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O que é cultura de inovação e como inovar no dia a dia da empresa?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 24 Agosto 2021
Última atualização em 24 Agosto 2021

Entender o que é cultura de inovação é fundamental para otimizar processos, estimular a criatividade dos colaboradores e alcançar melhores resultados em uma empresa. 

Para te ajudar a entender todos os detalhes sobre o assunto, aqui vamos mostrar:

  • O que é inovação?
  • O que é cultura de inovação?
  • O que é cultura de inovação em uma empresa? 
  • Qual a importância da criatividade e inovação nas empresas?
  • Quais os benefícios que uma cultura de inovação pode gerar para uma empresa?
  • Como desenvolver e manter a cultura de inovação?
  • É possível ter inovação no atendimento ao cliente?

Confira! 

O que é inovação?

Inovação é tudo aquilo que é feito de uma forma que nunca tinha sido pensada antes, um conceito que não está relacionado apenas a serviços e produtos, mas também à criação de novos modelos de negócios para otimizar resultados, principalmente por meio da consolidação de uma cultura de inovação. 

Além disso, o mundo está em constante transformação, as empresas estão se atualizando a todo momento e o comportamento do consumidor está mudando, por isso é imprescindível considerar a inovação como prioridade para não ser deixado para trás pelos concorrentes.

O que é cultura de inovação?

Cultura de inovação são ações que promovem a criatividade dentro de uma empresa, estimulando que colaboradores das mais diversas áreas tenham ideias que fujam do tradicional para assim criar uma nova forma de se trabalhar.

Além disso, por meio da cultura de inovação é possível mudar a maneira como se faz negócios e, por consequência, otimizar os resultados alcançados pela empresa. 

O que é cultura de inovação em uma empresa? 

A cultura de inovação em uma empresa é a adoção de estratégias e recursos que dão espaço para a criatividade e para o surgimento de novas ideias. Quando isso é implementado em uma empresa, os valores, hábitos e comportamentos dos colaboradores mudam, de modo que todos passam a trabalhar tendo a inovação como referência.

Assim, são as inovações que permitem que uma empresa desenvolva melhorias e adapte-se às transformações que acontecem constantemente. Dessa forma, é possível acompanhar os movimentos do mercado e atender às novas demandas que surgem dos consumidores.

Porém, lembre-se que a mudança acontece de forma gradativa, nas pequenas ações do dia a dia. Ou seja, para que a inovação se estabeleça como cultura organizacional, é preciso esforço e recorrência.

Qual a importância da criatividade e inovação nas empresas?

Por meio da criatividade e inovação as empresas podem se fortalecer no mercado, destacando-se em relação aos concorrentes e conquistando novos clientes por meio de soluções que agregam mais valor a eles. 

Além disso, os colaboradores passam a ter mais oportunidades para compartilhar suas ideias e mudar processos que já não funcionam mais. Para isso, é importante fazer uma adequada gestão de inovação e criatividade em toda empresa, de modo que todos estejam alinhados sobre qual é o propósito das mudanças em curso.

Quais os benefícios que uma cultura de inovação pode gerar para uma empresa?

O principal benefício da cultura de inovação é tornar as empresas adaptáveis aos cenários de constante transformação. Dessa forma, os negócios se tornam mais duradouros pois passam a ser resilientes e estão sempre preparados para inovar diante das mudanças. 

Além disso, outro benefício é o fato de que os colaboradores dessas empresas têm mais espaço para expor suas ideias e serem criativos, pois sabem que serão escutados. Isso estimula a autonomia de cada um, proporciona o sentimento de liderança e também oferece respaldo para que cada um contribua com o que considera ser uma inovação. 

E mais: por meio da cultura de inovação é possível ganhar espaço em relação à concorrência, gerar mais receita e aumentar os lucros da companhia, principalmente porque novos consumidores poderão se interessar pelas propostas da empresa e fazer negócios com ela.

Como desenvolver e manter a cultura de inovação?

Para desenvolver e manter a cultura da inovação é preciso lançar mão de recursos que estimulem e facilitem esse processo, como ferramentas, tecnologias, rodadas de brainstorming e adoção de metodologias que proporcionem o uso da criatividade.

Além disso, para que a inovação de fato passe a fazer parte da cultura da empresa, todos devem trabalhar para que isso aconteça. Atitudes inovadoras devem guiar cada uma das decisões tomadas diariamente para que a inovação em si realmente se torne uma peça fundamental da organização. 

Em suma, invista em ações para incentivar a inovação e estimular a criatividade, de modo que todos sejam envolvidos no processo.

É possível ter inovação no atendimento ao cliente?

Tanto a inovação no atendimento ao cliente quanto a inovação em vendas são dois caminhos possíveis e necessários de serem trilhados. É por meio de soluções inovadoras que o consumidor pode ter uma experiência verdadeiramente satisfatória com uma empresa.

Alguns exemplos de inovação para melhorar o atendimento são:

  • Inteligência artificial
  • Assistentes virtuais e chatbots
  • Atendimento omnichannel
  • Aplicativos com respostas em tempo real
  • “Internet das Coisas”

Essas são cinco tecnologias emergentes propostas no relatório “5 principais tecnologias emergentes e seu impacto na experiência do cliente”, do Gartner. Leia mais aqui.

Para implementar uma cultura de inovação em vendas e no atendimento ao cliente, você pode contar com as soluções da Zendesk, como o Zendesk Sell, um CRM de vendas completo, e o software de suporte ao cliente da Zendesk, com o qual os times de vendas e suporte atuam de forma integrada, mantendo sua empresa em sincronia. 

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