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7 habilidades essenciais para se adaptar à liderança do futuro

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 4 janeiro 2022
Última atualização em 1 fevereiro 2022

O mercado e o mundo estão em constantes mudanças e transformações que parecem ocorrer cada vez mais rápido. Neste cenário, o que esperar da liderança do futuro? Como ser um líder preparado para novos desafios?

Além das novas tecnologias que são criadas e aprimoradas todo dia, como a Inteligência Artificial e a Big Data, a pandemia do Covid-19 trouxe uma grande diferença na vida das pessoas que também refletiu nas empresas. 

Em 2020, quase 90% das empresas brasileiras promoveram alguma alteração no seu modo de operação durante a pandemia, segundo levantamento do Ibre/FGV (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas).

Mudanças são imprevisíveis, mas é certeza que vão acontecer. Por isso, o futuro da liderança está cercado na ideia de encontrar estabilidade no meio do caos, compreender a complexidade do mundo, tomar decisões assertivas e transmitir confiança às suas equipes. 

Como será a liderança do futuro?

Delegar tarefas e gerenciar projetos podem ser ótimas características de um líder, mas para a liderança do futuro, o principal é a capacidade de se adaptar às mudanças do amanhã.

As constantes transformações do mercado e no comportamento das pessoas exigem que as empresas se reinventem, adotando novas tecnologias e estratégias. 

A adaptação para a liderança remota, por exemplo, surgiu como uma prática fundamental nesses tempos. Portanto, harmonizar as novidades com os métodos tradicionais de trabalho e modelos de gestão, como a gestão horizontal, é um diferencial que não pode ser ignorado.

Um dos maiores desafios da liderança na atualidade é fazer com que a transformação digital traga mais humanização para a empresa. Afinal, estamos em uma época na qual os recursos ficam cada vez mais automatizados.

Sendo assim, a liderança do futuro é uma mistura de processos e tarefas automatizadas, que devem ser aliadas a uma gestão criativa, inovadora e flexível. 

É preciso incorporar os benefícios da tecnologia e enfrentar as mudanças de forma mais ágil, formando um negócio que crescerá progressivamente.

7 habilidades de um líder do futuro

As habilidades de um líder vão muito além das práticas tradicionais. Além das hard skills (que são aprendidas por meio de cursos e treinamentos, como uma graduação ou conhecimento em idiomas), desenvolver soft skills na liderança do futuro é essencial.

As soft skills são habilidades comportamentais relacionadas a maneira como uma pessoa lida com os outros, como a inteligência emocional, trabalho em equipe e confiança. Na liderança, as soft skills são fundamentais para lidar bem com situações ambientais, emocionais e psicológicas.

Além disso, também é seguro dizer que o futuro da liderança está no profissional T-Shaped, que possui uma ou duas competências em que é especialista e várias outras relacionadas em que é mais generalista. 

Ou seja, o profissional T-Shaped tem a capacidade de expandir seus conhecimentos para várias direções, pois sabe muito sobre diversas áreas. É uma pessoa multidisciplinar, com um perfil de liderança versátil e flexível.

As demandas de um mercado acelerado e capaz de transformações inesperadas exigem certas habilidades para se tornar o líder do futuro. Separamos 7 competências do líder do futuro de sucesso!

1. Inovação

Pensar “fora da caixa” é uma das habilidades de um líder do futuro. Uma pessoa que está sempre aberta a novas ideias e atenta às novidades nunca fica para trás. A tecnologia precisa fazer parte da rotina, estar sempre por dentro do que o mercado oferece e permitir novas soluções.

O mundo se movimenta muito rápido e os novos líderes precisam estar no mesmo ritmo, inclusive em relação às mudanças no atendimento ao cliente. Segundo um relatório da Gartner, 70% das interações com os clientes terão envolvimento de tecnologias emergentes.

2. Diversidade

Abraçar a diversidade é algo positivo para um bom líder. Um estudo da Cloverpop descobriu que equipes inclusivas fazem melhores escolhas em até 87% das vezes e aprimoram os resultados das decisões em 60%.

