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Perfil de liderança: principais estilos e como tornar-se um líder melhor

Por Zendesk

Última atualização em 27 março 2024

Muitos fatores podem impactar o desempenho de uma equipe de atendimento, entre os quais a figura do seu líder é o principal. Seus valores, experiências e, sobretudo, o perfil de liderança afetam desde a formação da equipe até a aplicação completa de uma cultura de atendimento.

Diferentes perfis de liderança tendem a interagir de maneira particular com cada colaborador, afinal, eles também têm perfis próprios. Dessa forma, é relevante combinar personalidade, competência e inteligência emocional para quebrar barreiras e estimular o engajamento do funcionário.

Vale citar que não existe uma resposta para a questão “qual o melhor perfil de liderança que existe?”, sendo que cada estilo apresenta seus pontos fortes e fracos. Na prática, a forma como esse gestor lida com seus prós e contras irá delimitar seu sucesso.

Como exemplo disso podemos observar os efeitos da pandemia e a necessidade de atuar com uma liderança remota de uma hora para outra. Nessas condições, o potencial de adaptação de cada perfil de liderança afeta os resultados imediatos e a velocidade que essa alteração ocorre.

Se observarmos estudos realizados pela ISE Business School, em que foi constatado que 51% das empresas brasileiras não tinham nenhum profissional remoto no início da pandemia e, agora, 80% das organizações que adotaram o modelo tiveram bons resultados, não é difícil imaginar que esse é o futuro.

Para preparar as lideranças para qualquer modelo de atuação, vamos elencar os principais estilos de gerenciamento de equipes, focando principalmente nos times de suporte. 

A propósito, veja como identificar com maior assertividade o seu perfil de liderança e como lapidar seus talentos para fazer o mesmo com seus colaboradores. Aproveite a leitura!

Resumo

  • Um líder não apenas influencia, mas também modela o desempenho da equipe. É a combinação de personalidade, competência e inteligência emocional deste líder que é a chave para engajar colaboradores.
  • Existem diferentes perfis de liderança: como autocrático, democrático motivador ou visionário, por exemplo. Não existe um certo ou errado, cada perfil contribui de maneira única para o desempenho da equipe.
  • Existem diversas formas para identificar o seu perfil de liderança. Entre os modelos mais praticados estão o teste das 16 personalidades e o teste Robert Half.
  • A inteligência emocional, sustentada por pilares como autoconsciência, autorregulação, motivação, empatia e habilidades sociais também é fundamental para que para liderar de maneira eficiente e assertiva.

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10 principais estilos de liderança

Assim como afirmamos inicialmente, existem muitos estilos de liderança, reflexos de gestores com diferentes personalidades e bagagens. De qualquer modo, o perfil do líder causa impactos na atuação dos membros da equipe e é necessário direcionar esse impacto para obter bons resultados.

Com isso em mente, vamos conferir 10 dos principais perfis de liderança e como cada um desses estilos costuma se relacionar com os funcionários.

1. Autocrático

O perfil do líder autocrático é aquele que concentra todos os processos e decisões em sua pessoa. De todo modo, o poder e o conhecimento total sobre informações costuma se reservar somente ao líder, que pode escolher dividir frações de dados com pessoas selecionadas.

Nesse contexto, temos o líder que dá ordens diretas e espera que sigam à risca. Trata-se de uma abordagem antiquada, mas que se mantém, pois há decisões mais ágeis, processos controlados e a equipe se concentra totalmente na execução das tarefas, sem distrações.

Em contrapartida, este perfil de liderança pode gerar sobrecarga ao gestor, desgastar o relacionamento com conflitos frequentes e, sem a presença física do líder, garantir o desempenho pode ser desafiador. Logo, é o perfil que mais precisa se esforçar para entrar no modelo remoto.

2. Democrático

No pólo contrário ao perfil autocrático, temos a liderança democrática. Ela segue uma prática equilibrada, moderna e colaborativa. Fatores como o employer branding ganham relevância e a equipe é estimulada a participar das decisões estratégicas, contribuindo com soluções e sugestões.

Apesar desses benefícios, gestores com perfil de liderança democrática precisam de colaboradores maduros e dotados de conhecimento suficiente para que as colaborações sejam mais bem-sucedidas.

3. Treinador

O treinador é um perfil de liderança que tem como foco o desenvolvimento dos colaboradores. Ele tem a habilidade de identificar as forças de cada membro da equipe, bem como os pontos de fragilidade que precisam ser melhorados.

Há uma preocupação do líder treinador em fortalecer o relacionamento com seus liderados e promover o autoconhecimento. Ele cria um plano de ação para que os colaboradores possam superar obstáculos e alcançar resultados de alto nível.

