Ir para o conteúdo principal

Artigo 7 min read

Como promover o bem-estar do colaborador? 7 dicas práticas

Por Zendesk

Última atualização em 23 Mai 2023

Oferecer possibilidades para o bem-estar do colaborador é uma boa estratégia para retenção de talentos, aumento da produtividade e criação de uma boa cultura corporativa.

Isso porque, segundo o estudo Panorama do bem-estar corporativo de 2022 realizado pela Gympass, 83% dos entrevistados consideram o bem-estar um pilar tão importante quanto o salário, enquanto 85% afirmaram que tendem a permanecer em uma empresa se ela prioriza o bem-estar. 

Se você acredita que está na hora da sua empresa promover esse ambiente, separamos 7 dicas práticas para manter o bem-estar do colaborador e colher esses frutos lá no futuro. Mas antes, que tal entender melhor qual a importância do bem-estar no ambiente de trabalho?

Importância do bem-estar no ambiente de trabalho

Como você viu, o bem-estar no ambiente de trabalho tem um impacto real não apenas na produtividade dos colaboradores, como também no desempenho da empresa. Um ambiente que não promove isso, estatisticamente costuma ter um desempenho inferior até mesmo de suas ações no mercado financeiro.

É o que mostra uma pesquisa do Glassdor, em que foi constatado que as empresas públicas com classificação mais baixa na plataforma tiveram um desempenho inferior ao do mercado entre os anos de 2009 e 2014. 

No entanto, existem uma série de fatores que precisam ser levados em conta na hora de promover o bem-estar dos colaboradores dentro e fora da empresa. Esses fatores contam não apenas na hora de manter os funcionários engajados, mas também na hora de contratar os melhores talentos do mercado. 

Como atrair talentos?

Uma das melhores formas de atrair talentos é oferecer um pacote estratégico de benefícios voltados para o bem-estar, já que esse é um fator procurado pelos colaboradores.

Segundo a pesquisa Tendências de Benefícios 2022, da Onze, 36% dos entrevistados consideraram essencial na hora da tomada de decisão o oferecimento de uma boa estratégia de bem-estar pela empresa contratante. 

Se você não sabe por onde começar, que tal conhecer 7 dicas práticas para promover o bem-estar no ambiente de trabalho da sua empresa? 

Bem-estar do colaborador: 7 dicas práticas

Separamos uma estratégia completa de promoção de bem-estar do colaborador. Para isso, é necessário se atentar aos seguintes fatores: qualidade do ambiente de trabalho, saúde física e mental e valorização do funcionário. 

As 7 dicas são:

  • ofereça um ambiente de trabalho agradável;
  • invista na saúde mental;
  • incentive a prática de atividades físicas no trabalho;
  • estimule a alimentação saudável no trabalho;
  • ofereça opções de flexibilidade;
  • dê voz ao colaborador;
  • estimule o desenvolvimento profissional para colaboradores.

Conheça a seguir cada uma de forma mais aprofundada. 

Ofereça um ambiente de trabalho agradável 

Oferecer um ambiente de trabalho agradável e uma boa experiência do colaborador são fatores essenciais para o bom desempenho e satisfação. Afinal, é nesse local em que eles passam grande parte do seus dias realizando seus deveres e desenvolvendo projetos. 

Um ambiente de trabalho confortável e estimulante contribui para o bem-estar físico e mental dos colaboradores, além de eliminar as distrações.

É possível garantir isso investindo em um ambiente em que a comunicação seja clara e efetiva, os relacionamentos entre colaboradores e líderes sejam saudáveis e as condições de trabalho sejam seguras e confortáveis. 

Fomentar uma cultura de colaboração e o trabalho em equipe, com workshops e dinâmicas de grupo, também ajuda a criar uma rede de apoio e um ambiente mais positivo.

Invista na saúde mental

Outro fator fundamental para o bem-estar do colaborador é a qualidade da saúde mental. O ambiente de trabalho seguro e saudável contribui bastante para isso, mas é possível também oferecer outras ações para melhorar esse aspecto na vida dos colaboradores.

Dentre essas ações estão o oferecimento de suporte emocional, com o auxílio de programas de aconselhamento e workshops de gerenciamento de estresse, além de treinamentos em saúde mental e habilidades relacionadas. 

Incentive a prática de atividades físicas no trabalho

Tão importante quanto a saúde mental é a saúde física dos colaboradores. Estimular a prática de atividades físicas no trabalho ou em momentos de lazer é uma boa forma de promover saúde e redução de estresse de uma vez só. 

