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O impacto da transformação digital: principais desafios e tendências para as organizações

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 26 Outubro 2020
Última atualização em 26 Outubro 2020

Com os avanços tecnológicos observados nos últimos anos, muito tem se falado sobre transformação digital  nas empresas. Mas você sabe, de fato, o que isso significa e qual o impacto disso para as empresas?

Aderir às transformações digitais se tornou um requisito obrigatório para modelos de negócio que querem se manter competitivos no mercado em que atuam.

Segundo dados de pesquisas, é exatamente a necessidade de se adaptar aos novos padrões de comportamento dos clientes e às reações da concorrência (que já responde a essas mudanças) que pressionam as empresas a aderirem à transformação digital.

Assim, os principais catalisadores da transformação digital seriam, na opinião dos pesquisados:

  • 55% - a mudança de comportamento dos consumidores;
  • 53% - surgimento de oportunidades de negócio em novos mercado;
  • 49% - maior pressão competitiva dos concorrentes.

Pensando nisso, elaboramos aqui um conteúdo para explicarmos o impacto da transformação digital e os desafios que ela traz para as organizações.

Nas próximas linhas, vamos mostrar também exemplos e tendências de transformação digital, além de apresentar seus 3 pilares:

  1. Transformação da experiência do cliente;
  2. Transformação dos processos operacionais;
  3. Transformação dos modelos de negócio.

Leia também: 3 exemplos de bom atendimento ao cliente que comprovam o poder da transformação digital

O que é a transformação digital?

As tecnologias digitais vem ganhando cada vez mais protagonismo dentro das empresas, provocando mudanças estruturais em diferentes modelos de negócio. E é disso que se trata a transformação digital.

Trazendo para o contexto corporativo, a transformação digital se refere a um conjunto de mudanças de caráter estrutural que ocorrem a partir da implementação de tecnologias digitais para solucionar problemas e conduzir a empresa a um melhor desempenho.

Os recursos tecnológicos passam a desempenhar papel estratégico na organização, indo além de investimentos esporádicos em TI.

Veja mais sobre a transformação digital nas empresas neste vídeo de nosso canal no YouTube:

Os 3 pilares da transformação digital

A transformação digital nas empresas se apoia em 3 pilares:

1. Transformação da experiência do cliente

A transformação digital está presente em todos os pontos de contato entre a marca e o cliente, permeando toda a jornada de compra.

2. Transformação dos processos operacionais

Basicamente, os processos operacionais são aqueles que fazem a empresa funcionar. A transformação digital também passa pela cadeia de valor e permeia o dia a dia dos colaboradores.

3. Transformação dos modelos de negócio

A transformação digital pode levar a formação de novos modelos de negócio.

Saiba mais: Zendesk Benchmark: benefícios da transformação digital para empresas estabelecidas

Exemplos de transformação digital

Os exemplos de transformação digital que podemos observar atualmente são vários.

A Netflix, por exemplo, começou como um serviço que enviava fitas VHS e DVDs para os assinantes. Com a transformação digital, esse modelo de negócio agora é uma plataforma de streaming bilionária.

No pilar “experiência do cliente”, a varejista Magazine Luiza aderiu à transformação digital e hoje oferece aos seus consumidores uma experiência de compra integrada em seus canais online e offline.

Outro exemplo de transformação digital pode ser observado nas grandes montadoras de carros, que automatizaram boa parte de seus processos internos a fim de ganhar maior agilidade e reduzir os custos.

Veja também: Transformação digital: como as empresas tradicionais podem entrar na onda do Vale do Silício

Afinal, qual o impacto da transformação digital nas empresas?

Conforme você pôde observar no tópico anterior, o impacto da transformação digital nas empresas se dá de maneira estrutural e não pontual.

A transformação digital impacta os processos internos, a geração de valor, a maneira com que a empresa se relaciona com seu público interno e externo, suas estratégias de marketing e de vendas.

O impacto da transformação digital ocorre em todos os aspectos da organização, o que coloca as empresas frente a alguns desafios.

Principais desafios da transformação digital nas empresas

Dentre os principais desafios da transformação digital nas empresas, podemos citar:

1. A chegada da geração Z ao mercado consumidor

A geração Z se refere aos nascidos a partir de 1999. Também chamados de nativos digitais, essas pessoas são as que mais cobram das empresas a adesão às transformações digitais.

E de acordo com uma pesquisa feita pela Fast Company, a geração Z representa cerca de 40% dos consumidores.

2. Falta de liderança

A transformação digital precisa partir de cima para baixo. Sem uma liderança disposta a passar pela transformação digital, é praticamente impossível fazer com que ela se concretize.

3. Baixa qualificação técnica em TI

Muitas empresas ainda não contam com uma estrutura robusta de tecnologia da informação e não contam também com profissionais qualificados para aderir ao processo de transformação digital.

Cultura organizacional

Modificar a cultura organizacional também é um dos maiores desafios de empresas que precisam passar pela transformação digital.

A organização precisa estar disposta a mudar determinados comportamentos e talvez rever certos valores, o que não acontece da noite para o dia.

7 tendências de transformação digital para as empresas

Para se adaptar aos impactos e superar os desafios, é importante se atentar às principais tendências de transformação digital. São elas:

  1. Automação de marketing;
  2. Inteligência Artificial;
  3. Machine Learning;
  4. Business Intelligence;
  5. Atendimento omnichannel;
  6. Big Data;
  7. Internet das coisas.

Ficou claro qual o impacto da transformação digital nas empresas? Será que a sua empresa está pronta para aderir a essa mudança?

Leia mais: Como a transformação digital influencia no Customer Intelligence

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