Ir para o conteúdo principal

Artigo 5 min read

Como dar feedback para o chefe? Guia prático em 7 passos

Por Zendesk

Última atualização em 10 Abril 2024

Dar feedback nunca é uma tarefa fácil. Sobretudo quando é para alguém que ocupa um cargo acima do nosso. Então, como dar feedback para o chefe?

Mesmo quando a avaliação é positiva, é preciso pensar muito bem as palavras, a fim de que elas realmente tenham o efeito desejado.

Não se trata de simplesmente despejar uma série de críticas ou elogios. É preciso construir um raciocínio que oriente o discurso, e que, acima de tudo, faça sentido.

Considerando que o feedback é uma ferramenta extremamente importante para o desenvolvimento profissional e, consequentemente, para crescimento de qualquer negócio, temos motivos suficientes para que ela seja implementada e naturalizada.

Neste post, explicamos qual a importância desta prática e apresentamos dicas de como fazer uma avaliação do seu chefe, com orientações simples, mas poderosas.

Qual a importância do feedback enquanto ferramenta de gestão empresarial?

O feedback, enquanto ferramenta de gestão empresarial, é um recurso poderoso, capaz de corrigir falhas individuais e coletivas, aumentando a performance do time.

Todos nós podemos melhorar em alguma medida, e nem sempre nos damos conta disso. Sendo assim, é importante estar aberto a ouvir e também para falar em momentos oportunos, a fim de contribuir com o crescimento profissional do próximo.

Vale destacar que essa prática não deve se limitar a uma relação vertical, isto é, de cima para baixo. Ela também pode — e deve — ser aplicada a relações horizontais e, porque não, de baixo para cima?

Ou seja, os funcionários devem ser encorajados a dar feedback para o chefe, contribuindo, assim, com a evolução de suas habilidades de gestão.

Quando realizada da maneira correta, essa estratégia tende a render ótimos frutos para a organização, da melhora no clima organizacional ao aumento dos resultados.

Neste sentido, a cultura do feedback constitui uma importante ferramenta para a gestão empresarial, uma vez que contribui, de forma ativa, para aprimorar o desempenho dos colaboradores em diferentes esferas, evoluindo suas práticas.

Qual a importância do feedback no processo de comunicação?

Como dar feedback para o chefe ou gestor?

Apontar as falhas do outro não é uma tarefa fácil. Sobretudo quando este outro ocupa um cargo superior ao nosso. Além do desconforto em avaliar o desempenho e tecer críticas, ainda há uma preocupação em relação a possíveis retaliações.

Contudo, esta é uma prática importante, que deve ser naturalizada nas empresas. Afinal, como vimos anteriormente, um feedback construtivo contribui tanto para o crescimento profissional quanto para os resultados da organização.

Logo, é importante que a companhia trabalhe isso de forma constante, a fim de internalizar este pensamento em todo o time. Ademais, todos precisam aprender a lidar com críticas e, é claro, saber como fazer uma avaliação de desempenho.

A seguir, apresentamos algumas dicas de como dar feedback para o chefe, que podem ajudar a tornar este processo muito mais tranquilo e confortável.

7 dicas de como fazer uma avaliação do seu chefe ou gestor

Embora não seja uma ciência exata, há alguns cuidados que devem ser tomados para que a avaliação da liderança não soe apenas como uma reclamação vazia.

A ideia aqui é mostrar um passo a passo de como construir um feedback para o seu chefe de forma objetiva e bem embasada. Então, vamos lá!

1. Se prepare com antecedência

Situações em que somos convidados a dar feedback para um superior podem gerar desconforto. Isso é absolutamente normal. Logo, uma boa estratégia para acalmar a ansiedade é se preparar e pensar com antecedência no que irá dizer.

Se possível, faça um rascunho elencando os pontos mais importantes e treine antes de falar, buscando se expressar de forma clara e objetiva.

2. Comece pelos pontos positivos

Inicie sua avaliação trazendo aspectos positivos a respeito da atuação do seu chefe.

Além de reconhecer os acertos — o que é importante — essa estratégia ajuda a quebrar o gelo e cria um ambiente mais favorável ao recebimento das críticas.

3. Seja profissional

Ao dar um feedback para o chefe, deixe de lado tudo o que você pensa sobre a pessoa por trás do cargo e foque em dados práticos.

