Dicas‌ ‌para‌ ‌trabalhar‌ ‌home‌ ‌office:‌ ‌ como‌ ‌trabalhar‌ ‌remotamente‌ ‌sem‌ perder‌ ‌foco?‌ ‌

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 12 junho 2020
Última atualização em 19 fevereiro 2021

Conhecer dicas para trabalhar home office nunca foi tão importante. Afinal, a pandemia da Covid-19 não está só chacoalhando a economia e promovendo mudanças no comportamento do consumidor. Esse surto, também,; está; causando transformações profundas em relação a métodos de trabalho.

No entanto, é válido ressaltar, que apesar da pandemia estar promovendo o trabalho remoto,; essa; mudança já vem acontecendo há alguns anos devido às constantes evoluções tecnológicas e à transformação da sociedade em diversos setores.

Como fica a produtividade no home office?;

Apesar dessa modalidade de trabalho dividir opiniões há algum tempo, ela vem sendo valorizada e apreciada por muitos colaboradores. Só para você ter uma ideia, de acordo com o estudo Global Workspace Survey realizado em 2018 com 15 mil pessoas em 80 países, o trabalho remoto gerou ganho de produtividade.

Se, em 2018, essa tendência já vinha sendo apreciada por tantos funcionários e experimentada por uma série de empresas, hoje, devido ao coronavírus, o home office está se tornando uma alternativa não só viável, mas essencial para a sobrevivência de muitos negócios.

É o que afirma André Miceli, coordenador do MBA em Marketing e Inteligência de Negócios Digitais da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Segundo o especialista, o trabalho remoto é um caminho sem volta. Nesse sentido, a adoção emergencial do regime home office devido ao coronavírus acelerou essa mudança, tanto que a previsão é de que haja um aumento de 30% dessa modalidade esse ano.

Para que esse processo flua bem e apresente resultados, o professor também destacou a importância das empresas de realinharem processos internos.

Em relação à produtividade no home office, que é uma das grandes preocupações dos gestores, a notícia é boa. Afinal, para o especialista da FGV, o trabalho remoto gera um aumento que varia entre 15% e 30% na produtividade dos colaboradores.

Além de especialistas, o governo também está promovendo o trabalho home office. Nesse sentido, a principal razão é a segurança.

O Ministério do Trabalho, por exemplo, soltou um comunicado que prestigia a flexibilidade da jornada de trabalho e também valoriza os acordos coletivos para abonos de faltas sem a obrigatoriedade do atestado médico.

Dicas para trabalhar home office: qual deve ser a postura do gestor?;

Diante desse cenário desafiador, a postura do líder de uma organização é essencial para que esse processo aconteça com sucesso.

Nesse cenário, o gestor, além de ter lucidez, precisa estar consciente sobre a importância dessas mudanças e, assim, saber como liderar seus colaboradores de forma assertiva e elencar as prioridades.

Sobre o assunto, a psicóloga Bela Fernandes fez as seguintes observações em matéria publicada na Exame:

“O líder precisa trabalhar com a questão da proteção à vida, inclusive no campo emocional dos funcionários, precisa ter uma inteligência superior sobre o que está acontecendo e ser um porta-voz da organização, pois nesse momento o nível de estresse e pânico pode surgir e isso impacta a produtividade mais até do que o próprio vírus”.

Diante dessas informações, é possível concluir que o trabalho remoto veio para ficar, não é mesmo? Se, para muitos, essa realidade já faz parte da rotina diária, para muitos outros esse cenário é inédito.

Sendo assim, é mais do que natural que os colaboradores expressem dúvidas a respeito, questionando-se se é possível driblar as distrações de trabalhar em casa, por exemplo.;

É o seu caso? Pois saiba que está no lugar certo! Isso porque, nesse post, você sanará suas dúvidas, conhecerá as vantagens do home office e descobrirá dicas para trabalhar home office! Boa leitura!

Dicas para trabalhar home office: vantagens para o colaborador e para a empresa

Confira, agora, as principais vantagens do home office tanto para o colaborador como para a empresa.

