Artigo

O que é público-alvo: confira o conceito, a importância e um passo a passo para definir o público-alvo do seu negócio

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 18 Janeiro 2021
Última atualização em 18 Janeiro 2021

Público-alvo é um segmento de consumidores ou de negócios com características semelhantes e que têm necessidades e desejos comuns que podem ser atendidos pelos produtos ou serviços de uma empresa específica. Em outras palavras, o público-alvo é a parcela da população (ou de um mercado corporativo) para o qual uma empresa desenvolve e oferece seu produtos ou serviços.

Ficou claro para você o que significa público-alvo?

Saber para quem suas soluções e seus esforços de marketing e de vendas serão direcionados é determinante para o sucesso do seu modelo de negócio.

Empresas que não contam com um público-alvo claramente definido tendem a buscar atingir os mais variados públicos, desperdiçando tempo e recursos com os “alvos” errados. 

No entanto, essa estratégia, além de ineficaz, representa um uso não inteligente dos recursos disponíveis pela empresa e coloca em risco a lucratividade e a reputação da marca no mercado.

A definição de quem é o público-alvo é um dos passos mais importantes para que um empreendimento possa ser bem sucedido. Tendo isso em vista, elaboramos este conteúdo com tudo o que você precisa sobre essa temática.

Convidamos você a continuar a leitura para conferir nas próximas linhas o que é público-alvo, a importância de tê-lo bem estabelecido e um passo a passo de como definir o público-alvo da sua empresa em 4 passos:

  1. Conheça a fundo as soluções que a sua empresa oferece
  2. Pense que segmentos apresentam os problemas que sua empresa se propõe a solucionar
  3. Faça pesquisas com esses potenciais grupos
  4. Organize as informações do seu público-alvo

Leia também: Ouvir o cliente: por que essa prática é importante e 5 dicas para escutar melhor os clientes da sua empresa

O que é público-alvo?

Podemos definir o que é público-alvo como um grupo de pessoas com características em comum e que compartilham do mesmo interesse pelos produtos ou serviços que uma empresa tem a oferecer.

O público-alvo se refere a uma parcela da sociedade para a qual um modelo de negócio direciona esforços e ações de marketing e de vendas a fim de comercializar suas soluções e desenvolver um relacionamento.

Dentre as principais características que esse grupo de pessoas têm em comum, podemos citar:

  • Faixa etária;
  • Localização geográfica;
  • Nível de escolaridade;
  • Renda média mensal;
  • Hábitos de consumo;
  • Objetivos e necessidades;
  • Comportamento nas redes sociais.

O público-alvo é aquele que está mais propenso a se identificar com a proposta de valor da sua empresa justamente por possuírem determinadas características que estão alinhadas à solução oferecida.

Por isso, as chances de essas pessoas adquirem seus produtos ou serviços são mais favoráveis e, portanto, elas se tornam o alvo das suas estratégias de negócio.

Veja mais: O que é segmentação de clientes e por que sua empresa deve pensar nisso?

Diferença entre persona e público-alvo

É comum que as pessoas confundam o que é público-alvo com as buyer personas. Apesar de ambos os conceitos se referirem em sua essência à quem vai comprar os produtos ou serviços da empresa, existe sim uma significativa diferença entre persona e público-alvo.

A começar pela abrangência. O público-alvo se refere a uma visão mais geral sobre o grupo de pessoas com grande potencial para adquirir as soluções que a sua empresa tem a oferecer e gerar receita.

as buyer personas são representações fictícias do perfil de cliente ideal. Elas tratam da segmentação mais específica do público-alvo, pois leva em consideração características menos generalistas e mais pontuais.

Entenda melhor a diferença entre persona e público-alvo nos exemplos abaixo:

Público-alvo de uma empresa de viagens

Mulheres, de 30 a 50 anos de idade, moradoras da cidade de São Paulo, com ensino superior completo, pertencentes às classes C e B, com renda média mensal de R$ 2.500 a R$ 7.000 e interessadas em viajar pelo Brasil.

Buyer persona de uma empresa de viagens

Luisa, 42 anos, formada em Medicina com especialização em Dermatologia, reside no bairro Pinheiros em São Paulo, tem renda mensal de R$ 6.000 por mês, é solteira, mora com uma amiga de faculdade, é dona de dois gatos, sua rede social favorita é o Instagram, está inscrita em canais de viagem no YouTube e tem plano de conhecer as piscinas naturais do nordeste brasileiro quando a pandemia de coronavírus acabar.

Perceba que a persona é um recorte mais detalhado e específico, enquanto o público-alvo é um guarda-chuva maior.

Vale lembrar que a empresa pode sim ter diferentes públicos-alvos e diferentes personas, dependendo do leque de soluções que ela comercializa e do quão amplo é o seu mercado de atuação.

Veja também: 12 tipos de clientes prospect para conhecer

Por que é importante definir o público-alvo do seu modelo de negócio?

Agora que já esclarecemos o que significa público-alvo e a diferença entre ele e a buyer persona, vamos explicar a seguir por que é importante ter bem definido quem é o público-alvo da sua empresa.

Em primeiro lugar, ter clareza sobre o público para o qual o seu modelo de negócio se destina é fundamental para garantir maior assertividade ao direcionar esforços, estratégias e soluções.

Para que você possa entender melhor a importância de ter um público-alvo bem definido, pense em uma loja de roupas femininas. Claramente, o público dessa loja são mulheres; logo, talvez não faça muito sentido adotar estratégias de marketing e vendas voltadas ao público masculino.

