Ir para o conteúdo principal

Artigo 7 min read

Criatividade em equipe: como ela pode melhorar seus resultados?

Por Zendesk

Última atualização em 18 setembro 2023

Explorar as potencialidades do seu time a partir de um olhar para a inovação e criatividade pode ser o que faltava para turbinar seus resultados. Isso porque, comprovadamente, a criatividade em equipe ou individualmente já é reconhecida por líderes e liderados como uma competência-chave no alcance de bons resultados. 

Prova disso é esta pesquisa, que mostra que 6 em cada 10 pessoas acreditam que ser criativo é valioso para a economia de seu país. De igual maneira, 60% dos CEOs entrevistados dizem que a criatividade no local de trabalho é uma importante qualidade de liderança. 

Ao longo deste artigo, vamos falar sobre os desafios do estímulo à criatividade no ambiente de trabalho, além de apresentar boas oportunidades para desenvolver uma cultura inovativa na empresa. 

Criatividade no ambiente de trabalho: dados que evidenciam sua importância

Na introdução deste artigo, falamos brevemente sobre o reconhecimento da criatividade como um driver econômico. Também pontuamos o fato de que muitas lideranças reconhecem essa soft skill como um diferencial de bons gestores. 

Esses dados são apenas alguns dos argumentos em favor da construção de ambientes corporativos mais leves e abertos à adoção de ferramentas e práticas de inovação

Separamos mais algumas pesquisas e estatísticas que mostram o valor da criatividade em equipe e no ambiente de trabalho:

  • 75% dos entrevistados disseram que estão sob pressão crescente para serem produtivos em vez de criativos, apesar do fato de que cada vez mais se espera que eles pensem criativamente no trabalho;
  • 76% dos entrevistados por esta pesquisa da Adobe dizem que as empresas que investem em criatividade têm mais chances de ter funcionários mais felizes, o que comprova a conexão entre criatividade e satisfação no trabalho;
  • propósito, e não grandes contracheques, é a busca da maioria dos criativos. Quando solicitados a definir sucesso nesta pesquisa da WeTransfer, a maioria classificou responsabilidade social, crescimento pessoal e tempo de qualidade fora do trabalho em vez de dinheiro;
  • a mesma pesquisa mostrou que a maioria dos criativos concorda que encontrar alegria no trabalho é importante;

Entende como o estímulo à criatividade em equipe se conecta fortemente com as ideias de sucesso, motivação, engajamento e propósito? 

Agora que já estabelecemos esta relação, é hora de entender por que é tão difícil estimular a habilidade em ambientes dinâmicos como o de vendas. 

Criatividade em vendas: desafios a superar 

Ambientes comerciais são naturalmente dinâmicos e desafiadores. Isso quer dizer que, em potencial, um ambiente de vendas seria um prato cheio para o desenvolvimento da criatividade em equipe, não é mesmo? 

Infelizmente, na prática, não é bem assim. Algumas características da rotina de vendas funcionam como dificultadores para a criação de ambientes criativos, e, se você trabalha neste ritmo, certamente vai se identificar com alguns (ou todos).

1. Gestão de tempo

O primeiro desafio do estimula à criatividade em vendas é a gestão de tempo. Com múltiplos tickets para gerenciar e prazos reduzidos para fazer entregas, os agentes não conseguem dedicar parte do dia a pensar estrategicamente em formas criativas de oferecer serviços. 

2. Organização de tarefas

Em segundo lugar, a organização de tarefas pode interferir na criação de um ambiente de criatividade em equipe. Isso porque, em muitos casos, cada agente de vendas e atendimento tem múltiplas atividades para executar, e se perde em um mar de prazos e urgências.

3. Tarefas burocráticas e repetitivas 

Por fim, o excesso de tarefas burocráticas ou repetitivas surge como um impeditivo para os momentos criativos. 

No ambiente de vendas, há uma série de processos documentais que demandam esforço operacional das equipes. 

Preencher planilhas, enviar e-mails, inserir dados em sistemas e repetir cada uma das tarefas exaustivamente também pode minar qualquer potencial criativo.

Como ter ideias criativas e inovar na prática? 8 dicas

Certo, o ambiente de trabalho comercial pode, sim, ter dificultadores para o estímulo da criatividade em equipe. Mas, afinal, é possível driblar os obstáculos? 

A resposta é sim, e, a seguir, daremos 8 dicas para aumentar a criatividade e estimular a inovação em equipe. 

1. Estruture um ambiente de diálogo aberto

O primeiro passo para estimular a criatividade em equipe é a construção de um ambiente de diálogo aberto. 