Isto é, avalie seu desempenho na posição que ocupa, suas habilidades de gestão, sua postura enquanto líder, enfim, seu feedback precisa estar direcionado a atuação profissional, e não à pessoa que ocupa o cargo.

4. Haja com empatia

A empatia é uma habilidade extremamente importante em todos os âmbitos de nossa vida. Trata-se do ato de nos colocarmos no lugar do outro para ver a situação de sua perspectiva. Isso ajuda a entender suas ações e embasar nosso discurso.

Veja um exemplo: “Entendo que você tem recebido muitas cobranças. Imagino que isso seja bastante desgastante. Contudo, preciso de mais autonomia para resolver situações como essa. Você não precisa lidar com tudo isso sozinho. Talvez, se você delegasse algumas tarefas, se sentisse menos sobrecarregado. O que acha?” 

5. Foque no que realmente importa

Escrever um feedback muito longo sempre envolve o risco de se perder em meio às palavras e acabar deixando de fora aspectos importantes.

Por isso, uma forma de otimizar sua avaliação é evitar se estender demais em pontos pouco relevantes e focar nas questões de grande impacto. Ou seja, aquelas que realmente fazem diferença no dia a dia e nos resultados da empresa.

6. Apresente argumentos bem embasados

Críticas vazias não irão surtir efeitos positivos. Por isso, ao apontar alguma falha, é interessante citar exemplos de situações em que o problema ocorreu.

Assim, além de dar um feedback mais elaborado para seu chefe, você estará ilustrando o problema, tornando muito mais fácil compreender qual é o seu ponto.

7. Proponha soluções

Por fim, é válido finalizar o feedback ao chefe com sugestões de saídas para os problemas levantados. Até mesmo porque, se você está percebendo algo que ele não vê, nada melhor do que propor caminhos alternativos, concorda?

É importante lembrar que o desempenho de uma empresa se dá a partir da contribuição de todos. Ou seja, o chefe sozinho não irá muito longe. Logo, toda a equipe tem um papel vital, e suas opiniões tendem a enriquecer todo o processo.

Implemente uma cultura de feedback e tenha mais resultado

O feedback é uma ferramenta de gestão incrível. Por meio dela, é possível orientar o crescimento profissional de colaboradores, aumentar o desempenho de equipes e, até mesmo, aprimorar as habilidades de gestão da liderança.

Contudo, seja positivo ou negativo, essa prática demanda preparação, ainda mais quando há uma questão de hierarquia, como dar feedback para o chefe.

Seguindo essas dicas, você será capaz de se preparar para fazer uma avaliação do seu gestor com mais tranquilidade, segurança e confiança.

Agora, lembra que falamos que para ser efetivo um feedback precisa ser muito bem embasado? Pois bem, uma das melhores formas de alcançar isso é usando dados. 

Neste sentido, é importante ter acesso a uma plataforma que possibilite acesso a essas informações, como o Zendesk Service, uma ferramenta robusta e super fácil de usar, que amplia a visibilidade sobre os mais variados processos empresariais.

Confira uma demonstração e conheça todas as suas funcionalidades e, caso ainda não se convença da relevância desse sistema para a sua companhia, você pode fazer uma avaliação gratuita para experimentar todo o seu potencial na prática!

A Zendesk tem planos adaptados à realidade da sua empresa, seja ela grande ou pequena.

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe com seus colegas de trabalho. Assim todos ficam sabendo como dar feedback para o chefe, como se preparar e como se portar nesse tipo de situação. A equipe e a empresa só tendem a ganhar com isso!

Histórias relacionadas

Artigo
15 min read

Três pilares da excelência no atendimento: como adotá-los?

Conheça os três pilares da excelência no atendimento, como eles afetam as interações com seus clientes e como a tecnologia ajuda a melhorar estas bases.

Artigo
10 min read

Administração do tempo: 7 técnicas de gestão e produtividade

Veja as 7 melhores técnicas de administração do tempo, como elas ajudam a deixar você e seu time mais produtivos, e qual tecnologia usar.

Artigo
16 min read

Canal de comunicação interna: 9 opções, como e quando usar cada um?

Entenda por que é importante ter um canal de comunicação interna e confira as principais tendências e canais para implementar na sua empresa.

Artigo
16 min read

Como responder às críticas de clientes: respostas inteligentes para consumidores insatisfeitos

Entenda como responder às críticas de clientes e a dar respostas inteligentes para consumidores insatisfeitos.