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Artigo 10 min read

Como reduzir o estresse do home office? 5 dicas para melhorar a qualidade de vida

Por Zendesk

Última atualização em 2 março 2023

Trabalhar em casa, sem precisar ir ao escritório todos os dias, parece um sonho não é mesmo? Mas se você já trabalhou remoto por mais de um ou dois dias direto sabe que o estresse no home office também é uma realidade. 

Existem muitos fatores que podem causar o estresse no trabalho home office:

  • falta de foco,
  • redução da concentração, 
  • problemas familiares interrompendo a rotina de trabalho, 
  • falta de separação entre a vida pessoal e profissional,
  • rotina de horas trabalhadas muito elevada e mais. 

Identificar se a sua equipe está sofrendo estresse no trabalho home office é fundamental para que sua empresa possa agir e reduzir os níveis de ansiedade e nervosismo do time, garantindo que a equipe irá voltar a produzir da maneira desejada. 

Por que você deveria se preocupar com o estresse no home office? São muitas as razões, mas uma delas é apresentada pelos economistas da Universidade Warwick. Eles descobriram que a felicidade leva a um aumento de 12% na produtividade.

Uma empresa mais produtiva é uma empresa que gera mais riqueza, alcança metas e oferece mais qualidade para seus clientes. 

Mas, como reduzir o estresse no home office? É possível? A resposta é sim! 

Tanto é possível com hábitos individuais ou hábitos adotados pela empresa para melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores. 

Assim como o estresse no ambiente de trabalho comum, o estresse no trabalho home office pode – e deve – ser gerenciado. 

Como controlar o estresse no home office?

A seguir separamos cinco dicas de como controlar o estresse no trabalho home office:

  1. Tenha hora para começar e para parar de trabalhar
  2. Crie um ambiente específico para trabalho
  3. Alinhe horários com quem mora com você
  4. Inclua exercícios físicos na sua rotina
  5. Crie momentos de lazer

1. Tenha hora para começar e para parar de trabalhar

Uma pesquisa do LinkedIn mostrou que 68% dos entrevistados que atuam em home office trabalham pelo menos 1 hora a mais por dia. Sendo que 21% trabalham até 4 horas a mais/dia. 

Não é preciso fazer grandes avaliações para perceber que o trabalho em excesso é um dos fatores para gerar fadiga e, consequentemente, mais estresse no home office. 

Uma forma eficaz de reduzir o estresse é estabelecer horário para o trabalho em casa. Defina a hora de começar e parar. Se você não é um profissional autônomo, e segue o horário de uma empresa, realmente pare no horário que você pararia se estivesse no escritório. 

Use o tempo extra para fazer uma atividade física, ler um livro, ver um filme ou realizar qualquer outra coisa que te deixe feliz, como estar com a família, por exemplo.

Como você verá a seguir, ter momentos de lazer é fundamental para reduzir o estresse no trabalho home office e deixar o trabalho menos desgastante. 

2. Crie um ambiente específico para trabalho

Não precisa ser um cômodo todo, mas uma mesa no quarto, com uma cadeira ergonomicamente correta e materiais de apoio, já vão ajudar sua mente entrar e sair do “modo trabalho” mais facilmente. 

Além disso, mudar de ambiente depois de parar de trabalhar ajuda a dar aquela sensação de “fim de expediente”, o que contribui para o relaxamento da mente e até do corpo. Experimente. 

3. Alinhe horários com quem mora com você

Ter a família por perto é muito bom, entretanto, se as pessoas que moram com você te chamam em horários aleatórios, isso pode atrapalhar a sua concentração, reduzir a produtividade e te deixar preocupado, ou estressado, com as entregas a serem feitas. 

Além disso, essas pequenas pausas podem fazer com que você precise trabalhar até mais tarde. Causando mais cansaço e aumentando o estresse no trabalho home office. 

Para alinhar home office e saúde mental converse com os demais moradores da casa, explique seus horários e peça para não ser interrompido. 

Se você precisa cuidar de filhos, arrumar a casa e fazer o almoço, por exemplo, tenha uma rotina de horários que inclua essas tarefas e seu trabalho. Defina horários claros para cada atividade. 

Talvez você precise investir em ferramentas que vão te ajudar a economizar tempo, como uma máquina de lavar louça ou mesmo a contratação de uma funcionária para manter a casa em ordem. 

4. Inclua exercícios físicos na sua rotina

Você já deve ter ouvido falar que exercícios ajudam a diminuir o estresse e a melhorar a qualidade de vida, isso sem falar na contribuição para a sua saúde. 

Por isso, inclua na sua rotina alguns minutos de caminhada, uma ida à academia (uma boa razão para sair um pouco de casa) ou uma aula de yoga, por exemplo.

Atualmente existem aplicativos de treino para fazer em casa, mas é sempre muito importante procurar por um profissional de educação física que irá garantir que você fará os exercícios de maneira correta. 

5. Crie momentos de lazer

O estresse no home office também é causado pela ausência de colegas de trabalho e interações durante as horas trabalhadas. Cerca de 39% dos entrevistados se sentem solitários devido à falta de interação com os colegas de trabalho

Por isso, busque criar momentos de interação. Se você trabalha com outras pessoas, que tal um happy hour presencial ou por chamada de vídeo

Vá ao cinema, assista a sua série favorita, leia um livro, ligue para um amigo, enfim, encontre maneiras de relaxar e curtir com amigos, colegas de trabalho, familiares ou só com você mesmo!

Como reduzir o estresse do contato constante?

