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Artigo 21 min read

Software de CRM: alie integração e produtividade

Por Zendesk

Última atualização em 23 fevereiro 2024

Mais organização? Eficiência nos processos? Acompanhamento de dados? Se algum desses pontos for um desafio para você, um software de CRM pode ser uma excelente alternativa para te ajudar!

Aliás, para sermos mais precisos, temos dados que comprovam isso. A pesquisa CRM Trends for 2019: A CRM Buyer Analysis, da Software Advice, realizou um mapeamento completo das tendências no segmento de ferramentas de CRM. Entre os resultados encontrados para os principais motivos da busca por um software de gestão de relacionamento com o cliente, estavam:

  • Organização/Eficiência (29%);
  • Insatisfação com o CRM atual (25%);
  • Nenhum sistema em ação no momento (24%);
  • Automação (10%);
  • Rastreamento (9%);
  • Crescimento da empresa (3%).

Isso prova que as empresas estão cada vez mais dispostas a otimizar processos e encontrar alternativas mais eficientes para fidelizar clientes e aumentar suas vendas.

Se você quer fazer parte desta estatística, continue lendo nosso artigo. Falaremos sobre tudo o que um software de CRM pode fazer pela sua empresa.

Ao longo dos próximos parágrafos, você vai entender o que é e para que serve um software de CRM, quais setores do seu negócio podem se beneficiar dessa ferramenta e como aliar o CRM ao seu funil de vendas.

O que significa CRM?

CRM é a sigla para Customer Relationship Management, ou, em bom português, Gestão de Relacionamento com o Cliente. Trata-se de uma estratégia capaz de ordenar, avaliar e integrar informações relevantes sobre o consumidor, com o objetivo de identificar e até antecipar suas necessidades, tornando sua experiência com a marca ou produto personalizada e memorável.

Sabemos que o trabalho de coleta e gestão de dados é complexo e exige processos muito bem desenhados e executados.

Entretanto, a evolução tecnológica nos fez um grande favor ao desenvolver uma alternativa automatizada e eficiente para executar tais tarefas. Estamos falando do software de CRM, assunto do próximo tópico.

Veja mais: Análise de CRM: use os dados para tomar decisões

Software de CRM: o que é e para que serve?

Quando falamos sobre as (inúmeras) funcionalidades do software de CRM, é importante mantermos em mente que as palavras de ordem aqui são integração e gestão de dados.

Por meio da conexão entre diversas etapas do trabalho, as ferramentas de CRM conseguem captar informações, organizá-las e fornecê-las às equipes que o utilizam.

Um trabalho realizado com base em informações ordenadas e atualizadas ganha muito em assertividade, autonomia para as equipes (que podem lançar mão das informações disponíveis no sistema para tomar decisões) e produtividade, já que o time ganha tempo deixando de alimentar planilhas e de executar tarefas repetitivas e extensas de forma manual.

É válido ressaltar que, quando falamos em informações, estamos nos referindo a basicamente tudo que diz respeito ao relacionamento de um cliente com uma empresa.

Podem ser desde informações de contato básicas, como nome completo e telefone, até dados mais específicos, como o registro de uma conversa por email entre um vendedor da empresa e o cliente, as reclamações já feitas ao time de suporte ou as compras já realizadas.

Pode parecer excessivo, mas manter o registro desse tipo de informação em uma plataforma de CRM é importante para que as empresas possam se relacionar de forma mais assertiva com seus clientes, atendendo melhor e explorando todo o potencial de uma conta.

Como ferramentas de CRM podem ajudar na gestão de vendas da sua empresa?

Com um bom sistema de gerenciamento do relacionamento com o cliente, é possível personalizar cada etapa do processo comercial (desde a abordagem inicial, passando pela aquisição de novos clientes, até o pós-venda) de acordo com a sua estratégia: determinar os gatilhos de passagem de uma etapa a outra, estabelecer rotinas de follow up, entre outros.

