Ir para o conteúdo principal

Artigo 11 min read

Liderança do futuro: ferramentas e habilidades que você precisa ter

Por Zendesk

Última atualização em 13 dezembro 2023

O mercado e o mundo estão em constantes mudanças e as transformações parecem ocorrer cada vez mais rápido. Neste cenário, o que esperar da liderança do futuro? Como ser um líder preparado para novos desafios, afinal?

Bem, além das novas tecnologias criadas e aprimoradas todos os dias, como a Inteligência Artificial e a Big Data, a pandemia do Covid-19 trouxe uma grande diferença na vida das pessoas que também refletiu nas empresas. 

Para você ter uma ideia, em 2020, quase 90% das empresas brasileiras promoveram alguma alteração no seu modo de operação durante a pandemia, segundo levantamento do Ibre/FGV (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas).

E vale destacar que mudanças são imprevisíveis, mas é certeza que vão acontecer. Por isso, o futuro da liderança está centrado na ideia de encontrar estabilidade no meio do caos, compreender a complexidade do mundo, tomar decisões assertivas e transmitir confiança às suas equipes. 

Quer aprender como deve ser um líder do futuro? Então, continue conosco, porque falamos das principais habilidades necessárias e ainda demos dicas de ferramentas para usar no decorrer deste artigo!

Como deve ser o líder do futuro?

Delegar tarefas e gerenciar projetos podem ser ótimas características de um líder, mas, para a liderança do futuro, o principal é a capacidade de se adaptar às mudanças do amanhã. As constantes transformações do mercado e no comportamento das pessoas exigem que as empresas — e seus líderes — se reinventem, adotando novas tecnologias e estratégias. 

A adaptação para a liderança remota, por exemplo, surgiu como uma prática fundamental nesses tempos. Portanto, harmonizar as novidades com os métodos tradicionais de trabalho e modelos de gestão, como a gestão horizontal, é um diferencial que não pode ser ignorado.

E um dos maiores desafios da liderança na atualidade é justamente fazer com que a transformação digital traga mais humanização para a empresa. Afinal, estamos em uma época na qual os recursos ficam cada vez mais automatizados.

Sendo assim, a liderança do futuro é uma mistura de processos e tarefas automatizadas, que devem ser aliadas a uma gestão criativa, inovadora e flexível. 

Na prática, é preciso incorporar os benefícios da tecnologia e enfrentar as mudanças de forma mais ágil, formando um negócio que crescerá progressivamente.

>>>> Leia mais: o impacto da transformação digital — principais desafios da liderança do futuro

7 competências do líder do futuro que você precisa desenvolver

As habilidades de um líder vão muito além das práticas tradicionais. Além das hard skills na liderança (aprendidas por meio de cursos e treinamentos, como uma graduação ou conhecimento em idiomas), é essencial desenvolver soft skills para a liderança do futuro.

As soft skills são habilidades comportamentais relacionadas a maneira como uma pessoa lida com os outros, como a inteligência emocional, trabalho em equipe e confiança. 

Na liderança, as soft skills são fundamentais para lidar bem com situações ambientais, emocionais e psicológicas.

Além disso, também é seguro dizer que o futuro da liderança está no profissional T-Shaped, que possui uma ou duas competências em que é especialista e várias outras relacionadas em que é mais generalista. 

Ou seja, o profissional T-Shaped tem a capacidade de expandir seus conhecimentos para várias direções, pois sabe muito sobre diversas áreas. É uma pessoa multidisciplinar, com um perfil de liderança versátil e flexível.

As demandas de um mercado acelerado e capaz de transformações inesperadas exigem certas habilidades para se tornar o líder do futuro. Separamos outras 7 competências do líder do futuro de sucesso para você conferir!

1. Inovação

Pensar “fora da caixa” é uma das habilidades de um líder do futuro. Até porque uma pessoa que está sempre aberta a novas ideias e atenta às novidades nunca fica para trás, ela está sempre se atualizando e buscando melhorar. 

Posto isso, a tecnologia precisa fazer parte da rotina, estar sempre por dentro do que o mercado oferece e permitir novas soluções.

O mundo se movimenta muito rápido e os novos líderes precisam estar no mesmo ritmo, inclusive em relação às mudanças no atendimento ao cliente. 

Por falar nisso, segundo um relatório da Gartner, 70% das interações com os clientes terão envolvimento de tecnologias emergentes.

Aproveite para conferir uma pesquisa com 5 tendências de atendimento ao cliente:

Baixe agora!

