Ir para o conteúdo principal

Artigo 10 min read

Transformação digital no varejo: 7 ferramentas e processos para seu negócio

Por Zendesk

Última atualização em 23 Mai 2023

A transformação digital no varejo trouxe diversas mudanças para a maneira como as empresas comercializam seus produtos e se comunicam com os clientes. E essas alterações chegaram para ficar, viu? 

Por isso, é mais do que fundamental se adequar às metamorfoses do mercado. Não apenas para apresentar uma vantagem competitiva sobre a concorrência, mas também para garantir a sobrevivência do negócio em um mundo cada vez mais digital. 

Pensando nisso, preparamos o artigo a seguir. Nele, explicamos o que é essa transformação, qual o impacto dela no comércio e ainda trouxemos 7 dicas de ferramentas que você precisa adotar no seu negócio hoje mesmo. Continue lendo para conferir!

Primeiramente, o que é transformação digital no varejo?

A transformação digital no varejo é, basicamente, uma alteração na forma de vender. Essa mudança, faz com que as empresas do ramo usem a tecnologia para tentar obter uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes. 

Aliás, essa metamorfose afeta toda a cadeia de negócios, o que inclui os pontos de venda, gerenciamento do estoque, atendimento ao cliente e relacionamento com os fornecedores. 

Esse processo foi potencializado pela pandemia de Covid-19. Isso porque esse acontecimento forçou as pessoas a buscar novas formas de vender e comprar. Como resultado, as tecnologias passaram a ser mais usadas, ao ponto que viraram parte do dia a dia de milhares em todo o mundo. 

Desse modo, podemos dizer que o varejo digital é uma alternativa ao modelo de vendas tradicional, que vem ganhando cada vez mais adeptos e é uma maneira das empresas se manterem ativas em um mundo cada vez mais conectado.  

Aqui, as interações com os consumidores costumam ser mais flexíveis e personalizadas, especialmente por serem conduzidas, essencialmente, por meios digitais, como sites e aplicativos para dispositivos móveis. 

>>>> Não deixe de conferir: por que investir em transformação digital nas empresas?

Quais as diferenças entre varejo físico e digital?

Uma das principais diferenças entre varejo digital e físico é o processo de compra do consumidor. No físico, ou tradicional, os pontos de vendas são físicos e, por isso, costumam atender apenas ao público que mora em uma determinada área. 

Como uma padaria, que atende quase que unicamente as pessoas que vivem em um bairro ou quarteirão. Já no varejo digital, esse público é mais variado, já que os clientes podem acessar os canais de venda de onde estiverem. 

Fora isso, o atendimento no varejo tradicional é físico. Isso significa que os colaboradores têm contato direto com os consumidores, enquanto a transformação propiciou o uso de chatbots e chats online. 

Para finalizar, há uma grande diferença na experiência dos clientes. No modelo tradicional, eles precisam ir até o ponto de venda, interagir com vendedores e assim por diante. A tecnologia mudou isso, permitindo que as compras sejam feitas sem sair de casa. 

Qual o impacto da transformação digital nas vendas no varejo?

A transformação digital no varejo, influencia diretamente o processo de compra dos consumidores, ao mudar desde como eles adquirem os produtos ou serviços, até a maneira como se comunicam com suas marcas favoritas. 

Mas não é só isso e, a seguir, separamos 5 efeitos marcantes dessa mudança para o mundo das vendas. Continue lendo para ver!

1. Digitalização dos canais de venda 

A digitalização dos canais de venda foi um dos impactos mais marcantes da transformação digital no varejo. Se antes os clientes precisavam sair de casa, ir até a loja e conversar com os vendedores para adquirir um produto ou serviço, hoje esse processo é feito inteiramente da tela do celular ou computador. 

Isso barateia os custos de manutenção, já que os custos com os pontos de venda reduz bastante, e agiliza o processo de compra. Ou seja, todo mundo sai ganhando. 

2. Aumento do faturamento

Outro impacto dessa mudança na forma de vender no varejo foi o aumento do faturamento. Isso ocorre porque as marcas podem atingir consumidores de fora da sua área de atuação, pois os itens adquiridos por eles podem ser enviados para todo o país. 

Com isso, mais pessoas compram. Facilidades como frete grátis também contribuem para o aumento dos lucros das lojas, especialmente as de pequeno porte. 

