Ir para o conteúdo principal

Artigo 6 min read

Confira 5 exemplos de comunicação interna assertiva para aplicar na sua gestão

Por Zendesk

Última atualização em 26 março 2024

Quando usamos o termo “comunicação” em um ambiente profissional, muitos empreendedores pensam apenas no público externo, como clientes e prospects. Entretanto, tão importante quanto é a comunicação interna. Afinal de contas, é por meio dela que é possível conversar com os colaboradores e entregar informações claras e objetivas para as equipes.

Uma pesquisa da 15Five revelou que 81% dos colaboradores preferem uma companhia que valoriza a comunicação do que receber ótimos benefícios. Entretanto, apenas 15% dos funcionários que foram entrevistados afirmaram que a empresa em que trabalham está fazendo um ótimo trabalho de comunicação.

Seja honesto: sua empresa faz parte dos 15%? Se sua resposta é não, neste artigo você poderá entender a importância desse exercício para os gestores e colaboradores e conhecer alguns exemplos de comunicação interna assertiva para incorporar no seu negócio.

Resumo

  • A comunicação interna é o relacionamento e processo de compartilhamento de informações dentro de uma empresa. Seu objetivo é alinhar demandas, agilizar processos e melhorar as relações interpessoais.
  • A comunicação interna é fundamental para o engajamento organizacional, pois elimina boatos, promove a segurança e estabelece um diálogo aberto entre os colaboradores, mantendo o alinhamento interno entre todos da empresa.
  • Para comunicar-se internamente de forma eficaz é importante conhecer a equipe, prestar atenção à comunicação, oferecer feedbacks assertivos, dominar o assunto, comunicar-se no momento certo e apoiar os colegas.
  • Estratégias de comunicação interna como promover a cultura organizacional, reconhecer colaboradores, organizar programas de recompensas e eventos de integração incentivam o engajamento. Já, o uso de tecnologia facilita a interação entre os colaboradores.

Conteúdos relacionados:

O que é comunicação interna?

A comunicação interna corresponde ao relacionamento dentro de uma organização. Seja entre as lideranças e seus liderados, ou dos colaboradores entre si. 

Em resumo, compreende o compartilhamento de informações importantes no ambiente de trabalho, bem como o alinhamento de demandas com toda a equipe a fim de suprir os interesses da empresa.

Muitas organizações atribuem a responsabilidade de fazer a comunicação interna ao departamento de RH. Segundo uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, isso ocorre em 63,2% das empresas.

Quais os objetivos da comunicação interna?

Seja dentro ou fora das empresas, falhas de comunicação são comuns e podem até mesmo desencadear diversos tipos de problemas e conflitos. Um simples e-mail mal interpretado ou uma mensagem por WhatsApp escrita de maneira inadequada podem se transformar em obstáculos para o desenvolvimento dos colaboradores e, por consequência, do sucesso da empresa.

Aprender a se comunicar é essencial para que as relações interpessoais da empresa evoluam, portanto é importante que você tenha colaboradores que consigam se expressar de maneira simples, clara e honesta sem ferir os direitos das pessoas da instituição.

É por meio delas que sua empresa poderá alinhar demandas, agilizar a execução de processos e melhorar as relações interpessoais.

Por que a comunicação interna é importante?

A comunicação interna faz uma grande diferença tanto na gestão de pessoas quanto no engajamento pela busca de resultados dentro das organizações.

Com isso, consegue-se eliminar boatos que comprometem a produtividade da equipe e geram o sentimento de insegurança entre todos.

Além disso, é possível criar um diálogo aberto entre os times, esclarecendo o que está acontecendo na empresa, e quais são os próximos passos que devem ser tomados.

Isso é fundamental para manter o alinhamento interno, garantindo a retenção de talentos e melhorando os resultados dentro da organização.

Quais exemplos de comunicação interna posso implementar na minha empresa?

