Ir para o conteúdo principal

Artigo 11 min read

4 tendências da experiência do funcionário para aplicar na sua empresa

Por Zendesk

Última atualização em 4 dezembro 2023

Estar atento às tendências da experiência do funcionário é uma forma de manter a equipe engajada e produtiva, permitindo que a sua empresa se adapte e ofereça benefícios e políticas que estejam alinhados com as preferências dos colaboradores. 

E para manter isso, daqui para frente, as organizações vão precisar transformar a tecnologia do local de trabalho para melhorar o suporte ao modelo híbrido, aumentar a produtividade e reduzir custos, se quiser manter o seu negócio eficiente. 

É o que mostra o Relatório de tendências da experiência do funcionário, da Zendesk. 

Para chegar aos resultados, foram entrevistados mais de 370 líderes de Employee Experience, agentes e compradores de tecnologia de 20 países e de organizações que vão desde pequenas empresas até grandes corporações.

Quer conhecer mais de perto as tendências da experiência do funcionário em 2024? Então siga com a leitura, atualize-se sobre o assunto e leve insights para dentro da sua empresa!

Mas, primeiro, vamos começar no início: o que é Employee Experience? 

O que é Employee Experience?

Employee Experience, EX ou experiência do funcionário, é o conceito de prezar pela boa experiência do colaborador dentro de uma empresa, desde o processo de recrutamento até o momento de desligamento.

Isso significa que, quando a empresa se preocupa com a experiência do funcionário, ela está se atentando para que todos os processos dentro da organização sejam positivos para os colaboradores. Em outras palavras, que seja um bom local para se trabalhar.

Para isso, o EX engloba toda a jornada do colaborador, passando pela integração, o desenvolvimento profissional e o relacionamento com colegas e superiores. 

Sendo assim, antes de conhecer as novas tendências da experiência do funcionário, é preciso ter em mente os 9 elementos-chave da Employee Experience. São eles:

  • cultura organizacional;
  • recrutamento e integração;
  • ambiente de trabalho;
  • desenvolvimento;
  • comunicação;
  • saúde e bem-estar;
  • participação
  • reconhecimento;
  • tecnologias e ferramentas de trabalho.

Cultura organizacional

A cultura organizacional é como se fosse a personalidade da empresa caso ela fosse um ser humano. É por meio dela que é possível definir qual a sua identidade e visão de mundo e como as pessoas que nela trabalham devem se portar. 

Uma boa cultura organizacional ocorre quando os valores, crenças, ética e comportamentos de uma empresa são positivos e refletem um um ambiente de trabalho saudável e estimulante. 

É o tipo de cultura organizacional que define também a necessidade de flexibilidade no trabalho e as políticas de diversidade e inclusão. 

Recrutamento e integração

A forma como os colaboradores são recrutados, entrevistados, selecionados e integrados na empresa também reflete a cultura organizacional e o cuidado que uma companhia tem com seus funcionários. 

Os processos de recrutamento e integração, quando positivos, empáticos e colaborativos, engajam funcionários e retém talentos. 

Ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho serve tanto para o espaço físico onde os funcionários trabalham, como escritórios, instalações, e mobiliário, quanto para o espaço virtual, incluindo as tecnologias e ferramentas disponíveis.

O ambiente de trabalho deve ser agradável e atender a todas as necessidades dos funcionários, para que eles tenham tranquilidade em realizar suas atividades profissionais diariamente sem intercorrências.

Desenvolvimento

O desenvolvimento refere-se ao acesso a treinamentos, mentorias e programas de capacitação que promovem o crescimento e a evolução dos funcionários dentro da organização.

Isso significa que a empresa precisa ter um plano de carreira para os seus funcionários, tornando todo o processo acessível e permitindo que os bons colaboradores tenham a chance de crescer e se desenvolver dentro da companhia, recebendo promoções e atingindo cargos mais altos. 

Comunicação

A comunicação interna é todo e qualquer contato da empresa com seus funcionários, incluindo reuniões, palestras, e-mails e até mesmo cartazes espalhados pelo escritório. É  fundamental para manter os funcionários informados sobre as estratégias, mudanças organizacionais e metas da empresa.

Quando essa comunicação é clara, transparente e eficaz, é possível manter os funcionários engajados com seu trabalho, promover uma compreensão comum e o alinhamento positivo entre todos.

Saúde e bem-estar

A saúde e o bem-estar em uma empresa vai muito além de oferecer plano de saúde, desconto em academias e aulas de yoga uma vez por mês. 

