Ir para o conteúdo principal

Artigo 7 min read

Chat corporativo: o que é? E por que investir nessa ferramenta?

Por Zendesk,

Última atualização em 16 fevereiro 2024

Chat corporativo

Ferramentas de chat corporativo são softwares desenvolvidos para a comunicação interna de empresas, conectando os colaboradores e tornando a operação mais ágil e responsiva, afinal de contas, existem reuniões que poderiam ser e-mails, assim como e-mails que poderiam ser uma mensagem no chat interno.

Quer saber o que são e para que servem os programas de chat para empresas? Então, continue lendo e confira as principais vantagens dessas ferramentas, que asseguram ótimos motivos para investir na comunicação diária das suas equipes.

Resumo
  • O chat corporativo é um software focado na comunicação entre colaboradores, que trocam mensagens e se conectam com outros funcionários. Há recursos como: histórico, mural virtual para avisos, notificações automáticas e mais.

  • Investir na comunicação interna é benéfico para o sucesso das iniciativas e a retenção de funcionários satisfeitos. Por sinal, 81% dos colaboradores preferem empresas que valorizam a comunicação e realmente os escutam.

  • As principais vantagens do chat corporativo incluem: agilidade na comunicação, alinhamento entre a equipe, facilidade para tomar decisões, menor incidência de erros e estímulo para a colaboração entre os setores.

Conteúdos relacionados

Neste artigo, você aprenderá

O que é e para que serve o chat corporativo?

O chat corporativo ou sistema de chat interno para empresas é um software voltado para a comunicação entre colaboradores de uma organização, ideal para a troca de mensagens, avisos e conexão entre equipes e funcionários.

Em geral, é comum o uso de chat corporativo open source, um software de código aberto que permite integração com as ferramentas de gestão e pode ser personalizado de acordo com as necessidades e particularidades de cada corporação.

Além de facilitar conversas rápidas e melhorar a comunicação necessária para a operação diária, esses programas também costumam incluir recursos como histórico de mensagens, mural virtual para avisos, sistema de notificações automáticas e acesso seguro em diferentes dispositivos.

Na prática, sistemas de chat corporativo servem para integrar os colaboradores e diferentes times que compõem uma empresa, tornando a operação mais assertiva, ágil e alinhada.

Isso é crucial para o bom desempenho da empresa e pode até mesmo motivar uma equipe, considerando que é essencial estabelecer uma linha direta entre esses núcleos para evitar falhas, atingir as metas traçadas e assegurar uma atuação satisfatória para todos.

Exemplos de comunicação interna de uma empresa assertiva

O sucesso de uma empresa depende diretamente da sua capacidade de se comunicar com clareza, objetividade e qualidade, o que vale tanto para as interações externas, com clientes e fornecedores, quanto para as internas, que fazem parte da rotina diária dos funcionários e equipes em atividade.

Facilitar, incentivar e treinar seus colaboradores nesse quesito é essencial, já que essa abordagem permite otimizar a operação, reduzir erros e alinhar todos os seus times para um objetivo comum. 

Antes de entender as vantagens de ferramentas que atendem essa necessidade e servem como facilitadores nas conversações da rotina operacional, é relevante conhecer os principais exemplos de comunicação interna de uma empresa.

Quanto ao formato, temos a comunicação escrita ou verbal, definidas da seguinte forma:

  • escrita ou não-verbal: a comunicação escrita ocorre em e-mails, memorandos, notificações, avisos e ferramentas de chat corporativo, que permitem conversações diretas e instantâneas;
  • verbal: a comunicação verbal ocorre quando falamos diretamente com outra pessoa, o que é comum em reuniões, encontros, palestras e até aquela conversa informal entre colegas que acontece próximo da máquina de café.

A comunicação também pode ser classificada de acordo com o direcionamento que ela apresenta:

  • vertical: é aquela que parte de níveis elevados na hierarquia da empresa e percorrem o caminho vertical até o último colaborador, muito comum para a comunicação de estratégias, metas, resultados e atualizações a respeito das políticas internas;
  • horizontal: esta classificação aborda toda comunicação interna que acontece entre os colaboradores de um mesmo nível hierárquico, normalmente acontece em reuniões, brainstorms e interações dentro de uma determinada equipe;
  • diagonal: é uma evolução da comunicação horizontal, com informações que partem de um debate interno de uma equipe e que precisam ser compartilhadas com outros times, necessitando de um filtro ou representação por parte de um gestor ou outro membro responsável pela equipe.

