Ir para o conteúdo principal

Artigo 16 min read

O que é trabalho híbrido e como preparar sua empresa para esse formato?

Por Zendesk

Última atualização em 17 março 2023

Passado o período mais intenso da pandemia do coronavírus, muitos gestores começaram a buscar explicações mais completas sobre o que é trabalho híbrido, principalmente para decidirem qual pode ser o melhor formato de atuação de suas empresas de agora em diante.

Se essa também é a sua dúvida, saiba que trabalho híbrido é aquele que permite o funcionário trabalhar alguns dias presencialmente e outros remotamente.

De forma prática, podemos dizer que o trabalho híbrido é a mistura do presencial com o home office — esse último, modelo que foi amplamente difundido e utilizado devido à necessidade de isolamento social.

Mas será que saber o que é trabalho híbrido e implementá-lo na sua companhia é mesmo um “bom negócio”? 

Obviamente, tudo depende da sua cultura organizacional, tipo de produtos e serviços que comercializa, segmento e outros pontos relacionados. Porém, vale destacar que esse formato de trabalho está chamando a atenção e se mostrando uma opção interessante tanto para empregados quanto para empregadores.

Agora, dentro de um cenário mais controlado e que quase se aproxima completamente do “antigo normal”, este modelo híbrido de trabalho também se mostra consistente e produtivo.

Como efeito, os funcionários acreditam que um modelo flexível é o ideal. De acordo com uma pesquisa da Accenture, empresa multinacional de consultoria de gestão, tecnologia da informação e outsourcing, divulgada no site G1 Economia, 52% dos profissionais que estão trabalhando de suas casas querem manter esse formato, pelo menos, uma vez por semana.

Ainda que haja a preocupação no que diz respeito a quanto isso pode afetar o relacionamento com colegas e líderes, 34% dos entrevistados dizem que gostariam de trabalhar de casa três vezes por semana, e outros 18% citam duas vezes na semana.

É certo que o trabalho híbrido traz vantagens para todos os envolvidos, tais como a redução de custos e o aumento da produtividade. Sendo esse formato uma possível opção, o que é preciso para torná-lo realidade no seu negócio? 

A fim de responder essa questão, trouxemos neste artigo:

  • O que é trabalho híbrido
  • Diferença entre trabalho híbrido, teletrabalho e home office
  • Vantagens do trabalho híbrido
  • O que esperar do trabalho híbrido pós-pandemia
  • Como preparar a sua empresa para esse modelo de atuação.

O que é trabalho híbrido?

Afinal, o que é trabalho híbrido? Trabalho híbrido é aquele no qual a empresa permite que os seus funcionários trabalhem alguns dias de forma presencial, e outros de suas casas ou de outro lugar que julgarem adequado para exercício das suas funções.

Como mencionamos logo no início deste artigo, é possível dizer também que o modelo híbrido de trabalho é uma combinação do home office com a atuação presencial dos profissionais nas companhias.

A opção de trabalho híbrido está ganhando destaque nos últimos tempos devido à mudança do cenário pandêmico no Brasil. 

Neste momento, anos depois do contexto mais delicado da pandemia, o Brasil possui 81,9% de sua população totalmente vacinada, e as medidas de restrição foram completamente relaxadas, permitindo que as empresas voltem a atuar em condições bem próximas das utilizadas antes da pandemia do coronavírus.

Para se ter uma ideia, de acordo com publicação no site IstoÉ Dinheiro, o percentual de brasileiros em home office caiu de 12,7% para 11,7% no mês de julho de 2021, conforme apontou o levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Ipea. 

Outro estudo, publicado na Folha de São Paulo, destaca que o home office foi adotado por somente 33% das empresas brasileiras em 2022.

Ainda que em minoria, muitas companhias notaram que o formato home office é bastante vantajoso, mesmo  sendo possível voltar a trabalhar presencialmente.

Isso porque, nesse modelo de atuação há menos custos operacionais, atrasos e mais qualidade de vida para os funcionários. Porém, ele pode esbarrar em problemas de infraestrutura, dificuldade na comunicação interna e de interação. 