Promover saúde e bem-estar significa incentivar um estilo de vida saudável e fornecer as ferramentas para isso, oferecer suporte para a saúde física, mental e emocional dos funcionários e ainda garantir que haja equilíbrio entre vida pessoal e profissional. 

Participação

A participação de um funcionário está relacionada com o seu envolvimento na tomada de decisões da empresa, constantemente contribuindo com ideias e sugestões em relação a procedimentos, processos, serviços e produtos. 

É fundamental promover um ambiente que valorize a participação ativa dos funcionários, permitindo que se sintam ouvidos e tenham espaço para oferecer insights valiosos sobre processos nos quais a liderança pode não possuir experiência direta. 

Reconhecimento

O reconhecimento é justamente o ato de identificar e recompensar o desempenho e as contribuições dos colaboradores por seus trabalhos. 

Quando há esse reconhecimento de forma justa e significativa, a empresa valoriza os seus funcionários e promove o engajamento de todos. 

Tecnologias de trabalho

As tecnologias referem-se a todas as ferramentas, programas, softwares e ambientes virtuais que auxiliam no desenvolvimento do trabalho. 

Apesar de se relacionar com o ambiente de trabalho, resolvemos separar os dois elementos. Isso porque você verá que é neste tópico que estarão presentes as maiores tendências da experiência do funcionário em 2024 que abordaremos mais à frente. 

No entanto, você deve estar se perguntando por que todos esses fatores são importantes, certo? Quais os benefícios da Employee Experience? Conheça a seguir! 

Quais os benefícios da Employee Experience?

O aumento do engajamento e da produtividade dos colaboradores são logo os primeiros benefícios que uma estratégia de Employee Experience pode proporcionar. 

Afinal, com o cenário atual, quem não quer trabalhar em um local positivo, que promove crescimento, reconhecimento, saúde e bem-estar dos funcionários além de um ambiente colaborativo e participativo? 

Esse cenário também gera inovação, uma vez que a troca de ideias e insights é muito valiosa para o desenvolvimento de um ambiente propício à criatividade.

Outro benefício relacionado é a atração e retenção de talentos, já que funcionários que se sentem valorizados e satisfeitos são mais propensos a permanecer na empresa a longo prazo, o que automaticamente também diminui o turnover. 

Também é importante destacar que a experiência do funcionário está intimamente

ligada à experiência do cliente. Quando o colaborador está engajado e não enfrenta problemas no ambiente e no dia a dia de trabalho, eles podem se concentrar em fortalecer o relacionamento com os consumidores.

Por fim, todos esses elementos culminam na redução de custos para a empresa, já que, embora seja um investimento inicial, todos esses benefícios em longo prazo podem resultar em economias significativas.

É por isso que a estratégia de EX dentro de uma empresa é de grande importância se você quiser um corpo de funcionários mais engajado, eficiente, produtivo e feliz, além de uma empresa mais sustentável e competitiva no mercado. 

4 tendências da experiência do funcionário em 2024

Agora que você já conhece todos os elementos-chave da EX e seus benefícios, chegou a hora de conhecer as tendências da experiência do funcionário em 2024. 

1. A experiência do funcionário está em destaque

A EX está saindo dos bastidores e indo para o centro das atenções. Esse movimento se dá, em partes, pela própria consciência dos funcionários sobre a importância de encontrar um ambiente positivo de trabalho. 

E as empresas já têm percebido isso e começaram a se movimentar a favor dessa mentalidade, pois perceberam que investir na experiência do funcionário retêm talentos e diminui o turnover. Só para se ter uma ideia:

  • 79% dos profissionais de EX afirmam que a experiência do funcionário será uma prioridade organizacional maior nos próximos 12 meses;
  • 61% dos profissionais de EX relatam que sua organização aumentará os gastos com software de EX nos próximos 12 meses.

Para isso, a aposta é em tecnologias de ponta que permitem auxiliar o colaborador mesmo de longe. O que nos leva à nossa segunda tendência. 

2. O suporte ao modelo híbrido é fundamental

A tendência do trabalho híbrido que foi impulsionada pela pandemia se tornou uma característica do mundo empresarial atual. Partindo disso, as tecnologias tornaram-se ferramentas essenciais para a satisfação do funcionário.

Agora, o colaborador está distante do escritório e da liderança em muitos momentos, mas ainda espera que o conhecimento e o suporte estejam disponíveis em qualquer lugar.

A partir desse cenário, o relatório da Zendesk concluiu que 84% dos profissionais de EX concordam que melhorar a capacidade de atender todos os modelos de emprego é uma prioridade na empresa.