O CRM de vendas permite o acompanhamento automatizado (a partir de inputs pré-determinados pela equipe, de acordo com o perfil da jornada do cliente) de diversos canais de contato, além de garantir o armazenamento e a mensuração eficiente dos dados gerados.

As consequências de uma boa gestão de dados para qualquer etapa da jornada de compra são muitas. Mas, em especial, refletem no relacionamento com o cliente que chega à empresa, e pode receber informações adequadas ao seu estágio. 

Além disso, também impactam na relação com o cliente que já consome o produto ou serviço da marca, e que também precisa ser acompanhado de perto para continuar encantado pelas soluções oferecidas.

Ferramentas de CRM: quais são os principais tipos?

As ferramentas de CRM têm como principal característica a capacidade de armazenar um grande volume de dados e informações relevantes sobre os prospects, os leads e os clientes da empresa.

Além disso, todas as interações entre a marca e seus contatos ficam registradas na plataforma de CRM de vendas. Dessa forma, mantém-se um histórico de relacionamento sempre atualizado.

Nesse sentido, existem diferentes tipos de CRM que variam de acordo com a finalidade que a empresa dá a essa ferramenta de gestão do relacionamento com cliente.

Os principais tipos são:

1 – CRM analítico

Os dados são o maior foco do CRM analítico. Esse tipo de CRM é utilizado com a intenção de realizar análises mais aprofundados sobre os dados obtidos dos clientes.

Por meio de relatórios bem completos, gráficos e tabelas, busca-se identificar, por exemplo:

  • padrões de consumo;
  • preferências;
  • comportamentos;
  • grau de maturidade dos leads;
  • preferências;
  • dores;
  • perfil socioeconômico.

Com as plataformas de CRM do tipo analítico, é possível fazer relações com diferentes fatores que vão orientar a definição de estratégias e as tomadas de decisão.

2 – CRM colaborativo

O foco do CRM colaborativo é promover a integração entre todas as equipes – vendas, marketing, atendimento, suporte, financeiro, etc.

A intenção é garantir que essas áreas vitais para o sucesso da empresa trabalhem em sinergia e possam colaborar entre si em vez de atuarem isoladamente.

Com o CRM colaborativo, os diferentes times vão recorrer à mesma fonte de informações sobre os clientes para orientar suas estratégias. Ou seja, não há mais informações desencontradas que minam a produtividade das equipes de trabalho e induzem ao erro.

3 – CRM operacional

O CRM operacional está mais ligado ao dia a dia do trabalho.Os recursos desse tipo de ferramenta são mais voltados a garantir que a rotina das operações ocorra de maneira mais fluida e otimizada.

O foco do CRM operacional está na execução de tarefas cotidianas dos vendedores e dos atendentes que lidam diretamente com leads e clientes, como:

  • agendamento de reuniões;
  • follow-up;
  • consulta ao pipeline de vendas;
  • roteiro de abordagens comerciais, etc.

4 – CRM estratégico

Por fim, temos o CRM estratégico. Ele nada mais é que a combinação entre os outros três tipos que citamos anteriormente.

Com foco na personalização, ele é indispensável para definir estratégias de vendas mais efetivas e que façam sentido para o perfil de cliente da empresa e para o momento em que os leads se encontram em sua jornada de compra.

Além disso, o CRM estratégico é fundamental para a criação de um processo de vendas mais bem estruturado e para o fortalecimento da relação com os clientes.

Vantagens do software de CRM: por que investir?

Contar com um CRM de vendas pode beneficiar o seu modelo de negócio de diferentes maneiras. As plataformas de Customer Relationship Management são capazes de tornar os processos internos mais simples, elevar a produtividade das equipes de trabalho, potencializar a captação e a conversão de leads e modernizar os procedimentos de relacionamento com os clientes – tornando a relação com eles mais estreita e duradoura.

