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Artigo 5 min read

O que é cultura de inovação e como inovar no dia a dia da empresa?

Por Zendesk

Última atualização em 5 dezembro 2022

Entender o que é cultura de inovação é fundamental para otimizar processos, estimular a criatividade dos colaboradores e alcançar melhores resultados em uma empresa. 

Com a competição cada vez mais acirrada nos mais diversos mercados, as empresas que investem na inovação em vendas, atendimento e desenvolvimento de soluções tendem a sair na frente suas concorrentes.

A inovação é a chave para suprir a demanda de clientes cada vez mais exigentes e garantir a longevidade de qualquer modelo de negócio.

Mas fique tranquilo: você não precisa “inventar a roda” para ser considerado inovador. Existem maneiras menos disruptivas de usar a criatividade e inovar em processos internos, produtos e serviços.

Para te ajudar a entender todos os detalhes sobre o assunto, elaboramos este conteúdo que vai explicar:

  • O que é inovação?
  • O que é cultura de inovação?
  • O que é cultura de inovação em uma empresa? 
  • Qual a importância da criatividade e inovação nas empresas?
  • Quais os benefícios que uma cultura de inovação pode gerar para uma empresa?
  • Como desenvolver e manter a cultura de inovação?
  • É possível ter inovação no atendimento ao cliente?

Confira! 

O que é inovação?

Inovação é tudo aquilo que é feito de uma forma que nunca tinha sido pensada antes, um conceito que não está relacionado apenas a serviços e produtos, mas também à criação de novos modelos de negócios para otimizar resultados, principalmente por meio da consolidação de uma cultura de inovação. 

Além disso, o mundo está em constante transformação, as empresas estão se atualizando a todo momento e o comportamento do consumidor está mudando, por isso é imprescindível considerar a inovação como prioridade para não ser deixado para trás pelos concorrentes.

O que é cultura de inovação?

Cultura de inovação são ações que promovem a criatividade dentro de uma empresa, estimulando que colaboradores das mais diversas áreas tenham ideias que fujam do tradicional para assim criar uma nova forma de se trabalhar.

Além disso, por meio da cultura de inovação é possível mudar a maneira como se faz negócios e, por consequência, otimizar os resultados alcançados pela empresa. 

O que é cultura de inovação em uma empresa? 

A cultura de inovação em uma empresa é a adoção de estratégias e recursos que dão espaço para a criatividade e para o surgimento de novas ideias. Quando isso é implementado em uma empresa, os valores, hábitos e comportamentos dos colaboradores mudam, de modo que todos passam a trabalhar tendo a inovação como referência.

Assim, são as inovações que permitem que uma empresa desenvolva melhorias e adapte-se às transformações que acontecem constantemente. Dessa forma, é possível acompanhar os movimentos do mercado e atender às novas demandas que surgem dos consumidores.

Porém, lembre-se que a mudança acontece de forma gradativa, nas pequenas ações do dia a dia. Ou seja, para que a inovação se estabeleça como cultura organizacional, é preciso esforço e recorrência.

Qual a importância da criatividade e inovação nas empresas?

Por meio da criatividade e inovação as empresas podem se fortalecer no mercado, destacando-se em relação aos concorrentes e conquistando novos clientes por meio de soluções que agregam mais valor a eles. 

Além disso, os colaboradores passam a ter mais oportunidades para compartilhar suas ideias e mudar processos que já não funcionam mais. Para isso, é importante fazer uma adequada gestão de inovação e criatividade em toda empresa, de modo que todos estejam alinhados sobre qual é o propósito das mudanças em curso.

Quais são os tipos de inovação?

Basicamente, existem dois tipos de inovação: a radical e a incremental. Entenda abaixo como cada tipo funciona.

Inovação radical

A inovação do tipo radical tem como principal característica o rompimento com um modelo já estabelecido. Ou seja, ela modifica drasticamente a maneira com que, por exemplo, um processo é conduzido ou um produto ou serviço é consumido.

