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Quais são os objetivos do CRM? Entenda como essa solução pode ajudar a sua empresa

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 16 Setembro 2020
Última atualização em 17 Setembro 2020

Uma solução de Customer Relationship Management tem o objetivo de ajudar as empresas a gerenciar vendas e a maneira com que elas se relacionam com seus clientes. Trata-se de um software que coleta e armazena dados e informações relevantes sobre os clientes e sobre as interações entre eles e a empresa. 

Dentre as principais vantagens do CRM de vendas, destaca-se a possibilidade de compreender as necessidades dos clientes de forma mais aprofundada e acompanhá-los de perto durante todas as etapas do funil de vendas.

Ficou claro para você quais são os objetivos do CRM?

Mas não é só isso. Nas próximas linhas, você vai conferir 8 vantagens e objetivos do CRM, de forma mais específica:

  1. Integração entre os setores de marketing e de vendas
  2. Redução do ciclo de vendas
  3. Potencializar as conversões
  4. Aumento da retenção de clientes
  5. Diminuição do Custo de Aquisição de Clientes
  6. Melhoria na gestão de tarefas e compromissos
  7. Aumento da produtividade
  8. Maior assertividade nas tomadas de decisão

Continue a leitura deste conteúdo e saiba como uma solução de CRM pode ajudar a sua empresa a atingir esses e outros objetivos.

Leia também: Como funciona o CRM: conheça as 7 principais funcionalidades de uma plataforma de Customer Relationship Management

8 principais objetivos do CRM - Customer Relationship Management

O objetivo do CRM é conhecer melhor os clientes de uma empresa para, assim, poder segmentar ofertas que atendam suas verdadeiras necessidades e proporcionar um atendimento personalizado, aumentando sua satisfação e fidelização. 

Mas essas metas podem ser subdivididas. Por isso, selecionamos a seguir os principais objetivos e vantagens do CRM de vendas são.

1. Integração entre os setores de marketing e de vendas

O principal objetivo do CRM é promover a integração entre os departamentos de marketing e de vendas.

Não é incomum observar empresas com dificuldades em promover, de maneira eficiente, a troca de informações entre esses setores-chave. Como resultado, geralmente o lead acaba chegando para a equipe de vendas sem estar completamente qualificado pelo time de marketing.

Quando a empresa adota uma solução de CRM, todos os dados dos clientes ficam centralizados na plataforma. Isso permite que marketing e vendas evitem consultar informações desencontradas, possam compartilhar insights e trabalhar em sinergia.

2. Redução do ciclo de vendas

Alguns consideram este o principal objetivo do CRM. Isto é, reduzir o ciclo de vendas. Com uma boa plataforma de Customer Relationship Management, é possível identificar em que etapa do funil de vendas os leads se encontram para, então, adotar estratégias que os façam avançar.

O CRM ajuda a evitar que os leads fiquem estagnados no funil e faz com que o ciclo de venda fique mais curto e menos demorado.

3. Potencializar as conversões

Também configura entre os principais objetivos e vantagens do CRM de vendas a potencialização das conversões.

O software de CRM fornece dados estratégicos sobre leads e permite adotar abordagens comerciais personalizadas que ajudam a reter os clientes. Isso faz toda a diferença no processo de decisão de compra, com consequências muito positivas no faturamento. Segundo pesquisas, um aumento da retenção de clientes de 5% pode dobrar os lucros da empresa.

4. Aumento da retenção de clientes

É importante também citar como principal objetivo do CRM aumentar a retenção de clientes. Afinal, conquistar um novo cliente, segundo Kotler, é 5 a 7 vezes mais caro do que reter clientes.

A solução de Customer Relationship Management ajuda a empresa a desenvolver um relacionamento mais próximo e de longo prazo com os clientes.

Por conhecer bem suas necessidades, preferências e demais características, é possível se comunicar de maneira mais íntima e ser mais assertivo ao enviar ofertas para incentivar novas compras.

Leia mais: O que é retenção de clientes: conceito, importância e 5 dicas de como reter mais clientes

5. Diminuição do Custo de Aquisição de Clientes

Com uma boa plataforma de CRM, a empresa consegue reduzir o Custo de Aquisição de Clientes (CAC). Isso porque o CRM permite que a empresa seja mais certeira em suas estratégias de prospecção e atração de novos negócios.

Com informações-chave sobre cada prospect e recursos de automação de marketing, é possível enviar a mensagem certa, para a pessoa certa e no momento certo.

6. Melhoria na gestão de tarefas e compromissos

O CRM também tem como objetivo promover a melhoria na gestão de tarefas e compromissos dos colaboradores.

É possível, por exemplo, configurar notificações sobre prazos e datas de reuniões. Isso ajuda a organizar a rotina dos times de marketing e vendas e a evitar que eles percam boas oportunidades de negócio.

7. Aumento da produtividade

Um dos maiores objetivos do CRM é aumentar a produtividade dos colaboradores. Por automatizar uma série de tarefas repetitivas, o CRM permite que as equipes se concentrem em aspectos mais estratégicos

Veja mais: Como aumentar a produtividade dos agentes para melhorar a experiência do cliente

8. Maior assertividade nas tomadas de decisão

O CRM ajuda os gestores a tomar decisões com maior assertividade. Isso porque a plataforma de CRM oferece dados concretos e relatórios detalhados para fundamentar cada tomada de decisão.

Saiba mais: O que é CRM de vendas: definição e 9 motivos para investir em uma plataforma de Customer Relationship Management

Ficou claro quais são os principais objetivos do CRM? Agora que você já está mais por dentro do assunto, que tal implementar uma solução de CRM na sua empresa?

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