Seja entre as lideranças e seus times ou entre os próprios colaboradores, saber que há abertura a feedbacks e o acolhimento de demandas com escuta ativa e empática é o primeiro passo para “libertar” o potencial criativo. 

2. Crie momentos dedicados ao estímulo da criatividade

Se você gerencia uma equipe comercial ou de outro setor, saiba: é papel dos líderes criar espaços para estimular a criatividade, sobretudo quando a rotina é intensa. 

Pensando nisso, institucionalize um “momento criativo” uma ou duas vezes por semana. A princípio, o objetivo deve ser mostrar que é possível olhar para as demandas diárias com um olhar diferenciado. 

Dica: se quiser explorar ao máximo o momento de criatividade, realize os encontros em um local diferente do espaço de trabalho. Leve o time para o jardim, crie um espaço de descompressão ou, em caso de rotinas de home office, crie reuniões com um clima mais leve e descontraído. 

3. Reconheça boas iniciativas

Se algum dos seus colaboradores apresentar uma ideia criativa ou mesmo revisitar processos, encontrando maneiras inovadoras de realizar tarefas, reconheça-o. 

Essa é uma forma efetiva de estimular a prática por outros membros do time, ao mesmo tempo em que reforça o seu posicionamento como uma liderança pró-criatividade.

4. Seja uma liderança criativa

Outra maneira de defender sua postura favorável à inovação é sendo, você, uma liderança criativa. Apresente alternativas a processos rotineiros, busque referências no mercado e abra a mente a possibilidades diferentes das testadas até então. 

Além de dinamizar o ambiente de trabalho, atitudes como estas tendem a inspirar o mesmo comportamento nos membros do time. 

5. Forneça ferramentas para colaboração

Quer desenvolver a criatividade em equipe? Então permita que o time trabalhe de forma colaborativa. Implemente ferramentas (digitais ou não) que facilitem a construção coletiva e a cocriação de processos. 

Alguns exemplos são o Trello, para gestão de projetos, o Slack, para comunicação e o Miro, para desenvolver moodboards.

6. Mantenha a sinergia do time

De nada adianta estimular a criatividade em equipe se o time não trabalha alinhado e ciente de seus objetivos macro. 

Por isso, mantenha a sinergia entre o setor (e as áreas afins) com reuniões de alinhamento, updates periódicos e informações atualizadas no menor tempo possível. 

7. Dedique-se ao clima organizacional

Você viu no tópico anterior o quão interligados estão os conceitos de satisfação no trabalho e criatividade, certo? Por isso mesmo, cuidar do clima organizacional é uma forma de estimular o pensamento criativo. 

Elimine ruídos de comunicação, desenvolva um ambiente agradável, estimule a equipe, ouça os colaboradores e atenda às demandas individuais e coletivas do seu time.

8. Tire da frente tarefas que podem ser automatizadas 

Por fim, é claro, tire da frente tudo aquilo que pode impedir a equipe de pensar criativamente. Processos burocráticos, repetitivos e essencialmente operacionais podem ser automatizados de forma prática. 

Simplifique a rotina e estimule a criatividade em equipe com a ajuda da tecnologia 

Facilitar a rotina do time é uma boa forma de estimular sua criatividade. Nesse sentido, oferecer ferramentas digitais para integrar e conduzir processos comerciais pode ser uma medida eficiente. 

Com o Zendesk Service, nosso software de atendimento, as equipes conseguem gerenciar interações com os clientes de forma integrada e automatizada. Além disso, têm acesso a múltiplos canais de contato que funcionam em uma estratégia omnichannel. 

Conheça o Service em um teste gratuito e veja como ele pode abrir espaço para uma rotina mais criativa e inovadora. 

Histórias relacionadas

Artigo
7 min read

Comunicação eficaz: estratégias e habilidades para otimizá-la

Confira o guia completo de como estabelecer uma comunicação eficaz na sua empresa para fortalecer os processos e o relacionamento com clientes.

Artigo
8 min read

TOP 21 aplicativos de produtividade para melhorar seu dia a dia

Veja nossa lista com 21 aplicativos de produtividade para aplicar no dia a dia + 12 dicas bônus para trabalhar com organização e entregar mais!

Artigo
16 min read

Perfil de liderança: principais estilos e como tornar-se um líder melhor

Descubra seu estilo de liderança e transforme-se no líder que sua equipe (e clientes) merecem. Confira dicas essenciais para aprimorar suas habilidades!

Artigo
11 min read

Comunicação e liderança: por que elas devem caminhar juntas

Entenda por que comunicação e liderança devem caminhar juntas e como essa combinação engaja e promove uma cultura de colaboração e alta performance.