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O que significa feedback?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 22 Março 2021
Última atualização em 22 Março 2021

Você sabe, de verdade, o que significa feedback, sua importância e como aplicar? 

O termo em inglês foi incorporado ao nosso idioma para definir a opinião sobre um assunto ou processo.

O feedback é utilizado em diferentes situações. Nas empresas ajuda, por exemplo, na análise de desempenho dos colaboradores, a fim de destacar os seus pontos positivos e dar a oportunidade para melhorar os negativos.

No atendimento ao cliente, o feedback contribui para conhecer a percepção dos consumidores sobre a marca, produtos e serviços, ajudando também a aprimorar variados processos.

O que significa feedback? 

É possível esclarecer o que significa feedback mostrando a aplicação prática dessa palavra. 

Feedback consiste na manifestação de uma opinião, na demonstração de um ponto de vista, ou mesmo na análise de algo.

O feedback é utilizado, por exemplo, para avaliar uma pessoa, uma empresa, um produto ou um serviço.

Consiste, portanto, em uma forma de diagnóstico que permite identificar pontos positivos e pontos negativos do que está sendo avaliado.

Em quais situações o feedback pode ser utilizado?

Para saber de maneira mais precisa o que significa feedback é preciso também conhecer em quais situações ele pode ser utilizado. Dois bons exemplos são na gestão de pessoas e no relacionamento com os clientes.

Gestão de pessoas

Na gestão de pessoas, o feedback é uma importante ferramenta na avaliação de desempenho dos colaboradores, pois ajuda a mostrar a eles quais são os seus pontos fortes, bem como dá a oportunidade de melhorarem os mais fracos.

Ainda no meio corporativo, contribui para promover a boa comunicação, uma vez que ajuda líderes e colaboradores a expressarem suas opiniões sobre processos, tarefas e rotinas.

Não deixe de ler: “A importância do feedback na gestão de pessoas: porque implementar essa cultura?

Relacionamento com os clientes

No relacionamento com os clientes, o feedback tem grande valor e pode contribuir com o estreitamento desse laço, bem como com o crescimento da empresa.

Pelas impressões e manifestações dos clientes sobre produtos, serviços e atendimento, é possível aprimorar processos e, com isso, aumentar o seu nível de satisfação do público e o volume de vendas.

Aproveite e leia também: “Feedback do cliente: veja como tirar o melhor proveito do retorno dado pelo seu público!

O que é feedback positivo?

Entender o que significa feedback compreende em conhecer também os seus tipos, um deles é o feedback positivo.

O feedback positivo é usado para valorizar um produto, serviço ou atuação profissional. Indica que o caminho que está sendo seguido está correto e é favorável.

No caso dos colaboradores, o feedback positivo aponta, por exemplo, que esse está alcançando os resultados esperados pela empresa e exercendo um bom papel junto à organização.

Se for referente a uma empresa, indica que os clientes estão satisfeitos com o seu atendimento, serviços e produtos.

O que é feedback negativo?

Mas conhecer o que significa feedback negativo também é importante. Trata-se de uma avaliação que indica algum descontentamento.

Se estivermos sendo aplicado na gestão de pessoas, o feedback negativo mostra que algum ponto da atuação do profissional não alcançou as expectativas esperadas, podendo ser de resultados, comportamento etc.

No atendimento ao cliente, por exemplo, é sinal de que o que está sendo entregue não está atendendo às necessidades do público.

Aproveite e leia também: “Como dar um feedback negativo: 7 dicas para oferecer uma crítica construtiva

O que é sanduíche de feedback?

O sanduíche de feedback é uma técnica utilizada para gestão de pessoas que divide o feedback em três partes: 

  • Pontos positivos
  • Pontos que precisam ser melhorados
  • Fortalecimento das qualidades.

Pontos positivos

A primeira parte desse modelo de feedback, como se fosse o primeiro pão do sanduíche, deve ser usada para apresentar ao colaborador as suas conquistas e aspectos favoráveis.

Pontos que precisam ser melhorados

A segunda parte, ou seja, o recheio do sanduíche, visa apontar quais pontos da atuação do profissional requerem aprimoramento.

É importante não relacionar essas questões com os pontos positivos, por exemplo, “Parabéns por ter alcançado as metas, mas você ainda é muito desorganizado

A ideia é garantir que os elogios foram sinceros e que os pontos de melhoria apontados não sejam vistos como críticas, mas sim como oportunidades de crescimento.

Fortalecimento das qualidades

Por fim, a terceira etapa, ou o outro pão do sanduíche, deve ser usada para fortalecer as qualidades do colaborador.

Essa atitude o ajuda a receber melhor o feedback dos pontos que precisam ser melhorados, bem como serve de incentivo para o seu crescimento.

O que é necessário para aplicar um feedback?

Agora que você sabe o que significa feedback, confira como utilizar essa ferramenta com foco em melhorar a atuação da sua equipe:

  • Veja o feedback como um meio de estímulo e de aprimoramento pessoal e profissional
  • Nunca dê feedbacks individuais em público
  • Escolha um local tranquilo para a conversa e que não favoreça interrupções
  • Não deixe para dar feedbacks apenas quando algo precisa ser melhorado. Esse processo deve fazer parte constante da sua gestão
  • Baseie o seu feedback em fatos
  • Evite críticas pessoais, assim como constranger o colaborador
  • Aponte possíveis soluções para os problemas apresentados
  • Dê espaço para o outro expor o seu ponto de vista

Quer saber mais sobre esse tema? Então não deixe de ler o artigo “O que é feedback de clientes? 3 tipos + 3 ferramentas