>>>> Leia: 6 ações para aumentar as vendas no varejo

3. Maior engajamento dos clientes 

Com a transformação digital, os clientes se comunicam com suas marcas preferidas com mais frequência. Imagine que antes eles teriam que ir até a loja física se quisessem tirar uma dúvida ou fazer uma reclamação. 

O uso dos meios digitais de comunicação, como redes sociais e aplicativos de mensagens, permite que esse contato seja feito do conforto da casa deles. Assim, os consumidores precisam se esforçar menos para conversar com o responsável por uma marca e, por isso, engajam mais. 

Outro ponto é que as redes sociais, como Instagram e Facebook, fazem com que os canais de venda não sejam apenas de compra, mas também de interação e troca de conhecimento. Logo, os clientes têm o que dizer, nem que seja um “amei”. 

4. Aumento do Market Share 

Ou fatia de mercado, que é o quanto uma empresa vende em comparação ao setor que ela atua. Em suma, ao proporcionar um maior alcance de público, a transformação digital no varejo faz com que as companhias tenham mais lucros do que os concorrentes que atuam apenas no varejo tradicional. 

Isso ocorre porque mais pessoas têm acesso à marca, seja pelo site ou redes sociais, e podem adquirir os produtos ou serviços online. 

>>>> Veja mais: o que é Market Share, como calcular e aumentar a fatia de mercado da sua empresa? Entenda!

5. Atendimento omnichannel 

Por último, existe a criação do atendimento omnichannel. Resumidamente, essa é uma estratégia que entrega uma experiência integrada aos clientes. 

Em outras palavras, eles podem iniciar o contato com uma marca via chat online e depois passar para o telefone continuar de onde parou, sem a necessidade de repetir as informações, otimizando o tempo gasto nessas ações.

>>>> Leia mais: estratégia omnichannel — o que é, por que usar e 3 exemplos que deram certo!

Por que usar a tecnologia no varejo? As 3 maiores vantagens

Compreendeu o que é e qual é o impacto da transformação digital no varejo? Pois saiba que as mudanças que isso proporcionou trouxe alguns benefícios para as empresas. Veja 3 delas a seguir!

1. Otimização dos processos 

Nesse novo modelo de vender, é possível usar a tecnologia para diminuir o tempo gasto em diversos processos. Por exemplo, uma empresa não precisa atualizar o estoque manualmente sempre que um produto for vendido, porque o sistema usado na frente de caixa faz isso automaticamente.

Dessa maneira, os colaboradores podem focar nas atividades que são realmente importantes e não ficam sobrecarregados. 

2. Economia de dinheiro 

No varejo digital os gastos com manutenção dos pontos de venda são reduzidos consideravelmente. Afinal, nem sempre é necessário manter uma loja física, o que faz cortar gastos com aluguel, alguns colaboradores, energia, etc. 

O resultado é que o dinheiro que seria gasto nessas áreas, é utilizado para investir no crescimento da empresa ou vira lucro no final do mês.

3. Melhora da experiência do cliente 

A experiência dos clientes no varejo digital é outro benefício que precisamos destacar. Nesse modelo de venda, eles possuem mais flexibilidade e autonomia. Além disso, o atendimento aqui costuma ser personalizado, contribuindo para a fidelização dos consumidores.

Melhores ferramentas para varejo digital: 7 que você precisa conhecer 

Está preparado para passar pela transformação digital no seu varejo? Então siga com a leitura para ver as 7 ferramentas e processos que você precisa adicionar no dia a dia do seu negócio!

1. Software de CRM 

A primeira dica de ferramenta é um software de CRMCustomer Relationship Management — ou simplesmente gestão de relacionamento com o cliente, em português. 

Esse sistema facilita o contato entre a marca e seu público-alvo, permitindo o acompanhamento de toda a jornada do cliente, em tempo real, e a personalização da comunicação. 

O melhor de tudo é que nem é preciso pagar muito caro, já que existem opções de baixo custo e até mesmo de CRM gratuitos no mercado. 

2. Chatbot 

Chatbot para sites são softwares que imitam o atendimento humano. Esse é um tipo de chat para atendimento automatizado. Ele é capaz de processar informações e dar respostas simples aos usuários. 

Sendo assim, são opções indispensáveis para garantir que os clientes possam resolver problemas de baixa complexidade por conta própria. 

