Ir para o conteúdo principal

Artigo 8 min read

TOP 21 aplicativos de produtividade para melhorar seu dia a dia

Por Zendesk

Última atualização em 27 março 2024

Ainda em dúvida sobre a funcionalidade dos aplicativos de produtividade no seu dia a dia? Aqui estão alguns dados que vão te ajudar a tomar sua decisão: 

  • de acordo com a Gallup, funcionários ativamente desengajados custam US$ 483 a US$ 605 bilhões por ano em perda de produtividade;
  • é preciso cerca de 23 minutos e 13 segundos para retomar o foco em uma tarefa após uma distração; 
  • segundo relatório McKinsey, a produtividade aumenta de 20% a 25%  em organizações com funcionários conectados.

Interessante, não é? 

Pensando no impacto dessas informações, preparamos uma lista com 21 apps de produtividade para auxiliar na criação de rotinas mais fluidas e menos estressantes, além de um combo com 12 dicas de produtividade no trabalho (e na vida!). Prepare-se para saber mais sobre o assunto e boa leitura! 

Resumo

  • Existem inúmeros caminhos para a produtividade. É preciso testar alguns para definir qual se adapta melhor ao perfil da equipe, do profissional e da empresa.
  • Para aumentar a produtividade, você pode se atentar ao planejamento e a priorização de tarefas, fazer intervalos estratégicos ao longo do dia e investir em gestão de tempo.
  • Alguns aplicativos que podem te ajudar nessa busca são: Trello, Asana, Google Keep, Focus List, Pomodoro Timer, Slack, Evernote, Zendesk Service, entre outros.

Conteúdos relacionados

Como melhorar e aumentar a produtividade?

Antes de partirmos para as dicas de aplicativos de produtividade, vamos ampliar o universo de discussão? Afinal, como melhorar e aumentar produtividade, sendo você um colaborador ou um líder?

Existem inúmeros caminhos para isso. É preciso, portanto, testar diferentes possibilidades e verificar qual delas se adapta melhor ao perfil da equipe, do profissional e da empresa. 

A seguir, você confere nossa lista com 12 dicas para aumentar a produtividade.

  1. Planejar, ao fim de cada dia, as atividades do dia seguinte; 
  2. Priorizar tarefas e trabalhar de acordo com níveis de urgência; 
  3. Estabelecer metas pessoais, além das metas corporativas, que ajudem a turbinar a motivação; 
  4. Fazer intervalos estratégicos a cada período trabalhado; 
  5. Focar em uma atividade por vez, sem iniciar diversas atividades ao mesmo tempo;
  6. Desenvolver o trabalho em equipe, delegando tarefas e compartilhando atividades com pares;
  7. Minimizar as distrações no ambiente de trabalho (especialmente no trabalho remoto);
  8. Investir em um ambiente de trabalho agradável e ergonômico;
  9. Prezar pela manutenção da saúde física e mental;
  10.  Buscar caminhos para o desenvolvimento contínuo;
  11. Investir em gestão de tempo;
  12. Zelar pela empatia entre as equipes, participando de estratégias de job rotation ou reuniões periódicas entre os times.

Agora que você já conhece nossas 12 dicas, vamos te ajudar a entender como combiná-las com algumas das ferramentas de produtividade disponíveis no mercado. 

TOP 21 melhores aplicativos de produtividade pessoal e corporativa

A seguir, reunimos os 21 melhores apps de produtividade voltados para a gestão de processos pessoais e profissionais. Nossas indicações estão segmentadas em 6 diferentes categorias: 

  • Gestão de tarefas e organização; 
  • Criatividade e colaboração;
  • Concentração;
  • Comunicação;
  • Gestão de informações;
  • Relacionamento com o cliente. 

Aproveite as dicas! 

Gestão de tarefas e organização

Trello

O que é: Aplicativo de produtividade (também disponível em versão web para acesso via navegador) baseado na metodologia Kanban de gerenciamento de projetos

Por que este aplicativo de produtividade é bom? O Trello permite a gestão de tarefas com base na criação de quadros e na segmentação destes quadros conforme sua etapa de produção.

Conheça o Trello:

Asana

O que é: Aplicativo para gestão de equipes online.

Por que este aplicativo de produtividade é bom? Tem funções como gestão de projetos (organizados em formato de lista ou quadro de cartões — semelhante ao Trello — e possibilita a comunicação dos times envolvidos via fórum de discussão. 