Mas ainda bem que usamos o termo “Talvez”. Isso porque em uma eventual campanha do dia das mães ou do dia dos namorados, por exemplo, pode ser que essa loja mude um pouco o público-alvo de sua estratégia de comunicação para convencer o público masculino a presentear suas mães ou suas namoradas, esposas etc.

Por falar em comunicação, ter em mente qual o público-alvo primário e secundário da sua empresa ajuda na escolha dos canais mais adequados para levar uma mensagem às pessoas com as quais você quer fechar negócio.

Se, por exemplo, o seu público-alvo passa mais tempo no Instagram, então não seria uma boa ideia investir em campanhas no Facebook ou no Twitter.

As características do público-alvo também devem ser consideradas na hora de precificar os produtos ou serviços.

Dependendo do público que se deseja atingir, preços muito altos podem afastar potenciais compradores; da mesma forma, preços muito baratos podem dar a entender para determinado que a qualidade da solução é duvidosa.

Ou seja, determinar o público-alvo é importante para que a empresa não perca tempo nem dinheiro tentando atingir pessoas que não tem nada a ver com a proposta de valor da marca.

Além disso, entender as motivações, os desejos, as necessidades, os comportamentos e demais características do seu público-alvo favorece o desenvolvimento de um relacionamento mais duradouro e de confiança com os seus clientes.

Leia mais: Programa de relacionamento com o cliente: o que é, como montar e 3 exemplos de sucesso para se inspirar

Passo a passo: como definir o público-alvo da sua empresa?

Bom, já mostramos aqui o que significa público-alvo e por que ele é importante. Agora está na hora de conferir um passo a passo com as etapas fundamentais de como definir o público-alvo da sua empresa.

Passo 1 - Conheça a fundo as soluções que a sua empresa oferece

Não há como atingir o público-alvo da sua empresa se você não conhecer em profundidade as características dos seus produtos e serviços e os problemas que eles se propõem a solucionar.

Só é possível definir para quem suas soluções serão direcionadas se você souber tudo o que os seus produtos ou serviços têm a oferecer.

Ou seja, procure responder a seguinte pergunta: que problemas a minha solução vai, de fato, resolver quando as pessoas a adquirirem?

Uma empresa de aplicativo de mobilidade urbana, como o Uber, pode ter como propostas de solução:

  • Oferecer corridas a preços mais acessíveis;
  • Garantir maior agilidade nos deslocamentos;
  • Proporcionar maior segurança e conforto aos passageiros.

Portanto, é com base nas características da sua empresa e dos problemas que ela se dispõe a solucionar é que será definido o público a ser atingido.

Passo 2 - Pense que segmentos apresentam os problemas que sua empresa se propõe a solucionar

Após identificar os problemas que os seus produtos e serviços são capazes de solucionar, é hora de pensar que segmentos da sociedade podem se interessar por suas propostas de solução.

Se você, por exemplo, é dono de uma agência de intercâmbio estudantil, pode ser que o seu público-alvo sejam jovens estudantes que procuram fazer um intercâmbio para enriquecer o currículo.

Nesta etapa, o foco deve estar em pensar no grupo de pessoas que podem apresentar os tipos de problemas que a sua empresa está disposta a solucionar.

Dependendo do tipo de produto ou serviço que você oferece, é possível que surjam diferentes grupos com potencial de se tornarem alvo das suas estratégias de negócio.

Passo 3 - Faça pesquisas com esses potenciais grupos

O terceiro passo para definir o que é público-alvo do seu modelo de negócio é a realização de pesquisas de marketing que vão te ajudar a entender melhor as características dos grupos que você acredita ser capaz de solucionar os problemas.

Busque levantar nessas pesquisas informações como idade, localização, contexto socioeconômico, comportamento de consumo, atuais necessidades, expectativas etc.

Elabore questionários que mesclem perguntas abertas e fechadas para ter uma noção mais qualitativa sobre os resultados. Você pode fazer a sua pesquisa enviando formulários por e-mail.

Essa prática é indicada tanto para empresa novatas quanto para aquelas mais experientes que podem ter mudado de público-alvo sem mesmo perceber.

Passo 4 - Organize as informações do seu público-alvo

Por fim, de posse das informações obtidas nas pesquisas, é hora de você organizá-las e criar o perfil do seu público-alvo.

Monte um relatório com todos os dados e busque identificar padrões nas respostas a fim de identificar aspectos em comum entre os respondentes das suas pesquisas.

Bom, como você pôde ver neste conteúdo, definir o que é público-alvo da sua empresa é essencial para traçar estratégias mais assertivas e direcionar esforços e investimentos para pessoas com verdadeiro potencial de adquirir as soluções oferecidas.

Outra maneira de conhecer profundamente seu público-alvo é com a ajuda de um software de CRM e outras ferramentas de relacionamento, como central telefônica, chats e suporte. Assim, ao integrar todas as informações cosne guidas por meio desses pontos de contato, um software de análise de dados vai trazer para você tudo que precisa saber sobre seus clientes.

Agora que você já sabe o que é público-alvo, defina o seu e impulsione os resultados do seu modelo de negócio.

A Zendesk oferece soluções inteligentes de relacionamento e suporte ao cliente. Além de proporcionar experiências memoráveis ao seu público, são projetadas para facilitar a vida de seus atendentes e analistas, trazendo mais produtividade para a empresa e engajamento nos dois lados da conversa.

Software para atendimento ao cliente

O Zendesk Support é um software de atendimento ao cliente para monitorar e resolver tickets de suporte com mais eficiência e rapidez.