Dentre as principais vantagens que as ferramentas de CRM têm a oferecer para sua companhia, vale a pena destacar:

1 – Facilidade para segmentar os clientes

A segmentação é uma prática indispensável de gestão de relacionamento com clientes e vendas. Por meio dela, é possível, por exemplo, criar propostas comerciais mais personalizadas e que levem em consideração necessidades, características e preferências específicas de cada segmento.

Ao categorizar seus contatos, as estratégias de marketing, vendas e relacionamento passam a ser mais bem direcionadas e com mais chance de sucesso.

2 – Follow-up mais organizado

Outra prática fundamental para o sucesso das vendas B2B é o  follow-up. Isso porque, nas chamadas vendas complexas, dificilmente o cliente vai tomar a sua decisão de compra logo na primeira interação com o vendedor.

Sendo assim, é necessário estruturar uma cadência de contatos subsequentes para “maturar” esse potencial cliente e convencê-lo a fechar negócio. Nesse sentido, o CRM de vendas pode te ajudar a organizar os follow-ups e não deixar que as oportunidades esfriem.

Veja também: Como fazer follow-up de vendas: 6 dicas icônicas + 1 extra

3 – Controle efetivo sobre o funil de vendas

Um bom sistema de CRM permite ter uma visualização mais clara sobre todas as etapas do funil de vendas e como os leads têm se comportado em cada uma das fases.

Dessa forma, você consegue ter um controle mais efetivo sobre como as oportunidades de negócio estão distribuídas e, a partir disso, tomar as medidas necessárias para fazer com que elas cheguem mais rápido ao fundo do funil e tomem sua decisão de compra.

4 – Gestão qualificada do desempenho do time

Também configura entre as vantagens das plataformas de CRM a possibilidade de promover uma gestão mais qualificada sobre o desempenho da equipe de vendas. Esse tipo de ferramenta fornece dados precisos sobre a performance de cada colaborador e mostra o impacto que cada um exerce nos resultados coletivos.

Dessa maneira, fica mais fácil cobrar entregas mais satisfatórias e identificar oportunidades de melhoria contínua.

5 – Resultados mais previsíveis

A previsibilidade de resultados é extremamente valiosa para a gestão estratégica de vendas e de negócios em geral. Ter uma estimativa mais precisa sobre quanto a empresa vai faturar no próximo semestre ou ano é uma tremenda vantagem competitiva. Isso permite se antecipar a cenários e se preparar melhor para enfrentar possíveis adversidades.

Além disso, a previsibilidade favorece o estabelecimento de metas mais realistas e relevantes para o negócio – o que contribui para melhorar o engajamento dos times.

Que setores internos podem ser otimizados com o software de CRM?

As plataformas de CRM oferecem recursos capazes de beneficiar diferentes áreas de uma organização.

Por ser uma ferramenta que centraliza as informações mais importantes sobre cada contato da empresa, as mesmas podem ser acessadas pelos outros setores e ainda servir de base para decisões estratégicas.

Depois de conhecer as funcionalidades do software de CRM, você já deve estar se perguntando como aplicá-lo em toda a gestão da sua empresa, não é mesmo? Afinal, simplificar tarefas, otimizar resultados e fidelizar clientes são alguns dos maiores objetivos de um negócio.

Para te ajudar a enxergar oportunidades de otimização de processos com plataformas de CRM, listamos três setores em que o uso da ferramenta pode ser de grande valia.

CRM de marketing

Um CRM de marketing ajuda a tornar a comunicação com o cliente mais fluida e personalizada. 

Com a ajuda dessa ferramenta de CRM, é possível mapear perfis, classificar leads, nutrir interações em redes sociais, enviar conteúdos pontuais e adequados ao seu momento de compra.

Leia também: Relacionamento com o cliente: dicas para praticar uma gestão eficiente

CRM de vendas 

Com a ajuda do CRM de vendas, o time tem a oportunidade de focar em etapas estratégicas do processo comercial, como o estudo de potenciais clientes e o fechamento de vendas. 

