Ir para o conteúdo principal

Artigo 12 min read

Dicas‌ ‌para‌ ‌trabalhar‌ ‌home‌ ‌office:‌ ‌como‌ ‌trabalhar‌ ‌remotamente‌ ‌sem‌ perder‌ ‌foco?‌ ‌

Por Zendesk

Última atualização em 2 junho 2023

Conhecer dicas para trabalhar home office nunca foi tão importante. Afinal, a pandemia da Covid-19 não só chacoalhou a economia e promoveu mudanças no comportamento do consumidor. Esse surto também causou transformações profundas em relação a métodos de trabalho.

No entanto, é válido ressaltar que apesar da pandemia fomentar o trabalho remoto forçadamente, essa mudança já vinha acontecendo há alguns anos devido às constantes evoluções tecnológicas e à transformação da sociedade em diversos setores.

Anos depois, com um cenário bem próximo da “normalidade”, a adesão ao home office parece estar mais consolidada. Segundo o estudo Desafios do RH em 2023 mostra que apenas 17% das empresas brasileiras não adotam o trabalho remoto, e a maioria (57%) manterá o percentual de funcionários que atuam remotamente.

Ao passo que o home office se estabiliza no mercado de trabalho, uma dúvida persiste: como manter o foco e ser produtivo trabalhando em casa?

Para te ajudar a ter uma rotina de trabalho proveitosa no conforto da sua casa, separamos algumas dicas para trabalhar home office, sem dor de cabeça.

Continue a leitura do artigo para conferir!

Como fica a produtividade no home office?

Apesar dessa modalidade de trabalho dividir opiniões há algum tempo, ela vem sendo valorizada e apreciada por muitos colaboradores. Só para você ter uma ideia, de acordo com o estudo Global Workspace Survey realizado em 2018 com 15 mil pessoas em 80 países, o trabalho remoto gerou ganho de produtividade.

Se, em 2018, essa tendência já vinha sendo apreciada por tantos funcionários e experimentada por uma série de empresas, hoje, devido ao coronavírus e aos intensos avanços tecnológicos, o home office se tornou uma alternativa não só viável, mas essencial para a sobrevivência de muitos negócios.

Em relação à produtividade no home office, que é uma das grandes preocupações dos gestores, a notícia é boa. 

No ano de 2021, uma pesquisa feita pela Fundação Dom Cabral em parceria com a Grant Thornton e a Em Lyon Business School destaca que 58% dos respondentes afirmam que são mais produtivos ou significativamente mais produtivos atuando em home office.

Ou seja, os benefícios do home office, como a redução do tempo de deslocamento, horários mais flexíveis e conforto, influenciam a na produtividade dos profissionais que atuam em home office. 

Ainda assim, a adaptação a este modelo não segue um processo linear, o que quer dizer que a produtividade pode ser impactada conforme o momento de vida de um colaborador ou a disposição das ferramentas que possui para tal.

Nesse sentido, o que pode ser de grande ajuda é conhecer algumas dicas para trabalhar home office, que você poderá conferir mais adiante no artigo.

Dicas para trabalhar home office: qual deve ser a postura do gestor?

A postura do líder de uma organização é essencial para que esse processo aconteça com sucesso.

Nesse cenário, o gestor, além de ter lucidez, precisa estar consciente sobre a importância da liderança no trabalho remoto, isto é, saber como liderar seus colaboradores de forma assertiva e elencar as prioridades.

Sobre o assunto, em 2020, a psicóloga Bela Fernandes fez as seguintes observações em matéria publicada na Exame:

“O líder precisa trabalhar com a questão da proteção à vida, inclusive no campo emocional dos funcionários, precisa ter uma inteligência superior sobre o que está acontecendo e ser um porta-voz da organização, pois nesse momento o nível de estresse e pânico pode surgir e isso impacta a produtividade mais até do que o próprio vírus”.

Mas agora podemos concluir que o trabalho remoto veio para ficar, não é mesmo? Se, para muitos, essa realidade já faz parte da rotina diária, para muitos outros esse cenário é inédito.

Isso significa que alguns líderes podem estar sendo desafiados a adotar este modelo depois de anos, e aqui vão algumas dicas para trabalhar home office e manter as práticas de liderança fortes:

Confie no seu time

A transição forçada para o trabalho remoto foi uma das maiores dores de cabeças para os gestores, já que muitos acreditavam que a produtividade no home office poderia ser seriamente comprometida.

O efeito disso? Microgerenciamento do time. 

Microgerenciamento nada mais é do que o hábito de acompanhar minuciosamente cada atividade dos membros do time para ter certeza de que estão sendo produtivos. 

E quando os líderes que microgerenciam seus colaboradores encontram ações que não correspondem às suas expectativas, imediatamente cobram seus liderados, o que gera constrangimento, ansiedade, quebra de confiança e prejudica o clima organizacional (mesmo à distância!).