Veja também: Como desenvolver equipes de alta performance e incrementar a sua receita?

4. Liberal

De acordo com o perfil do líder liberal, as atividades de uma equipe são delegadas e conduzidas através da autogestão, em que cada colaborador encontra seu próprio direcionamento. 

Adotar esse perfil pode ser muito vantajoso especialmente em se tratando de liderança de equipes remotas. Isso porque é inegável que esse perfil se apoia em autonomia, agilidade, confiança e um ambiente descentralizado.

Ou seja, na liderança remota, é fundamental que o líder saiba delegar tarefas e dar a autonomia e confiança necessárias para que os colaboradores executem suas tarefas e entreguem resultados.

Mas, ao se questionar sobre qual o melhor perfil de liderança, o estilo liberal pode não ser a melhor opção no caso de equipes que ainda não possuem um nível elevado de maturidade.

Em se tratando de profissionais menos experientes, talvez a resposta para “qual o perfil de um líder ideal?” seja o autocrático ou qualquer outro que centralize um pouco mais as decisões e responsabilidades.

É preciso tomar cuidado para não perder totalmente o controle da equipe e provocar situações onde os colaboradores não conseguem encontrar uma solução assertiva. Tudo isso pode provocar queda na performance, se não for remediado com rapidez.

5. Coach

O coaching é um novo perfil de liderança, facilmente identificado por uma comunicação didática, motivadora e focada em identificar aptidões dos profissionais sob seu comando. Com isso, o líder instiga o colaborador a se superar e desenvolver seus talentos em prol dos resultados.

Capaz de provocar um excelente comprometimento e dedicação, o líder coach precisa garantir que os subordinados estão interessados nas suas propostas, sendo esse um fator crucial para diferenciar sucesso e fracasso na proposta de gestão.

6. Paternalista

O líder com perfil paternalista é aquele que busca estabelecer uma relação bem próxima com seus colaboradores, algo semelhante ao de uma figura paterna.

Esse estilo pode ser bem útil em equipes pequenas e pouco maduras, que ainda precisam de um acompanhamento mais de perto durante o desempenho de suas funções.

O líder paternalista está sempre disposto a defender os interesses do seu time, buscando fortalecer a confiança entre ele e seus liderados.

7. Técnico

Para a liderança técnica, o foco está em uma atuação lógica e fluida. As decisões seguem um padrão analítico de causa e efeito, tornando-se positivamente previsível. 

Estimula a autoconfiança e dá exemplo de como agir em cada situação, ao mesmo tempo que precisa cuidar para não deixar a operação exageradamente engessada ou causar intimidação nos seus liderados.

8. Motivador

O perfil do líder motivador tem como característica principal o discurso inspirador, preparando o emocional dos colaboradores para se manter otimistas frente a qualquer desafio. 

De um lado, a liderança motivadora se sobressai por estimular um clima mais amigável, positivo e engajado, capaz de manter a calma até mesmo durante situações de crise.

Por outro, suas preocupações devem estar em combater o descaso e o desgaste, mantendo o foco das pessoas em encontrar soluções eficientes acima de qualquer coisa. Além disso, fornecer críticas mais pesadas é uma tarefa mais difícil para esse perfil, que precisa saber como lidar com a situação inevitavelmente.

Leia também: Motivação nas vendas: 8 dicas para gerar melhores resultados

9. Carismático

Exercendo grande influência sobre seus liderados, o líder com perfil carismático é aquele que incentiva uma postura harmônica e a valorização do emocional.

Essa conduta facilita a gestão de equipes remotas por lidar de maneira aberta e positiva com situações de crise, entendendo dificuldades alheias e sem a necessidade de exercer autoridade para encontrar soluções.

Como possíveis ameaças desse perfil, temos as chances elevadas do carisma ofuscar sua competência no panorama geral, além de dificultar o recebimento de avaliações negativas ou críticas por parte da equipe.

10. Visionário

O líder visionário é aquele que consegue pensar a longo prazo. De olho no futuro da equipe e da empresa, suas decisões são tomadas com base em projeções e com muita cautela, pensando sempre nos impactos que isso pode trazer para a organização daqui a alguns meses ou anos.

Quem tem o perfil visionário não foca tanto no agora, o que pode ser um problema quando as ações devem ser voltadas para solucionar problemas imediatos e de curto prazo.

Tão importante quanto conhecer seu estilo de liderança, um líder eficaz também deve estar sintonizado com as tendências de mercado e as necessidades dos clientes. 

Relatório da Zendesk – CX Trends

Qual o melhor perfil de liderança?

