Ir para o conteúdo principal

Artigo 11 min read

Feedback 360: o que é e por que aplicá-lo em suas avaliações de desempenho?

Por Zendesk

Última atualização em 29 novembro 2023

O feedback é muito importante na gestão de pessoas, pois, por meio dele, a empresa consegue construir uma cultura baseada em aprimoramento constante e discutido. Por isso, aplicar formatos estratégicos ao uso dessa ferramenta, como o feedback 360 graus, pode potencializar a análise da performance de profissionais.

Esse tipo de feedback auxilia os gestores a identificar habilidades, detectar pontos negativos num comportamento, aumentar o engajamento dos funcionários, dentre outras coisas, sendo um método eficiente e muito utilizado no planejamento e reestruturação de equipes. 

Investir na cultura do feedback é uma forma das empresas construírem ambientes de trabalho mais colaborativos e qualificados, e o reflexo disso são funcionários mais engajados a melhorar a experiência dos consumidores, e, consequentemente, a elevar a produtividade do negócio. 

96% dos funcionários afirmam que receber feedbacks regulares é um ponto positivo na relação com a marca. Além disso, 69% estão mais aptos para realizar um melhor trabalho após receber esse retorno de rendimento. Os dados são da Exploding Topics. 

Essas pesquisas mostram que a cultura de feedback é vista com bons olhos tanto pelos funcionários quanto pelas próprias organizações, que obtêm melhor performance e integração por parte dos seus colaboradores.

Para que você entenda melhor o que é feedback 360 graus e como ele funciona, reunimos neste conteúdo diversas informações sobre o assunto. Aproveite a leitura!

O que é avaliação de desempenho?

A avaliação  de desempenho é uma ferramenta utilizada por gestores para analisar a performance do seu time de colaboradores. Por meio das avaliações de desempenho, os negócios conseguem:

  • identificar pontos de melhoria em suas equipes;
  • melhorar a comunicação interno da empresa;
  • levantar dados sobre o desempenho individual e coletivo dos trabalhadores;
  • dentre outras vantagens.

Essa estratégia pode ser aplicada de dentro para fora e de fora para dentro de um negócio, e existem diversas formas de avaliar os colaboradores, assim como os produtos e serviços oferecidos.

O feedback é uma das formas mais utilizadas de realizar avaliações de desempenho, pois permite que os líderes orientem as suas equipes constantemente. 

Agora que você já sabe o que é avaliação de desempenho, aprofundaremos o assunto e falaremos um pouco a respeito do formato de avaliação mais comum e cotidiano, o feedback.

O que é feedback?

Antes de entendermos o que é feedback 360 graus, é importante conhecermos o conceito de feedback

A palavra feedback é de origem inglesa e quando traduzida para o português significa “comentários”. 

No dia a dia, o feedback representa a avaliação recebida após alguma ação, e é bom destacar que um feedback não é, nem deve ser uma palestra, mas sim um retorno construtivo, uma análise ou opinião sobre algo. 

O feedback é utilizado rotineiramente por empresas, em avaliações de desempenho de colaboradores, e na identificação de pontos positivos e negativos de produtos ou serviços. E existem algumas variações de feedbacks, que conheceremos a seguir.

Feedback formal

Um feedback formal é dado de maneira categórica, geralmente em uma reunião em que o gestor da equipe fala dos pontos positivos e negativos do trabalho de cada colaborador. 

Esse tipo de feedback pode ser dado individualmente ou em equipe, ao menos uma vez por mês, e serve principalmente para guiar os profissionais para a melhoria de desempenho.

Feedback informal

O feedback informal é aquele dado pelo gestor no dia a dia. Muito popular na gestão de equipes, tem metodologias específicas como o one one one, uma prática de conversa impessoal, em que tanto o líder como o liderado expressam suas opiniões. 

Esse formato mais rotineiro, acaba melhorando o direcionamento dos colaboradores e tornando a equipe mais produtiva, além de tornar os resultados muito mais contínuos e direcionados para bons resultados.

Feedback positivo

O feedback positivo é dado no intuito de valorizar a atuação de um profissional, elogiar o desempenho de uma equipe, ou valorizar um produto, e esse tipo geralmente demonstra satisfação.

Feedback negativo

Já um feedback negativo representa descontentamento, seja por parte da gestão, dos colaboradores ou dos consumidores. 

Esses comentários são importantes, pois auxiliam quem recebe o feedback negativo a entender as reais expectativas esperadas, funcionando como uma espécie de guia para que quem recebeu o feedback siga a direção esperada. 

Além dessas variações apresentadas acima, existe um outro formato de feedback, considerado muito importante na gestão de pessoas. Trata-se do chamado feedback 360 graus, o qual explicaremos a seguir.

Feedback 360 graus: o que é?

O feedback 360 graus é um formato de avaliação de desempenho, que considera a opinião de todos dentro da empresa, desde os chefes até os profissionais dos mais baixos cargos. 