Por todos esses motivos, buscar informações sobre o que é trabalho híbrido tem se tornado uma alternativa para os gestores.

Não deixe de ler: “Como montar um call center home office: se adaptando ao novo normal

Qual a diferença entre trabalho híbrido, teletrabalho e home office?

Outra razão pela qual as empresas estão procurando saber o que é trabalho híbrido é devido a dúvida que têm se esse formato é igual ao teletrabalho e ao home office

Respondendo de maneira direta, não, trabalho híbrido, teletrabalho e home office são modelos de atuação diferentes.

Trabalho híbrido

O modelo de trabalho híbrido é aquele no qual o profissional pode atuar alguns dias da semana na empresa e outros da sua casa.

Legalmente falando, esse formato não está previsto na CLT, Consolidação das Leis do Trabalho. Porém, isso não quer dizer que ele vá contra as normas trabalhistas. 

O motivo é que a Reforma Trabalhista — Lei nº 13.467 de 13 de julho de 2017 — regularizou o teletrabalho, modalidade que vamos explicar logo adiante. Somado a isso, a Medida Provisória nº 927 de 20 de março de 2020, regulamentou, durante determinado período, o home office.

Considerando esses dois pontos, uma maneira que as companhias têm de formalizar o trabalho híbrido é fazendo um aditivo ao contrato de home office dos seus funcionários, especificando tudo o que foi acordado.

Teletrabalho

De acordo com a Lei nº 13.467 que acabamos de citar, em seu artigo 75-B:

“Considera-se teletrabalho a prestação de serviços preponderantemente fora das dependências do empregador, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação que, por sua natureza, não se constituam como trabalho externo.

Parágrafo único. O comparecimento às dependências do empregador para a realização de atividades específicas que exijam a presença do empregado no estabelecimento não descaracteriza o regime de teletrabalho.’

Assim, é possível entender que teletrabalho é um modelo fixo de atuação. Ou seja, o profissional já é contratado nesse formato

Aqui, vale destacar que a lei prevê que pode haver a mudança de regime do teletrabalho para o presencial, desde que seja de comum acordo entre as partes e registrado em aditivo contratual.

Diferentemente do trabalho híbrido, o teletrabalho tem legislação e regras próprias. Por exemplo, a mudança de local de trabalho deve ter um prazo mínimo de transição de 15 dias. Equipamentos, infraestrutura, tecnologias e outros, devem estar determinados e descritos em contrato.

Aproveite e leia este artigo: “7 dicas para a sua integração remota de novos funcionários

Home office 

O home office, por sua vez, é tido como uma forma de prestação de serviço eventual e não permanente

No caso, o profissional é contratado para trabalhar presencialmente, porém, por algum motivo (a exemplo da pandemia), tem permissão para atuar alguns dias de sua casa, ou de outro local de sua preferência, como um coworking.

A CLT não prevê a necessidade de registro em contrato de trabalho quanto ao formato home office. 

Para torná-lo possível, é indicado que a empresa defina as regras com os seus colaboradores, deixando claros e especificados pontos como por quanto tempo esse modelo será utilizado, pagamento ou não de benefícios como auxílio-transporte, auxílio-refeição etc.

Leia também: “Como gerenciar uma equipe home office? 7 dicas práticas e eficientes!

Quais são as vantagens do trabalho híbrido?

Para a explicação sobre o que é trabalho híbrido ficar mais clara, é essencial que você conheça também os benefícios desse modelo.

Assim, as vantagens do trabalho híbrido que mais se destacam são:

  • Ganho de produtividade
  • Melhor gestão de tempo
  • Diminuição dos atrasos
  • Redução de custos operacionais
  • Promoção de mais qualidade de vida para os colaboradores

Ganho de produtividade

Segundo um estudo realizado pelo Gartner com 10 mil profissionais entrevistados, 36% disseram que sentiram aumento na sua produtividade trabalhando de suas casas.