E então, já sabe com qual perfil de liderança você mais se identifica?

É praticamente impossível definir um único perfil de liderança que se sobressaia aos demais, cada um deles conta com vantagens e desvantagens que tomam mais ou menos relevância, conforme diversos fatores.

Cada cenário evoca traços de personalidade específicos e pode dar campo para um ou mais perfis se destacarem, seja de forma integral ou parcial.

Por isso, é válido afirmar que o perfil de liderança ideal é aquele capaz de manter o equilíbrio mais saudável entre seus prós e contras. Em paralelo, valores como flexibilidade, eficiência, respeito e inteligência emocional são bem-vindos para qualquer perfil.

Se o seu estilo é mais próximo de um determinado perfil de liderança, conheça os outros e veja quais características você também apresenta, enriquecendo sua maneira de liderar a equipe com mais formas de encontrar soluções satisfatórias.

Avaliação de perfil de liderança: qual combina melhor com você?

Existem diversas práticas voltadas para identificar o perfil de liderança ideal para você. Em geral, o mais importante é reconhecer sua personalidade como pessoa e refletir esses traços nos valores adotados para sua liderança.

Entre os modelos mais praticados para reconhecer o perfil de liderança que combina com cada um, temos o teste das 16 personalidades e o teste Robert Half.  

A avaliação do perfil de liderança que faz sentido para suas características é um grande passo para reconhecer suas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades de melhoria, tal como em uma análise SWOT.

Adaptação ao modelo de liderança remota

No momento, um grande foco para as lideranças está na adaptação para um sistema de gestão remota das suas equipes. Nesse caso, é preciso levar o foco para a figura do líder, não para o local onde se está trabalhando. 

É preciso reconhecer que não temos como manter os olhos fixos em todos, assim como poderia ser feito em um escritório. Contudo, novas tecnologias e recursos servem para superar as limitações de ambientes físicos, sendo muito eficientes para gestão de equipes remotas com resultados mais satisfatórios.

Na liderança remota, fatores como objetividade, clareza, comunicabilidade e capacitação tomam o foco, especialmente no suporte ao cliente, no qual os colaboradores precisam dispor de flexibilidade e autonomia para lidar com a situação, ainda que não fiquem totalmente por conta própria.

Adicionalmente, temos a possibilidade de adotar as seguintes práticas para garantir a boa performance de uma equipe de suporte em home office a partir de medidas da sua liderança:

  • feedbacks concisos e diários;
  • adoção de canais oficiais e centralizados para comunicação;
  • metas claras e realistas;
  • conscientização sobre importância do desempenho individual;
  • postura empática e compreensiva.

Em geral, o líder precisa mais do que nunca saber como conquistar a confiança e transparência da sua equipe, exercendo sua habilidade em orientar os colaboradores para que assim possam superar os desafios do momento.

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Importância da inteligência emocional para liderar equipes

Definida como a capacidade em identificar e compreender emoções tanto em si mesmo quanto nos outros, a inteligência emocional é um fator de grande importância para liderar equipes e, também, para a qualidade do atendimento ao cliente.

Em ambos os casos, temos a oportunidade de gerenciar o peso emocional de cada situação e usá-lo para conduzir uma interação, garantindo maior qualidade para esse relacionamento. 

Seja no perfil de liderança ou no uso da inteligência emocional para o atendimento ao cliente, promover o autoconhecimento, a empatia, o controle emocional e as habilidades sociais irá facilitar a busca por uma relação mais equilibrada entre fatores emotivos e racionais.

Essa técnica impacta a forma como o líder orienta um agente de suporte com dificuldades após cometer um erro, garantindo aprendizado e reparação, bem como contribui para gerenciar o atendimento a um cliente exaltado, a fim de evitar conflitos, acalmar os ânimos e encontrar uma solução satisfatória.

A inteligência emocional é uma característica extremamente valiosa para quem ocupa posição de liderança em uma organização, pois permite tomar decisões mais bem calculadas – especialmente em situações de crise e de conflitos.

As equipes são conduzidas com mais eficiência a resultados de alto nível. O líder tem a capacidade de avaliar cenários e encontrar soluções que, quando sob o “calor da emoção”, ficam mais difíceis de serem identificadas.

Quais são os pilares da inteligência emocional?

A inteligência emocional na liderança é sustentada, basicamente, por 5 pilares. São eles que orientam a atuação do líder:

1 – Autoconsciência

O primeiro pilar da inteligência emocional é a autoconsciência. Isso significa ter clareza sobre as suas emoções e gatilhos que podem desencadear reações emocionais. Aliás, ser autoconsciente é entender o impacto que as suas emoções podem ter no contexto da coletividade.

