Ir para o conteúdo principal

Artigo 12 min read

Liderança estratégica: o que é e como praticar?

Por Zendesk

Última atualização em 25 janeiro 2023

Um bom líder é capaz de utilizar as forças da sua equipe para obter uma alta performance e resultados mais satisfatórios. Muito além do seu perfil, a forma como ele monta o seu time e desenvolve suas capacidades faz toda a diferença.

Na prática, esses são alguns dos pilares da liderança estratégica, uma abordagem atualizada da gestão de equipes, focando no alinhamento entre o planejamento da empresa e as ações diárias de um time de colaboradores.

Assim como o consumidor atual vai além de preço e qualidade do produto para avaliar a experiência de compra, o cliente interno também precisa de mais incentivo para se engajar com as metas da organização. Sem dúvidas, com a liderança correta, isso fica bem mais fácil.

Nesse post, vamos explicar o que é a liderança estratégica, quais são suas principais características e vantagens que ela pode proporcionar. Também vamos mostrar como adotar essa abordagem na gestão da sua equipe em 6 passos importantes. Aproveite a leitura!

O que é liderança estratégica?

A liderança estratégica consiste em alinhar a atuação de uma equipe ao planejamento de uma empresa, desde a seleção de talentos até sua rotina diária, considerando os valores e objetivos da organização para estimular a autonomia e o engajamento dos membros do time.

Nesse modelo, o líder não fica limitado a delegar tarefas e avaliar o desempenho, ele também deve consolidar uma cultura organizacional para que seus comandados conheçam o passo a passo da operação e tenham liberdade para usar suas habilidades para alcançar melhores resultados.

Daí a importância de começar a liderança estratégica desde os primeiros momentos do desenvolvimento de equipes. Dessa forma, é possível encontrar funcionários com o perfil ideal para atender as necessidades da empresa com máximo engajamento e desempenho.

Vale destacar ainda que esse estilo de liderança também busca estimular os colaboradores e fornecer recursos para o crescimento individual, aumentando a confiança e identificação entre as partes. 

Indiretamente, esses fatores resultam em melhor alinhamento entre os valores do seu negócio e aqueles defendidos pelos funcionários, que representam sua empresa no atendimento ao cliente e podem, a partir disso, entregar uma experiência mais empática e positiva.

Quais são os aspectos fundamentais para a liderança estratégica?

Agora que já definimos o que é a liderança estratégica, precisamos entender quais são os aspectos fundamentais para a liderança alinhar a atuação da sua equipe com as metas da organização e usar esse ajuste para conseguir os melhores resultados.

De modo geral, temos cinco características principais para conhecermos. São elas:

1. Definição de prioridades

A rotina de uma equipe deve focar no atendimento das demandas da empresa, isso qualquer líder pode conseguir ao distribuir e acompanhar a execução de tarefas pelos seus comandados. Porém, o líder estratégico vai além, observando a lista de atividades e definindo quais são mais importantes ou urgentes.

Ao estabelecer uma ordem de prioridade, é possível aumentar o valor obtido pela equipe em um dia de trabalho. Além de concluir um certo número de tarefas, ela pode ter maior impacto nos resultados gerais da organização.

2. Conhecimento do planejamento estratégico

É claro que não dá para alinhar operação interna e estratégia da empresa sem conhecer o planejamento, portanto, essa é uma característica fundamental da liderança estratégica. 

Isso envolve estar por dentro das metas de curto, médio e longo prazo, mas também exige conhecer os valores e missão da empresa, para que o perfil da equipe seja montado de acordo com essa visão. Na prática, esse cuidado melhora a identificação e pode estabelecer um padrão de qualidade mais uniforme para toda a organização.

3. Desenvolvimento coletivo e individual

A liderança estratégica deve conhecer profundamente as habilidades dos membros da sua equipe, selecionando colaboradores com talentos alinhados às principais necessidades de uma empresa, para que seja possível melhorar o aproveitamento dos recursos humanos do negócio.

Além disso, tem como característica estimular o desenvolvimento das equipes e de cada funcionário, com treinamentos, especializações e outras técnicas, para aumentar a capacidade de atender as demandas com cada vez mais qualidade e eficiência.

Importante lembrar que essa prática também ajuda na fidelização dos colaboradores, o que é capaz de otimizar o desempenho e melhorar o aproveitamento dos investimentos realizados na formação de equipes e profissionais.

4. Autonomia e engajamento

Na liderança estratégica, todos os membros da equipe são incentivados a participar dos processos de tomadas de decisões e conhecerem os objetivos gerais da organização. Dessa forma, eles se sentem mais valorizados e identificados com um negócio, melhorando o engajamento nas tarefas diárias.