Para isso, você pode fornecer espaços específicos para a prática ou programas de incentivos, como descontos em centros esportivos e academias. Incentivar o uso de escadas dentro do ambiente de trabalho e bicicletas para deslocamento também são ações que promovem a saúde física dos colaboradores. 

Eventualmente, podem ser oferecidas aulas ou momentos de descontração com o uso de atividades físicas. Isso promove não apenas a saúde física dos participantes, como também fomenta o trabalho em equipe.

Estimule a alimentação saudável no trabalho

A alimentação saudável no trabalho também auxilia no bem estar e na qualidade de vida do colaborador. É possível alcançar isso fornecendo opções saudáveis de alimentos nas dependências da empresa ou incentivando que os colaboradores tragam suas próprias refeições.

A realização de palestras e workshops também pode servir de incentivo extra para a busca de uma alimentação mais saudável por parte dos colaboradores, bem como programas de incentivo com descontos e recompensas. 

Ofereça opções de flexibilidade

Oferecer opções de flexibilidade pode ajudar a reduzir o estresse do dia a dia e aumentar a satisfação dos colaboradores com o seu trabalho. Isso porque fica mais fácil equilibrar as tarefas profissionais e as questões pessoais.

Algumas das opções de flexibilidade no trabalho são a possibilidade de trabalho remoto, horário de trabalho flexível, redução de carga horária e até mesmo licença sem vencimento (quando o colaborador pode tirar uma licença prolongada quando necessário). 

Dê voz ao colaborador

Dar voz aos colaboradores é uma forma de valorizá-los e garantir que suas opiniões e ideias sejam ouvidas e consideradas dentro da empresa. 

Para isso, é possível implementar pesquisas recorrentes de clima organizacional, estabelecer canais de comunicação efetivos, promover a transparência entre liderança e colaboradores e incentivar o feedback contínuo. 

Estimule o desenvolvimento profissional para colaboradores

Por fim, estimular o desenvolvimento profissional para os colaboradores ajuda a aumentar o engajamento, uma vez que ele se torna valorizado pela empresa, o que também atrai e retém talentos. 

Estimule isso oferecendo planos de carreira, programas de mentoria e treinamentos de novas competências. É possível também investir em educação continuada, estimulando os colaboradores a procurarem por novos cursos e especializações. 

Com essas 7 dicas, é possível colocar em prática uma estratégia robusta e bem elaborada para promover o bem-estar do colaborador da sua empresa, garantindo assim uma melhor satisfação, a atração e retenção de talentos e até mesmo uma melhora no desempenho geral da companhia. 

Mas como é possível gerenciar essas frentes e garantir que tudo funcione? É aí que entram as ferramentas e tecnologias que ajudam a otimizar esse trabalho e garantir uma boa experiência do funcionário. 

Conheça o Zendesk corporativo!

Como você viu, não basta conhecer as práticas para melhorar o bem-estar do colaborador. É necessário também implementá-las de forma estratégica. É para isso que existe a Zendesk!

A Zendesk oferece uma solução completa que é fácil de usar e se adapta ao seu negócio, preparando as equipes para o sucesso e mantendo a empresa em sincronia. 

Com o Zendesk corporativo, uma solução de experiência do funcionário, é possível manter  as demandas dos colaboradores organizadas e priorizadas, liberando as equipes internas para se concentrarem nas tarefas gerais.

Conheça mais agora mesmo e coloque em prática de modo eficiente a sua estratégia de bem-estar do colaborador!

Histórias relacionadas

Artigo
13 min read

O que são clientes detratores? É possível convertê-los?

Descubra o que são clientes detratores, quais riscos eles trazem para a sua reputação e como transformá-los em consumidores neutros ou promotores.

Artigo
7 min read

SAC 3.0 e SAC 4.0: conceitos, diferenças e principais tendências

SAC 3.0 e SAC 4.0 são a evolução do serviço de atendimento ao cliente, com ferramentas e tecnologias que visam melhorar a experiência do consumidor.

Artigo
8 min read

O que é carteira de clientes? Como montar, gerenciar e otimizar?

O que é carteira de clientes? Na prática, são empresas e pessoas com quem se faz negócios regularmente, alvos principais de estratégias de fidelização.

Artigo
7 min read

WhatsApp no atendimento ao cliente: principais tendências

Usar o WhatsApp no atendimento ao cliente já não é novidade. Além do suporte multicanal, a tendência é integrar IA nos apps de mensagem. Saiba TUDO!