2. Diversidade

Abraçar a diversidade é algo positivo para um bom líder. Um estudo da Cloverpop, por exemplo, descobriu que equipes inclusivas fazem melhores escolhas em até 87% das vezes e aprimoram os resultados das decisões em 60%.

Portanto, ter um time formado por pessoas com características, culturas e personalidades distintas tende a enriquecer o ambiente de trabalho. Esses indivíduos também adicionam novas ideias, contribuem com seus conhecimentos e garantem a competitividade das organizações.

E o líder que enxerga além do óbvio e respeita a diversidade está sempre um passo à frente. Aliás, a inclusão impulsiona um ambiente mais inovador, um dos desafios da liderança na atualidade.

3. Resiliência

A resiliência é essencial em períodos de instabilidade e incerteza. Ela representa a capacidade de superar as dificuldades de forma rápida e contornar os obstáculos que podem surgir. 

Logo, ser resiliente é uma das habilidades de um líder que não pode ficar de fora, ainda mais para enfrentar problemas que podem ser convertidos em soluções inovadoras. Ou seja, a liderança do futuro não se deixa abater frente às adversidades. 

>>>> Leia mais: o que é cultura de inovação e como inovar no dia a dia da empresa?

4. Inteligência emocional

Uma postura equilibrada é uma habilidade que não pode faltar em um líder. Ter estabilidade para lidar com momentos de pressão ou mediar conflitos possibilita melhor gerenciamento das próprias emoções e da equipe. 

Assim, preserva-se a produtividade e estimula equipes diante dos maiores desafios. Um líder inteligente ainda está sempre aberto ao diálogo e sabe escutar críticas, sugestões e reclamações. Saber perceber sua equipe e ter empatia é essencial.

Também é preciso ter inteligência emocional para compreender suas próprias limitações. Afinal, um líder não é uma pessoa infalível e ter consciência desse fato deixa a gestão mais humanizada.

5. Inspiração

Um comportamento esperado do líder do futuro é inspirar. Uma liderança que valoriza cada um dos seus colaboradores, incentivando seu desenvolvimento para crescer na carreira.

Envolver as pessoas e instigá-las a darem o melhor de si faz com que elas liberem todo seu potencial criativo. Em um ambiente colaborativo, se sentirão inspiradas na liderança, com orgulho de pertencer à empresa e dedicadas ao trabalho.

Um estudo de caso realizado pela Universidade Federal da Paraíba analisou a relação entre liderança e motivação nas organizações. Segundo os pesquisadores:

“O modelo de gestão ideal não deve focar apenas no alcance de metas e bons resultados, mas também no crescimento pessoal e profissional de cada funcionário que faz parte da empresa, na criação de um clima favorável, procurando sempre conciliar os objetivos organizacionais com as expectativas dos colaboradores e, assim, poder contribuir para o sucesso e para a sobrevivência da instituição.”

>>>> Leia também: o que é liderança carismática e quais as suas características?

6. Aprendizado

O líder do futuro não tem todas as respostas. Na verdade, ele deve saber dialogar e estar disposto a aprender constantemente. Ao mesmo tempo, é preciso encorajar o aprendizado e permitir um ambiente livre para questionamentos, contribuições e feedbacks.

Por falar nisso, uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) apontou que quase 70% dos gestores entrevistados acreditam que os profissionais que ocupam cargos de liderança não estão preparados para dar e receber feedbacks.

Aliás, a liderança não significa estar acima de todos, e sim ser uma peça importante na equipe, como qualquer outra. 

Reconhecer os próprios erros demonstra que até mesmo alguém em posição superior pode cometer deslizes e que a equipe não precisa se sentir intimidada.

Esta é uma habilidade de um líder importante para fortalecer o relacionamento com suas equipes e facilitar a comunicação, sobretudo caso algo ocorra diferente do planejado.

Aproveite para ler também sobre como ser um gestor melhor com a liderança democrática!

7. Antecipação do cenário

Outra competência do líder do futuro é a antecipação do cenário, ou seja, estar apto a analisar as situações do presente e enxergar o que está por vir.

É importante estar atento a tudo e ter uma visão estratégica. Um bom líder do futuro tem consciência das metas da organização e sabe identificar o que é mais significativo para o negócio.

Não é possível prever o que vai acontecer, mas você também não pode apenas reagir ao que vier. É por isso que é fundamental desenvolver habilidades que garantem o seu preparo para agir sob novas condições, independente das mudanças.