Outra condição resultante dessa forma de atuação, que também contribuiu para produzirem mais, foi a flexibilidade na jornada de trabalho. Isso aconteceu porque muitas empresas deixaram de exigir que os funcionários cumprissem rigorosamente um horário de entrada e de saída do trabalho.

Com isso, os colaboradores tiveram a chance de escolher o período que consideraram melhorar para as suas atividades de trabalho, o que, consequentemente, os deixou mais produtivos.

Melhor gestão de tempo

Seguindo essa mesma linha, um modelo híbrido de trabalho também colabora para que os funcionários consigam conciliar melhor seus compromissos pessoais e profissionais.

Com uma gestão de tempo mais eficiente, o nível de satisfação dos trabalhadores aumenta e, com isso, o seu engajamento e produtividade.

Não deixe de ler: “Como manter a satisfação do cliente interno? 5 dicas para o sucesso

Diminuição dos atrasos

Considerando que, alguns dias da semana, o profissional não precisará se deslocar da sua casa para a empresa, há também a diminuição dos atrasos. Esse ponto ajuda a melhorar o relacionamento entre líderes e funcionários, bem como a otimizar o fluxo de trabalho dos times.

Redução de custos operacionais

Para as empresas, um dos grandes benefícios da implementação do trabalho híbrido é a redução de custos operacionais. 

Por exemplo, despesas fixas como conta de água, luz, internet, telefone, entre outras, tendem a ser consideravelmente reduzidas quando há menos pessoas frequentando o local.

Dependendo do acordo firmado com os funcionários, o vale-transporte também pode ser pago apenas para os dias que realmente houver trabalho presencial, o que diminui as despesas da companhia.

Este artigo pode interessar você: “Controle de despesa: como controlar as despesas de atendimento?

Promoção de mais qualidade de vida para os colaboradores

Não precisar enfrentar trânsito ou pegar transporte público todos os dias. Não ter que sair de casa no frio ou na chuva. Eliminar o tempo de deslocamento para chegar até o trabalho.

Esses são apenas alguns exemplos de situações que ajudam a promover mais qualidade de vida para os colaboradores.

Só para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pela empresa Moovit, especializada em soluções de Mobilidade como Serviço (MaaS), divulgada no Portal 6 minutos, revelou que os brasileiros estão entre os que mais gastam tempo para chegar até o trabalho.

O fato de não precisarem se deslocar todos os dias já contribui para reduzir o estresse. Além disso, permite que os profissionais passem mais tempo com seus familiares e tenham mais horas do dia para fazerem atividades de lazer, esporte, cuidado com a saúde etc.

Como está a adesão ao trabalho híbrido pós-pandemia?

Agora que você sabe o que é trabalho híbrido e todas as suas vantagens, consegue imaginar quais são as perspectivas do mercado com relação a este modelo depois da pandemia?

Para conseguir mensurar a adesão desse modelo de atuação profissional, é possível se basear em algumas pesquisas sobre o assunto.

Ainda em 2021, Por exemplo, na matéria do G1 que citamos anteriormente, outro levantamento realizado pela Accenture com empresas de 11 países, incluindo o Brasil, apontou que o trabalho híbrido ideal é aquele no qual os funcionários podem atuar remotamente entre 25% e 75% do seu tempo.

A pesquisa revelou também que 63% das organizações com alto crescimento de faturamento já permitem que os colaboradores trabalhem de qualquer lugar (remota ou  presencialmente). Entre as que não registram bom crescimento, 69% têm como foco o trabalho presencial. 

Já o Guia Salarial da empresa de recrutamento Robert Half, que teve alguns dados divulgados no site da CNN Brasil, constatou que 63% dos brasileiros estão preferindo trabalhar de forma híbrida em 2022.

Inclusive, 38% afirmaram que procurariam outro emprego se as suas organizações não oferecerem, pelo menos, uma alternativa de trabalho remoto. Isso levou 49% dos executivos a terem receio de perder bons profissionais, caso não se adequem a essa nova realidade.

Sugestão de leitura: “Como trabalhamos: a reinvenção da experiência do funcionário

Como preparar a sua empresa para o trabalho híbrido e remoto?