A intenção de uma avaliação desse tipo é tornar o processo de melhoria um hábito nos negócios, trabalhando aspectos ligados:

  • a capacitação profissional;
  • atitudes;
  • colaboração;
  • comportamento;
  • habilidades técnicas;
  • pontos fortes;
  • e outros pontos que precisam ser melhorados.

Feedback 360 graus: como fazer?

Para que um processo de feedback 360 graus seja realizado, é importante considerar a proximidade do avaliador com o avaliado, pois, em avaliações desse tipo a proximidade é fundamental para que o resultado tenha impactos reais na equipe. 

Esse processo deve ser dividido em três etapas, sendo elas:

  1. autoavaliação: o colaborador deve realizar uma autoavaliação, destacando seus pontos forte, fracos e suas principais competências;
  2. avaliação do gestor: o gestor deve avaliar todas as competências do colaborador;
  3. avaliação dos pares: outros colaboradores, da mesma equipe do avaliado, recebem solicitações de avaliação, e devem avaliar o colega de trabalho, se assim quiserem. 

Geralmente, o feedback 360 graus é realizado de forma anônima, onde todos que avaliam um profissional não são expostos, e, por meio dos feedbacks colhidos no processo é criado um relatório com considerações sobre os pontos fortes e as fragilidades do profissional avaliado. 

No feedback 360, o gestor age como uma espécie de coach, sendo ele o responsável por entregar as informações do feedback para o colaborador, sendo muito importante que o líder esteja bem preparado para repassar o feedback, usando os dados de forma estratégica para o crescimento do empregado e da empresa.

Por que feedback 360 graus?

Esse feedback é considerado 360 graus, pois considera a opinião de um conjunto de pessoas, e não somente do gestor, ou seja, podem ser avaliadores desse processo:

  • o próprio avaliado;
  • seus colegas de equipe;
  • clientes internos;
  • o gestor da equipe;
  • e os liderados do avaliado (caso ele exerça um cargo de liderança).

Para entender os outros graus de avaliação, basta considerar que em feedbacks:

  • 90.º — apenas o líder avalia o colaborador;
  • 180.º — o gestor avalia, e o liderado realiza uma auto-avaliação;
  • 720.º — além de todos os avaliadores da 360 graus, o colaborador também recebe inputs dos familiares. 

Avaliação 360 e Feedback 360: têm diferença?

Apesar de serem estratégias muito parecidas e até mesmo complementares, a avaliação 360 e o feedback 360 não são a mesma coisa. 

Avaliação 360 é um tipo de formulário, usado para um avaliador dar notas, ou avaliar o comportamento, as competências, os valores ou os resultados de um colaborador. 

Já o feedback 360 é um processo qualitativo, em que o foco é o discurso, ou seja, a importância real está na classificação do comportamento e no jeito que o líder repassar isso ao colaborador. Leia também: “O que é gestão 360 graus”.

Qual a importância do feedback 360 graus numa empresa?

Como podemos observar até aqui, o grande objetivo do feedback 360 graus é identificar as qualidades e as falhas de um colaborador, considerando a opinião de todos que convivem com ele. 

Esse retorno é fundamental para os empreendimentos, pois facilita o planejamento e o gerenciamento das equipes, e torna os trabalhadores muito mais engajados com o negócio, pois eles se sentem desafiados a demonstrar seu potencial, principalmente quando recebem feedbacks negativos. 

Além disso, usando esse modelo de avaliação podemos destacar os seguintes benefícios:

  • aumento da percepção de justiça pelos profissionais avaliados;
  • aumento na precisão das avaliações;
  • acompanhamento das carreiras;
  • direcionamento para treinamentos;
  • fortalecimento do autodesenvolvimento;
  • reforço da cultura organizacional do negócio;
  • reforço da credibilidade da empresa perante seus colaboradores;
  • motivação dos funcionários;
  • e muito mais. 

Assista The secreat to giving great feedback, parte do TED séries, e aprenda o segredo de um bom feedback com a psicóloga cognitiva LeeAnn Renninger.

Quais perguntas para feedback 360º fazer?

Existem diversas formas de perguntar a mesma coisa, e na hora de criar um questionário avaliativo, com base nos princípios do feedback 360 graus, é importante considerar que cada funcionário tem suas características, e uma pergunta mal formulada, ou opinativa, pode gerar situações complicadas. 

Essa avaliação deve ser bem estruturada, com perguntas para feedback 360 adequadas, pois, caso o direcionamento das questões esteja errado, criar insights construtivos será muito mais difícil. 

Veja a seguir algumas perguntas para feedback 360, e exemplos para aplicar na sua avaliação:

Relatório de autoconhecimento:

  • Tem muita ética?
  • Age profissionalmente?
  • Aprende com os erros? 
  • Tem bom relacionamento com os colegas?

Relatório de autoconfiança:

  • Se expressa livremente e de forma adequada?
  • Aceita novos desafios?
  • É equilibrado(a) e confiante?

Relatório de autodirecionamento:

  • Aprende com a experiência?
  • Incentiva as ideias dos outros?