Conheça o Asana:

Jira 

O que é: Aplicativo de gestão ágil de projetos da Atlassian.

Por que este aplicativo de produtividade é bom? Oferece suporte a qualquer metodologia ágil, como Scrum, Kanban e outras. Emite notificações para que todos os membros do time mencionados nas tarefas possam acompanhar seu andamento. 

Conheça o Jira:

Any.do

O que é: Aplicativo de gestão e acompanhamento de tarefas (via listas e calendário).

Por que este aplicativo de produtividade é bom? possibilita a criação de listas de tarefas e subtarefas e a inserção de detalhes como notas (em diferentes formatos, de textos a vídeos) e lembretes, que podem ser únicos ou recorrentes.

Conheça o Any.Do:

Criatividade e colaboração

Miro

O que é: Ferramenta de quadro branco online para brainstormings e acompanhamento de tarefas e projetos.

Por que este aplicativo de produtividade é bom? É uma ferramenta gratuita e online que possibilita a construção simultânea de projetos como mapas mentais, fluxogramas, roadmaps etc. Conta com mais de 200 templates prontos. 

Conheça o Miro:

Pitch

O que é: Aplicativo para a criação de apresentações colaborativas.

Por que este aplicativo de produtividade é bom? Possibilita a construção coletiva e ágil de apresentações, scripts de vendas, roteiros de palestras e reuniões.

Conheça o Pitch:

Confluence

O que é: Espaço de trabalho para equipes do grupo Atlassian.

Por que este aplicativo de produtividade é bom? Porque possibilita a criação colaborativa de projetos e a construção de uma base de conhecimento robusta. 

Conheça o Confluence:

Google Keep

O que é: Aplicativo de anotações e compartilhamento de notas do Google.

Por que este aplicativo de produtividade é bom? Porque oferece uma plataforma para inserir insights, ideias e planejamentos e permite o compartilhamento com contatos estratégicos, estimulando a colaboração. 

Baixe o Google Keep para iOS ou Android.

Concentração

Focus List

O que é: Aplicativo de gestão do tempo disponível para usuários do sistema iOS.

Por que este aplicativo de produtividade é bom? Porque tem como objetivo ajudar no gerenciamento do tempo e na concentração do usuário durante cada uma das tarefas agendadas.

Baixe o Focus List

Medite.se

O que é: Aplicativo com práticas guiadas de meditação e concentração.

Por que este aplicativo de produtividade é bom? Porque é acessível e praticável por todo tipo de público, com práticas recomendadas para o nível iniciante ou avançado, com diferentes objetivos e tempos de duração. 

Baixe o Medite.se no iOS.

MindMeister

O que é: Aplicativo de mapeamento mental.

Por que este aplicativo de produtividade é bom? Porque possibilita a criação de fluxogramas e mapas mentais, além de permitir o compartilhamento dos quadros com outros usuários da plataforma. 

Conheça o MindMeister:

Noisli

O que é: Ferramenta para estimular a concentração por meio de ruídos e sons diversos.

Por que este aplicativo de produtividade é bom? Porque ajuda a neutralizar ambientes estressantes com sons que remetem a ambientes que tragam sensações positivas, como praias, florestas e cafés. 

Conheça o Noisli

Pomodoro Timer

O que é: Aplicativo para aplicação da técnica pomodoro (pausas de 5 minutos a cada 25 trabalhados).

Por que este aplicativo de produtividade é bom? Porque gerencia, de forma automática, a aplicação da técnica pomodoro pelo usuário. Notifica a necessidade de pausas e sobre o momento adequado para retomar o trabalho, turbinando a produtividade. 

Conheça o Pomodoro Timer

Comunicação

Slack

O que é: Ferramenta digital para a comunicação organizacional.

Por que este aplicativo de produtividade é bom? Porque torna possível a comunicação entre equipes fisicamente distantes (como vendedores externos e o restante da força de vendas)

Conheça o Slack:

Google Meet

O que é: Aplicativo de videochamadas do Google.

Por que este aplicativo de produtividade é bom? Porque é uma alternativa gratuita para a comunicação entre equipes situadas em locais diferentes e a realização de reuniões remotas

Conheça o Meet

Zoom

O que é: Aplicativo de videochamadas.