2 – Autorregulação

Além de se dar conta das suas próprias emoções, é importante que você saiba como controlá-las.

No caso do líder, esse pilar da inteligência emocional impede que ele tome decisões irracionais e pouco objetivas.

Em momentos de crise e conflitos, a autorregulação é importante para manter a cabeça fria e não “explodir”.

3 – Motivação

A motivação também é uma das bases da inteligência emocional. Para alcançar objetivos, é vital que o líder saiba se manter motivado, além de gerar motivação para os colaboradores que estão sob sua liderança.

4 – Empatia

A empatia se refere à habilidade que uma pessoa tem de se colocar no lugar das outras, buscando compreender as situações e problemas a partir da perspectiva de terceiros.

Ser um líder inteligente emocionalmente também passa pela adoção de uma postura empática ao lidar com os colaboradores e clientes.

Leia mais: O que é mapa de empatia e como ele pode ajudar em sua estratégia?

5 – Habilidades de convivência

Saber conviver socialmente e respeitar as diferenças de ideias é o quinto e último pilar da inteligência emocional.

As pessoas – especialmente os líderes – que não conseguem conviver em sociedade e acreditam que somente a sua opinião importa costumam ter mais dificuldade para solucionar problemas e gerenciais equipes.

Como desenvolver e aplicar a inteligência emocional na liderança? 4 dicas

Sem perder de vista os 5 pilares da inteligência emocional que você acabou de conferir, separamos aqui algumas dicas que podem te ajudar a desenvolver e a aplicar essa habilidade no dia a dia da sua liderança. Descubra abaixo quais são elas:

1 – Saiba pisar no freio às vezes

A rotina de um líder pode não ser a mais “tranquila” do mundo. No entanto, é fundamental que você saiba “pisar no freio” de vez em quando.

Desacelerar um pouco permite avaliar situações com calma e, assim, encontrar soluções mais efetivas.

2 – Permita-se ser vulnerável

Inteligência emocional não significa esconder suas emoções e agir feito um robô. Para se conectar melhor com seus liderados, você não deve ter medo de demonstrar vulnerabilidade. Isso humaniza a figura do líder e gera identificação e confiança.

3 – Mantenha os colaboradores bem informados

Um bom líder com inteligência emocional entende que concentrar todas as informações em si pode sobrecarregá-lo e minar a autonomia dos seus liderados – o que não é bom para o desempenho coletivo.

Por isso, compartilhe informações sobre processos internos, metas e resultados com os seus colaboradores e mostre que você confia neles.

4 – Contribua para o desenvolvimento dos colaboradores

É importante que você incentive o desenvolvimento profissional e pessoal dos seus colaboradores.

Ser inteligente emocionalmente, enquanto líder, significa também entender que a empresa só vai crescer se ela puder contar com times bem treinados e capacitados para exercer suas funções.

Como o perfil de um líder impacta a gestão de atendimento?

Além de definir estratégias e tomar decisões, o perfil de liderança afeta diretamente o desenvolvimento e a condução dessas atividades. Conforme apontado muitas vezes ao longo do texto, a personalidade do líder molda a equipe e no time de suporte isso tem um efeito direto na experiência do cliente.

Veja como o perfil do líder impacta a gestão de atendimento!

  1. O líder serve de exemplo: a forma como você se refere aos clientes da empresa e lida com seus colaboradores será a base de como seus colaboradores irão interagir com os mesmos. Se o intuito é obter um atendimento de maior qualidade, empático e transparente, essa deve ser a sua abordagem padrão.
  2. O líder estimula a busca por conhecimento: ao delegar funções e compartilhar conhecimento sobre abordagens, ferramentas de atendimento e outros, o líder planta a semente para que o agente de suporte busque saber mais sobre o assunto.
  3. Liderança estimula ou bloqueia a integração: o perfil de liderança focado ou não em uma conduta integrada e colaborativa irá determinar como os agentes de suporte atuam entre si para solucionar problemas, seja colaborando entre si ou competindo uns com os outros.
  4. Determina o processo de tomada de decisões: o perfil do líder determina o processo de tomada de decisões na equipe e impacta na agilidade do atendimento, quanto mais capacitado e autônomo, melhor a qualidade geral e a assertividade.

Facilite a colaboração entre seus agentes de suporte com uma ferramenta personalizável.

Bom, o que achou deste nosso guia sobre perfil de liderança? Já sabe qual combina melhor com você?

Caso queira se aprofundar nessa temática, temos este outro conteúdo que pode te interessar: Guia completo: formação de líderes nas empresas + exemplos

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