Ir para o conteúdo principal

Artigo 6 min read

Como desenvolver equipes de alta performance e incrementar a sua receita?

Por Zendesk

Última atualização em 22 fevereiro 2023

O seu time precisa produzir melhor e bater metas com maior eficiência? Então você necessita aprender como desenvolver equipes de alta performance para elevar a competitividade da sua empresa!

Uma equipe com desempenho acima da média realiza entregas de alta qualidade, realizadas com colaboratividade, comunicação transparente e objetiva e sistemas inteligentes que otimizam tarefas.

Ou seja, as habilidades podem ser desenvolvidas e, dessa forma, ajudar a formar funcionários de alto desempenho. Mas, você sabe como fazer isso?

Se a resposta foi não, nós ajudamos você! Confira neste texto dicas práticas e realistas para saber como desenvolver equipes de alta performance no seu negócio.

Como desenvolver equipes de alta performance?

Desenvolver o alto desempenho na sua equipe é uma tarefa que terá resultados a médio e longo prazo. Afinal, são diversas etapas a serem cumpridas para atingir o nível de qualidade desejado.

Mas, com pesquisa, planejamento e planos de ação, o desenvolvimento de competências é possível. Com treinamentos, mudanças de processos, investimentos em tecnologia e uma gestão de pessoas bem-feita, a alta performance é apenas uma consequência.

Entenda melhor cada etapa para aprender como desenvolver equipes de alta performance e aplique agora mesmo na sua empresa!

1. Fique atento ao processo de recrutamento e seleção de talentos

A criação de equipes de alta performance começa logo no recrutamento e seleção dos colaboradores. É muito importante ter clareza sobre o perfil e o nível de qualificação do funcionário que se deseja para a equipe e especificar isso no anúncio da vaga e durante as seletivas.

2. Conheça a sua equipe

O primeiro passo para saber como desenvolver equipes de alta performance começa na fase inicial: recrutamento e seleção de colaboradores.

Após entender quais são as competências  e a forma de trabalho dos profissionais que já integram o time, analise o que falta para tornar essa equipe imbatível. Essa avaliação deve englobar as habilidades técnicas e também as comportamentais. 

A partir desse processo, é possível organizar as funções e as atividades, potencializando os pontos fortes de cada profissional e, assim, contratar funcionários de alto desempenho para somar ainda mais ao time. A ideia é montar uma equipe multidisciplinar de qualidade.

Se quiser se aprofundar melhor nesse assunto, baixe gratuitamente o e-book Técnicas de recrutamento e seleção no atendimento ao cliente: como fazer?.

3. Comunique-se de forma clara e objetiva

É possível que o colaborador não desempenhe conforme o esperado simplesmente porque ele não entendeu a tarefa que tinha que executar. Já aconteceu isso na sua equipe? Essa comunicação confusa é mais comum do que parece.

Por isso, é muito importante que o gestor encontre os melhores canais e a linguagem mais adequada de comunicação para compartilhar informações e descrição das atividades com seus profissionais. 

Fale de maneira clara, objetiva e assertiva o que você espera do colaborador, quais são suas responsabilidades e como ele deve executar tais atividades, inclusive fornecendo prazos e metas.

4. Seja claro ao estabelecer os seus processos

Processos claros, com etapas e responsabilidades bem definidas, também são essenciais para formar equipes de funcionários de alto desempenho. Todos precisam saber onde cada processo começa e termina e quais os limites do que se deve ou não fazer – e como fazer. Isso contribui para a redução de falhas e retrabalhos.

5. Determine metas possíveis e mensuráveis

Não é porque o funcionário de alto desempenho costuma superar as expectativas que ele merece uma meta mais alta ou um prazo menor de execução, certo? Cuidar da saúde mental e da qualidade de vida do colaborador também contribui para ele performe acima do esperado.

Ou seja, defina metas e prazos realistas e, claro, que possam ser medidos. Afinal, uma equipe de alto desempenho é totalmente orientada a dados para elaborar estratégias, realizar mudanças e acompanhar os resultados das entregas.

A ideia é não gerar um ambiente de trabalho muito competitivo, mas sim colaborativo. Explique a importância das funções de cada e como isso afeta diretamente o resultado coletivo. Todos são responsáveis pela entrega de qualidade do time.

Por isso, a colaboração é tão necessária: ela motiva e gera mais aprendizado em conjunto.

Descubra no vídeo abaixo como definir metas inteligentes com o método SMART:

6. Construa uma liderança de alto desempenho

Assim como dissemos que é possível aprender como desenvolver equipes de alta performance, é viável também aprimorar habilidades técnicas e comportamentais de líderes.

Um líder de alto desempenho precisa:

  • dar o exemplo na prática;
  • estar sempre disponível;
  • ser empático;
  • motivar os colaboradores;
  • criar um clima organizacional leve e colaborativo;
  • investir no desenvolvimento profissional da equipe;
  • dar autonomia.