Tarefas operacionais, como gerenciamento de contratos, agendamento e acompanhamento de compromissos ficam a encargo do software.

Um bom CRM de vendas conta com uma ferramenta de funil de vendas que pode ajudar a entender quais são os negócios em andamento na empresa naquele momento de forma bastante rápida e intuitiva.

O CRM de vendas não ajuda apenas a fechar negócios, conhecendo melhor o cliente e seus histórico, mas facilita também a gestão da equipe, o cálculo de comissões e a distribuição de clientes por vendedor, entre diversas outras funcionalidades.

Mais detalhes aqui: O que é CRM de vendas: definição e 9 motivos para investir em uma plataforma de Customer Relationship Management

CRM de suporte

Perfeito para ser usado em conjunto com a ferramenta de CRM de vendas, o software de suporte ajuda a estabelecer uma rotina de atendimentos mais rápidos e eficientes às demandas dos clientes.

Para você ter uma ideia, de acordo com o Relatório de Tendências da Experiência do Cliente, elaborado pela Zendesk, 50% dos consumidores são capazes de migrar para a concorrência caso ele tenha uma experiência ruim com uma empresa. E, se essa experiência negativa se repetir, o percentual de consumidores que passariam a comprar na empresa concorrente salta para 80%.

Tendo isso em vista, o CRM de suporte é extremamente valioso para uma boa estratégia de pós-vendas. Ele ajuda a assegurar que os clientes tenham uma experiência satisfatória ao se relacionarem com a marca e alcancem o sucesso com o produto ou serviço adquirido.

Leia mais: Como escolher o melhor CRM de vendas para melhorar a gestão de relacionamento com o cliente

Quais funcionalidades um bom software de CRM precisa ter?

De forma prática, eis aqui algumas das funcionalidades encontradas nos melhores CRM de venda (como o Zendesk Sell):

  • Têm uma interface simples, com ótima usabilidade — o que estimula e engaja a equipe de vendas;
  • Oferecem a possibilidade de acompanhar, registrar e prospectar novos clientes de qualquer lugar;
  • Permitem acompanhar o desempenho das equipes de vendas por meio de relatórios e painéis;
  • Facilitam o trabalho conjunto entre os times de suporte e vendas.

Como você pôde conferir até aqui neste guia completo sobre ferramentas de CRM, esse tipo de software tem como funcionalidade geral promover a integração entre diferentes setores da empresas a partir da centralização de dados e informações sobre os clientes.

Além disso, o sistema de CRM permite segmentar leads e clientes de acordo com critérios específicos. Essa característica da plataforma facilita a personalização das interações, o que favorece as conversões e a fidelização após a compra.

Sem perder isso de vista, separamos aqui uma lista com as principais funcionalidades e recursos que devem ser observados em uma plataforma de CRM. Confira quais são eles!

1 – Possibilidade de integrar com outras ferramentas

Se você já faz uso de outras ferramentas de gestão na sua empresa, como sistemas financeiros e de automação de marketing, o CRM escolhido deve permitir que você o integre a essas outras plataformas.

Isso facilita, por exemplo, a geração de notas fiscais eletrônicas e o disparo de e-mail marketing personalizado.

2 – Execução automática de tarefas

Na hora de escolher em qual CRM investir, verifique quais tarefas a ferramenta é capaz de executar automaticamente.

Esse é um ponto fundamental para os seus times possam ganhar em produtividade e evitar retrabalhos devido a falhas de execução manual.

3 – Operação na nuvem

A tecnologia de cloud computing deve ser encarada como critério de eliminação quando você investir em sistema de CRM. Softwares que não operam na nuvem devem ser descartados da sua lista.

Quando o CRM opera com computação na nuvem, não é necessário contar com uma estrutura de hardware para armazenar todos os dados. Isso facilita o acesso de qualquer lugar (algo muito valioso para vendas externas) e garante maior segurança aos dados.