Principais ferramentas de liderança do futuro: 5 que você precisa conhecer 

As principais ferramentas de liderança do futuro são:

  • diagnóstico de liderança humanizada; 
  • avaliação de forças; 
  • teste de associação implícita; 
  • identificação de arquétipos; 
  • mensuração da eficácia. 

Quer descobrir como usar todas essas ferramentas na sua liderança e se preparar para o futuro? Então, continue lendo!

1. Diagnóstico de liderança humanizada

O diagnóstico de liderança humanizada é uma das ferramentas essenciais para a liderança do futuro. Na prática, trata-se de um questionário que permite que você descubra qual é o seu perfil de liderança. Ou seja, ajuda no autoconhecimento. 

Com essa ferramenta é possível identificar os pontos fortes e encontrar oportunidades de melhoria. Assim, você sabe exatamente o que precisa desenvolver para se tornar um bom líder. Porém, é preciso responder às perguntas com total sinceridade, viu?

2. Avaliação de forças 

Outra ferramenta que o líder do futuro deve adotar é a avaliação de forças — o CliftonStrenghts. Ela serve tanto para avaliar a própria liderança quanto os colaboradores, possibilitando uma gestão mais efetiva. 

Em suma, a ferramenta permite identificar os destaques positivos de cada pessoa e dividi-los em 5 pontos fortes principais, como confiança, pensamento estratégico, empatia etc. 

Assim, você identifica o que você faz de melhor e ainda descobre o mesmo sobre sua equipe, facilitando o processo de delegar tarefas, já que coloca as pessoas com as habilidades mais apropriadas para desenvolver cada projeto. 

3. Teste de associação implícita

Ainda falando sobre ferramentas úteis para a liderança do futuro, nós apresentamos o Teste de Associação Implícita — o TAI — que foi desenvolvido pela Universidade de Harvard e está disponível em português

O objetivo desse teste é bem simples: identificar preconceitos velados das pessoas, inclusive, coisas que elas nem se deram conta ainda, e as fazem tomar certas decisões. 

Essa ferramenta é ótima para traçar estratégias para evitar problemas de comunicação interna e, se preciso, criar treinamentos para resolver o problema antes que ele traga consequências negativas para a empresa. 

4. Identificação de arquétipos 

Os arquétipos servem para identificar padrões de comportamentos. No geral, existem diversos personagens que representam um conjunto de características. Para a liderança do futuro, essa é uma ferramenta crucial, pois ajuda a entender melhor os colaboradores. 

Por exemplo, ao descobrir os arquétipos da sua equipe, é possível identificar quem tem mais facilidade para trabalhar em equipe, quem é mais comunicativo e até mesmo quais pontos precisam ser melhorados em cada membro da equipe. 

>>>> Aprenda mais: arquétipos para vendas — por que e como escolher o da sua empresa

5. Mensuração de eficácia 

No último lugar ficam as ferramentas de mensuração de eficácia. Em outras palavras, soluções que ajudam a identificar o desempenho da sua liderança. Nesse caso, é um questionário que deve ser respondido pelos membros da equipe. 

A partir das respostas, é possível entender como as pessoas veem a sua liderança e, assim, descobrir o que pode ser melhorado. Afinal, às vezes é preciso ter um olhar de fora para perceber um ponto de melhoria que passou despercebido, concorda?

Uma dica extra para ajudar na sua jornada rumo à liderança do futuro é investir em tecnologia. A Zendesk, por exemplo, conta com diversas soluções para explorar todo o potencial da sua equipe e entregar experiências únicas aos seus clientes. 

Para conferir tudo o que ela pode fazer pelo seu negócio, solicite uma demonstração agora mesmo!

Histórias relacionadas

Artigo
12 min read

O que é copywriting e como funciona? Descubra!

Veja o que é copywriting e como funciona + técnicas de persuasão em vendas, uso correto de gatilhos mentais e como implementar tudo isso na sua empresa.

Artigo
17 min read

ZMOT: entenda o que é e como usar o momento zero da verdade

Entenda o que é o ZMOT (Zero Moment of Truth) e como aplicar estratégias direcionadas a esse momento da jornada do cliente para fechar mais vendas.

Artigo
17 min read

O que é negociação distributiva e como usar no seu processo de vendas

Entenda o que é negociação distributiva e quando essa abordagem é necessária e confira dicas para negociar melhor e fechar mais vendas.

Artigo
9 min read

Chat de vendas: como usá-lo para melhorar as negociações?

Entenda o que é e como o chat de vendas pode alavancar os resultados do seu negócio + dicas de como usar o atendimento via chat!