Agora que você já sabe quais são os objetivos da comunicação interna, chegou a hora de conhecer algumas ideias para comunicação interna que podem ser implementadas na sua empresa para ela se tornar mais assertiva.

Vamos então ver como fazer a comunicação interna!

Realmente conheça sua equipe

Cada pessoa é diferente, com gostos e costumes únicos. Os times do seu negócio também são diversos e podem se adaptar melhor a diferentes tipos de linguagens, sejam elas verbais ou até mesmo não verbais. 

De acordo com um estudo feito por Albert Mehrabian, professor de psicologia, 55% da comunicação humana é feita de forma não verbal, sejam elas olhares, gestos e a postura corporal. Esses sinais podem ser de grande valia na hora de se comunicar.

Portanto, se você deseja melhorar a comunicação interna da sua instituição, é essencial buscar conhecer as pessoas que fazem parte dela para que você saiba qual é a melhor maneira de se comunicar com elas.

Atenção na sua comunicação

Depois de você entender como os colaboradores trocam informações e entendê-lo como cliente interno, chegou o momento de olhar para si mesmo: será que o modo como você se expressa é adequado?

Ao se comunicar, é comum esquecermos de observar como nos comunicamos e se estamos sendo assertivos ou ofensivos. Por isso, note seus sinais não-verbais, seu tom de voz, as palavras que costuma usar com frequência.

Será que sua comunicação é a melhor possível para um ambiente corporativo ou ela pode ser melhorada? Não se esqueça de sempre tentar ser o mais claro e objetivo possível, focando no conteúdo de forma concisa e educada.

Exemplos de comunicação interna assertiva

Uma das situações mais comuns em que essa comunicação pode ser avaliada é durante um feedback. Por isso, preparamos abaixo dois exemplos sem e com assertividade para você entender como se comunicar.

Um feedback do gestor para o colaborador

  • Sem assertividade: Novamente você demonstrou que não sabe fazer nada direito. Este relatório está terrível!
  • Com assertividade: O relatório que solicitei não está atendendo à demanda solicitada. Será que posso esclarecer alguma dúvida sobre as informações que pedi ou lhe ajudar de alguma outra maneira para que ele esteja de acordo com o solicitado?

Feedback do colaborador para a empresa

  • Sem assertividade: Não aguento mais ficar tão sobrecarregado de serviço nesta empresa e não ser reconhecido por isso.
  • Com assertividade: Agradeço o reconhecimento que vocês me deram durante minha carreira na empresa, mas neste momento sinto que estou sobrecarregado. Será que podemos conversar sobre a possibilidade de contratar mais um profissional para me auxiliar?

Saiba do que está falando

Outra maneira de melhorar a sua comunicação interna é dominar o assunto do qual está falando. Pesquise informações, leia sobre o tema e tenha bons argumentos.

Mas é claro que é impossível saber de tudo, então você pode acabar sendo pego desprevenido. Nessas situações, seja humilde e assuma que não possui esse conhecimento, mas buscará aprender. 

Se a pessoa cuja qual estiver conversando entender sobre o tópico em questão, aproveite para fazer perguntas e transformar esse momento em um de aprendizagem. 

Comunique-se no momento correto

Por melhor que seja uma notícia, de nada adianta se ela não for dada no momento correto e para as pessoas interessadas.

Muitas vezes, por falta de atenção ou até mesmo sensibilidade, acabamos nos prejudicando e talvez prejudicando outras pessoas ao falar coisas no momento errado. Portanto, busque sempre o melhor momento para se expressar.

Apoie seus colegas de trabalho

Se você sente que algum colaborador está tendo dificuldades para se comunicar, que tal se tornar um exemplo e ajudá-los a expressar seus conhecimentos? Com seu apoio, é possível que eles se sintam encorajados e inspirados a treinar a própria comunicação.