4 – Versão para dispositivos móveis

Verifique também se o sistema de CRM que você pensa em implementar na sua empresa possui uma versão para dispositivos móveis.

Se a sua empresa trabalha com vendas externas, não há nada mais contraproducente do que o vendedor ter que entrar em contato com alguém que está na empresa para solicitar alguma informação sobre o cliente ou esclarecer uma dúvida. Não seria muito mais fácil se o vendedor externo tivesse todos os dados que ele precisa na palma da mão?

5 – Geração automática de relatórios de performance

É extremamente valioso quando a plataforma de CRM é capaz de gerar relatórios muito completos – com gráficos e indicadores – sobre o desempenho do time de vendas e marketing.

Isso facilita bastante o trabalho do gestor e possibilita a promoção da melhoria constante.

Confira também: Quais são os objetivos do CRM? Entenda como essa solução pode ajudar a sua empresa

Como usar as etapas do funil de vendas com um software de CRM

O software de Customer Relationship Management é um tipo de ferramenta tecnológica que, além de centralizar todo o histórico de interações entre a marca e o cliente, permite esquematizar com clareza todas as etapas que ele percorre durante sua jornada de compra em forma de funil.

As etapas de um funil de vendas podem variar de empresa para empresa. No entanto, existem alguns padrões de divisão do funil de vendas que podem ajudar você a definir como usá-lo em sua empresa.

Assim, o funil é normalmente dividido em 3 etapas básicas!

Topo do funil

A parte superior do funil de vendas, onde sua boca é mais larga, normalmente  é associada à fase de aprendizado e descoberta pelo cliente de que tem um problema que deseja resolver.

Ele não sabe exatamente o que procura, mas sabe que existe algo que vai satisfazer suas necessidades.

Nessa fase da jornada de compra, o papel da empresa é fazer a prospecção e a atração de potenciais clientes.

Meio do funil

No meio do funil de vendas os possíveis clientes têm um melhor reconhecimento do problema e passam à consideração de soluções.

Eles entenderam melhor a necessidade que precisa satisfazer e, dessa forma, passam a analisar como fazer isso. 

Assim, como existem diversas opções no mercado para satisfazer as necessidades do cliente, o papel da empresa será de persuadir o possível cliente do valor que sua solução tem para ele. 

Fundo do funil

Agora uma parte dos clientes em potencial identificou a solução de sua empresa como uma possível forma de resolver seu problema, por isso, eles passam à avaliação de sua solução e à decisão de compra.

Neste ponto a empresa deve negociar com o lead, evidenciar de forma definitiva o valor de sua oferta para ele e, em seguida, fechar a venda.

Mas como um CRM de vendas pode ajudar sua empresa em cada uma dessas etapas?

Veja agora!

Como usar CRM no topo do funil?

Normalmente  o CRM é alimentado com leads que foram atraídos ou selecionados de outra forma pela equipe de marketing. Mas será que todos esses leads são realmente qualificados para serem enviados à equipe de vendas?

Assim, nesta fase, o CRM deve ser usado para entender melhor os leads e qualificá-los. É preciso buscar mais dados sobre eles, segmentá-los e verificar se se encaixam no perfil de cliente ideal para a empresa.

Como usar CRM no meio do funil?

Agora que os leads estão qualificados, é preciso incluir um folow-up de contatos com eles. Normalmente se faz uma apresentação inicial da empresa, seguida de uma série de argumentações, até que se perceba que é possível enviar uma proposta para o cliente.

O CRM vai ajudar a gerenciar esses contatos, marcar os compromissos, responder ao cliente, organizar as informações e manter um histórico de tudo isso.

Como usar o CRM no fundo funil?

Para fechar a venda, o CRM vai fornecer diversas informações importantes que vão ajudar o vendedor a persuadir o cliente sobre o valor da solução que a empresa oferece.

Ele pode consultar todo o histórico de conversas com o cliente para estar sempre dentro do contexto da negociação, sabendo exatamente o que o cliente deseja. Além disso, pode compará-lo com outros clientes semelhantes em busca de formas de fechar a venda que deram certo ou que devem ser evitadas.