Ficou claro o que é trabalho híbrido, vantagens e que, ao que tudo indica, esse tipo de atuação é uma forte tendência do mundo corporativo em um cenário pós-pandemia?

Então, chegou o momento de saber como preparar a sua empresa para um modelo híbrido de trabalho. Para isso, nossas dicas são:

1. Garanta que todos os funcionários tenham os equipamentos e a tecnologia necessários para trabalhar remotamente

Trabalhar remotamente e manter a qualidade das entregas exige os recursos adequados para os colaboradores. Desse modo, é necessário que sua empresa forneça notebooks, auxílio financeiro para o acesso a uma internet de qualidade, acesso a softwares etc. 

Isso deve ser feito com o objetivo de democratizar o trabalho híbrido e remoto na sua organização, garantindo que todos tenham a mesma estrutura para exercer suas respectivas funções de forma eficaz.

2. Gerencie a comunicação e a colaboração dos funcionários com a tecnologia

Estabelecer uma comunicação entre equipes que trabalham em diferentes formatos pode gerar desencontros e até mesmo cobranças desnecessárias. No entanto, isso é facilmente resolvido por meio da tecnologia.

A definição de canais de comunicação claros é primordial, como programas de mensagens instantâneas profissionais e organizacionais como o Slack, aplicativos de colaboração como o Teams, ou o próprio canal de WhatsApp. 

Além disso, é interessante  contar com a ajuda de softwares de gerenciamento de projetos e videoconferência para que todos os membros de uma empresa possam se manter sempre na mesma página, evitando desalinhamentos entre as equipes e seus membros.

Em um modelo híbrido de trabalho, alguns colaboradores podem optar por resolver questões importantes pessoalmente com seus colegas porque, afinal de contas, a interação presencial tende a ser mais rápida e eficiente. 

Nesses casos, é interessante sempre “formalizar” os alinhamentos nas plataformas de comunicação ou com os outros membros do time, a fim de manter a organização da equipe e impedir:

  • a falta de comunicação e informações insuficientes e incoerentes;
  • a falta de compromisso entre as equipes;
  • o uso de tecnologias inadequadas para a organização. 

3. Considere questões ergonômicas

Preocupe-se com questões ergonômicas, como o fornecimento de cadeiras de trabalho adequadas para evitar doenças ocupacionais e garantir a saúde e o bem-estar ao colaborador.

Negligenciar a importância da ergonomia no trabalho híbrido é um equívoco grave, porque afeta não somente a saúde física dos colaboradores, mas também a saúde mental, causando estresse e ansiedade.

Nem todos os seus colaboradores terão fácil acesso às cadeiras ergonômicas e tampouco poderão investir em mobiliário adequado para a preservação da saúde física. 

Por isso, pondere a disponibilidade de uma ajuda de custo para cobrir gastos relacionados aos materiais de trabalho, e aproveite para fornecer dicas recorrentes sobre boas práticas de ergonomia durante o trabalho remoto.

4. Agende reuniões de acompanhamento regulares

O alinhamento de expectativas e de comunicação é determinante para o sucesso de um trabalho em equipe e para o bom relacionamento interpessoal no trabalho, principalmente para aquelas que alternam entre o formato remoto e presencial. 

Para isso, agende reuniões de equipe e acompanhamento individual regulares e cumpra-as religiosamente para manter a harmonia do time.

Nas reuniões, aborde as expectativas de resultado, mensure os indicadores de desempenho do time, e procure ouvir seus funcionários como está o andamento do projeto ou das metas. 

Este artigo também pode ser interessante para você: 8 dicas para fazer reuniões remotas mais produtivas

5. Preocupe-se com o equilíbrio entre pessoal e profissional

O trabalho híbrido é atrativo porque ajuda os colaboradores a equilibrarem suas obrigações pessoais e profissionais. 

Contudo, quando trabalham em casa, podem passar dos limites no que tange seus horários e exagerar na carga de trabalho diária. Este é um dos mais notáveis desafios deste formato.

Por essa razão, é muito importante ajudar os funcionários a estabelecerem limites para o manter o foco e evitar o esgotamento mental. 