A inovação radical estabelece um novo padrão, dita novas regras. Um bom exemplo disso é a Netflix. Se antes o consumo de filmes em casa só era possível por meio de fitas VHS e DVD, agora as pessoas podem ter acesso (pelo celular, tablet, computador e smart TV) a um vasto catálogo de conteúdos em audiovisual a partir de uma assinatura mensal.

Ou seja, a empresa promoveu uma inovação radical no mercado, modificando a forma de consumir filmes e séries.

Inovação incremental

Já a inovação incremental não tem a intenção de promover mudanças drásticas em um processo, produto, serviço ou mercado.

O foco é implementar melhorias pontuais em algo que já estabelecido. Com a inovação incremental, busca-se aumentar a percepção de valor sem realizar modificações profundas.

O iPhone, da Apple, é um bom exemplo de inovação incremental. Todo ano a empresa lança uma nova versão do seu carro-chefe implementando pequenas melhorias, seja na câmera, no design, na capacidade de memória ou no sistema operacional.

Quais os benefícios que uma cultura de inovação pode gerar para uma empresa?

O principal benefício da cultura de inovação é tornar as empresas adaptáveis aos cenários de constante transformação. Dessa forma, os negócios se tornam mais duradouros pois passam a ser resilientes e estão sempre preparados para inovar diante das mudanças. 

Além disso, outro benefício é o fato de que os colaboradores dessas empresas têm mais espaço para expor suas ideias e serem criativos, pois sabem que serão escutados. Isso estimula a autonomia de cada um, proporciona o sentimento de liderança e também oferece respaldo para que cada um contribua com o que considera ser uma inovação. 

E mais: por meio da cultura de inovação é possível ganhar espaço em relação à concorrência, gerar mais receita e aumentar os lucros da companhia, principalmente porque novos consumidores poderão se interessar pelas propostas da empresa e fazer negócios com ela.

Outras vantagens da cultura gestão de inovação e criatividade que vale a pena pontuarmos são:

1 – Aumento da competitividade

Empresas que se dedicam em estabelecer uma cultura de inovação no atendimento ao cliente, nas vendas, no marketing, em seus produtos e serviços e em nos diversos processos internos tendem a ganhar força competitiva.

Sem inovação e criatividade, o seu modelo de negócio pode se tornar obsoleto mais rapidamente e ser “engolido” pelos concorrentes.

2 – Maior valorização da marca

A inovação é um elemento fundamental para agregar valor aos seus produtos e serviços e, consequentemente, à sua marca.

Ao fomentar a criatividade e ingressar na busca constante por possibilidades de inovar, aumenta-se a percepção de valor que o público tem sobre a sua empresa – e inclui não apenas potenciais clientes, mas também possíveis investidores, parceiros comerciais e fornecedores.

Veja também: Reputação empresarial: como construir e manter a sua empresa?

3 – Facilidade para lidar com imprevistos e situações de crise

Toda empresa está sujeita a passar por situações de crise, seja ela financeira, administrativa ou de imagem. Além disso, imprevistos causados por fatores internos ou externos também podem impactar a rotina e o desempenho do negócio.

Porém, a partir da boa gestão de inovação e criatividade, a empresa se torna mais bem preparada para lidar com crises e imprevistos. Os impactos negativos de situações nessa natureza podem ser minimizados mais facilmente.

4 – Empresa a par das principais tendências do mercado

Manter-se atualizado sobre as principais tendências e movimentações do mercado é indispensável para a manutenção da competitividade da empresa.

Nesse sentido, implementar a cultura de inovação contribui para que você esteja sempre a par de tudo o que acontece no mercado e se antecipe ao que está por vir.

5 – Equipes mais motivadas e engajadas

Empresas que sabem o que é cultura de inovação e conseguem implementá-la de forma bem sucedida podem contar com equipes de trabalho mais motivadas e engajadas.

Isso porque os profissionais se sentem mais livres para contribuir com ideias criativas. Assim, aumenta-se a motivação para desempenhar suas tarefas diárias, bem como o engajamento desses profissionais em agregar com suas diferentes perspectivas e repertórios para solucionar problemas.

6 – Maior eficiência nos processos

A cultura de inovação favorece também a otimização e a eficiência dos processos. Por meio do pensamento criativo e inovador, é possível encontrar formas de utilizar melhor os recursos disponíveis e fazer com que a operação se torne mais eficiente.