Ao mesmo tempo, como o líder na definição de prioridades e alinhamento estratégico, eles podem atuar com maior autonomia na rotina, sem precisarem constantemente consultar o gestor para obter orientações a respeito das tarefas.

Dessa forma, é possível aumentar a agilidade no atendimento das demandas da equipe, sem perder a qualidade do produto final. 

Também é relevante apontar que uma equipe mais independente reduz as distrações e interrupções na rotina da liderança, permitindo foco total na gestão da equipe, acompanhamento dos indicadores de performance e visão estratégica.

5. Ferramentas tecnológicas

Por ser uma abordagem mais moderna, focada em inteligência, a liderança estratégica tem como um de seus pilares o uso de ferramentas e tecnologias para execução das tarefas diárias e acompanhamento de resultados.

Nesse ponto, é relevante incluir o uso de softwares de CRM para centralizar a atuação de diferentes equipes e profissionais, facilitando a gestão estratégica de uma operação.

Um exemplo disso é o CRM de Vendas Zendesk Sell, que é uma solução de alto nível para melhorar a visibilidade do pipeline, estimular a inteligência de vendas e otimizar o aproveitamento das oportunidades geradas pelo fluxo de nutrição de leads.

Saiba mais sobre os diferenciais da ferramenta e veja como obter uma demonstração gratuita:

CRM de vendas para melhorar a produtividade e os processos

Diferença entre liderança tradicional e liderança estratégica

Uma boa forma de entender o que é a liderança estratégica e o que pode ser alcançado ao adotar esse modelo de gestão de equipes, é comparando ele com uma abordagem mais tradicional. 

Conforme apontado, a liderança estratégica coloca os seguintes valores em prática:

  • conhecimento profundo das estratégias da empresa;
  • promoção de uma cultura focada no planejamento estratégico;
  • definição de prioridades;
  • aproveitamento de habilidades individuais;
  • incentivo a autonomia e independência;
  • estímulo ao engajamento dos colaboradores;
  • participação da equipe nas decisões internas da gestão;
  • estímulo a colaboratividade;
  • apoio de ferramentas e tecnologias para gerar melhores resultados;
  • alinhamento entre valores empresariais e individuais.

Em contrapartida, uma liderança tradicional costuma ser executada por um perfil de líder autocrático, que centraliza as decisões em sua mão e faz a gestão da equipe de maneira conservadora, limitando a entrada de ferramentas para inovar a operação e auxiliar o time a fazer um bom trabalho.

A tendência é que esse modelo evite que os colaboradores atuem de maneira independente, gerenciando o que será feito e como cada tarefa deve ser executada, o que pode gerar resultados mais previsíveis, mas limitam o engajamento individual e reduzem o alcance máximo da equipe.

Também podemos observar a diferença entre liderança estratégica e tradicional por meio do fluxo de informações dentro da equipe. 

Enquanto líderes mais conservadores se comunicam de cima para baixo, do ponto A ao B, um líder estratégico trabalha em ciclos, pois ele conta com seus comandados para tomar decisões e constantemente obtém seu feedback para melhorar a rotina interna.

Vantagens da liderança estratégica na gestão de equipes

Tudo isso seria facilmente descartado se a liderança estratégica não fosse capaz de gerar benefícios incontestáveis na formação e desenvolvimento de equipes de alta performance. Por isso, antes de explicar como se tornar um líder estratégico, vamos listar as vantagens dessa abordagem. Confira:

Decisões consolidadas

Um ponto-chave da liderança estratégica está no conhecimento do plano de ações e objetivos da empresa, considerando suas informações para tomar decisões e gerenciar a equipe. Como resultado, o processo de tomada de decisões se torna mais assertivo e embasado.

Toda ação é consolidada com uma justificativa clara, ajudando os colaboradores a enxergarem o propósito de cada ação, melhorando o comprometimento com a qualidade do resultado.

Ambiente mais confortável e amigável

Diminuindo a rigidez com que as tarefas são passadas para a equipe, o líder estratégico pode tornar o ambiente de trabalho mais amigável e confortável, mantendo o foco do time no atendimento da demanda, sem gerar tensão e pressionar os colaboradores sem necessidade.

Eles sabem o que, como e por que algo precisa ser feito, sem que o gestor precise ficar em cima, melhorando a qualidade do ambiente interno.

Maior agilidade e eficiência na operação

Com o ganho de autonomia e produtividade, uma equipe tende a ser mais ágil e eficiente. 

Enquanto os colaboradores focam no atendimento da demanda e aplicação das suas habilidades para alcançar os melhores resultados, o líder do time se concentra em definir as prioridades, fornecer orientação e acompanhar o desempenho.

Dessa forma, temos um melhor aproveitamento das capacidades de cada um, ao mesmo tempo que reduzimos as distrações ao longo da rotina, estimulando a produtividade de uma equipe.