Isso, de fato, pode afetar a produtividade do seu time. Por isso, é preciso confiar que cada membro da sua equipe tem consciência de suas responsabilidades e que sabe o que fazer para colaborar com os resultados. 

Além de impactar a produtividade do time, o microgerenciamento pode impactar a produtividade do próprio gestor, que deixa de realizar suas tarefas para fazer vista grossa sobre as ações da equipe, e ter seus resultados individuais atrapalhados.

Saiba mais em: Liderança remota: 8 dicas práticas para gerir com sucesso o novo modelo de trabalho

Conte com o apoio da tecnologia

Se você é um tipo de líder pouco apegado à tecnologia, essa pode ser a oportunidade perfeita para mudar de mentalidade.

Plataformas de comunicação interna, como o Slack, são excelentes alternativas para enviar mensagens instantâneas para seus liderados e manter a comunicação em dia. 

Pense que, no home office, dependemos totalmente da tecnologia para o bom desempenho do nosso trabalho, e por essa razão, precisamos realizar alguns investimentos na área para não termos nossos resultados comprometidos.

Sendo assim, as plataformas de gestão também são valiosas, como o CRM para o time de vendas, os sistemas de atendimento ao cliente para a área de CS e as ferramentas de gestão financeiro para o departamento contábil.

Estes sistemas geram relatórios em tempo real e permitem ter uma visão mais aprofundada sobre o desempenho do time. Conte com elas para ter mais agilidade nas tomadas de decisão e maior assertividade nas ações de liderança com a sua equipe.

Promova encontros (presenciais ou remotos)

Os encontros entre os membros de um time, como os happy hours, são ótimas formas de engajá-los, motivá-los, integrá-los e criar laços que vão além do trabalho.

Esse tipo de evento é uma ótima forma de conhecer seus liderados para além das responsabilidades da função e humanizar as conexões no ambiente de trabalho.

E com uma considerável flexibilização das regras de isolamento, que no presente momento estão quase nulas, é possível ir além dos encontros virtuais e promover encontros presenciais. 

Faça reuniões de equipe frequentemente

Uma das formas de desapegar do microgerenciamento, se for o seu caso, e continuar acompanhando os resultados do seu time de forma saudável durante o trabalho em home office, é promovendo reuniões de equipe frequentemente.

Essa dica o ajudará a manter a comunicação com o seu time sempre alinhada, além de preservar o espírito de equipe.

Durante as reuniões, busque compreender se o time sabe quais são as tarefas prioritárias da semana, e discuta sobre os desafios que têm encontrado para realizar suas atividades.

Também é importante pedir feedbacks. A liderança remota pode ser um desafio para você que está ingressando nesse formato agora, por isso, é crucial que o seu time te ajude a modelar e aprimorar suas ações como líder por meio de feedbacks construtivos.

Nesse contexto, é essencial marcar reuniões individuais regulares também para ter contato próximo, o que favorecerá a relação entre líder e liderado, construindo uma troca mútua de confiança e transparência.

Durante as reuniões, é mais do que natural que os colaboradores expressem dúvidas sobre o trabalho remoto, questionando-se se é possível driblar as distrações de trabalhar em casa, por exemplo.

É o seu caso? Então, fique conosco e continue acompanhando a leitura do artigo para sanar mais dúvidas, e conhecer as vantagens do home office e mais dicas para trabalhar home office! Boa leitura!

Dicas para trabalhar home office: vantagens para o colaborador e para a empresa

Confira, agora, as principais vantagens do home office tanto para o colaborador como para a empresa.

1. Aumento da produtividade

De acordo com um estudo da Stanford, a produtividade no home office é 13% maior do que no ambiente corporativo.

Uma das principais razões para isso é que em casa, o colaborador não se distrai com conversas de seus colegas. Além dela, outra razão é que o funcionário pode criar sua própria atmosfera, decorando-se da maneira que deseja, vestindo uma roupa confortável e escutando sua música preferida.

Logo, a tendência é de que ele fique mais feliz, um aspecto que também contribui para o aumento da produtividade no home office, para a cultura da empresa, para as relações com os colegas de equipe e para o clima organizacional.

2. Economia de tempo e dinheiro

Outra das grandes vantagens do home office é a economia de tempo. Isso porque ao trabalhar remotamente, o funcionário não precisa se deslocar, logo, inicia seu trabalho sem se estressar com trânsito e aglomerações.

Para o empresário, também há economia de dinheiro. Afinal, gastos com transportes públicos, gasolina e estacionamento podem ser excluídos do budget.

Leia também: Como reduzir o estresse do home office? 5 dicas para melhorar a qualidade de vida

3. Melhora na qualidade de vida

Ao trabalhar remotamente, o funcionário pode escolher o horário de sua produção e, assim, manter o foco contínuo nas horas de maior rendimento.