Veja também: Funil de vendas no CRM: como uma plataforma de CRM pode ser útil em todas as etapas da jornada de compra

Quais tipos de empresas podem se beneficiar com plataformas de CRM?

Durante muito tempo, os CRMs eram associados a sistemas caros, complexos e, normalmente, usados apenas por grandes corporações. Dessa forma, se assumia que, para justificar a adoção de um software de CRM, era necessário que a empresa possuísse uma operação complexa e de grande escala.

Há alguns anos, no entanto, esse cenário mudou completamente.

Hoje, existem inúmeros softwares de gestão de relacionamento com o cliente que, embora sejam mais capazes que os sistemas do passado, são muito mais fáceis e amigáveis de usar. Além disso, com a computação na nuvem, esses softwares também se tornaram mais acessíveis.

Isso fez com que, atualmente, qualquer tipo de empresa, independentemente do seu segmento, tamanho ou da complexidade da sua operação, possa se beneficiar com o uso de plataformas de CRM.

Em resumo, se as equipes da sua empresa fazem a gestão de dados do cliente (seja antes, durante, ou após a venda) por meio de planilhas ou qualquer documento do tipo, elas provavelmente poderiam se tornar mais produtivas e eficientes com a ajuda de um software de CRM.

Confira em nosso blog: 9 motivos para usar um CRM de vendas, impulsionar seu time e aumentar sua lucratividade

Implementação de software de CRM: passo a passo de como fazer

Por mais simples que seja o sistema de CRM, a implementação desse tipo de ferramenta pode ser um grande desafio para uma organização, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

Um dos principais fatores para isso é a resistência por parte do time de vendas. Acontece que alguns vendedores que nunca tiveram contato com um CRM encarem a plataforma como um mecanismo de controle imposto pela gestão.

Além disso, o hábito de conduzir os processos de vendas de forma manual pode ser difícil de romper – sem contar a pouca familiaridade com a tecnologia.

Pensando nisso, elaboramos aqui um passo a passo para te orientar no processo de implementação de um sistema de CRM.

Continue a leitura e descubra quais etapas seguir para fazer com que essa importante ferramenta faça parte da rotina de trabalho e ajude as equipes a alcançarem melhores resultados.

Passo 1 – Mapeie o seu processo de vendas

O primeiro para para implementar um sistema de CRM de vendas consiste em fazer um mapeamento do atual processo comercial da empresa.

O objetivo neste momento inicial é entender como as etapas são conduzidas, identificar gargalos, avaliar o grau de maturidade do processo, delimitar as responsabilidades e apontar oportunidades de melhoria.

Além disso, esse mapeamento é importante para entender a jornada do cliente e o caminho que ele percorre até tomar sua decisão de compra.

Passo 2 – Escolha software de CRM ideal para o seu negócio

Ao entender as especificidades do seu processo comercial no passo anterior, ficará mais fácil encontrar uma ferramenta de CRM capaz de atender melhor o seu negócio.

Existem inúmeras opções de CRM disponíveis no mercado. Para que você possa fazer uma boa escolha, dê preferência para a plataforma com melhor custo-benefício, suporte técnico e recursos que dialoguem com as suas necessidades atuais.

Passo 3 – Estabeleça um cronograma para implementar o CRM

Dificilmente você vai conseguir implementar efetivamente o CRM na sua empresa “da noite para o dia”.

A implementação desse tipo de ferramenta – especialmente se é a primeira vez que um CRM será incorporado à rotina da sua operação – precisa ocorrer de forma gradual.

Por isso, monte um cronograma de modo a organizar as etapas de implementação. Por exemplo, reserve dois meses para o treinamento das equipes que vão lidar diretamente com a ferramenta. Outros três meses para que as primeiras vendas de todos os vendedores sejam finalizadas totalmente pelo CRM.