>>>> Confira: tipos de chatbot — conheça as diferentes possibilidades para essa tecnologia 

3. Chat online  

Outra ferramenta essencial é a de chat para atendimento online. Aqui, os consumidores conversam diretamente com os atendentes humanos, sem precisar perder minutos esperando no telefone e no celular ou computador. 

4. Inteligência Artificial 

Segundo o relatório de tendências da Zendesk de 2023:

  • 73% dos consumidores desejam interagir mais com a inteligência artificial (IA) no dia a dia; 
  • 74% acredita que a IA melhora o atendimento ao cliente; 
  • 75% diz que essa tecnologia pode entregar serviços com a mesma qualidade que um agente humano; 
  • 75% acredita que as interações com as IAs ficarão mais naturais. 

Esses dados mostram que o uso da inteligência artificial é, na verdade, uma necessidade, pois atende os desejos dos clientes. Aliás, ela não serve apenas para otimizar o atendimento. 

A IA pode ser aplicada para fornecer indicações mais precisas de produtos ou serviços, seguindo o perfil e interações anteriores dos consumidores com a marca, otimizar processos repetitivos e muito mais. 

Aliás, essa tecnologia ainda tem usos no marketing, porque é possível usar ferramentas como o Chat GPT para auxiliar a criação de copys para vendas originais e mais criativos.

>>>> Veja mais: inteligência artificial no atendimento ao cliente — o que é, como usar e qual impacto para a empresa?

5. Ferramentas de automação de marketing 

As ferramentas de automação de marketing são uma verdadeira “mão na roda” no varejo digital. Elas facilitam o trabalho de divulgação das ações elaboradas pela empresa, reduzindo o tempo gasto no processo. 

Para você ter uma pequena noção, esses softwares permitem o disparo automático de e-mails, filtragem e envio de leads e muito mais. 

6. Softwares de pagamento online 

Se você tem uma loja online, é óbvio que precisa receber pagamento pelo site ou outra plataforma, certo? Por esse motivo, é crucial investir em um bom software de pagamento online, para facilitar as vendas.

Além disso, é fundamental que ele seja seguro, para garantir que os dados dos clientes fiquem guardados e não sejam usados para outros fins. A propósito, isso não inclui apenas o pagamento via cartão de crédito, viu?

Uma boa plataforma deve oferecer opções diversas para seus consumidores, como boleto bancário e Pix, para atingir a vários tipos de clientes e segurar as vendas.

7. Marketplace 

Por último, não podemos esquecer do marketplace ou simplesmente loja online. Atualmente, cerca de 64% dos clientes preferem fazer suas compras digitalmente, por causa da melhor oferta de preços, praticidade e variedade.  

Por conta disso, é vital investir em uma loja virtual que concentre todos os seus produtos ou serviços, possua um sistema de pagamento completo e boa usabilidade. Ou seja, ela tem que ser fácil de navegar. 

No mais, procure escolher uma opção que ofereça integração. Isso é, que se conecte com as outras ferramentas utilizadas, como o CRM, e, é claro, que caiba no seu orçamento. 

E aí, já escolheu quais ferramentas para varejo você vai adotar no seu negócio? Caso ainda esteja na dúvida entre alguma delas, aproveite para conferir o relatório de tendências do atendimento ao cliente da Zendesk e descubra o que os consumidores querem das empresas!

Histórias relacionadas

Artigo
12 min read

O que é copywriting e como funciona? Descubra!

Veja o que é copywriting e como funciona + técnicas de persuasão em vendas, uso correto de gatilhos mentais e como implementar tudo isso na sua empresa.

Artigo
17 min read

ZMOT: entenda o que é e como usar o momento zero da verdade

Entenda o que é o ZMOT (Zero Moment of Truth) e como aplicar estratégias direcionadas a esse momento da jornada do cliente para fechar mais vendas.

Artigo
17 min read

O que é negociação distributiva e como usar no seu processo de vendas

Entenda o que é negociação distributiva e quando essa abordagem é necessária e confira dicas para negociar melhor e fechar mais vendas.

Artigo
9 min read

Chat de vendas: como usá-lo para melhorar as negociações?

Entenda o que é e como o chat de vendas pode alavancar os resultados do seu negócio + dicas de como usar o atendimento via chat!