A partir dessas definições, podemos observar como o chat corporativo é capaz de ser inserido na rotina operacional de uma empresa e como ele torna o compartilhamento de ideias e informações mais assertivo, ágil e seguro para todos os envolvidos.

Por que investir em chat corporativo?

A boa comunicação interna em uma empresa é algo extremamente valorizado e benéfico para o sucesso de uma iniciativa e até para a retenção de funcionários satisfeitos. 

De acordo com uma pesquisa da 15Five, 81% dos colaboradores preferem empresas que valorizam a comunicação e realmente os escutam, do que aquelas que colocam benefícios mas não sabem ouvir nem conectar as equipes internas.

5 vantagens de ferramentas de comunicação interna

Se tudo que você leu até aqui não foi o bastante para te convencer a procurar uma ferramenta de chat para empresas, listamos a seguir 5 vantagens imperdíveis que esses softwares trazem para a gestão e performance de um empreendimento, confira:

1. Ganho de agilidade na comunicação

A possibilidade de gerar conversas instantâneas entre diferentes setores de uma organização é um dos principais benefícios do chat corporativo, que fornece um ambiente adequado, integrado e seguro para compartilhar informações relevantes da rotina operacional.

Em tempo real é possível tirar dúvidas, comunicar decisões e gerar soluções eficientes, até mesmo para eventos que impactam o consumidor final.

2. Melhor alinhamento entre colaboradores e equipes

Esse sistema gera transparência e melhoria para os processos internos, facilitando o alinhamento entre as diferentes atividades que compõem a rotina empresarial, colocando todos os seus colaboradores a par de suas estratégias e responsabilidades.

3. Facilidade para tomar decisões e comunicar suas equipes

Com o chat corporativo é possível transmitir informações com clareza e objetividade em todas as direções. 

Dessa forma, até mesmo o processo de tomada de decisões se torna mais prático, já que temos uma ferramenta instantânea para questionar os envolvidos, colher informações e comunicar o que será aplicado.

4. Menor incidência de erros relacionados à falhas de comunicação

Toda essa agilidade e transparência pode reduzir a incidência de falhas de comunicação e impactos negativos que resultam desse tipo de problema. 

No entanto, vale ressaltar que não basta contratar um chat corporativo, também é preciso desenvolver a habilidade comunicacional dos colaboradores em todos os níveis hierárquicos.

5. Estímulo para a colaboração entre setores

O chat interno para empresas faz uma ponte entre diferentes setores e permite uma colaboração facilitada entre eles, estimulando a união de equipes e funcionários em relação aos objetivos que cada um deles possui ou que são comuns entre as partes.

E isso é só o começo. Cada empresa pode encontrar vantagens exclusivas ao adotar uma ferramenta de chat corporativo, o que normalmente está relacionado a redução de custos, diminuição de erros e melhorias no desempenho e faturamento obtido. Vale a pena tentar, não é mesmo?

Zendesk Service: CRM com inteligência artificial

Que tal contar com uma solução de atendimento que tem recursos de inteligência artificial para elevar a experiência do cliente e dar uma mão extra aos seus agentes? Com o Zendesk Service, você pode:

  • criar conexões significativas, personalizando as interações para cada cliente;
  • expandir sua oferta de atendimento, investindo em uma estratégia omnichannel;
  • manter-se flexível durante as mudanças, escalando o atendimento, se necessário;
  • implantar chatbots de inteligência artificial para responder com rapidez e precisão;
  • dar aos agentes o contexto completo para atender às demandas com assertividade.

Gostou? Então, faça uma avaliação gratuita agora mesmo e aproveite todo o potencial da IA!

Histórias relacionadas

Artigo
12 min read

O que é copywriting e como funciona? Descubra!

Veja o que é copywriting e como funciona + técnicas de persuasão em vendas, uso correto de gatilhos mentais e como implementar tudo isso na sua empresa.

Artigo
17 min read

ZMOT: entenda o que é e como usar o momento zero da verdade

Entenda o que é o ZMOT (Zero Moment of Truth) e como aplicar estratégias direcionadas a esse momento da jornada do cliente para fechar mais vendas.

Artigo
17 min read

O que é negociação distributiva e como usar no seu processo de vendas

Entenda o que é negociação distributiva e quando essa abordagem é necessária e confira dicas para negociar melhor e fechar mais vendas.

Artigo
9 min read

Chat de vendas: como usá-lo para melhorar as negociações?

Entenda o que é e como o chat de vendas pode alavancar os resultados do seu negócio + dicas de como usar o atendimento via chat!