Passo 4 – Mostre os benefícios do CRM para os colaboradores

É muito importante para o processo de implementação do CRM que você conscientize os colaboradores sobre os benefícios que essa ferramenta pode trazer para eles e para a operação como um todo.

Mostre para eles quais mudanças positivas é possível alcançar a partir do bom uso desse sistema. Deixe claro de que maneira o CRM pode se mostrar um verdadeiro aliado dos colaboradores em termos de produtividade e entrega de resultados.

Passo 5 – Organize um treinamento sobre como usar o CRM

Como bem mencionamos no nosso Passo 3, é indispensável organizar um treinamento para ensinar os colaboradores a fazer o melhor uso possível da ferramenta de CRM.

Muitos vendedores podem não ter familiaridade nenhuma com esse tipo de tecnologia de automação. Se eles não receberem um treinamento adequado para manusear o sistema, a adesão ao CRM pode ser bem baixa. Assim, fica impossível explorar o potencial máximo da plataforma e sua empresa ainda pode sair no prejuízo ao não obter o retorno esperado nesse investimento.

Passo 6 – Reconfigure a sua operação comercial

Uma vez que o sistema de CRM passar a fazer parte da rotina dos seus colaboradores, a operação comercial não será mais a mesma. E nem deve ser.

A plataforma de CRM tem como um de seus objetivos inovar o processo de vendas e a maneira com que a empresa se relaciona com seus clientes.

Dito isso, será necessário reconfigurar sua operação. Talvez seja necessário realocar os colaboradores, atribuir novas responsabilidades, estabelecer novos prazos e metas, alterar o fluxo de trabalho, entre outros ajustes.

Passo 7 – Acompanhe a implementação com indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho são ferramentas extremamente valiosas para o processo de implementação de uma ferramenta de CRM de vendas.

A partir dos KPIs, é possível mensurar a adesão à plataforma, a eficácia do treinamento e o uso efetivo do CRM.

Você pode acompanhar ao longo do tempo, por exemplo, quantas vendas cada colaborador conseguiu fechar pela plataforma de CRM.

A partir dos indicadores, será possível identificar a necessidade de treinamentos mais específicos ou até mesmo de programas que incentivem o uso da ferramenta.

BÔNUS: 6 dicas para uma implementação bem sucedida do CRM

Além do passo a passo que você acabou de conferir, achamos pertinente mencionar 6 dicas valiosas que podem te ajudar a obter sucesso na implementação do CRM. São elas:

  1. Crie um material de apoio sobre o CRM para que os colaboradores possam fazer futuras consultas e esclarecer dúvidas, como uma base de conhecimento.
  2. Ofereça recompensas para cada primeira nova conquista na ferramenta, como primeira venda, lead cadastrado, etc.
  3. Eleja tutores para compartilhar os conhecimentos sobre a plataforma e incentivar os outros colaboradores a utilizarem o CRM.
  4. Enquanto gestor, mostre-se aberto para receber sugestões dos colaboradores e dialogar sobre o uso da plataforma.
  5. Dê autonomia para os vendedores e mostre que o CRM não tem a intenção de promover o microgerenciamento.
  6. Utilize o CRM como ferramenta para calcular as comissões dos vendedores, pois isso vai incentivá-los a usar a plataforma.

Zendesk Sell: a melhor plataforma de CRM para o seu negócio

Se, após ler nosso artigo, você compreendeu a importância do software de CRM para guiar sua gestão de relacionamento com o cliente, chegou a hora de dar um passo à frente!

Nosso convite é para que você conheça e experimente o Zendesk Sell, nosso CRM de vendas.

Em uma única plataforma, é possível ter acesso a todas as informações sobre os seus clientes a qualquer hora e em qualquer lugar. Além disso, dá para visualizar métricas com clareza e fazer análises avançadas e projeções mais precisas sobre os resultados do seu time.

Faça um tour pelo Zendesk Sell e inicie uma avaliação gratuita do nosso CRM!

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