: Novamente você demonstrou que não sabe fazer nada direito. Este relatório está terrível!
  • Com assertividade: O relatório que solicitei não está atendendo à demanda solicitada. Será que posso esclarecer alguma dúvida sobre às informações que pedi ou lhe ajudar de alguma outra maneira para que ele esteja de acordo com o solicitado?

Feedback do colaborador para a empresa

  • Sem assertividade: Não aguento mais ficar tão sobrecarregado de serviço nesta empresa e não ser reconhecido por isso.
  • Com assertividade: Agradeço o reconhecimento que vocês me deram durante minha carreira na empresa, mas neste momento sinto que estou sobrecarregado. Será que podemos conversar sobre a possibilidade de contratar mais um profissional para me auxiliar?

Saiba do que está falando

Outra maneira de melhorar a sua comunicação interna é dominar o assunto do qual está falando. Pesquise informações, leia sobre o tema e tenha bons argumentos.

Mas é claro que é impossível saber de tudo, então você pode acabar sendo pego desprevenido. Nessas situações, seja humilde e assuma que não possui esse conhecimento, mas buscará aprender. 

Se a pessoa cuja qual estiver conversando entender sobre o tópico em questão, aproveite para fazer perguntas e transformar esse momento em um de aprendizagem. 

Comunique-se no momento correto

Por melhor que seja uma notícia, de nada adianta se ela não for dada no momento correto e para as pessoas interessadas.

Muitas vezes, por falta de atenção ou até mesmo sensibilidade, acabamos nos prejudicando e talvez prejudicando outras pessoas ao falar coisas no momento errado. Portanto, busque sempre o melhor momento para se expressar.

Apoie seus colegas de trabalho

Se você sente que algum colaborador esteja tendo dificuldades para se comunicar, que tal se tornar um exemplo e ajudá-los a expressar seus conhecimentos? Com seu apoio, é possível que eles se sintam encorajados e inspirados a treinar a própria comunicação.

Em conclusão…

Essas são apenas algumas ideias para comunicação interna que você pode implementar na gestão da sua empresa. Com esses exemplos de comunicação interna, será possível atingir suas equipes de maneira mais concisa, eficiente e responsável.

Mas se você está buscando aprimorar ainda mais a comunicação dentro do seu negócio, o Zendesk para equipes internas pode lhe ajudar a criar excelentes experiências para suas equipes internas. Se você ficou interessado, entre em contato conosco.

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