Um time formado por pessoas com características, culturas e personalidades distintas tendem a enriquecer o ambiente de trabalho. Elas também adicionam novas ideias, contribuem com seus conhecimentos e garantem a competitividade das organizações.

O líder que enxerga além do óbvio e respeita a diversidade está sempre um passo à frente. Aliás, a inclusão impulsiona um ambiente mais inovador, um dos desafios da liderança na atualidade.

3. Resiliência

A resiliência é essencial em períodos de instabilidade e incerteza. Ela representa a capacidade de superar as dificuldades de forma rápida e contornar os obstáculos que podem surgir. 

Logo, ser resiliente é uma das habilidades de um líder que não pode ficar de fora, ainda mais para enfrentar problemas que podem ser convertidos em soluções inovadoras.

Leia mais: O que é cultura de inovação e como inovar no dia a dia da empresa?

4. Inteligência emocional

Uma postura equilibrada é uma habilidade que não pode faltar em um líder. Ter estabilidade para lidar com momentos de pressão ou mediar conflitos possibilita melhor gerenciamento das próprias emoções e da equipe. Assim, preserva-se a produtividade e estimula equipes diante dos maiores desafios.

Um líder inteligente ainda está sempre aberto ao diálogo e sabe escutar críticas, sugestões e reclamações. Saber perceber sua equipe e ter empatia é essencial.

5. Inspiração

Um comportamento esperado do líder do futuro é inspirar. Uma liderança que valoriza cada um dos seus colaboradores, incentivando seu desenvolvimento para crescer na carreira.

Envolver as pessoas e instigá-las a darem o melhor de si faz com que elas liberem todo seu potencial criativo. Em um ambiente colaborativo, se sentirão inspiradas na liderança, com orgulho de pertencer à empresa e dedicadas ao trabalho.

Um estudo de caso realizado pela Universidade Federal da Paraíba analisou a relação entre liderança e motivação nas organizações. 

Segundo os pesquisadores:

“O modelo de gestão ideal não deve focar apenas no alcance de metas e bons resultados, mas também no crescimento pessoal e profissional de cada funcionário que faz parte da empresa, na criação de um clima favorável, procurando sempre conciliar os objetivos organizacionais com as expectativas dos colaboradores e, assim, poder contribuir para o sucesso e para a sobrevivência da instituição.”

Leia também: o que é liderança carismática e quais as suas características?

6. Aprendizado

O líder do futuro não tem todas as respostas. Ele deve saber dialogar e estar disposto a aprender constantemente. É preciso encorajar o aprendizado e permitir um ambiente livre para questionamentos, contribuições e feedbacks.

Uma pesquisa feita em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) apontou que quase 70% dos gestores entrevistados acreditavam que os profissionais que ocupam cargos de liderança não estão preparados para dar e receber feedbacks.

A liderança não significa estar acima de todos, e sim ser uma peça importante na equipe, como qualquer outra. Reconhecer os próprios erros demonstra que até mesmo alguém em posição superior pode cometer deslizes e que a equipe não precisa se sentir intimidada.

Esta é uma habilidade de um líder importante para fortalecer o relacionamento com suas equipes e facilitar a comunicação, sobretudo caso algo ocorra diferente do planejado.

Aproveite para ler também sobre como ser um gestor melhor com a liderança democrática!

7. Antecipação do cenário

Outra competência do líder do futuro é a antecipação, ou seja, estar apto a analisar as situações do presente e enxergar o que está por vir.

É importante estar atento a tudo e ter uma visão estratégica. Um bom líder do futuro tem consciência das metas da organização e sabe identificar o que é mais significativo para o negócio.

Não é possível prever o que vai acontecer, mas você também não pode apenas reagir ao que vier. É por isso que é fundamental desenvolver habilidades que garantem o seu preparo para agir sob novas condições, independente das mudanças.

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