Um exemplo prático disso é respeitar o horário comercial e evitar qualquer tipo de comunicação relacionada a trabalho depois do expediente dos colaboradores.

E para os times que trabalham permanentemente em um regime remoto, o sentimento de desconexão e isolamento pode ser um fator que fragiliza a saúde mental dos funcionários. Então, para driblar isso, eventos sociais virtuais regulares são uma excelente alternativa para gerar interação entre as pessoas da empresa, além do fornecimento de recursos para suporte à saúde mental, por parte da organização. 

6. Mantenha a motivação e engajamento do time em bons níveis

Para alguns funcionários, é difícil se motivar e se manter engajado remotamente, o que impacta diretamente sua produtividade, seus resultados, e sua saúde mental. 

Nesse sentido, é essencial que a liderança encontre maneiras de motivar a equipe e de mantê-las em uma experiência de trabalho saudável e agradável. 

Existem práticas fundamentais para esse fim, como:

  • definir metas claras para cada pessoa do time;
  • fornecer feedbacks positivos e negativos para os colaboradores;
  • oferecer oportunidades de aprendizado e crescimento para todos.

Saiba mais em: A importância do feedback na gestão de pessoas: por que implementar essa cultura?

7. Realize avaliações de desempenho recorrentes 

A avaliação de desempenho, por si só, já é um dos instrumentos mais importantes para que um time alcance os resultados esperados. 

No trabalho híbrido, essa ferramenta se faz primordial para que a liderança compreenda a capacidade de entrega dos colaboradores em diferentes formatos de trabalho, e utilize este regime de forma estratégica.

Em um contexto de trabalho 100% remoto, o gerenciamento e avaliação de desempenho mantém a comunicação do time em dia, e facilita a entrega de resultados de todos os membros.

As práticas cruciais para essa gestão envolvem:

  • metas, obrigações e prazos de entrega bem alinhados;
  • utilização de métricas e KPIs de desempenho;
  • alinhamento de expectativas;
  • reuniões regulares;
  • feedbacks constantes.

Aproveite e leia também: Como avaliar vendedores remotos? 6 dicas para não errar

8. Mantenha a cultura organizacional forte

Quando sua cultura organizacional é forte, as chances de obter sucesso com as mais variadas estratégias é muito maior. 

No trabalho híbrido, é preciso reforçar a sua cultura para que todos os benefícios deste formato possam ser acessados. 

Portanto, promova atividades e dinâmicas entre equipes e eventos sociais regulares. Além disso, mantenha as linhas de comunicação abertas para os colaboradores de todos os níveis da empresa.

O senso de comunidade, por sua vez, também é um aspecto de cultura organizacional que deve ser fortalecido. Uma das vantagens do trabalho híbrido é a oportunidade de aproveitar os encontros presenciais para realizar atividades de cultura organizacional que engaje os funcionários. 

 A liderança tem um papel extremamente importante na implementação e no acompanhamento do trabalho híbrido. Por isso, nossa última dica é para que você leia o artigo “Liderança remota: 8 dicas práticas para gerir com sucesso o novo modelo de trabalho

 

Histórias relacionadas

Artigo
10 min read

Equipe CSC: quais as principais vantagens da estrutura?

Descubra o que é uma equipe CSC, como um Centro de Serviços Compartilhados pode ajudar sua empresa + 4 passos para implementar a estrutura.

Artigo
7 min read

Quais são as competências do profissional de atendimento?

Conheça quais são as 10 principais competências do profissional de atendimento ao cliente e saiba como desenvolvê-las nos colaboradores.

Artigo
12 min read

Como o mau atendimento ao cliente pode afetar sua empresa?

Demora para ser atendido, poucos canais de contato etc. O que resulta em um mau atendimento ao cliente? Confira os motivos e como evitá-los.

Artigo
7 min read

4 dinâmicas para entrosamento de equipe para motivar seu time

Quer aumentar o engajamento dos colaboradores? Conheça as melhores dinâmicas para entrosamento de equipe, eleve a motivação e tenha mais resultado!