Por que este aplicativo de produtividade é bom? Porque possibilita a utilização de um número grande de pessoas ao mesmo tempo, viabilizando a realização de conferências ou encontros para apresentação de resultados. 

Conheça o Zoom:

Gestão de informações 

Evernote

O que é: Bloco de anotações virtual 

Por que este aplicativo de produtividade é bom? Porque permite que o usuário inclua, a qualquer momento,  no app, qualquer informação que julgue importante (informações de potenciais clientes durante uma reunião de vendas, por exemplo).

Conheça o Evernote:

1Password

O que é: App de gestão de senhas.

Por que este aplicativo de produtividade é bom? Porque reúne, em uma só plataforma, todas as senhas para sistemas, ferramentas e aplicativos de forma segura, dispensando a necessidade de memorização ou anotação em locais pouco confiáveis (como cadernos ou post its).

Conheça o 1Password:

Docusign

O que é: Aplicativo para assinatura digital de documentos.

Por que este aplicativo de produtividade é bom? Porque torna a assinatura de documentos mais ágil e possível mesmo com a implicação de distanciamento geográfico, agilizando o fechamento de contratos e parcerias.

Conheça o Docusign:

Relacionamento com o cliente 

WhatsApp Business

O que é: Variação da tradicional ferramenta de comunicação WhatsApp voltada a perfis comerciais.

Por que este aplicativo de produtividade é bom? Porque conecta times de vendas com os clientes de forma efetiva, tornando o atendimento ágil, além de construir uma relação cliente-empresa mais próxima e informal. 

Conheça o WhatsApp:

Zendesk Service

O que é: Software da Zendesk para atendimento ao cliente.

Por que este aplicativo de produtividade é bom? Porque fornece aos profissionais de atendimento ferramentas integradas que permitem personalizar as experiências do cliente, gerando fidelidade e receita. 

Além de agilizar o gerenciamento de tickets de suporte, o Zendesk Service oferece recursos avançados de relatórios e análises que permitem acompanhar o desempenho da equipe, identificar tendências e áreas de melhoria e tomar decisões para aprimorar o serviço ao cliente.

Com a Zendesk AI, por exemplo, você tem acesso a soluções de suporte aos clientes com linguagem natural e humana, tornando o atendimento muito mais produtivo e personalizado. 

E ter acesso a esse tipo de automação é muito importante, já que segundo o relatório CX Trends, cerca de 71% das organizações utilizam canais digitais principalmente para o primeiro contato.

Relatório da Zendesk – CX Trends

Conheça mais sobre o Zendesk Service:

Bônus exclusivo: teste um dos aplicativos de produtividade da lista gratuitamente

Se otimizar a produtividade do seu time na construção do relacionamento com o cliente é uma das demandas da sua empresa, temos uma boa notícia relacionada a um dos aplicativos de produtividade que listamos neste artigo. 

Preenchendo este formulário, você tem acesso gratuito ao trial do Zendesk Service, nossa ferramenta completa de atendimento que permite uma gestão eficiente e integrada de todas as interações com o cliente.

Descubra de uma vez por todas como a Zendesk pode simplificar e aprimorar o atendimento, proporcionando uma experiência excepcional: assista à nossa demonstração e transforme sua abordagem ao cliente para sempre!

A Zendesk tem planos adaptados à realidade da sua empresa, seja ela grande ou pequena.

Histórias relacionadas

Artigo
7 min read

Comunicação eficaz: estratégias e habilidades para otimizá-la

Confira o guia completo de como estabelecer uma comunicação eficaz na sua empresa para fortalecer os processos e o relacionamento com clientes.

Artigo
16 min read

Perfil de liderança: principais estilos e como tornar-se um líder melhor

Descubra seu estilo de liderança e transforme-se no líder que sua equipe (e clientes) merecem. Confira dicas essenciais para aprimorar suas habilidades!

Artigo
11 min read

Comunicação e liderança: por que elas devem caminhar juntas

Entenda por que comunicação e liderança devem caminhar juntas e como essa combinação engaja e promove uma cultura de colaboração e alta performance.

Artigo
15 min read

Diagrama de Pareto: o que é, para que serve e como aplicar?

Entenda o que é Diagrama de Pareto, para que serve, como funciona e como aplicar esta metodologia para identificar e solucionar problemas na sua empresa.