Desenvolvimento de cultura organizacional otimizada

Essas medidas servem para formar e divulgar uma cultura organizacional otimizada dentro da empresa, fazendo com que os funcionários entendam os valores que ela defende e sejam mais comprometidos com essa visão de mercado.

Assim, eles se tornam melhores representantes de um negócio, seja para lidar com fornecedores quanto o cliente final, o que pode melhorar a experiência de consumo oferecida ao estimular a transparência e atenção aos detalhes.

Também devemos destacar que a criação de uma cultura pautada pela liderança estratégica pode facilitar a adoção de novas tecnologias e práticas para um negócio, seguindo um processo já conhecido para implementar novidades e gerar resultados positivos em menos tempo.

Maior fidelização de funcionários

Tudo isso ajuda a fidelizar e engajar seus funcionários, fazendo valer a pena todo investimento realizado para seleção, treinamento, capacitação e desenvolvimento dos melhores talentos disponíveis no mercado.

6 passos para aplicar a liderança estratégica

Enfim, chegou a hora de ver o passo a passo para implementação desse modelo de gestão de equipes. O mais importante é saber quais são os aspectos fundamentais para a liderança estratégica e entender a hora certa de praticar cada um deles. 

Se isso parece muito complicado, não se preocupe. Vamos mostrar como fazer da maneira correta. Veja:

Passo 1. Conheça sua estratégia e suas metas

Entenda quais são as responsabilidades da sua equipe, conhecendo profundamente o planejamento estratégico na empresa e quais são as metas estabelecidas para que o negócio seja considerado um sucesso.

Passo 2. Defina como sua equipe pode contribuir ao crescimento da empresa

A partir desse conhecimento, trace um paralelo com o seu setor e veja o que sua equipe precisa fazer para ajudar a empresa a conquistar suas metas. O ideal é criar objetivos internos alinhados com as expectativas gerais da organização, sendo realista e desafiador ao mesmo tempo.

Passo 3. Promova uma atuação integrada e colaborativa

A integração de equipes de diferentes responsabilidades é uma boa forma de obter resultados mais assertivos para uma organização.

O alinhamento promovido pela gestão estratégica tem foco nas metas gerais de um negócio, por isso, a atuação de um setor deve ser integrado às demais equipes internas, estimulando a colaboratividade e gerando um foco único para todos.

Passo 4. Invista em capacitação

Depois, é hora de capacitar sua equipe para fazer sua parte e conquistar os objetivos traçados. Então, selecione os melhores talentos para atender sua demanda e invista em treinamentos para que eles entreguem uma alta performance na rotina diária.

Passo 5. Acompanhe os resultados

Fique de olho nos resultados obtidos para garantir que eles estão alinhados às metas internas e gerais. Também vale a pena usar os indicadores de desempenho para gerar insights, identificar falhas e oportunidades de melhorias na atuação da equipe.

Passo 6. Tenha a tecnologia como sua aliada

Manter a liderança estratégica pode ser desafiador quando não temos as ferramentas certas à disposição. Para remediar esse problema, a tecnologia é sua maior aliada, fornecendo soluções inteligentes por meio das plataformas de gestão.

Exemplo disso é o Zendesk Sell, o nosso CRM de Vendas, feito especialmente para integrar o gerenciamento dos vendedores com outras áreas da empresa, unificando os esforços da equipe com os setores de marketing e suporte ao cliente, tudo para aproveitar ao máximo as oportunidades geradas.

Com essa ferramenta, fica fácil enxergar o momento do cliente no funil de vendas, identificando a forma ideal de fazer cada contato, aumentando as chances de sucesso em cada negociação. 

Conheça todos os diferenciais do software de CRM e obtenha uma demonstração gratuita!

Histórias relacionadas

Artigo
7 min read

Comunicação eficaz: estratégias e habilidades para otimizá-la

Confira o guia completo de como estabelecer uma comunicação eficaz na sua empresa para fortalecer os processos e o relacionamento com clientes.

Artigo
8 min read

TOP 21 aplicativos de produtividade para melhorar seu dia a dia

Veja nossa lista com 21 aplicativos de produtividade para aplicar no dia a dia + 12 dicas bônus para trabalhar com organização e entregar mais!

Artigo
16 min read

Perfil de liderança: principais estilos e como tornar-se um líder melhor

Descubra seu estilo de liderança e transforme-se no líder que sua equipe (e clientes) merecem. Confira dicas essenciais para aprimorar suas habilidades!

Artigo
11 min read

Comunicação e liderança: por que elas devem caminhar juntas

Entenda por que comunicação e liderança devem caminhar juntas e como essa combinação engaja e promove uma cultura de colaboração e alta performance.