Esteja preparado: 7 habilidades essenciais para se adaptar à liderança do futuro

7. Ofereça treinamentos e capacitação profissional

Para um profissional ser considerado de alta performance, ele precisa também de muito treinamento e capacitação técnica e comportamental. E quanto mais a sua empresa oferecer isso a ele, menores são as chances de ele ser contratado pela concorrência.

Pesquise diretamente com os colaboradores quais cursos, palestras, workshops e congressos eles acham relevantes na área de cada um. Além disso, a partir da avaliação de indicadores de desempenho, é possível perceber quais pontos precisam ser melhor trabalhados.

Um time treinado e atualizado sobre o mercado de atuação é capaz de ajudar a sua empresa atingir os resultados desejados antes do prazo.

Não se esqueça de sempre enviar um formulário de pesquisa sobre o treinamento realizado para ter o feedback dos profissionais participantes.

Os treinamentos podem ainda abranger necessidades internas da empresa, como revisão de normas e condutas, novas ferramentas para utilizar, mudança de processos, entre outros.

8. Incentive a competição saudável entre os times

Crie dinâmicas que estimulem a competição saudável entre os colaboradores. Por meio da gamificação, é possível aumentar o engajamento e incentivar os times a darem o melhor de si, atingindo a alta performance.

9. Conscientize os funcionários sobre a importância da colaboração 

O trabalho em equipe é fundamental para potencializar os resultados individuais e coletivos. Procure desenvolver no seu time a consciência de que todos devem colaborar entre, ajudando uns aos outros na busca por resultados cada vez melhores.

10. Saiba delegar tarefas

Você precisa confiar no treinamento que os colaboradores receberam e nas habilidades e conhecimentos que eles desenvolveram ao longo da experiência profissional.

Delegue tarefas de acordo com a área em que cada um tem mais domínio e dê autonomia para que eles possam executá-las. Evite microgerenciar cada passo e pequena decisão.

11. Desenvolva uma gestão de benefícios

Essa próxima dica sobre como desenvolver equipes de alta performance engloba muitos fatores dentro da empresa.

Ao oferecer programas de recompensas e benefícios atrativos para os colaboradores, gera-se maior motivação e engajamento dos funcionários.

Além disso, essa técnica é perfeita para atrair e reter talentos. E o que são os talentos? São justamente os funcionários de alta performance. 

As recompensas podem envolver bônus em dinheiro, viagens, passeios, ingressos para cinema, teatro ou jogos esportivos, dias de folga etc.

A escolha dos benefícios e das recompensas deve ser compartilhada com todos, seguindo sempre a cultura organizacional e, claro, o orçamento disponível.

12. Implemente a cultura do feedback

A evolução profissional acontece quando há uma cultura de avaliação de desempenho e de feedbacks instalada dentro da organização. Afinal, como saber se uma equipe é de alta performance se não há mensuração de resultados?

Por isso, é extremamente importante que haja avaliação de desempenho periódica, seguida pelo feedback individual. Assim, o colaborador saberá seus pontos fortes e os que precisam ser melhorados.

13. Acompanhe os indicadores de desempenho 

Não há como desenvolver equipes de alta performance se você não mensurar e monitorar o desempenho delas. Para isso, os indicadores são ferramentas indispensáveis para ter uma noção objetiva dos resultados e identificar oportunidades de promover a melhoria contínua.

14. Automatize processos

Uma equipe de alto desempenho precisa ter tempo livre para pensar em novas estratégias e soluções com foco nos resultados desejados. Mas, como aumentar a produtividade se as tarefas rotineiras ainda são realizadas manualmente?

Por isso, invista em sistemas inteligentes que automatizam processos e facilitam o trabalho de todos. 

Por exemplo: um software de atendimento ao cliente que coleta e armazena dados e interações feitas com o público, permite uma visualização de prospects e leads, gere relatórios e métricas inteligentes e ainda faça a integração de dados com outras ferramentas. 

Bem, essas são as nossas principais dicas para quem deseja saber como desenvolver equipes de alta performance de maneira prática e de fácil aplicação na rotina de trabalho.

Ficou curioso como um sistema moderno pode potencializar o alcance de resultados e elevar o padrão da sua equipe? Aproveite e faça um teste gratuito do software de atendimento completo da Zendesk.

Histórias relacionadas

Artigo
15 min read

Três pilares da excelência no atendimento: como adotá-los?

Conheça os três pilares da excelência no atendimento, como eles afetam as interações com seus clientes e como a tecnologia ajuda a melhorar estas bases.

Artigo
10 min read

Administração do tempo: 7 técnicas de gestão e produtividade

Veja as 7 melhores técnicas de administração do tempo, como elas ajudam a deixar você e seu time mais produtivos, e qual tecnologia usar.

Artigo
5 min read

Como dar feedback para o chefe? Guia prático em 7 passos

Aprenda como dar feedback para o chefe, entenda a importância dessa prática e o que você precisa saber para fazer uma avaliação profissional na prática.

Artigo
16 min read

Canal de comunicação interna: 9 opções, como e quando usar cada um?

Entenda por que é importante ter um canal de comunicação interna e confira as principais tendências e canais para implementar na sua empresa.