Por exemplo, você pode aumentar a eficiência do processo de gestão do funil de vendas ao investir em um software inovador de CRM. Muitas tarefas que antes eram feitas manualmente e estavam mais suscetíveis a falhas e refações agora são conduzidas de maneira automática pelo sistema de CRM.

Leia também: Software de CRM: o que é + como usar no funil de vendas

7 – Aumento da lucratividade

Com processos otimizados e mais eficientes, você consegue diminuir os custos operacionais e aumentar a lucratividade do seu modelo de negócio.

Além disso, a cultura de inovação fortalece a imagem da sua empresa no mercado, o que atrai mais oportunidades de negócio.

Como desenvolver e manter a cultura de inovação?

Para desenvolver e manter a cultura da inovação é preciso lançar mão de recursos que estimulem e facilitem esse processo, como ferramentas, tecnologias, rodadas de brainstorming e adoção de metodologias que proporcionem o uso da criatividade.

Além disso, para que a inovação de fato passe a fazer parte da cultura da empresa, todos devem trabalhar para que isso aconteça. Atitudes inovadoras devem guiar cada uma das decisões tomadas diariamente para que a inovação em si realmente se torne uma peça fundamental da organização. 

Em suma, invista em ações para incentivar a inovação e estimular a criatividade, de modo que todos sejam envolvidos no processo.

Ações para incentivar a inovação na empresa: 4 dicas

Esclarecido o que é cultura de inovação e suas vantagens, que tal conferir 4 dicas de ações para incentivar a inovação na empresa: São elas:

  1. Incentive a criatividade coletiva
  2. Crie um ambiente favorável à inovação
  3. Monte um banco de ideias
  4. Reuniões periódicas de brainstorming

1 – Incentive a criatividade coletiva

Não há como promover a cultura da inovação sem o pensamento coletivo. Todos precisam estar empenhados em contribuir com sua criatividade para encontrar soluções inovadoras.

É necessário que a gestão incentive a criação coletiva e o trabalho colaborativo.

2 – Crie um ambiente favorável à inovação

Para que a criatividade e a inovação façam parte da cultura organizacional, é indispensável oferecer para os colaboradores um ambiente de trabalho que favoreça o pensamento criativo e inovador.

Crie espaços agradáveis, de bem-estar coletivo. Disponibilize também as ferramentas necessárias para o exercício da criatividade.

3 – Monte um banco de ideias

Registre todas as melhores ideias dos seus colaboradores em um banco de ideias. A intenção é permitir que elas possam ser consultadas ocasionalmente para obter insights sobre o desenvolvimento de novas soluções ou implementação de melhorias inovadoras.

4 – Reuniões periódicas de brainstorming

Reúna-se uma vez na semana, a cada 15 dias ou uma vez por mês com os seus colaboradores para fazer a famosa “tempestade de ideias” sobre algum tema relevante para o time ou para a organização.

Essa é uma das melhores ações para incentivar a inovação e a criatividade 

É possível ter inovação no atendimento ao cliente?

Tanto a inovação no atendimento ao cliente quanto a inovação em vendas são dois caminhos possíveis e necessários de serem trilhados. É por meio de soluções inovadoras que o consumidor pode ter uma experiência verdadeiramente satisfatória com uma empresa.

Alguns exemplos de inovação para melhorar o atendimento são:

  • Inteligência artificial
  • Assistentes virtuais e chatbots
  • Atendimento omnichannel
  • Aplicativos com respostas em tempo real
  • “Internet das Coisas”

Essas são cinco tecnologias emergentes propostas no relatório “5 principais tecnologias emergentes e seu impacto na experiência do cliente”, do Gartner. Leia mais aqui.

Para implementar uma cultura de inovação em vendas e no atendimento ao cliente, você pode contar com as soluções da Zendesk, como o Zendesk Sell, um CRM de vendas completo, e o software de suporte ao cliente da Zendesk, com o qual os times de vendas e suporte atuam de forma integrada, mantendo sua empresa em sincronia. 

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