É por isso que os departamentos de TI estão readaptando suas tecnologias para melhorar o suporte aos trabalhadores híbridos e investindo pesado na transformação digital. 

E se engana quem pensa que essa tendência vale apenas para empresas que trabalham em modelo remoto ou híbrido. 

As novas tecnologias estão sendo requisitadas até mesmo em empresas que trabalham de forma presencial, pois são capazes de permitir o compartilhamento de conhecimento entre departamentos e implantar chatbots para assistência 24 horas ao funcionário.

Esses chatbots são criados por meio de Inteligência Artificial, outra tendência que chega com força no cenário de EX. 

3. A IA ajuda a reduzir custos e aumentar a produtividade

Outra tendência da experiência do funcionário é que as equipes estão adotando a IA para reduzir custos e fornecer um suporte mais rápido, uma vez que mais organizações estão testando a IA e obtendo melhores resultados.

Uma das ferramentas tecnológicas mais utilizadas para promover a experiência do funcionário são as interfaces conversacionais, que promovem um atendimento interno mais barato e ainda assim eficiente. 

Afinal, com uma desaceleração econômica iminente, cada vez mais as empresas estão buscando a redução de custos sem perder a garantia de produtividade e a IA, quando bem implementada, pode oferecer isso. 

Segundo o mesmo relatório da Zendesk, 60% dos entrevistados acham que os bots geraram grandes economias de custos no ano passado e 71% dizem que IA/bots ajudam a manter a continuidade em equipes de suporte interno enxutas.

O que são interfaces conversacionais?

Interfaces conversacionais são as tecnologias que permitem interações entre humanos e computadores, seja por meio de texto ou voz. Nas empresas, um tipo de interface conversacional amplamente utilizada tanto para suporte interno de funcionários quanto de atendimento ao cliente são os chatbots e assistentes virtuais. 

4. A personalização é fundamental

Por fim, uma outra tendência da experiência do funcionário em 2024 é que a comunicação personalizada aumenta a produtividade e a satisfação do funcionário. 

Isso porque, em muitos casos, pedir ajuda interna costuma ser um processo confuso e ineficiente. Isso gera desgaste e falta de engajamento para resolvê-los. 

Uma forma de tornar esse processo mais ágil é utilizando dados para personalizar o atendimento. Isso auxilia os colaboradores a se sentirem mais apoiados e permite que se concentrem em projetos mais importantes. 

Ainda segundo a nossa pesquisa, 87% dos profissionais de EX acreditam que a personalização aumenta a satisfação do funcionário.

Conheça mais as EX trends!

O conhecimento das EX trends é essencial para garantir que sua empresa esteja na vanguarda da inovação, proporcionando experiências excepcionais que atendam e superem as expectativas dos seus funcionários.

Com a análise dessas tendências, fica claro que as empresas devem alocar recursos para atualizar as experiências digitais de todos os membros da equipe, visando aprimorar o suporte eficaz e ágil aos funcionários em variados locais e modelos de trabalho.

Pois, como você viu, um ambiente como esse promove a retenção de talentos, o aumento da produtividade e o crescimento sustentável da empresa. 

Neste artigo você conheceu 4 tendências da experiência do funcionário para aplicar na sua empresa. Contudo, é possível retirar ainda mais insights ao consumir diretamente o conteúdo. 

Por isso, recomendamos que você confira o relatório completo de tendências da experiência do funcionário da Zendesk. Afinal, somente uma análise minuciosa dos nossos resultados pode te ajudar a ter insights condizentes com a realidade do seu negócio. 

Histórias relacionadas

Artigo
9 min read

Sistemas de IA para experiências do usuário: urgências e tendências

Entenda como os sistemas de IA para experiências do usuário podem ser utilizados para otimizar o trabalho dos agentes e trazer mais satisfação aos clientes.

Artigo
6 min read

Dados em tempo real: como melhoram a experiência do cliente?

O uso de dados em tempo real vem ganhando força entre os líderes de CX e as empresas. Aprenda a implementar esse recurso em seu negócio!

Artigo
7 min read

Tendências emergentes no CX Inteligente: uma visão geral

Descubra quais as principais tendências de CX Inteligente e como os líderes de CX estão encarando essas tecnologias emergentes.

Artigo
8 min read

IA para call center: benefícios, desafios e tendências

Entenda como usar IA em call center pode trazer benefícios para empresas, transformar a rotina de trabalho dos agentes e melhorar a experiência do cliente.