Relatório de gerenciamento de estresse:

  • Resolve situações estressantes?
  • Mantém o foco em situações caóticas?
  • Sabe trabalhar sob pressão?

Relatório de habilidade de comunicação:

  • É bom ouvinte?
  • Se expressa claramente?
  • Aceita opiniões e sugestões?

Esses são apenas alguns exemplos de relatórios e perguntas para feedback 360 e as respostas podem ser dadas considerando as seguintes alternativas:

  • Sempre
  • Às vezes
  • Raramente
  • Nunca

As lideranças podem elaborar outros tipos de questionários direcionados a:

  • habilidades de liderança;
  • processos internos;
  • habilidades interpessoais;
  • responsabilidade;
  • pontos forte e fracos.

5 dicas para realizar um bom feedback 360

 1. Seja racional

Um feedback é um processo crítico importante no desenvolvimento da empresa e de seus colaboradores, e lidar com essa avaliação de uma maneira racional é fundamental, para que o método transmita confiabilidade. 

A empatia é necessária no dia a dia de um negócio, mas os profissionais devem ter ciência que no momento de um feedback, eles precisam estar focados no desempenho empresarial, e não só no relacionamento interpessoal.

Por isso, esse é o momento de se despir de orgulhos, vaidades e outras emoções subjetivas que colocam o ego do colaborador na frente do melhor para os processos e resultados da empresa.

 2. Seja direto

Para que um feedback 360 seja funcional e tenha resultados positivos no negócio, é necessário que o gestor direcione bem as situações que precisam ser melhoradas, pois, quanto mais direta forem as orientações, maiores serão as probabilidades delas alcançarem os resultados esperados.

Nesse sentido, as perguntas para colher a opinião dos colaboradores também devem ser claras, objetivas e diretas de modo que a resposta corresponda exatamente àquilo que a organização deseja melhorar.

 3. Envolva a equipe

Feedbacks são um método comum de avaliação, e quando usados de forma saudável conseguem modificar toda a cultura interna de uma empresa. 

Por isso, é fundamental que as lideranças saibam desenvolver bem essa estratégia, utilizando-a como uma ferramenta para potencializar resultados. 

Para que um feedback 360 funcione de maneira adequada, é importante que os gestores sejam capacitados, tanto para transmitir as avaliações, quanto para recebê-los. 

Afinal, essa estratégia é uma via de mão dupla, que só funciona quando a equipe e a empresa trabalham juntas.

Então pense em técnicas de encorajamento para sublinhar a importância da participação de toda a equipe nesse processo. Além disso, é preciso propiciar um ambiente seguro para que o colaborador se sinta seguro para emitir suas opiniões sem medo de qualquer tipo de retaliação.

 4. Acompanhe os processos de feedback

Num feedback 360.º, todos precisam estar empenhados em receber as críticas, aprender com elas e então construir soluções. 

Feedbacks que não rendem mudanças, tendem a gerar situações estressantes, com consequências ainda piores para o negócio. 

Por isso, além de saber transmitir um feedback, é vital saber lidar com ele, e isso é uma tarefa conjunta do negócio em parceria com os seus colaboradores.

Esse princípio já deve ser amadurecido desde muito cedo na mente dos colaboradores por meio da cultura organizacional. 

Dentro da dinâmica do cotidiano empresarial, a cultura do feedback deve ser fortalecida como uma prática edificante em que os funcionários lidam com as críticas de forma positiva para otimizar sua performance.

Caso você precise de ajuda na implementação dessa cultura de feedback 360, que tal conhecer um pouco mais sobre a solução Employee Experience da Zendesk?

Capacite sua equipe de RH com uma plataforma de suporte que não requer nenhum código ou ajuda da engenharia. Com ela, você pode capacitar e otimizar a integração de novos contratados de acordo com a cultura organizacional do seu negócio!

Dê suporte interno às suas equipes com ferramentas de automação e apoiadas por tecnologias de inteligência artificial!

Faça uma avaliação gratuita agora mesmo para experimentar a plataforma. Após isso, entre em contato com nosso departamento de vendas para adquirir a solução!

Histórias relacionadas

Artigo
5 min read

Insights de inovação para atendimento: conheça as principais tendências!

Confira os principais insights de inovação para atendimento e como a Zendesk pode ajudar a oferecer soluções de experiência do cliente de alto nível.

Artigo
6 min read

Privacidade de dados em IA: importância e o papel dos líderes de CX

Entenda a importância da privacidade de dados em IA, o papel dos líderes de CX na proteção de dados e as principais tendências de privacidade.

Artigo
6 min read

O que é empatia digital? A evolução dos chatbots e o impacto na interação entre clientes e marcas

Entenda o que é empatia digital e a evolução dos chatbots que se adaptam às necessidades dos clientes para oferecer atendimento de alto nível.

Artigo
6 min read

O futuro do atendimento ao cliente: a revolução da IA generativa

Saiba o que esperar do futuro do atendimento ao cliente com a solidificação da IA generativa como uma das tendências para os próximos anos.