Artigo

Qual a importância do feedback no processo de comunicação?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 15 julho 2022
Última atualização em 15 julho 2022

Sente que seu time não expõe ideias e não trabalha de forma colaborativa? E você já parou para pensar em qual a importância do feedback no processo de comunicação? Não? É hora de descobrir. 

Ao longo deste artigo, reunimos estatísticas e dados que comprovam o interesse dos colaboradores em uma rotina de feedbacks e mostramos como é possível superar os obstáculos e desenvolver uma rotina de conversas frequentes. 

Qual a importância do feedback no processo de comunicação? Alguns dados para contextualizar 

Ainda não entende qual a importância do feedback no processo de comunicação? Não se preocupe. 

Reunimos algumas estatísticas e dados que ajudam a compreender que estabelecer rotinas de conversas com o time pode trazer impactos diretos na produtividade, no engajamento e na forma como os colaboradores desempenham suas tarefas diárias. 

  • De acordo com a Forbes, 4 em cada 10 trabalhadores estão ativamente desengajados quando recebem pouco ou nenhum feedback”; 
  • a mesma pesquisa aponta que 82% dos funcionários apreciam feedback positivo e negativo; 
  • além disso, 43% dos funcionários altamente engajados recebem feedback pelo menos uma vez por semana, em oposição a 18% dos funcionários com baixo engajamento;
  • a Harvard Business Review cita que 72% dos funcionários acham que seu desempenho melhoraria se seus gerentes fornecessem feedback corretivo – às vezes também chamado de “negativo”;
  • comunicar feedback não é apenas um fator para melhorar o desempenho no trabalho. A prática também melhora o engajamento dos funcionários. Um estudo da Office Vibe mostra que 43% dos indivíduos altamente engajados recebem feedback pelo menos uma vez por semana, em contraste com apenas 18% dos indivíduos pouco engajados;
  • de acordo com este relatório da Gallup, os fatores que determinam o engajamento dos funcionários – e decorrem da comunicação e feedback adequados – incluem: ter clareza sobre os papéis e responsabilidades; ter acesso aos recursos necessários para realizar o trabalho; ter uma missão comum em mente;
  • um relatório da Trade Press Services mostra que até 85% dos funcionários afirmam que estão mais motivados quando atualizados regularmente sobre notícias e informações da empresa.

Desafios na aplicação do feedback — e como superá-los

Agora que você já sabe qual a importância do feedback no processo de comunicação, é hora de avançar. Partindo do princípio de que colaboradores sintonizados com seus líderes a partir de rotinas de feedback sentem-se mais alinhados com a empresa, motivados e felizes, por que não começar a implementar a estratégia hoje mesmo? 

Bom, talvez você esteja diante de algum dos desafios que mostramos a seguir. 

Criar constância e frequência na rotina de feedback

Nós sabemos o quão complexo pode ser o desafio de encontrar, entre os processos organizacionais, tempo para realizar reuniões 1-1 ou rodas de feedback com o time. 

Entretanto, existem diversas ferramentas que auxiliam na realização dos encontros mesmo diante de adversidades, como a ausência de membros do time (vendedores externos, por exemplo) no escritório, incompatibilidade de horários e datas. 

Alguns exemplos são as ferramentas de videoconferência, como Google Meet e Zoom, plataformas de chat como o Slack e até mesmo ferramentas de comunicação integradas ao software de CRM.

Dar feedbacks construtivos…

Muitas lideranças associam a ideia de feedback a críticas e comentários negativos sobre a performance de uma equipe ou colaborador. No entanto, saber reconhecer um comportamento exemplar é estimulante, e contribui diretamente para a motivação e o engajamento dos colaboradores. 

Vamos tomar como exemplo a rotina de vendas: imagine que um agente bate o recorde de solução de tickets em uma semana graças a uma metodologia desenvolvida por ele. Não reconhecer o feito por meio do feedback pode desestimular o profissional, fazendo até com que ele perca a vontade de compartilhar com o time uma solução que beneficiaria a todo o processo comercial.

…Mas reconhecer a importância do feedback negativo

Por outro lado, encontramos muitos líderes que veem dificuldades em dar feedbacks, como aponta esta pesquisa, divulgada pela Harvard Business Review. O estudo mostra que 69% dos gerentes se sentem desconfortáveis ​​ao se comunicar com os funcionários cara a cara. A situação se agrava quando o feedback é negativo. 

Para superar as dificuldades e encontrar caminhos para construir rotinas de feedbacks construtivos — sejam eles positivos ou negativos, os líderes podem testar diferentes formatos (reuniões individuais, em equipes) e plataformas (vídeo conferências e chamadas de vídeo pelo WhatsApp podem tornar a comunicação mais próxima e informal). 

Exemplos de feedback: o que fazer e o que evitar

Agora você sabe qual a importância do feedback no processo de comunicação e conhece os principais desafios da prática. Além de te ajudar a contornar as dificuldades, preparamos uma lista objetiva com o que deve e não deve ser feito ao longo do feedback. 

Faça

  • criar rotina e dar feedbacks periodicamente;
  • ajudar o colaborador a encontrar uma solução;
  • inspirar pelo exemplo;
  • conectar o colaborador com figuras inspiradoras, como mentores;
  • permitir que a pessoa exponha suas dores e dificuldades

Não faça

  • falar com superioridade;
  • deixar o feedback sem retorno;
  • expor o funcionário diante do time; 
  • levar o feedback para o lado pessoal;
  • nunca dar feedbacks negativos/construtivos

Acesse a performance do time e a satisfação do cliente em um só lugar 

Após entender qual a importância do feedback no processo de comunicação, o próximo passo é encontrar ferramentas que facilitem a gestão de pessoas nesse sentido. 

Com o apoio da tecnologia, é possível manter acessíveis dados relacionados à performance da equipe, bem como a forma como se relacionam com os clientes e entregam resultados. 

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