Desse modo, a consequência é de que produza melhor e até em menos tempo. Logo, pode se dedicar a outras atividades essenciais para o bem-estar, como a prática de um esporte ou da meditação, por exemplo.

Também é bom enfatizar que o colaborador também conseguirá ficar mais tempo com seus entes queridos, o que representa um belo benefício para a saúde mental dos funcionários.

Dicas para trabalhar home office: ideias práticas para o trabalho remoto

Confira, agora, dicas práticas para trabalhar home office.

1. Crie e cumpra um cronograma detalhado

Outra das grandes vantagens do home office é poder criar sua própria agenda. No entanto, muitas pessoas, por preguiça ou falta de conhecimento, não elaboram um cronograma diário.

Porém, esse método é fundamental para se organizar, se manter produtivo e não perder o foco. No começo, ele pode até parecer chato ou sem sentido, mas conforme ele for sendo incorporado a sua rotina, você entenderá como se beneficiar com ele.

2. Evite distrações

É perfeitamente humano se distrair. No entanto, é crucial definir horas e situações para isso.

Desse modo, uma boa ideia para trabalhar em home office sem se distrair é estabelecer horários para verificar notícias, visualizar redes sociais e também para conversar pelo WhatsApp com amigos e familiares, salvo em situações de emergência, claro.

3. Cumpra um expediente

Enquanto as pessoas viciadas em trabalho tendem a trabalhar mais remotamente, as menos disciplinas, muitas vezes, se perdem e acabam vendo televisão ou demorando mais do que o necessário na hora do cafezinho.

Dessa forma, uma ideia para home office inteligente para ambos os perfis é cumprir um expediente. Ou seja, é preciso estabelecer um horário de começo e de término para o trabalho.

Uma dica que pode ser de grande ajuda tanto para cumprir o expediente e para evitar distrações durante o trabalho remoto é utilizar metodologias de gestão do tempo.

O Método Pomodoro é uma técnica de gerenciamento de tempo muito simples, prática e muito utilizada no mundo todo.

Trata-se de uma técnica que divide as mais variadas atividades em seções de tempo de alta concentração alternados com curtos períodos de descanso.

Funciona da seguinte forma:

Vamos supor que você deve ler e responder os e-mails da sua caixa de entrada logo pela manhã mas, por ser uma atividade pouco produtiva em sua percepção, acaba postergando essa ação e, como resultado, acumula muitos e-mails no final do mês.

Com o Método Pomodoro, você pode separar 25 minutos para concentração intensa na sua caixa de entrada, sem olhar seu celular ou outras páginas da web, e 5 de descanso. Dessa forma, você evita o esgotamento mental e otimiza as atividades a serem realizadas.

Saiba mais sobre essa e outras ferramentas de produtividade em: Produtividade no trabalho: 3 dicas e 4 ferramentas para manter a boa performance da sua empresa

4. Mantenha a comunicação com seu gestor e colegas

Para saber se o processo está fluindo bem, é primordial que o colaborador mantenha uma comunicação constante e fluida com seu gestor. Dessa forma, é possível alinhar expectativas, prazos e resultados. A constância dessa etapa será determinada de acordo com o tempo e com os projetos.

Também é importante que o funcionário mantenha a comunicação com seus colegas, não só para assuntos corporativos, mas também para a relação interpessoal. Afinal, até as pessoas mais introspectivas precisam socializar.

Neste post, você conheceu dicas para trabalhar home office e entendeu a importância do home office no contexto do coronavírus e em tempos de crise.

Nesse quadro, é válido destacar que o gestor também pode contar com a tecnologia remota para que a produtividade de seu time não seja afetada, como mencionamos em nossas dicas para trabalhar home office para líderes.

Há, no mercado, bons softwares que otimizam isso, como é o caso do Zendesk Support, uma solução da Zendesk para atendimento ao cliente que ajuda os seus agentes a se organizarem pois reúne, em um único lugar, todas as interações com os clientes.

Histórias relacionadas

Artigo
5 min read

Insights de inovação para atendimento: conheça as principais tendências!

Confira os principais insights de inovação para atendimento e como a Zendesk pode ajudar a oferecer soluções de experiência do cliente de alto nível.

Artigo
6 min read

Privacidade de dados em IA: importância e o papel dos líderes de CX

Entenda a importância da privacidade de dados em IA, o papel dos líderes de CX na proteção de dados e as principais tendências de privacidade.

Artigo
6 min read

O que é empatia digital? A evolução dos chatbots e o impacto na interação entre clientes e marcas

Entenda o que é empatia digital e a evolução dos chatbots que se adaptam às necessidades dos clientes para oferecer atendimento de alto nível.

Artigo
6 min read

O futuro do atendimento ao cliente: a revolução da IA generativa

Saiba o que esperar do futuro do atendimento ao cliente com a solidificação da IA generativa como uma das tendências para os próximos anos.