Estratégias de comunicação interna para engajar colaboradores

Conheça agora algumas ações e campanhas de comunicação interna que sua empresa pode implementar melhorar a experiência dos funcionários, mantendo-os informados sobre os objetivos e metas da empresa para promover um ambiente de trabalho mais colaborativo e produtivo:

Cultura organizacional fortalecida

A comunicação interna é responsável por promover e fortalecer a cultura organizacional de uma empresa. Para isso é importante compartilhar regularmente os valores e missão da empresa, reconhecimento de conquistas individuais e de equipe, celebração de marcos e eventos importantes, e a criação de um ambiente inclusivo e acolhedor para todos os colaboradores.

Programas de reconhecimento e recompensa

Reconhecer e recompensar o bom desempenho dos colaboradores é uma maneira muito eficiente de incentivá-los e motivá-los a continuarem dando o seu melhor. Invista em programas de reconhecimento público, prêmios e incentivos financeiros, como bônus ou aumento salarial para celebrar os sucessos individuais e de equipe.

Uso de tecnologia e plataformas colaborativas e inteligência artificial

Chats corporativos, intranets e aplicativos móveis facilitam a comunicação entre os colaboradores, independentemente de sua localização geográfica. 

Essas ferramentas também podem ser usadas para compartilhar documentos, agendar reuniões e colaborar em projetos, melhorando a eficiência e a produtividade da equipe.

Além disso, a inteligência artificial (IA) também pode ajudar a melhorar a comunicação interna das empresas por meio de assistentes virtuais, personalização de comunicação, tradução automática, automação de tarefas e feedback automatizado, por exemplo.

Deixe a IA cuidar do trabalho e tenha mais produtividade

Eventos e atividades de integração

Organizar eventos e atividades de integração é uma maneira muito eficiente para fortalecer os laços entre os colaboradores e promover um senso de comunidade e pertencimento. Ações como happy hours, almoços de equipe, jogos e competições, eventos esportivos e festas de fim de ano ajudam a criar um ambiente de trabalho mais positivo e colaborativo.

Comunicação em tempos de mudança

Em momentos de mudança organizacional, como fusões, aquisições ou reestruturações, mantenha os colaboradores informados e engajados. Neste momentos considerados críticos, a comunicação interna deve atuar na explicação das mudanças, no esclarecimento de dúvidas e preocupações e no fornecimento de suporte emocional aos colaboradores afetados. 

Ações como comunicados regulares, sessões de esclarecimento, fóruns de discussão e apoio individualizado podem ajudar neste processo.

Leia também: Employee experience: ferramentas + como aplicar + como medir!

Em conclusão…

Essas são apenas algumas ideias para comunicação interna que você pode implementar na gestão da sua empresa. Com esses exemplos de comunicação interna, será possível atingir suas equipes de maneira mais concisa, eficiente e responsável.

Mas se você está buscando aprimorar ainda mais a comunicação dentro do seu negócio, o Zendesk para equipes internas pode lhe ajudar a criar excelentes experiências para suas equipes internas. Se você ficou interessado, entre em contato conosco.

A Zendesk tem planos adaptados à realidade da sua empresa, seja ela grande ou pequena.

Histórias relacionadas

Artigo
8 min read

Otimização da força de trabalho: O guia definitivo para 2024

A otimização da força de trabalho torna os processos mais eficientes, os funcionários mais produtivos e proporciona mais flexibilidade aos resultados. Saiba mais abaixo.

Artigo
14 min read

O que é Wow? 5 dicas para usá-lo na experiência de atendimento

Saiba o que é o Wow Factor ou Wow Moment, e descubra como utilizar o conceito do fator surpresa para encantar e satisfazer os clientes.

Artigo
13 min read

3 exemplos de bom atendimento ao cliente: qual é o segredo?

Veja 3 exemplos de bom atendimento ao cliente e entenda sua importância para a experiência. Análise dos 5 melhores aspectos avaliados pelo consumidor.

Artigo
12 min read

5 cases de experiência do cliente: as melhores estratégias

Udemy, Slack, Uber, Magazine Luiza: veja 5 cases de experiência do cliente e aplique os insights na sua empresa . Obtenha resultados fantásticos!