Como falamos logo no início deste artigo, empresas que não trabalham com home office também sofrem com o estresse do trabalho. Nesses casos também é preciso gerenciar esse elemento tão prejudicial ao dia a dia dos profissionais da empresa. 

Você acabou de chegar do trabalho. Você deixa as chaves perto da porta e começa a ir até a cozinha quando, de repente, escuta um barulhinho. É o telefone tocando. Você finge que não ouviu e espera. Depois de uma eternidade, a pessoa que ligou desistiu. O aparelho volta a ficar em silêncio, e você desativa a campainha de uma vez por todas.

Talvez você estivesse com medo de ouvir o que a pessoa que ligou tinha a dizer ou de como você responderia. Uma coisa é certa: quem trabalha com atendimento de ligações sente isso o tempo todo.

A apreensão telefônica pode até se transformar em fobia, deixar a boca seca, provocar transpiração e ataques de pânico. Esse problema está aumentando, pois as gerações mais jovens estão menos acostumadas a conversas não editadas, em tempo real. Além disso, quando atendemos ligações, normalmente estamos fazendo outras coisas ao mesmo tempo: 

  • enviando mensagens aos colegas de trabalho, 
  • fazendo anotações,
  • e tentando ignorar o bate-papo da empresa. 

Quando os agentes ficam estressados com o ambiente de trabalho, os clientes também ficam.

Para trabalhar com clientes, é preciso estar disponível. Dessa forma, podemos usar indicações inteligentes no ambiente de trabalho, garantindo que os administradores e agentes tenham a energia para dar o melhor de si nas interações de suporte.

Para isso é preciso seguir algumas dicas.

Fique tranquilo

Quando nos sentimos instáveis, a organização e a eficiência externas não conseguem impedir que uma ligação telefônica provoque essa sensação de ansiedade. 

Se você estiver se sentindo nervoso, uma caminhada pode ajudar a relaxar. 

Alguns aplicativos, como o Calm e o Headspace, trazem meditações guiadas para ajudar você a ficar em paz. 

Se o ambiente de trabalho oferecer aulas de ioga ou uma sala de meditação, use esses recursos. Eles podem ajudar a acalmar seus pensamentos. 

Tirar cinco minutos para fechar os olhos e relaxar no banheiro também pode servir. 

A Gallup descobriu que os funcionários que participam mais e se sentem bem na empresa têm probabilidade 27% maior de ter um desempenho excelente no trabalho e 45% maior de ter altos níveis de capacidade de adaptação a mudanças. 

Pratique e se prepare

A confiança é um superpoder para lidar com a ambiguidade gerada por um trabalho desgastante. 

Se você está nervoso com uma ligação que vai precisar fazer pode tomar alguns cuidados como:

  • reúna informações, 
  • esclareça as expectativas por e-mail, 
  • planeje e prepare o que você vai dizer com antecedência. 

Isso evita que você fique pensando se está dizendo a coisa certa ou esqueça o que precisa falar. Além disso, você vai se sentir melhor, o que vai acabar beneficiando o trabalho.

Use ferramentas inteligentes e simplifique o fluxo de trabalho

Escolha ferramentas com design de fluxo de trabalho limpo, claro, intuitivo e versátil. 

Você deve se sentir orientado e capacitado. Por exemplo, com uma solução omnichannel integrada, os usuários podem saber se os agentes estão disponíveis ou não. 

Ajudar os funcionários a se desligar quando necessário também ajuda a melhorar o trabalho.

Se você é administrador ou gerente, passe um tempo trabalhando como agente na equipe para entender como pode ajudar, além de perguntar a opinião dos agentes. Se você é agente, conheça o produto que usa e peça para o gerente fazer ajustes para melhorar o fluxo. 

“A confiança é um superpoder.” – Faith Hanna

Dê um passo além e pense se os agentes devem estar em um ou dois canais de cada vez, e não em todos ao mesmo tempo, ou veja como é possível estruturar o dia de trabalho para que eles possam saber o que esperar. 

Quando sabem o que esperar, os agentes podem atender os clientes com mais precisão, o que significa soluções mais rápidas e felizes.

Analise e reduza os causadores de estresse

Peça para a equipe se desconectar um pouco e dê o exemplo: saia na hora do almoço, desligue o telefone, esqueça o computador quando estiver conversando e dê atenção total à outra pessoa. 

Quem sabe o que você perdeu enquanto estava falando, enviando mensagens, olhando o Slack e andando ao mesmo tempo?

Use uma agenda, um caderno ou um aplicativo para anotar as tarefas que precisam ser realizadas. Dessa forma, você pode priorizar os assuntos mais urgentes e deixar os outros para mais tarde. 

Quando você coloca um item na agenda ou no calendário, fica livre para se concentrar no que está fazendo.

Criando ou permitindo zonas livres da escravidão das notificações digitais, você e seus agentes podem ter o descanso necessário dessas interações, ficando mais tranquilos para atender os clientes.

Saiba mais sobre como uma estratégia de suporte omnichannel pode ajudar os seus clientes.

Como aproveitar o home office? 

Cada vez mais empresas estão migrando para o modelo home office e fazer isso de maneira organizada vai ajudar a manter a qualidade, profundo conhecimento e saúde mental de seus colaboradores. 

Para te ajudar nessa fase preparamos um material completo sobre transição para o trabalho remoto, confira!

Uma das formas de fazer essa transferência de maneira mais fácil é adotar ferramentas de trabalho que podem ser acessadas de qualquer lugar e a qualquer hora, como a Zendesk, que permite um controle total do atendimento e das vendas da empresa. 

Acesse o site da Zendesk e conheça mais sobre essas funcionalidades.

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