1. Aumento da produtividade

De acordo com um estudo da Stanford, a produtividade no home office é 13% maior do que no ambiente corporativo.

Uma das principais razões para isso é que em casa, o colaborador não se distrai com conversas de seus colegas. Além dela, outra razão é que o funcionário pode criar sua própria atmosfera, decorando-se da maneira que deseja, vestindo uma roupa confortável e escutando sua música preferida.

Logo, a tendência é de que ele fique mais feliz, um aspecto que também contribui para o aumento da produtividade no home office.

2. Economia de tempo de dinheiro

Outra das grandes vantagens do home office é a economia de tempo. Isso porque ao trabalhar remotamente, o funcionário não precisa se deslocar, logo, inicia seu trabalho sem se estressar com trânsito e aglomerações.

Para o empresário, também há economia de dinheiro. Afinal, gastos com transportes públicos, gasolina e estacionamento podem ser excluídos do budget.

3. Melhora na qualidade de vida

Ao trabalhar remotamente, o funcionário pode escolher o horário de sua produção e, assim, manter o foco contínuo nas horas de maior rendimento.

Desse modo, a consequência é de que produza melhor e até em menos tempo. Logo, pode se dedicar a outras atividades essenciais para o bem-estar, como a prática de um esporte ou da meditação, por exemplo.

Nesse quadro de home office em tempos de crise, é bom enfatizar que o colaborador também conseguirá ficará mais tempo com seus entes queridos, o que representa um belo beneficio frente a esse momento difícil de isolamento social.

Dicas para trabalhar home office: ideias práticas para o trabalho remoto;

Confira, agora, dicas práticas para trabalhar home office.

1. Crie e cumpra um cronograma detalhado

Outra das grandes vantagens do home office é poder criar sua própria agenda. No entanto, muitas pessoas, por preguiça ou falta de conhecimento, não elaboram um cronograma diário.

Porém, esse método é fundamental para se organizar, se manter produtivo e não perder o foco. No começo, ele pode até parecer chato ou sem sentido, mas conforme ele for sendo incorporado a sua rotina, você entenderá como se beneficiar com ele.

2. Evite distrações;

É perfeitamente humano se distrair. No entanto, é crucial definir horas e situações para isso.

Desse modo, uma boa ideia para trabalhar em home office sem se distrair é estabelecer horários para verificar noticias, visualizar; redes sociais e também para conversar pelo WhatsAPP com amigos e familiares, salvo em situações de emergência, claro.

3. Cumpra um expediente

Enquanto as pessoas viciadas em trabalho tendem a trabalhar mais remotamente, as menos disciplinas, muitas vezes, se perdem e acabam vendo televisão ou demorando mais do que o necessário na hora do cafezinho.

Dessa forma, uma ideia para home office inteligente para ambos os perfis é cumprir um expediente. Ou seja, é preciso estabelecer um horário de começo e de término para o trabalho.

4. Mantenha a comunicação com seu gestor e colegas

Para saber se o processo está fluindo bem, é primordial que o colaborador mantenha uma comunicação constante e fluida com seu gestor. Dessa forma, é possível alinhar expectativas, prazos e resultados. A constância dessa etapa será determinada de acordo com o tempo e com os projetos.

Também é importante que o funcionário mantenha a comunicação com seus colegas, não só para assuntos corporativos, mas também para a relação interpessoal. Afinal, até as pessoas mais introspectivas precisam socializar.;

Neste post, você conheceu dicas para trabalhar home office e entendeu a importância do home office no contexto do coronavírus e em tempos de crise.

Nesse quadro, é válido destacar que o gestor também pode contar com a tecnologia remota para que a produtividade de seu time não seja afetada mesmo em tempos mais difíceis.;

Há, no mercado, bons softwares que otimizam isso, como é o caso do Zendesk Support, uma solução da Zendesk para atendimento ao cliente que ajuda o seus agentes a se organizarem pois reúne, em um único lugar, todas as interações com os clientes.